PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O corte de cabelo certo pode rejuvenescer a aparência em anos. Um bom corte anti-idade pode destacar o formato do seu rosto, suavizar as expressões, definir o maxilar, iluminar a pele e até mesmo esconder linhas finas e rugas. Adicionar volume, camadas que emoldurem o rosto e franjas laterais são apenas algumas das opções para ficar mais jovem com um simples corte de cabelo. Desde que você tenha o conhecimento certo, uma ida ao cabeleireiro pode fazê-la parecer mais nova em questão de minutos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo um corte

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Franjas longas que ficam de um lado na testa podem camuflar os pés de galinha e as rugas, além de chamar a atenção para os olhos e emoldurar o rosto com delicadeza, o que dá mais juventude. [2] A franja deve começar com o cabelo repartido de lado e deve ir em direção a outra lateral, cobrindo a maior parte da testa.
    • A franja deve terminar em algum lugar entre a sobrancelha e a maçã do rosto.
    • Adicione um pouco de volume passando os dedos no topo da cabeça para dar ainda mais suavidade ao visual.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Laura Martin

    Cosmetologista
    Laura Martin é uma Cosmetologista na Geórgia. Atua como hair stylist desde 2007 e como professora de cosmetologia desde 2013.
    Laura Martin
    Cosmetologista

    Evite franjas retas se quiser um visual mais jovem. De acordo com Laura Martin, cosmetologista: "As franjas são importantes na hora de se criar uma aparência mais jovem. Aquelas que são retas ou muito próximas do rosto podem acabar envelhecendo a fisionomia, ao passo que as laterais são mais jovens".

  2. [3] As camadas ajudam a suavizar o rosto para ter uma aparência mais jovem, pois criam um volume sutil e podem arredondar um pouco o rosto, além de adicionar movimento ao visual, o que proporciona um efeito anti-idade. As camadas que emolduram o rosto são ótimas principalmente porque é possível acentuar os melhores traços faciais, basta escolher o lugar certo para destacar.
    • Por exemplo, você pode deixar as camadas na altura da maçã do rosto, do maxilar marcado, dos olhos, do sorriso, e por aí vai. [4]
    • Faça camadas pelo menos na altura da nuca, mas que sejam um pouco mais curtas atrás para adicionar muito balanço ao visual.
  3. [5] O corte na altura dos ombros é um clássico imemorial que pode fazer você parecer anos mais jovem. Quando ele é anguloso, a parte de trás é um pouco mais curta do que a parte da frente, o que pode adicionar bastante movimento ao visual. As camadas também proporcionam mais volume. Uma versão clássica desse corte deve alcançar o fim do maxilar na frente e ir ficando cada vez mais curto em direção à nuca. [6]
    • Dependendo da sua preferência, os fios podem ficar na altura do queixo ou dos ombros.
    • Divida o cabelo de lado com esse corte para que algumas das camadas emoldurem o seu rosto. Assim como no caso das franjas, quando os fios estão de lado, o rosto pode ganhar ares de juventude instantâneos.
  4. [7] A maioria dos cortes curtos pode ajudar a criar uma aparência mais rejuvenescida e o mesmo vale para o joãozinho. No entanto, ele é o mais curto de todos, então só serve para as corajosas. Muitas mulheres mais velhas preferem adotar esse corte, pois ele permite que se aceite os fios brancos e ainda preserva um ar de juventude. Pessoas que têm um rosto oval, quadrado e em formato de coração são as que mais combinam com o joãozinho.
    • Esse corte é curto e tem textura. Com ele, nem é preciso pentear ou arrumar muito, o que é um ótimo bônus para muitas pessoas que o adotam.
    • Apare os fios regularmente para que o corte curto continue fantástico. [8]
  5. [9] Um corte como esse roça nos ombros ou logo abaixo deles e é uma ótima opção para quem não quer perder muito comprimento nos fios. Ele proporciona benefícios anti-idade semelhantes às opções mais curtas e clássicas. Se você fizer ondas soltas, é possível criar um visual despojado e jovem que suaviza o rosto.
    • Dependendo das camadas e dos traços que você quiser destacar, comece as ondas na altura dos olhos ou da maçã do rosto.
    • Finalize dividindo o cabelo de lado e deixando algumas mechas soltas passando pela testa.
  6. 6
    Considere a ideia de fazer luzes para emoldurar o rosto. [10] Luzes sutis em volta do rosto podem atrair pontos de iluminação e criar um brilho de juventude. Elas também dão profundidade ao visual e iluminam a pele. [11] Faça um corte que inclua camadas que emoldurem o rosto e depois peça para o cabeleireiro fazer luzes suaves e sutis em volta da face.
  7. Há várias possibilidades de cortes que podem rejuvenescer a sua aparência, mas o segredo é escolher o que mais combine com você. O formato do rosto, a cor atual dos fios, o comprimento atual e a textura do cabelo são fatores a serem considerados ao escolher o corte perfeito. Marque um horário no salão e peça a opinião de um especialista, explicando os seus objetivos e quais cortes você estaria disposta a experimentar.
    • Peça para o profissional avaliá-la fisicamente e dar uma opinião especializada sobre o próximo passo.
    • Peça para ele sugerir várias opções que combinem com o seu rosto e leve um tempo para se decidir.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mantendo e cuidando do corte

PDF download Baixe em PDF
  1. [12] O cabelo comprido pode dar uma aparência mais envelhecida se não for bem cuidado. Com o avanço da idade, a produção de óleos naturais diminui e o cabelo perde a capacidade de reter a hidratação. Ambos os fatores fazem com que os fios longos fiquem ressecados e mais frágeis, o que pode dar uma aparência mais abatida. Dessa forma, se você não conseguir cuidar dos cabelos e deixá-los na mais perfeita condição, prefira um corte que não exija tanto esforço.
    • Faça uma hidratação profunda pelo menos uma vez por semana para devolver aos fios a tão necessária umidade.
    • Diminua o uso de xampu para pelo menos um dia sim, um dia não, evitando retirar a oleosidade natural dos fios.
    • Apare o cabelo com frequência para evitar pontas quebradiças.
  2. [13] Um visual escorrido puxa o rosto para baixo, envelhecendo a aparência. A adição de volume gera movimento e levanta o rosto, pois dá a ilusão de que os olhos são mais altos e separados. Ele também deixa o cabelo mais cheio, o que é útil caso os fios estejam meio ralos. Se o seu cabelo for naturalmente liso e fino, faça um corte com camadas longas e, ao secar com secador, crie cachos suaves nas pontas usando uma escova redonda.
    • Você também pode colocar bobs nos fios para criar mais ondulações.
    • Evite usar muitos produtos para não deixar o cabelo pesado.
    • Agite os dedos pelos fios em cima da cabeça com delicadeza para dar mais volume à raiz.
  3. [14] Um risco no meio pode dar ares severos, adicionando mais idade ao seu rosto. Com o envelhecimento, um dos principais objetivos para o cabelo deve ser deixá-lo com uma aparência macia e solta e dividi-lo de lado pode suavizar o penteado e dar mais juventude. Além disso, o rosto também fica emoldurado, o que é outra estratégia para diminuir a aparência da idade. Adicione franjas compridas e laterais para potencializar ainda mais os ares de juventude desse penteado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando erros que envelhecem o rosto

PDF download Baixe em PDF
  1. [15] Fios muito pretos ou castanho-escuros podem acentuar a aparência de sombras no rosto. [16] Assim, as linhas finas e outras imperfeições ficam mais visíveis. Adicione algumas mechas sutis nos fios em volta do rosto para suavizar o visual, adicionar profundidade e iluminar a pele. O seu cabelo escuro vai ficar mais natural também.
    • Se você tiver a pele clara e se os cabelos estiverem ficando ralos, nunca os tinja com cores escuras, pois elas contrastam com a pele branca do couro cabeludo e aumentam a aparência das falhas.
    • Uma coloração muito escura pode tirar toda a profundidade do visual e dar uma aparência de peruca, o que deve ser evitado.
  2. Cores muito claras podem desbotar a pele e fazer com que você pareça cansada e pálida. A descoloração também pode danificar os fios, deixando as mechas secas e quebradiças. Evite esse procedimento e pintar o cabelo com um tom loiro muito claro.
    • Em vez disso, peça ao cabeleireiro para fazer uma base mais escura e depois adicionar mechas douradas.
    • Evite tons cinzentos e platinados e prefira cores mais quentes.
  3. [17] Usar a chapinha para deixar os fios completamente lisos pode deixar o visual severo e envelhecido, tanto nas franjas quanto no resto do cabelo. Você pode parecer mais nova se criar um penteado mais leve com ondas desgrenhadas. Não faça nada muito rígido ou perfeccionista, pois esses tipos de penteado também envelhecem.
    • Deixe o penteado um pouco despojado para conseguir mechas soltas e suavizar a aparência.
    • Mexa um pouco nos fios do topo da cabeça para dar mais volume e movimento.
  4. [18] Penteados rígidos fazem você parecer muito mais velha do que é e também podem danificar os fios, deixando-os quebradiços e aumentando a queda. Se você quiser usar um desses, prefira deixar o elástico mais solto e natural e desprenda alguns fios para emoldurar o rosto.
    • Evite penteados exagerados e com muito volume, pois infelizmente eles envelhecem.
    • Mantenha os penteados mais naturais pegando leve com o spray fixador e bagunçando um pouco os fios. [19]
  5. 5
    Evite cortes com pontas retas. Cortes muito retilíneos podem envelhecê-la. Prefira cortes com linhas mais suaves para criar uma aparência mais jovem.
    • Peça para seu estilista deixar as pontas do corte mais soltas se elas parecerem muito retilíneas.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 669 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade