Baixe em PDF Baixe em PDF

Não importa qual o nome que você usa, seja maconha, cannabis, marijuana ou qualquer outra coisa, a planta conhecida como Cannabis Sativa é realmente fácil de cultivar em casa quando se sabe o que precisa fazer. Uma plantação hidropônica vai fornecer rendimentos mais elevados e um tempo mais curto de crescimento em relação ao crescimento no solo, mas muitas vezes pode ser difícil para o produtor iniciante começar com hidroponia. A maioria das pessoas pensa em plantas que crescem na água quando ouvem o termo "hidroponia". Na verdade, suas plantas vão obter muitos dos benefícios da hidroponia ao receber os nutrientes diretamente de um abastecimento de água. No entanto, por causa da proporção entre ar e água na hidroponia, ela continua sendo o padrão da indústria. Este tutorial mostrará passo-a-passo como plantar e cultivar seu pé de maconha em três a quatro meses usando o (discutivelmente) mais fácil método hidropônico: regando à mão em um meio sem solo.

Método 1
Método 1 de 5:

Arrumando o básico

Baixe em PDF
  1. Cultivar maconha hidropônica é um pouco mais difícil do que cultivar no solo: você está otimizando nutrientes, luz e ventilação, o que pode ser difícil se você plantou maconha antes. Não espere saltar necessariamente direto de 8 a 80 sem problemas. Apesar do plantio ser fácil com o conhecimento e a informação correta, normalmente leva tempo para reunir as duas coisas.
    • Por outro lado, outras restrições podem forçá-lo a começar uma plantação hidropônica. Você pode ser bem-sucedido, mesmo se for um produtor de primeira viagem que quer uma plantação hidropônica. Pesquise bastante, mas evite espalhar muito a seus amigos ou conhecidos. Nada pode ser tão desencorajador quanto um falatório sobre sua plantação.
    • Experimente o cultivo de outras plantas em sistema hidropônico, além de maconha. A plantação hidropônica não é indicada apenas para a erva.
    • Você pode cultivar alface, tomates ou até mesmo cogumelos. As experiências com outras culturas podem ensinar lições valiosas e úteis para o cultivo de maconha.
  2. Com um pouco de pesquisa, você conseguirá juntar todos os materiais necessários por algo entre R$ 1000 – R$ 1500. Você pode esperar conseguir algo entre 30 e 100 gramas por planta no final. Você vai precisar de (veja a seção Materiais Necessários abaixo para mais detalhes):
    • Sementes de maconha ou clones;
    • Tinta branca ou mylar;
    • Nutrientes hidropônicos;
    • Vasos;
    • Adubo;
    • Lâmpadas para cultivo indoor;
    • Lâmpadas fluorescentes compactas (LFC);
    • Um temporizador;
    • Teste de pH do solo.
    • Ventiladores.
  3. As plantas crescem com a ajuda de luz, o que dificulta o cultivo dentro de casa. Muitas salas de cultivo estão alojadas em espaços escuros onde a luz é absorvida em vez de refletida. Para obter uma qualidade melhor e fazer a melhor erva possível, você vai precisar pintar suas paredes de um tom branco bem claro ou cobri-las com mylar.
    • Você pode cobrir as paredes com papel alumínio. Não é tão eficiente, mas deve ajudar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Iluminação e ventilação

Baixe em PDF
  1. Mantenha-as mais alto do que seus vasos. Elas devem ter espaço para serem elevadas à altura final das plantas. Há um milhão de maneiras de configurar ou pendurar as luzes, e você vai precisar prestar atenção para fazer o que funcionar melhor para a sua área de cultivo. O método mais simples pode envolver pendurá-las na barra de cabides do seu armário ou prendê-las em algo próximo que seja da altura certa.
    • Os refletores com presilhas são ótimos para usar com lâmpadas fluorescentes compactas. O soquete já vem conectado, e nenhuma fiação ou trabalho elétrico é realmente necessário. Além disso, a carcaça ajudar a refletir o máximo de luz possível. Lembre-se de que o excesso de luz que não atingir suas plantas é luz desperdiçada.
  2. Verifique se as luzes estão produzindo pelo menos o mínimo e, de preferência, a quantidade ideal de lúmens por metro quadrado. Lúmen é uma unidade para a quantidade total de luz visível emitida por uma fonte. Portanto, é útil comentar sobre quantos lúmens emite uma fonte, bem como quantos lúmens seu cultivo exige. Em um dia normal, o sol emite cerca de 7.000 a 10.000 lúmens por pé quadrado.
    • Para descobrir com quantos lúmens por metro quadrado você está trabalhando, basta dividir o total de lúmens pelo total de metros quadrados. Digamos que esteja trabalhando com duas lâmpadas fluorescentes de 300 watts, cada uma com 40 mil lúmens, em uma área de 3 x 3 x 2 metros. O total é de 80.000 lúmens e seu volume total é de 18. 80.000 ÷ 18 ˜ 4.400 lúmens por metro quadrado.
    • O mínimo absoluto necessário para cultivar plantas de tamanho médio é de cerca de 3.000 lúmens por metro quadrado. Note-se que a quantidade real de lúmens que chegar ao fundo da sua planta vai variar dependendo da distância da fonte de luz e da refletividade das redondezas.
  3. Ter luz suficiente vai ajudar a maconha a crescer saudável e bem, mas você deve ter cuidado para que as plantas não sobreaqueçam.
    • A temperatura ideal para o seu cultivo é algo entre 26 °C e 30 °C, com 32 °C sendo o máximo.
    • Se a temperatura ficar baixa, experimente adicionar um pequeno aquecedor para gerar calor.
    • Se a temperatura for superior, uma ventoinha e ventilação adicional podem ser necessários para ajudar a proporcionar as condições de crescimento perfeitas.
  4. A ventilação adequada é absolutamente necessária para as plantas vivas. Se a sala de cultivo é em um armário, por exemplo, não há muito mais que você possa fazer além de utilizar um ventilador oscilante. Numa caixa, no entanto, a adição de um sistema de ventilação é eficaz para muitos cultivos domésticos.
    • Para fazer um sistema de dutos, um simples ventilador de gaiola (ele se parece com uma roda de hamster) ligado a dutos ajudará a mitigar o aumento da temperatura e odores fortes.
    • Como acontece com qualquer plantação, incluir um ventilador oscilante adicional ajudará a fortalecer os caules das plantas de maconha à medida que crescem.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Germinação e plantio

Baixe em PDF
  1. Para que as sementes brotem, basta molhar um grande papel-toalha e embrulhar levemente as sementes entre as folhas. Coloque o papel e cubra com outro prato para manter a umidade.
    • Como alternativa, coloque o papel-toalha úmido em um saco plástico lacrado e deixe descansar em algum lugar escuro e quente por pelo menos 24 horas.
  2. A lã de rocha é um ótimo meio para cultivar a planta de maconha em estágio inicial. Uma vez que a muda começar a brotar um sistema radicular significativo, você pode transferi-la para o adubo.
    • Você pode comprar esses acessórios em floriculturas e pela internet.
  3. Ajuste a água para ter um pH de 5,5 a 6,0 para melhores resultados. Para diminuir o pH, adicione um pouco de vinagre à água. Para aumentar, acrescente um pouco de bicarbonato.
    • No início, dê às plantas nutrientes equivalentes a um quarto do total e vá aumentando ao longo de uma semana ou duas.
    • Esse sistema é "passivo". Diferente de sistemas "ativos", ele não exige que você compre equipamentos especiais para oferecer água e nutrientes às suas plantas.
    • Sistemas passivos são fáceis de manter. Sistemas ativos, porém, podem produzir colheitas bem maiores.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Cuidando da planta

Baixe em PDF
  1. Regue as plantas com água de pH equilibrado e repleta de nutrientes sempre que a parte superior do adubo começar a parecer seca. Isso vai começar com você regando as plantas a cada dois dias, quando elas estiverem pequenas, e deve acabar com você regando-as uma vez por dia no final do ciclo de floração da planta.
    • É importante que pelo menos um pouco mais de água saia do fundo do recipiente sempre que você molhar suas plantas, para evitar que os nutrientes não utilizados se acumulem.
    • O adubo e perlita são muito indulgentes se você colocar mais ou menos água na sua planta por acidente. Ajuste portanto a sua agenda de rega caso observe que as folhas da sua planta estão murchas ou caindo.
  2. Você pode manter suas plantas de maconha no estágio vegetativo, dando-lhes 18-24 horas de luz por dia.
    • Seu pé de maconha tem duas grandes fases de crescimento depois que deixa de ser uma muda, os estágios vegetativo e de floração . Você vai tratar a planta de forma diferente dependendo do estágio em que ela estiver.
    • Durante a fase vegetativa, as plantas de maconha estão apenas preocupadas em crescer e ficar grandes. A fim de manter suas plantas na fase vegetativa, eles terão de obter pelo menos 18 horas de luz por dia. Isso simula o "verão", quando os dias são longos. Você pode dar a suas plantas tanto quanto 24 horas de luz por dia durante a fase vegetativa, mas você vai encontrar o sucesso enquanto permanecer dentro de 18-24 horas de luz por dia.
    • A altura da planta é muitas vezes o principal fator para determinar por quanto tempo manter suas plantas de maconha no estágio vegetativo. Sua planta pode dobrar de altura no estágio de florescimento, de modo que você vai querer mantê-la no estágio vegetativo até que atinja cerca de metade da altura final desejada. Se cultivar em um armário, é uma boa ideia manter suas plantas na fase vegetativa até que alcancem de 20-60 centímetros.
  3. Isso ajudará ela a entrar na fase de floração. As 12 horas de luz estimulam a transição para o outono/inverno, fazendo a planta avançar para o próximo estágio.
    • Nessa fase, a planta direciona suas energias para criar flores e botões.
  4. As plantas femininas vão ter cabelos brancos. As plantas do sexo masculino vão dar origem a bolas parecidas com uvas que, eventualmente, se tornarão sacos polínicos.
    • Os machos polinizam as fêmeas, fazendo com que elas desviem energia da produção de THC para o crescimento das sementes. A erva polinizada também pode ser fumada, mas é bem menos potente que a não polinizada.
    • A fim de maximizar a quantidade de flores, é uma boa ideia remover todas as plantas masculinas para que não polinizem as fêmeas.
  5. Essa é a parte mais difícil para os produtores iniciantes. A floração pode durar de seis a 12 semanas ou mais, dependendo da estirpe de maconha que está cultivando.
    • Permaneça regando as plantas com água de pH controlado e enriquecida com nutrientes.
  6. Caso contrário, você pode realmente ser capaz de saborear os nutrientes nos seu produto final (sua maconha poderia deixar um gosto de produto químico na boca).
    • No final do ciclo de floração da planta, você pode notar que algumas das folhas mais velhas começam a ficar amarelas e cair. Isso é totalmente normal e é sinal de que sua planta está pegando nitrogênio das folhas e colocando-o nas gemas/flores. Este é um sinal de que ela está chegando perto do tempo de colheita, e normalmente você vai querer parar de dar às suas plantas nutrientes com a água durante as últimas duas semanas para garantir o melhor gosto possível para seu broto final.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Colheita e cura

Baixe em PDF
  1. Existem muitos métodos para determinar o momento certo para colher a sua planta. Basicamente, você quer colher quando 50-75% dos pistilos brancos/cabelos ganham um tom âmbar ou marrom. Outra maneira de saber é quando os tricomas (também conhecidos como cristais ou glândulas de resina) ou são todos brancos/leitosos, ou metade âmbar e metade branco.
    • O cultivo mais cedo gera um produto com efeitos de introspecção. A colheita tardia, por outro lado, gera um produto mais pesado e relaxante. Procure experimentar aos poucos para saber qual a melhor opção para você.
  2. As folhas farão sua fumaça muito mais pesada e não contêm muito THC, então você não quer que elas estejam no seu produto final.
    • Você ainda pode usá-las para fazer hash, manteiga ou Dragão Verde.
  3. Pendure as gemas aparadas de cabeça para baixo em um local fresco e escuro e deixe-as secando até que se tornem resistentes à pressão. Aperte-as para conferir.
  4. Coloque as gemas em um recipiente hermeticamente fechado e deixe-as em um lugar fresco e escuro por um período de duas semanas a um mês ou mais para "curar". Abra o frasco uma vez por dia para fazer o ar circular um pouco e liberar toda a umidade.
    • A umidade é o inimigo quando se cura e pode causar mofo: portanto, verifique se os botões estão devidamente secos antes de curá-los.
    Publicidade

Dicas

  • Conforme as plantas ficam mais altas e começam a florir, você pode precisar de mais um par de lâmpadas fluorescentes compactas para iluminá-las dos lados. Basicamente, se você ver um local sombrio, a sua planta se beneficiaria de uma luz extra lá.
  • Se notar que apenas as pontas das suas folhas começaram a ficar amarelas ou marrons, sua planta está mostrando os primeiros sinais de queimadura de nutrientes (nutrientes demais). Se isso acontecer, alimente as plantas com nutrientes pela metade por uma semana, então volte vagarosamente ao normal. Algumas cepas de maconha podem absorver uma grande quantidade de nutrientes, enquanto algumas outras são propensas à queima por nutrientes. A planta também pode mostrar sinais de queimadura de nutrientes se você não mantiver o pH certo. Jamais se esqueça de verificar o pH da água.
  • Existem muitos benefícios em relação ao cultivo de maconha dentro de casa em um ambiente sem solo que é uma mistura de pó de coco (também conhecida como fibra de coco) e perlita (proporciona grande aeração e drenagem). Nenhum dos meios atrai insetos, e como as raízes das plantas têm acesso a grandes quantidades de oxigênio e água, suas plantas vão crescer muito mais rápido e obter rendimentos mais elevados do que se fossem cultivadas em solo. As plantas também obtêm rendimentos mais elevados e crescem mais rapidamente quando seus nutrientes chegam de sua água (hidroponia), ao contrário de quando os procuram fora do solo.
  • A maioria dos novos produtores tende a colher as plantas muito cedo por causa da emoção. Suas gemas ganharão cerca de 25% do seu tamanho final nas últimas duas semanas, por isso é importante tentar ser paciente e esperar até o momento certo. Gemas que são colhidas cedo demais também são muitas vezes "ousadas" demais para algumas pessoas. Conforme os brotos se desenvolvem, eles começam a produzir substâncias químicas que tendem a ser mais relaxantes e 'mais chapantes'. Muitas pessoas gostam de cortar apenas algumas peças de sua planta e deixar o resto continuar crescendo. Isto permitirá que você teste o botão em diferentes fases.
  • Na maioria dos lugares, você pode comprar sementes online que serão enviadas à sua porta. No entanto, cabe a você determinar se é legal ou não cultivar maconha onde você mora. Hoje em dia, muitos lugares estão descriminalizando a maconha, ou legalizando a maconha medicinal, então verifique quais leis se aplicam a você.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes de maconha ou clones.
  • Nutrientes de alta qualidade.
  • Potes para colocar suas plantas dentro. Recomenda-se começar com vasos de 5 a 20 litros, dependendo do tamanho da sua área de cultivo e de quão grande você quer que suas plantas cresçam. Lembre-se que você terá que regar plantas mais frequentemente se elas forem mantidas em vasos pequenos, mas vasos maiores precisarão de mais luz.
  • A fibra de coco (misturada meio a meio com perlita para os melhores resultados), que tanto pode ser comprada mais barato online quanto em uma loja de jardim hidropônico.
  • LFC's (lâmpadas fluorescentes compactas). Você pode encontrar a LFC de 42 watts em uma loja de ferragens local e, para começar, você deve ter pelo menos duas lâmpadas de 42 watts por planta.
  • Soquetes de luz suficiente para todas as suas lâmpadas; geralmente, eles também vêm com algum tipo de clipe que você pode usar para prender suas lâmpadas em qualquer lugar.
  • Um timer para fazer suas luzes ligarem e desligarem quando quiser. Você pode obter um barato ou gastar mais por um digital. Você não precisa necessariamente de um para começar, mas vai precisar de um timer no momento em que começar a floração da sua planta (cerca de um mês depois).
  • Um kit de teste de pH. Você pode encontrá-los em lojas de animais na seção do aquário, mas é uma ideia melhor obter um especificamente para cultivo, uma vez que estes testes de pH são feitos em uma faixa mais útil para o cultivo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 631 106 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade