Baixe em PDF Baixe em PDF

A caça ao tesouro é uma ótima brincadeira para crianças que pode ser realizada em qualquer ocasião, desde um passeio no parque a uma festa de aniversário. A atividade é bastante divertida e ajuda no desenvolvimento físico e intelectual dos pequenos. Continue lendo para encontrar algumas ideias sobre como organizar a brincadeira.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando a caça ao tesouro

Baixe em PDF
  1. Uma das coisas mais importantes a se considerar ao elaborar uma caça ao tesouro é adequar a dificuldade à idade dos participantes. Algumas outras coisas a se pensar:
    • O gênero e a idade dos participantes. O nível intelectual da brincadeira deve ser adequado ao dos participantes.
    • A duração da brincadeira. Crianças pequenas costumam ficar entediadas e irritadas mais facilmente.
    • Possíveis alergias das crianças.
  2. Por mais que queira um bom espaço para que corram, tome cuidado para não perdê-los de vista. Faça uma caçada em grupo ou com "parceiros adultos" ao brincar com crianças pequenas, que costumam ficar confusas ou perdidas com facilidade.
    • Para crianças de dois a quatro anos, monte a caça ao tesouro em um ambiente familiar dentro de casa. Escolha um local pequeno e supervisionado.
    • Para crianças de cinco a oito anos, monte a caça ao tesouro dentro e fora de casa. Ao usar ambientes abertos, supervisione-as.
    • Para crianças de nove a 12 anos, a brincadeira pode ser feita em locais abertos como parques. Assim, você dá mais independência a elas.
    • Os adolescentes podem brincar pela vizinhança ou em campos abertos.
  3. A brincadeira não se resume a simplesmente botar as crianças para correr atrás de um prêmio. As melhores caçadas normalmente têm uma linha unificadora — seja um tema, como "Senhor dos Anéis", ou um formato, como uma caçada culinária, onde cada dica leva a um ingrediente ou receita. Obviamente, se preferir, você ainda pode fazer uma caça ao tesouro clássica com dicas e mapas.
    • Os temas são uma ótima desculpa para fantasiar os pequenos e criar uma brincadeira mais "realista". Por exemplo, compre vários tapa-olhos baratos e espadas de plástico para criar uma caça ao tesouro de pirata.
    • Quer aumentar a competitividade? Divida os participantes em equipes e transforme a caçada em uma corrida! Assim, eles precisarão trabalhar em equipe e desenvolverão habilidades de comunicação. Obviamente, esta é uma opção para participantes mais velhos e maduros.
    • As crianças procurarão prêmios individuais, encontrando um junto de cada dica, ou você prefere um único tesouro no final? [1]
  4. Uma boa média: a paciência das crianças dura pelo dobro da idade delas em dicas. Apesar disso, qualquer um se cansará após 30 dicas, certo? O ideal é variar de cinco a 15 dicas, dependendo da distância entre elas.
  5. A última dica deve levar direto a um tesouro ou recompensa para os campeões. Monte um prêmio para o primeiro que chegar ao tesouro para criar uma sensação de competição para a brincadeira.
    • Decore uma caixa e encha-a de doces, moedas e brinquedos.
    • O tesouro nem sempre precisa ser físico. O fim da caçada pode levar os pequenos até uma festa ou um local "secreto".
    • Se estiver brincando com crianças pequenas, crie também prêmios de consolação; todos devem ir para casa com algo.
  6. Como já sabe como a brincadeira vai terminar, será mais fácil fazer com que desvendem o mistério. As dicas devem sempre direcionar os participantes para as próximas dicas: descubra como escrever uma pista do local onde está, esconda a pista e repita. Obviamente, a última dica escrita (a primeira a ser encontrada) deverá estar próxima do ponto de partida. [2]
    • Lembre-se de aumentar gradualmente a dificuldade das dicas.
  7. Explique-as no começo e entregue uma folhinha com uma cópia caso já saibam ler. Para crianças pequenas, compartilhe as regras com os pais e peça que eles o ajudem a manter a organização. Inclua também considerações especiais como:
    • Locais fora da brincadeira e que não têm dicas.
    • Locais onde "entregar" as dicas e o que fazer se não conseguir encontrar a próxima dica.
    • Contatos de emergência para caso alguém se perca.
    • Tempo limite da brincadeira, mesmo se ninguém tiver ganhado. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escrevendo as dicas de diversos modos

Baixe em PDF
  1. As dicas da brincadeira podem ser simples, mas também podem ter um charme especial. Agora é hora de deixar a criatividade fluir e adequar as rimas para o nível de desenvolvimento das crianças. Exemplos: "Para encontrar a primeira dica, olhe na pia" ou "Quando precisar apimentar a situação, procure minha localização" (a dica estará próxima da pimenta). [4]
  2. Desenhe ou fotografe os locais que devem ser investigados. Esta é uma ótima opção para quem ainda não sabem ler, pois é bem rápida. Para os mais velhos, utilize fotos manipuladas, imagens de satélite e close-ups para aumentar a dificuldade. [5]
  3. Por exemplo, compre três copos idênticos. Mostre em qual copo está escondendo a dica e depois os misture rapidamente para que adivinhem em qual copo ela está. Outras opções incluem: corrida com obstáculos, corrida com ovos, charadas, etc.. [6]
    • Esta é uma ótima opção para dividir a caça ao tesouro e torná-la mais ágil. Deixe encontrarem as primeiras cinco dicas e prepare uma atividade para a quinta dica. Ao terminar a brincadeira, faça uma pausa para comer, beber água e passar protetor solar antes de seguir para a sexta dica.
  4. O modo mais fácil de se criar tinta invisível é escrever algo com giz de cera branco e entregar um marca-texto para a leitura. Outra opção é simplesmente entregar a dica "em branco" e deixá-las se virarem. [7]
    • Apague as luzes do cômodo e diga para que procurem as dicas com lanternas ou com as mãos.
  5. Coloque macarrão em um pote e esconda uma dica no meio da massa, por exemplo. Se a dica for à prova d'água, coloque-a no fundo da piscina e deixe nadarem (com supervisão). A ideia é fazer com que se movimentem e experimentem coisas novas. [8]
  6. Por exemplo, mande fazer um quebra-cabeça customizado na internet (você não gastará muito, acredite) com a imagem da última dica. Para cada dica que os jovens encontrarem, entregue uma peça do quebra-cabeça. Outras ideias:
    • A cada dica, entregue uma letra. Ao fim da brincadeira, as letras devem formar uma senha para a última dica ou para a revelação do tesouro.
    • Questões temáticas como "A última resposta é o fio que une todas as outras dicas" ou "A última dica é formada pelas primeiras letras de todas as outras dicas".
  7. Esta é uma opção ótima para caçadas temáticas. Por exemplo, você pode perguntar: "Em que parte da casa Harry Potter morava na infância?" para que corram ao armário mais próximo para procurar a próxima dica.
    • Converse com as crianças com antecedência para escolher dicas relevantes e que elas compreenderão! [9]
  8. Desenhe um mapa e inclua caminhos errados intencionalmente (como uma área apagada "acidentalmente"). Em cada local do mapa, coloque um pequeno prêmio ou uma dica para o final tesouro. Assim, você evita que as crianças corram direto para o final.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Colocando a brincadeira em prática

Baixe em PDF
  1. Os pais precisarão preparar os filhos de modos diferentes para brincadeiras dentro de casa e brincadeiras em parques, certo? Como apenas você conhece as dicas e os destinos da caça, converse com os pais antes da hora.
    • Leve o clima em consideração, principalmente se a brincadeira for ao ar livre. Se chover, como você fará? [10]
  2. A ideia geral da brincadeira é que a primeira dica leve as crianças a um local onde elas encontrarão a dica seguinte, e assim por diante, até que encontrem o tesouro. Entregue a primeira dica de modo dramático para começar bem a brincadeira.
    • Entregue-a em um baú de tesouro, uma garrafa de pirata, um envelope selado, etc..
    • Apresente a dica para todos ao mesmo tempo, dizendo-a em voz alta ou através de uma placa.
    • Bole um desafio, como uma corrida de ovos ou uma competição de comida. Assim que os competidores terminarem, recebem a primeira dica. [11]
  3. O desafio é saudável e você não deve ajudá-las o tempo inteiro, mas as crianças ficam frustradas rapidamente quando ficam presas em uma dica. Crie algumas dicas "reserva" para guiá-las na direção correta caso elas fiquem irritadas.
    • Diga onde os pais ficarão esperando. Informe os outros pais dos locais das dicas para que eles também possam ajudá-lo. [12]
  4. No meio da caçada, eles não pensarão em se hidratar ou proteger do sol, portanto, cuide disso! Deixe algumas garrafas d'água e protetores solares junto de algumas dicas para eles.
    • As barrinhas de cereal são ótimas opções! Entregue-as no começo da brincadeira ou deixe-as junto de algumas dicas.
  5. As crianças pequenas não devem ficar sozinhas nunca, exceto quando um adulto possa supervisioná-las de longe. As duplas aceleram a brincadeira e aumentam a segurança.
    Publicidade

Dicas

  • Dependendo da idade dos pequenos, da localização e da dificuldade da brincadeira, é aceitável que adultos as ajudem. Obviamente, converse isso antes, pois eles podem querer se virar sozinhos.
  • Varie as dicas. Use códigos, letras embaralhadas, quebra-cabeças, charadas e jogos. Nunca repita o mesmo tipo de dica duas vezes seguidas.
  • Para diminuir a competitividade, faça com que revezem a vez de ler as dicas.
  • Se vai escrever as dicas, dobre os papéis nos mais diversos estilos. Procure dicas de dobraduras na internet e torne a brincadeira mais divertida.
  • O prêmio deve ser ótimo! Não bastam dicas divertidas e bem construídas, deve haver algo interessante no fim.
  • Algumas dicas devem fazer os participantes pensarem. Por exemplo: coloque uma dica boiando em um barquinho de brinquedo e deixe uma rede de pesca ao lado para que elas se organizem e trabalhem em equipe para buscar o barco.
  • Ao brincar com crianças mais velhas, use os celulares na caça ao tesouro.
  • A caça ao tesouro não deve se limitar às festas. Separe um fim de semana e brinque com seus filhos e sobrinhos. Todos vão se divertir!
  • Não crie dicas demais, ou você pode confundir os pequenos.
Publicidade

Avisos

  • Divida o tesouro igualmente! Você não quer uma criança indo chorando para casa por ter menos doces do que os outros, certo?
  • Consulte o proprietário do local onde fará a caça ao tesouro. Ninguém gosta de ser recebido por um monte de crianças estranhas.
  • O tédio pode surgir, até no meio de uma caça ao tesouro. Não se ofenda.
  • Dependendo do local, a supervisão dos pais pode ser necessária.
    • As crianças com menos de seis anos precisam de supervisão o tempo inteiro.
    • Se a brincadeira não for dentro de casa, as crianças com menos de dez anos também precisam de supervisão o tempo inteiro.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Papel
  • Caixa (para o tesouro)
  • Local apropriado para a brincadeira
  • Ajuda de outros adultos (opcional)
  • Canetinhas, gizes de cera, itens decorativos, etc..

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 349 368 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade