Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitos cachorros têm dificuldade de andar e correr por aí quando os pelos na base das patas e entre as almofadas ficam muito longos. Isso cria um problema, já que são justamente as almofadas que dão tração e facilitam uma série de movimentos. Se os pelos do seu pet crescerem além da conta, faça o possível para dar um jeito na situação antes que ela piore. Apesar de o processo não ser complicado, você precisa tomar cuidado para não rasgar a pele do animal e levar a infecções. De modo geral, use uma tesoura de ponta arredondada e que seja feita especificamente para esse tipo de operação. E leia o passo a passo abaixo para descobrir mais!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Cortando os pelos em volta das almofadas

Baixe em PDF
  1. Os pelos nas patas ajudam a proteger a pele do cachorro. De modo geral, você só precisa cortá-los se notar que eles estão cobrindo as almofadas — já que isso pode causar acidentes com escorregões, por exemplo. Este é o sinal mais comum de que está na hora de fazer a operação. [1]
    • Se o seu cachorro é de uma raça de pelos curtos, você precisa cortá-los mais ou menos a cada dois ou três anos. Se ele é de uma raça de pelos longos, aumente a frequência do corte a algo entre quatro e seis meses. A qualidade da pelagem em si também é um fator importante.
    • Corte os pelos quando o cachorro estiver dócil e bem-humorado. Não adianta muito tentar fazer a operação com ele agitado ou empolgado, já que vai ser difícil controlar a situação.
  2. Se o seu cachorro estiver de pé, levante a primeira pata em um ângulo afastado do corpo dele e aproximado do seu. Se ele estiver deitado, coloque-o de costas ou de lado para segurar a patinha na sua direção. O importante é puxar bem o membro para não gerar nenhum acidente. [2] Elogie o seu pet o tempo todo se ele cooperar!
    • Não force o seu cachorro a ficar em uma posição específica. Se ele se incomodar ou resistir, é melhor você ter mais calma. Comece a operação em uma parte da perna que não deixe o animal estressado, e avance em direção à pata aos poucos. Continue elogiando o bom comportamento (se ele cooperar) e, com o tempo, ele vai ficar acostumado.
    • Comece cortando os pelos das patas traseiras. O cachorro pode tentar mordiscar a sua pele de leve se estiver de mau humor ou se você começar nas patas dianteiras, mas provavelmente vai ficar relaxado caso a operação comece no lado de trás.
    • Se o seu cachorro gosta de carinho na barriga, peça para alguém de confiança brincar com ele um pouco enquanto você corta os pelos das patas.

    Dica: prepare-se para ajustar a sua posição várias vezes durante o processo, pois o cachorro provavelmente vai tentar se deitar ou levantar de vez em quando. Sempre deixe a tesoura afastada do corpinho dele para evitar acidentes.

  3. Pegue um pente pequeno, com cerdas macias e feito especificamente para cortar pelos de cachorros. Segure a pata com cuidado e penteie os pelos entre as almofadas para cima. Nesse lado de cima, espalhe os dedinhos com a mão e penteie tudo em direção ao tornozelo. Assim fica muito mais fácil tirar os pelos embaraçados e os nós que estão escondidos. [3]
    • Quanto menor for o pente, mais fácil a operação vai ficar. Vá ao pet shop e compre um acessório feito para cachorros pequenos e de pelagem fina. Esta é a melhor opção para as patas.
  4. Compre uma tesoura pequena, de ponta arredondada e feita especificamente para cachorros. Apare os pelos que estejam saindo por entre as almofadas. Comece no centro da pata e passe o acessório entre cada uma, sempre usando a sua mão livre para espalhar os dedinhos e fazer o corte. [4]
    • Profissionais de tosa costumam tirar os pelos entre as almofadas usando cortadores elétricos, mas fica muito mais fácil usar uma tesoura se você for fazer tudo por conta própria. É difícil passar o pente largo da ponta do aparelho elétrico entre as almofadas quando não se tem experiência.

    Aviso: tenha paciência para fazer o corte. É muito importante que você não corte as almofadas sem querer. Se acontecer, leve o seu cachorro ao veterinário o quanto antes. Qualquer incisão ou ferida pode levar a infecções.

  5. Continue cortando os pelos entre as almofadas a ponto de eles ficarem nivelados com elas. Não tire todos os pelos, pois eles protegem a pele do cachorro quando ele anda ou corre. [5]
    • Para saber se os pelos estão com o comprimento certo, basta passar um dedo com cuidado na superfície das almofadas. Se tudo estiver nos conformes, você vai sentir que tudo está devidamente nivelado.
  6. Levante os pelos que ficam em volta dos lados exteriores das almofadas com a mão ou o pente. Apare tudo com a tesoura, mais uma vez a um ponto em que eles fiquem nivelados com a pele do cachorro. Siga de uma direção a partir de um canto do calcanhar, passe pelas unhas e termine do outro lado. [6]
  7. Se você notar que parte dos pelos está embaraçada ou enrolada, comece passando o pente na região três ou quatro vezes. Caso dê para resolver o problema assim, continue com o corte normalmente. Caso não dê, é melhor remover esses pelos com a tesoura ou um cortador elétrico ligado em baixa potência (e com muito cuidado). [7]
    • Fica mais difícil resolver problemas com pelos embaraçados ou enrolados quando eles estão entre as almofadas, já que causam dor quando ficam muito grandes.
    • É melhor usar um cortador elétrico se a situação estiver muito tensa. Usar uma tesoura poderia irritar e machucar a pele do seu cachorro.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Removendo os pelos dos dedos

Baixe em PDF
  1. Vire as patas do cachorro para acessar a parte de cima delas. Em seguida, passe uma escova ou um pente pequeno e com cerdas macias na região. Aperte de leve no meio de cada pata para espalhar os dedinhos e penteie os pelos nessa área também. Se houver muitos pelos acumulados, corte todos em um comprimento uniforme. [8]
    • Você tem mais liberdade para escolher o comprimento dos pelos em cima das patas — a menos que esteja fazendo muito frio. De modo geral, é melhor que os pelos nessa região fiquem uniformes com o resto das pernas.
  2. Dê uma boa olhada nas patas do cachorro e veja se há pelos isolados e rebeldes ficando para trás. Aproveite para espalhar os dedinhos e cortar tudo o que estiver se destacando. [9]
  3. Como você já está dando um trato nas patas do seu pet, talvez essa seja a melhor hora para cortar as unhas dele. Compre um cortador de unhas para cachorros e apare os primeiros 6 mm de cada uma. Não precisa passar disso, pois há terminações nervosas e vasos sanguíneos sensíveis no local. [10]
    • É melhor cortar a ponta de cada unha em um ângulo de 45º em direção à parte de trás da pata. Isso reduz o risco de você afetar algum nervo ou vaso sanguíneo.
    • Você só precisa aparar a pontinha das unhas, já que elas têm terminações nervosas e vasos sanguíneos que são bastante delicados.
    • Tome cuidado redobrado na hora de cortar as unhas das patas traseiras, pois é difícil enxergar o hiponíquio — a parte onde ficam os nervos e vasos sanguíneos. Em caso de dúvida, leve o seu pet a um tosador profissional ou só passe uma lixa nas unhas.

    Aviso: se a unha começar a sangrar, mergulhe a patinha do cachorro em bicarbonato de sódio ou maisena. Isto deve ajudar a conter o sangramento. Caso ele continue, passe um curativo na região e ponha uma botinha na pata. Leve o seu pet ao veterinário se o problema persistir por três minutos ou mais.

  4. Depois que você cortar os pelos e as unhas da primeira pata, repita todo o processo com a outra traseira e avance às duas dianteiras.
    Publicidade

Dicas

  • Algumas raças de cachorro de pelos mais curtos quase nunca precisam desse tratamento. Só corte os pelos do seu pet se eles começarem a crescer demais e atrapalhar a movimentação.
  • Se você tiver condição financeira, envie o seu pet a um tosador qualificado. Cachorros costumam tentar mexer as pernas quando alguém as segura, o que aumenta o risco de acidentes. É nessas situações que o profissional sabe o que fazer! [11]
  • Os pelos nas patas dos cachorros costumam ser bem finos, o que cria uma bagunça danada no chão na hora da limpeza. Coloque uma toalha grande debaixo do seu pet para não ter nenhuma dor de cabeça.
  • Dá para cortar os pelos das patas do seu cachorro em qualquer lugar da casa, mas é melhor fazer tudo em uma área na qual ele goste de ficar. Isso faz muito bem ao humor do animal!
  • Fale com o seu cachorro usando um tom de voz calmo e dê um dos petiscos favoritos dele a cada dois ou três minutos de bom comportamento. Isto vai incentivar o animal a relaxar, além de facilitar todo o seu trabalho. [12]
    • Isso é ainda mais importante no começo do processo, quando você for colocar o cachorro em cima da toalha para acessar as patas dele. Se o seu pet é treinado, use comandos como "deita" ou "pata" enquanto dá petiscos a ele.
Publicidade

Avisos

  • É melhor levar o seu pet a um tosador qualificado se ele tem patas sensíveis ou é filhote. Nesse caso, o profissional vai saber o que fazer para acalmar os nervos e evitar acidentes com cortes e infecções. [13]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Toalha.
  • Petiscos para cachorros.
  • Tesoura para cachorros.
  • Cortador de unha para cachorros.
  • Cortador de pelos elétrico.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 037 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade