Baixe em PDF Baixe em PDF

Adotar um cão, ainda mais de uma raça especial como lhasa apso, pode ser muito legal. Não importa se ele ainda é um filhote cheio de energia ou um adulto maravilhoso, já que o animalzinho será especial o suficiente para melhorar sua vida apenas com sua presença. No entanto, é preciso adotar várias medidas para criar um cachorro feliz e saudável, portanto dedique um tempinho para saber como fazer isso, tornando-o uma parte importante e amada da sua família. Como dono de um cão, será imprescindível alimentá-lo, treiná-lo e levá-lo para o banho e tosa, bem como cuidar dos aspectos básicos da saúde dele.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Alimentando o lhasa apso

Baixe em PDF
  1. Assim como todas as outras raças, o lhasa apso deve comer uma ou duas vezes por dia, de acordo com os intervalos entre as refeições. Opte por uma ração com poucos grãos e rica em proteínas, já que os cães são, por natureza, carnívoros.
    • Siga as sugestões fornecidas no rótulo ao determinar a quantidade certa da ração. Elas são baseadas na altura, no peso e na idade do animal.
    • Vá ao veterinário se estiver em dúvida sobre a alimentação dele. No rótulo, deve haver uma recomendação sobre as porções adequadas de acordo com o porte do cachorro; não se esqueça de adquirir rações de marcas de qualidade, que possam ser inseridas com eficácia na necessidade diária de calorias do pet.
  2. Pode ser difícil resistir a um lhasa com um rostinho implorando por um petisco. Ainda assim, para a saúde dele, resista à tentação para evitar o excesso de calorias.
    • Reserve petiscos para os treinamentos. Isso fará com que ele busque a recompensa e aprenda o novo truque ao mesmo tempo.
  3. [1] Isso vale para todas as raças de cães, que precisam de água para consumir e evitar a desidratação, que pode acontecer de forma repentina. É cruel colocar o cachorro nessa situação devido à negligência.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Cuidando da aparência do lhasa apso

Baixe em PDF
  1. Tente usar uma escova de dois lados, disponíveis em pet shops; uma com cerdas bem macias e o outro com pininhos. Assim, você terá diversas opções para cada área da pelagem dele. Lembre-se, também, de penteá-lo com uma escova na direção em que o pelo cresce para evitar que os fios se enrolem ainda mais.
    • É importante pentear o pelo ao menos todas as semanas, já que a chance de que os pelos dessa raça enrolem é maior.
  2. Essa raça apresenta pelos muito longos, mas também existem os com pelos curtos. [2] De qualquer maneira, recomenda-se escolher por um corte de sua preferência. Leve o lhasa a um “groomer”.
    • Caso goste de um desafio, tente dar o banho e fazer a tosa por conta própria. Saiba, no entanto, que isso exige um pouco de pesquisa e treino para dispender os cuidados completos ao animal.
    • É mais fácil cuidar de um lhasa com pelos curtos. Peça para que eles sejam aparados bem curtos — de 2,5 a 5 cm, por exemplo — em especial se estiver com dificuldade em cuidar da pelagem ou se o cachorro estiver com muito calor.
  3. Apesar de não serem tarefas tão urgentes como pentear a pelagem de um lhasa, é interessante manter uma regularidade. [3] Separe um tempinho para analisar bem as patas e ouvidos, confirmando que estão em bom estado, ao mesmo tempo que fortalece os laços afetivos com o pet e monitora, de modo geral, a saúde dele.
    • Corte as unhas, mas cuidado com a veia interna, conhecida como “sabugo”, que pode ser rompida e sangrar, causando fortes dores.
    • Comece a limpar as orelhas e ouvidos procurando por sujeira e detritos. Faça a remoção com um pano macia e seco, atentando-se também à contaminação por microrganismos e ácaros, que devem ser tratados com auxílio veterinário.
  4. É fundamental higienizar os dentes de qualquer cão com uma pasta de dentes especial para evitar o desgaste. Na verdade, a escovação pode se tornar um bom exercício e treino, além de deixar o bafo do animal mais fresco. [4]
    • Para que o seu cachorro se acostume a usar pasta de dentes, faça uma introdução gradual e lenta. Primeiro, pegue um pouco da pasta e deixe que ele lamba do seu dedo. No próximo dia, passe o creme dental no dedo e depois na boca do bichinho, aos poucos adicionando mais pasta à escova e passando nos dentes dele.
    • É normal demorar para ele se acostumar com a escovação. Não se preocupe ao notar resistência ou dificuldade; continue tentando.
    • Evite usar cremes dentais para humanos, já que podem ser tóxicos para os caninos. Compre apenas as pastas voltadas para cachorros, disponíveis em pet shops.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Treinando o lhasa apso

Baixe em PDF
  1. Essa raça pode mostrar bastante desconfiança a pessoas estranhas, portanto, é importante acostumar o animal às mais variadas pessoas e lugares no começo de sua vida, inclusive outros cães. Ao socializá-lo, esse instinto não virá tanto à tona. [5]
    • Caso não ocorra essa integração, o lhasa pode sentir muita inveja dos outros cães. Mantenha-o longe deles até que tenha certeza de que o seu canino pode interagir sem adotar comportamentos agressivos.
  2. Ele deverá aprender a sentar, ficar, a vir junto de você, a deitar e a andar ao seu lado; quando bem treinado, será um prazer ter esse pet em sua casa e por perto. Aos poucos, vocês desenvolverão um laço ainda mais forte, desde que haja um entendimento claro sobre as expectativas em relação ao seu amiguinho.
    • É normal que esse treinamento leve algum tempo para apresentar resultados, mas o esforço valerá a pena.
  3. Essa é uma parte vital do treinamento, já que ele deve saber em que lugar e quando “usar o banheiro”, evitando grandes acidentes em sua residência. Mais uma vez, tenha paciência, já que o processo pode demorar um pouco, ainda mais com uma raça teimosa como essa. Mantenha a calma e a persistência; [6] com bastante trabalho e consistência, ele vai aprender aonde urinar e defecar.
    • Você também pode optar por usar tapetinhos ou fraldinhas higiênicas. Será preciso ensiná-lo a fazer as necessidades nesse espaço, e não em outros pontos da casa.
  4. Alguns cães dessa raça são bem teimosos e difíceis de serem adestrados, mas persistência e força de vontade são fundamentais para fazer com que o bichinho aprenda a seguir os seus comandos.
    • Muitos lhasas não têm interesse em prestar atenção aos humanos e muito menos em seguir as ordens deles. Isso torna ainda mais relevante o uso de petiscos para as sessões de treinamento para chamar a atenção do dog.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Cuidando da saúde do lhasa apso

Baixe em PDF
  1. Esse é um passo importante para manter o animal com a saúde “na ponta dos cascos”, já que o especialista dará as vacinas necessárias e confirmará que ele não possui nenhum outro problema.
    • Essa raça não sofre de muitas doenças hereditárias, mas pode ter transtornos renais. Exames de displasia renal devem ser feitos no checkup para detectar qualquer anormalidade antes que haja uma piora.
  2. Os lhasas não precisam de tanta atividade física quanto os cachorros que prestam serviços e fazem trabalhos, o que não significa que devem ser sedentários. Caminhe e brinque sempre que puder com o cão, se divertindo bastante com passeios e brincadeiras. [7]
    • Nas caminhadas, deixe o animal na coleira. Essa raça é bastante curiosa e vai querer explorar áreas novas e indivíduos desconhecidos. Cuidado para que o cão não acabe fugindo: deixe-o preso à guia.
  3. Cães só querem amor! Por sua vez, o amor pode ser demonstrado através de brincadeiras, passeios no parque ou simplesmente proximidade. O importante é passar tempo ao lado do bichinho.
    • Dar atenção aos cães é fundamental para que não entrem em depressão.
    • No entanto, você não deve se preocupar muito ao deixar o lhasa em casa para ir trabalhar. Eles não sofrem tanto de ansiedade de separação quanto outras raças.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 724 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade