Baixe em PDF
Baixe em PDF
Como qualquer outro arquivo de áudio, os podcasts podem ser convertidos para vários tipos de formatos, como mp3. Isso pode ser feito através de diversos tipos de programas, como o iTunes, o dbPowerAmp ou ferramentas online; basta abrir o podcast com um deles, definir o formato mp3 como codificação e escolher uma opção de qualidade. No entanto, ao menos que utilize um codec lossless (flac, alac, wav), a qualidade do áudio final será bastante reduzida ao fazer a transcodificação de um codec lossy (mp3, m4a, aac) para outro.
Passos
-
Adicione o podcast à biblioteca. Abra o menu “Arquivo”, na barra de menus, e selecione a opção “Adicionar Arquivo à Biblioteca”; uma nova janela será aberta para que você selecione os arquivos desejados.
- Pressione as teclas Ctrl + B , no Windows, para fazer com que a barra de menus apareça.
-
Abra o menu “iTunes” e escolha “Preferências”. Uma pequena janela com diversas opções será exibida.
- No Windows, entre em “Editar” para encontrar o menu “Preferências”.
-
Clique em “Configurações”. Essa opção está ao lado de “ao inserir um CD”, na guia “Geral”.
-
Selecione o menu suspenso “Importar Usando” e clique em “Codificador MP3”. A opção é a primeira que surge ao abrir “Configurações”.
-
Escolha uma configuração de qualidade, logo abaixo de “Importar Usando”. Aqui, o usuário deve selecionar um bitrate (ou taxa de bits) para o mp3 que será codificado.
- Quanto maior a taxa de bits, maior a qualidade (e o tamanho) do arquivo.
- Quando a codificação for feita de uma fonte lossy (com perda de dados), como m4a ou ogg, a qualidade será pior mesmo ao escolher um bitrate maior. Se possível, realize a conversão de fontes lossless (flac, alac, wav).
-
Clique em “OK” no canto direito inferior. As alterações serão salvas.
-
Vá até a Biblioteca e clique no menu suspenso no canto esquerdo superior, embaixo da barra de menu, e escolha “Música” ou “Podcasts”, dependendo de onde a adicionou.
-
Selecione o arquivo que deseja converter. Segure a tecla Ctrl (Windows) ou ⌘ Cmd (Mac) enquanto clica para escolher vários áudios ao mesmo tempo.
-
Abra o menu “Arquivo" e selecione “Converter”. Outro submenu será exibido com mais opções de conversão.
-
Clique em “Criar Versão MP3”. Uma barra aparecerá na parte superior da tela, indicando o progresso da transcodificação; quando terminar, a cópia do arquivo selecionado estará na biblioteca e no formato que você escolheu. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Abra o aplicativo dbPowerAmp Music Converter. Esse programa, que funciona tanto no Windows quanto no Mac OS, é muito conhecido por ser utilizado para converter áudios e ripar CDs de música.
- Baixe ou compre-o aqui . Há um período gratuito de 21 dias se quiser testá-lo antes.
-
Escolha um arquivo de podcast. O utilitário abrirá uma janela para que o usuário localize o áudio que deseja converter; após escolhê-lo, um menu com várias opções de conversão aparecerá.
- Segure a tecla Ctrl (Windows) ou ⌘ Cmd (Mac) durante a seleção de arquivos para escolher mais do que um.
-
No menu suspenso “Converting To” (Convertendo Para), clique em “mp3 (Lame)”. Ele está no canto direito superior da janela.
- ”Lame” é o nome do codificador que será utilizado.
-
Escolha a qualidade da codificação. Movimente o cursor deslizante para a direita se quiser aumentar a qualidade, ou à esquerda para diminui-la. O som de arquivos de menor qualidade é pior, mas o processo é mais rápido e eles não ocuparão tanto espaço.
- Também é possível escolher entre configurações de bitrate , como VBR (“variable bitrate” ou taxa de bits variável) e CBR (“constant bitrate” ou taxa de bits constante). A codificação VBR é mais eficiente e produz um arquivo menor, enquanto a CBR mantém maior qualidade durante toda a gravação.
-
Escolha um local para salvar o podcast convertido. Clique no ícone de uma pasta e defina em que local do computador deseja armazená-lo.
- Uma cópia do podcast será criada na pasta definida, junto com o novo formato. O arquivo que serviu como fonte continuará no mesmo local.
-
Escolha a opção “Convert” (Converter). Uma barra de progresso aparecerá para informar a porcentagem concluída da codificação. Assim que ela estiver totalmente preenchida, o botão “Done” (Finalizado) será exibido. Clique nele para fechar a janela.Publicidade
-
Clique em “Open Files” (Abrir Arquivos). Uma janela de navegação será aberta para que você selecione o áudio do podcast; depois do envio do arquivo, o nome dele aparecerá ao lado desse botão.
- Se quiser, você pode fazer o upload de um arquivo armazenado no Google Drive ou Dropbox clicando no ícone correspondente à direita.
-
Selecione “mp3” na lista de tipos de arquivos. Os formatos m4a, wav ou FLAC, também comuns, são outras opções.
-
Mova o cursor deslizante para escolher a qualidade.
- É possível escolher diversas taxas de bits, canais de som e adicionar “fade in” e “fade outs” clicando em “Advanced Settings” (Configurações Avançadas), à direita da seleção de qualidade.
-
Clique em “Convert”. A barra de progresso será exibida; na conclusão, um link de download aparecerá.
-
Escolha a opção “Download”. Uma janela para que você escolha o local de armazenamento do podcast será mostrada.
- Se preferir, salve-o diretamente no Google Drive ou Dropbox clicando no ícone correspondente embaixo de “Download”.
- O nome do arquivo terá o nome do site, mas você pode renomear e salvá-lo sem qualquer problema.
Publicidade
Dicas
- Um bitrate mais alto implica em maior qualidade de áudio. Lembre-se, no entanto, de que não há como codificar a uma taxa maior do que o arquivo que serve como fonte. Ao transcodificar um m4a de 128 kbps para mp3 de 320 kbps, a qualidade não passará de 128 kbps, mesmo se o novo arquivo for marcado como sendo 320 kbps (na verdade, a qualidade será pior, já que a codificação utilizará dois tipos de arquivos lossy ).
- Se o computador possuir um processador multi-core (com vários núcleos), o dbPowerAmp vai utilizá-los para codificar vários arquivos de uma só vez.
Publicidade
Avisos
- Fazer a transcodificação usando codecs lossy é uma prática considerada inadequada e deve ser evitada.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 21 712 vezes.
Publicidade