Baixe em PDF Baixe em PDF

A ave-do-paraíso, ou "Strelitzia reginae", tem folhas espessas e flores coloridas que lembram o formato da cabeça de um pássaro. Essa planta nativa da África do Sul precisa de um clima estável, com temperaturas entre 10 ºC e 20 ºC. É fácil cultivá-la dentro de casa em vasos, desde que seja exposta à luz solar adequada e tenha um solo bem úmido. A ave-do-paraíso é uma planta impressionante e bonita que não necessita de muitos cuidados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando a ave-do-paraíso

Baixe em PDF
  1. As sementes levam até um ano para germinar e uma planta jovem pode levar até sete anos para florescer. É muito mais fácil comprar uma planta adulta ou pegar uma muda do que começar a cultivá-la a partir de sementes, mas se você tiver paciência, vá em frente. Compre sementes de ave-do-paraíso ou a planta já crescida em viveiros ou em lojas de jardinagem.
    • Se você mora em um local com clima propício para o cultivo de ave-do-paraíso ao ar livre, talvez encontre sementes e mudas de mais de uma variedade da planta.
    • Em locais com invernos muito frios, onde a planta não sobrevive ao ar livre, é melhor encontrar um exemplar adulto cultivado em vaso para deixar dentro de casa.
    • Se preferir plantar sementes, compre as suas e coloque-as de molho na água por três dias (trocando a água diariamente). Plante-as enquanto ainda estiverem frescas.
  2. Essa planta necessita de uma temperatura estável, entre 10 ºC a 20 ºC. Se a sua região for muito mais fria ou quente, ela pode morrer se for plantada no jardim. Por sorte, a planta se dá bem em vasos dentro de casa, então você pode cultivá-la sem medo, seja qual for o local onde morar.
  3. A ave-do-paraíso se desenvolve melhor em solos ricos e úmidos, adubados com bastante composto orgânico para melhorar a drenagem. Uma boa drenagem é o segredo da saúde dessa planta, pois ela morre se as raízes ficarem molhadas em um local alagado.
    • Para plantar a ave-do-paraíso ao ar livre, prepare um canteiro com 30 cm de profundidade. Coloque cerca de 10 cm de composto orgânico ou outro material que ajude a enriquecer o solo e proporcione uma boa drenagem.
    • Se for plantá-la em um vaso, escolha uma opção grande de argila (que tenha furos no fundo para drenagem) e encha-o de substrato rico e argiloso. Você pode acrescentar uma colher de sopa de farinha de osso para enriquecer o solo ainda mais.
  4. A ave-do-paraíso precisa de sol pleno, portanto procure um local que receba pelo menos cinco horas de sol por dia. A planta pode sobreviver na sombra parcial, mas floresce em um local ensolarado.
    • Ao cultivar a ave-do-paraíso dentro de casa, é importante mantê-la em um cômodo com bastante luminosidade. Quando a temperatura externa estiver boa, também existe a opção de colocá-la ao ar livre, desde que você a leve para dentro caso fique muito quente ou volte a esfriar. [1]
  5. Dependendo da variedade cultivada e dos cuidados dedicados a ela, a ave-do-paraíso pode atingir até 1,50 m de altura. Ela é uma planta grande que ocupa um certo espaço, portanto, se estiver ao ar livre, deixe um espaço de 1,80 m entre cada exemplar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando da ave-do-paraíso

Baixe em PDF
  1. A rega inadequada é a causa mais comum de morte da planta. É muito importante manter o solo umedecido, mas não encharcado. Regue bem a planta uma ou duas vezes por semana, dando um tempo para a terra secar um pouco entre cada rega. Forneça 2,5 cm de água por semana.
    • De maio a agosto, regue a ave-do-paraíso apenas uma vez por semana. O solo deve ficar um pouco mais seco nos meses de outono e inverno. Também é possível fazer uma névoa para manter a umidade da planta alta.
    • Se a planta estiver em um vaso, ponha água até ela começar a escoar pelos furos de drenagem. Coloque um prato sob o vaso e jogue o excesso de água fora.
  2. Dessa forma, a ave-do-paraíso fica saudável e vistosa na primavera e no verão. Aplique um fertilizante 10-10-10 em volta do caule a cada duas semanas entre os meses de setembro e março. [2]
  3. A ave-do-paraíso não precisa de muita poda. Basta cortar os galhos com flores velhas do caule para mantê-la saudável. Faça isso na primavera para obter melhores resultados.
  4. Verifique se há pulgões e outras pragas prejudicando a planta cultivada ao ar livre. Ao localizar pulgões no caule ou nas folhas, retire-os e os jogue em um balde com água e sabão. Também é possível tirá-los da planta usando um jato forte de mangueira e repetir a operação se for preciso.
    • O uso pesticidas pode prejudicar a planta, por isso é melhor remover as pragas com as mãos ou jatos de água.
  5. Se a temperatura cair abaixo de 10 ºC no inverno da sua região, leve a planta para dentro de casa. Faça isso antes da primeira geada da estação ou antes que a ave-do-paraíso seja prejudicada pelo clima.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dividindo a planta

Baixe em PDF
  1. Quando a ave-do-paraíso atingir a maturidade, ela já pode ser dividida em duas ou três. Assim, você ganha exemplares a mais para guardar ou dar de presente aos amigos. Retire cuidadosamente a planta do vaso para não danificar a sua raiz. Use uma espátula ou outra ferramenta que ajude a remover a raiz intacta.
  2. Você verá brotos menores saindo do caule principal. Siga-os para achar a raiz e, com delicadeza, solte as raízes para separar a planta em duas ou três partes. É inevitável causar um pouco de dano à raiz, mas procure minimizar esse estrago ao máximo.
    • Uma faca pode ajudá-lo a separar a planta.
    • Tire as raízes que estiverem partidas ou danificadas nesse momento. É melhor fazer um corte reto e preciso do que arrancar a planta.
  3. Esse passo não é totalmente necessário, mas aumenta a chance de que as novas mudas sobrevivam e se transformem em plantas saudáveis. Você pode encontrar o hormônio enraizador em qualquer loja de artigos para jardinagem. Siga as instruções da embalagem do produto, polvilhando as extremidades das raízes de leve. [3]
  4. Lembre-se de escolher um solo rico, com boa drenagem e encher cada vaso quase até a borda. Centralize a planta no vaso.
  5. Dessa forma, as raízes cortadas formam uma barreira protetora, que impede que a planta fique encharcada a cada rega. Depois desse prazo, cuide das plantas conforme as orientações acima.
    Publicidade

Dicas

  • O húmus em contato com o caule aumenta as chances de que a raiz da planta apodreça. Dê uma distância de 5 cm a 7 cm do caule.
Publicidade

Avisos

  • As sementes da ave-do-paraíso são tóxicas. Elas podem provocar dores abdominais e vômito em crianças e animais de estimação.
  • Cada variedade da planta que não seja a "Strelitzia reginae" precisa de cuidados diferentes. Algumas precisam de solo seco e podem morrer se forem ficarem na umidade, portanto preste atenção para escolher a opção correta.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Local ensolarado do quintal ou cômodo (para o vaso).
  • Planta adulta de ave-do-paraíso.
  • Água.
  • Fertilizante 10-10-10.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 153 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade