Baixe em PDF Baixe em PDF

Por incrível que pareça, é possível consertar a asa de uma borboleta. A tarefa é bastante delicada, mas com persistência é possível fazer a borboleta voltar a voar. No entanto, antes de soltá-la será necessário alimentá-la para restaurar suas energias.

Método 1
Método 1 de 2:

Consertando a asa

Baixe em PDF
  1. Limpe e seque suas mãos antes de encostar na borboleta. Quando as asas fecharem, segure-as na parte logo acima do corpo. Não segure com muita força, apenas o suficiente para que a borboleta não fique se debatendo. [1]
    • Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a borboleta não se machuca quando a tocamos. É possível que ela perca algumas escamas, mas isso não a impedirá de voar.
    • Segurar a borboleta de cabeça para baixo pode acalmá-la.
  2. Embora possa parecer cruel, esse procedimento servirá para acalmar a borboleta o suficiente, facilitando o conserto de sua asa. A intenção não é matar a borboleta: o objetivo é simplesmente sedá-la um pouco. [2]
    • Coloque a borboleta em um recipiente liso. Você pode usar um copo para esse procedimento. Será necessário cobrir o recipiente parcialmente se a borboleta for capaz de levantar voo, mas lembre-se de deixar uma parte aberta para o inseto respirar.
    • Não deixe a borboleta na geladeira por mais de dez minutos, pois isso pode matá-la.
  3. Você precisará de uma toalha, um cabide de arame, fita ou líquido adesivo (o qual pode ser encontrado em lojas de automóveis), tesoura e, em alguns casos, pinças. Palitos de dente, cotonetes, talco para bebê e cartolina fina (de preferência as que possuem cores diferentes de cada lado) também podem ajudar. [3] Você também pode precisar de uma asa de borboleta extra caso o dano seja grave. É possível encontrar pedaços de asas em locais onde as borboletas costumam se reunir. Você também pode usar a asa de uma borboleta morta.
    • O líquido adesivo pode ser utilizado em ambas as superfícies de um determinado objeto. Em seguida, você deve esperar a cola secar antes de pressioná-la contra algo.
    • Dobre o gancho do cabide, formando um arco com o arame, o qual deve ser largo apenas o suficiente para passar o corpo da borboleta (e não as asas). [4]
  4. Uma forma simples de ajudar a borboleta é simplesmente cortar as asas para que ambas fiquem iguais. As asas devem ser do mesmo tamanho e formato para a borboleta conseguir voar. Esse procedimento pode ser eficiente se o dano na asa da borboleta não for muito grave. Segure as asas fechadas da borboleta logo acima do corpo. Corte a asa intacta da borboleta de tal forma que fique igual à danificada. [5] Apenas use esse método se menos de um terço da asa estiver danificado. [6]
    • A borboleta não se machuca quando sua asa é cortada. É a mesma coisa que cortar o cabelo de alguém.
    • Essa opção também é recomendada se você não estiver disposto a utilizar vários instrumentos para consertar a asa. Resumindo, cortar as asas pode ser mais benéfico para a borboleta do que simplesmente deixá-la com a asa danificada. Por mais que a borboleta não consiga voltar a voar, ela ainda conseguirá botar ovos.
  5. Forre a mesa com uma toalha e deite a borboleta na superfície com as pernas viradas para baixo. Passe o arco de arame pela borboleta. Ele deve circular o corpo do inseto, pressionando as asas levemente. Você pode até mesmo colocar um peso leve sobre a outra extremidade do cabide para segurá-lo no lugar. [7]
    • Mantenha a claridade fraca. Isso pode acalmar a borboleta.
    • Você também pode utilizar pinças para segurar o corpo da borboleta, mas dessa forma apenas uma de suas mãos ficará livre. [8]
    • Segure uma das extremidades da asa e puxe-a gentilmente para estendê-la.
  6. Corte um pedaço pequeno de cartolina, cuja largura deve ser de apenas alguns milímetros e o comprimento deve ser longo o suficiente para cobrir a parte danificada da asa (quando colocado na borboleta). Ou seja, você precisará de um pedaço bem pequeno de cartolina. [9]
    • Utilize um palito de dente para passar cola em um dos lados da cartolina. Além disso, pinte uma camada de líquido adesivo sobre a parte dobrada da asa. Retire quaisquer resíduos excedentes de adesivo. Em seguida, espere a cola secar. Vale lembrar que o adesivo líquido não é uma cola comum. Ele continuará colando mesmo após secar.
    • Alinhe as asas perfeitamente. Pressione a cartolina com o lado adesivo virado para baixo sobre a parte danificada. É mais fácil utilizar pinças durante esse procedimento. Solte a borboleta após um tempo. Separe a asa da toalha caso ela tenha colado por causa do adesivo. Além disso, jogue um pouco de talco de bebê na área com adesivo para evitar que uma asa cole na outra. Você também pode usar um cotonete para ajudar a espalhar o talco.
    • Caso a asa esteja rasgada, uma alternativa é simplesmente colocar um pedaço de fita adesiva. Após imobilizar a borboleta, passe um pedaço pequeno de fita adesiva sobre a área danificada. No entanto, esse método não é tão eficiente quanto o curativo e as asas ficarão menos firmes. [10]
  7. Se uma parte considerável da asa estiver faltando ou se esta estiver gravemente danificada, é possível recolocar a parte que está faltando ou colocar uma nova asa. Primeiramente será necessário cortar a asa caso o dano seja muito grave. Apenas deixe um pouco na extremidade próxima ao corpo para que possa prender a nova asa. Mantenha a borboleta deitada na toalha durante todo o procedimento. [11]
    • Alinhe a asa. Independentemente de estar utilizando a asa que caiu ou uma nova asa, é importante alinhá-la às veias antigas da forma mais precisa possível. Caso opte por colocar uma nova asa, escolha uma que seja de um tamanho semelhante ao da asa antiga. Corte-a de forma que apenas uma pequena parte se sobreponha à outra.
    • Adicione cola. Utilize um palito de dente para aplicar líquido adesivo às extremidades da asa, ou seja, às partes que serão coladas uma na outra. A nova asa deve sobrepor a asa antiga ligeiramente. Retire quaisquer resíduos excedentes de adesivo e deixe a asa secar. Procure manter a borboleta imobilizada enquanto o adesivo seca para evitar que suas asas grudem uma na outra.
    • Quando o adesivo secar, pressione as extremidades uma na outra. Você pode colar um pedaço de cartolina entre os pedaços da asa utilizando a mesma técnica mencionada anteriormente para unir melhor as partes. Após colar a asa, aplique talco de bebê sobre a área com adesivo para evitar que as asas colem uma na outra.
    • Verifique se não há nada de errado antes de soltar a borboleta. Por exemplo, verifique se a outra asa não está com adesivo. Também verifique se todas as partes da borboleta estão se movendo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Alimentando a borboleta

Baixe em PDF
  1. Cada tipo de borboleta possui necessidades diferentes. Algumas borboletas sequer comem após atingirem a fase adulta. Esse tipo apenas se alimenta durante o estágio larval. No entanto, a maioria das borboletas comem algum tipo de alimento: no caso, é geralmente néctar, o qual pode ser substituído por uma solução de açúcar. [12]
    • Utilize um livro sobre borboletas ou um banco de dados online para descobrir qual é a sua borboleta. Você também encontrará informações sobre a alimentação do inseto.
    • Caso encontre o tipo específico da borboleta, você também pode tentar descobrir quais flores elas geralmente visitam - dessa forma, será possível oferecê-la tais flores em vez de uma solução de açúcar.
    • A borboleta-monarca, por exemplo, geralmente visita asclepias, entre outras flores.
  2. Possivelmente a borboleta não conseguiu se alimentar muito bem durante o período em que sua asa estava danificada. Ela provavelmente estará bastante fraca quando você terminar de fazer os reparos. É importante oferecer uma fonte de alimento à borboleta para que ela recupere as energias e consiga seguir em frente. [13]
    • Uma solução é encontrar flores das quais a borboleta geralmente se alimente. Faça uma pesquisa para saber onde encontrar o tipo de flor preferido dela.
    • Coloque a flor por perto e aproxime a borboleta para ela poder beber o néctar.
  3. É possível criar um néctar com os produtos na sua despensa para alimentar a borboleta. A solução será suficiente para dar energia à borboleta, possibilitando que ela procure fontes de comida por conta própria.
    • Encha uma xícara pequena pela metade com água em temperatura ambiente. Em seguida, adicione uma colher de sopa de açúcar e mexa até a dissolução. Caso isso não ocorra, esquente a água para ajudar o açúcar a dissolver. Apenas lembre-se de esperar a água esfriar antes de oferecê-la à borboleta. [14]
    • Adicione papel toalha enrolado. Enrole um pedaço de papel toalha de 12 cm x 17 cm. Coloque uma das extremidades na água e apoie o outro lado sobre a extremidade superior da xícara. O papel absorverá a solução até a extremidade da xícara, facilitando o consumo da borboleta.
    • Coloque a borboleta na extremidade da xícara para que ela possa beber a solução.
    • Algumas borboletas, principalmente as borboletas macho, podem comer frutas frescas, como pêssegos, ameixas, cerejas ou laranjas. Abra a fruta para a borboleta poder alcançar a polpa.
  4. Estenda a mão e espere a borboleta rastejar até os seus dedos. Se ela não o fizer, segure-a com as asas fechadas na região logo acima do corpo. Você pode soltar a borboleta assim que ela recuperar as energias com a água açucarada ou o néctar. Não é necessário esperar ela sarar completamente.
    • Deixe a borboleta no seu dedo por um minuto e então leve-a para fora.
    • Espere ela se preparar para voar. Ela absorverá o calor do seu corpo antes de partir (principalmente se você tiver deixado-a na geladeira). A temperatura do lado de fora deve ser de pelo menos 12 °C para que a borboleta consiga sobreviver.
    Publicidade


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 120 303 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade