Você já passou da fase de usar aquela gravata que já vem com o nó? Começando com estas instruções úteis, uma gravata bonita, um espelho e um pouco de paciência, você pode se tornar um especialista em nós de gravata. São várias opções disponíveis, do nó simples e versátil até o clássico Windsor. As instruções para ajudar outra pessoa a colocar uma gravata são diferentes e não são abordadas neste artigo.
Passos
-
Passe a gravata ao redor do pescoço. Com o colarinho levantado e a camisa abotoada, coloque a gravata em torno dos ombros. Pendure a extremidade mais larga dela do lado direito, com a mais estreita cerca de 30 cm mais alta do lado esquerdo. [1] X Fonte de pesquisa
Dica: Evite usar esse nó pequeno e assimétrico em colarinhos mais abertos.
-
Cruze a extremidade ampla sobre a estreita. Leve a ponta mais larga para o lado esquerdo do corpo, por cima da ponta mais fina. Segure os dois pedaços de tecido perto do pescoço com a mão esquerda.
-
Passe a ponta larga por baixo da estreita. Enfie a mão direita por baixo da extremidade estreita, pegue a mais larga e puxe-a de volta para o lado direito.
-
Passe a ponta larga novamente. Cruze-a de novo por cima da ponta estreita, no mesmo ponto onde a mão esquerda está segurando o nó.
Nota: O lado frontal da gravata deve ficar voltado para frente outra vez, de modo que a costura fique escondida.
-
Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço. Dobre a ponta da extremidade larga por baixo dela mesma e puxe-a pelo laço do pescoço. [2] X Fonte de pesquisa
-
Insira a extremidade larga pelo nó da frente. Você terá um nó horizontal na frente da gravata. Segure esse nó aberto com o dedo e, com cuidado, insira a ponta larga nele.
-
Aperte o nó. Segure a ponta estreita e deslize o nó frontal para cima para apertar a gravata. Veja se ela está alinhada e se o comprimento está apropriado. O ideal é que ela termine sobre a parte superior da fivela do seu cinto.
- Aperte um pouco as laterais do nó para fazer uma covinha logo abaixo dele.
Dica: O nó simples é um pouco assimétrico no pescoço. Não se preocupe se ele parecer torto; é assim mesmo.
-
Passe a parte estreita no espaço atrás da parte larga da gravata.
-
Ajuste sua gola. A gravata deve ficar coberta pela gola, sem aparecer ao redor do pescoço.Publicidade
-
Coloque a gravata ao redor do pescoço. Deixe a extremidade larga do lado direito e a cerca de 36 cm abaixo da mais fina, à esquerda. [3] X Fonte de pesquisa O Windsor usa bastante tecido: a ponta larga deve ficar mais baixa do que o normal.
Dica: Muitos acham o nó Windsor, largo e simétrico, o mais elegante e formal. Use-o com um colarinho aberto. [4] X Fonte de pesquisa Thuy Tranthi, <i>Tie a Windsor Knot</i>, in <i>The Expert's Guide to 100 Things Everyone Should Know How to Do</i>, p. 51, (2004), ISBN 1-74114-586-4
-
-
Passe pelo laço do pescoço. Usando a mão direita, segure as duas pontas no local onde elas se cruzam, perto do colarinho. Com a mão esquerda, puxe a extremidade larga pelo laço do pescoço, vindo de baixo.
-
Passe a gravata para baixo novamente. Descanse a ponta larga de novo no peito à esquerda da ponta estreita.
-
Dobre-a atrás da ponta estreita. Pegue a ponta larga com a mão direita e puxe-a de volta para o lado direito do corpo, por baixo da ponta estreita. Segure o nó perto do colarinho usando a mão esquerda.
-
Passe a ponta larga pelo laço do pescoço, vindo pela frente. Mantenha-a do lado direito.
-
Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço. Insira a ponta da extremidade larga e puxe-a ainda do lado direito.
Nota: O avesso da ponta larga agora deverá estar voltado para frente.
-
Dobre a extremidade larga por cima da estreita. Dobre-a de volta da direita para a esquerda, de modo que o lado da frente fique visível outra vez.
-
Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço, vindo de baixo. Passe a extremidade larga pelo laço do pescoço uma última vez.
-
Insira a ponta larga pelo nó frontal. Passe-a pelo nó horizontal na frente da gravata e puxe-a.
-
Aperte o nó. Segure a base do nó frontal e aperte-o gentilmente nas laterais. Puxe a extremidade larga da gravata devagar para aproximar o nó do pescoço.Publicidade
-
Coloque a gravata de cabeça para baixo ao redor do colarinho. Diferente da maioria dos nós, o Pratt começa com a gravata de ponta-cabeça, de modo que a costura fique para frente. Deixe a extremidade larga da gravata caída do lado direito do corpo e a fina do lado esquerdo.
- Esse nó de tamanho médio é adequado para a maioria dos colarinhos e tipos físicos.
-
Verifique a posição da ponta larga. Quando a gravata estiver amarrada, a extremidade mais larga deve roçar a parte de cima da fivela do cinto. [7] X Fonte de pesquisa No começo, entretanto, eleve ou abaixe essa extremidade até que ela fique cerca de 2,5 a 5 cm abaixo desse ponto. O nó Pratt vai levantar a ponta depois de pronto. [8] X Fonte de pesquisa
- A extremidade estreita da gravata deve ficar mais alta do que a outra. Ela geralmente estará no nível do umbigo, mas a altura dela é menos importante do que a da extremidade larga. [9] X Fonte de pesquisa
-
Cruze a ponta larga por baixo da fina. Leve a ponta mais larga até o lado direito, colocando-a abaixo da ponta fina.
- Não mova a extremidade estreita da gravata em nenhuma parte desse nó; [10] X Fonte de pesquisa apenas a segure com firmeza enquanto usa a outra.
-
Leve a ponta larga até o laço ao redor do pescoço. Coloque-a sobre o laço, ainda do lado esquerdo.
-
Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço. Insira-a pelo laço de cima para baixo e puxe-a na mesma direção em que ela estava antes à esquerda.
-
Dobre a extremidade larga por cima da fina, da esquerda para a direita. Assim, você a vira, de modo que a costura não fica mais visível. A ponta larga se estenderá em um ângulo à sua direita.
-
Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço. Passe a extremidade larga pelo laço do pescoço outra vez, mas agora vindo de baixo.
-
Enfie a ponta larga pelo novo laço na frente. Sua última dobra criou um laço horizontal na frente da gravata. Enfie a extremidade larga por ele e puxe para baixo para apertar. A ponta longa da gravata agora estará na frente da ponta estreita.
-
Deslize o nó para ajustá-lo. Puxe a ponta larga e deslize o nó da frente até a base do colarinho para apertar a gravata.
- Para fazer uma covinha logo abaixo do nó frontal, aperte os lados dele um pouco ao ajustar a gravata. [11] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Posicione a ponta larga do lado direito. Coloque a gravata ao redor do pescoço e deixe os lados pendurados na sua frente. O lado mais largo deverá estar do lado direito do corpo e ficar cerca de 30 cm mais baixo do que o lado estreito, à esquerda. [12] X Fonte de pesquisa
- O nó meio Windsor é triangular e simétrico, adequado para ocasiões formais. Mais largo do que o nó simples, mas menos volumoso do que o Windsor, ele fica bem em quase todos os tipos de gravata e colarinho. [13] X Fonte de pesquisa Chic Simple, <i>Shirt and Tie</i>, p. 37, (1993), ISBN 0-500-01593-7 As gravatas de tecidos mais grossos precisarão de um colarinho mais aberto para esse nó.
-
Cruze a extremidade ampla sobre a estreita. Leve a ponta larga da gravata para o lado esquerdo do corpo, cruzando-a por cima da ponta mais fina.
-
Dobre a extremidade larga por baixo da mais fina. Complete um laço ao redor da ponta mais fina e puxe a mais larga de volta para o lado direito.
- O lado avesso da ponta mais larga deverá estar visível nesse ponto.
-
Leve a ponta larga até o laço do pescoço. Levante-a até o laço no colarinho, mantendo-a do lado direito.
-
Puxe a ponta larga pelo laço e para a direita. Insira essa ponta no laço e puxe-a do lado esquerdo para que ela se cruze embaixo da ponta mais fina.
-
Dobre a ponta larga sobre a frente da ponta mais estreita. Passe a ponta larga novamente pela frente até o lado direito.
-
Deslize a ponta larga pelo laço do pescoço. Dobre a extremidade larga pelo laço do pescoço outra vez.
-
Insira a extremidade larga pelo nó da frente. Solte o nó frontal com o dedo e enfie a extremidade larga dentro dele. Puxe-a para que fique sobre a ponta estreita.
-
Puxe a ponta larga para apertar. Aperte com cuidado o nó frontal enquanto puxa para deslizar o nó para cima e criar uma covinha na frente da gravata.Publicidade
Dicas
- Para os canhotos, pode ser mais fácil trocar as posições iniciais das pontas fina e larga. Nesse caso, troque todas as instruções para esquerda e direita.
- O ideal é que a ponta da gravata roce a parte de cima da fivela do cinto. Tudo bem se ela descer até a parte de baixo da fivela. Esse é o "estilo italiano". Se ela estiver mais baixa, experimente um nó que use bastante tecido, como o Windsor, ou troque por uma gravata mais curta. [14] X Fonte de pesquisa Da mesma maneira, se a gravata terminar acima do seu cinto, compre uma mais longa ou experimente o nó Pratt, que não usa muito tecido.
- Se a gravata tiver um laço embaixo do lado largo, você pode deslizar o lado estreito por esse laço para evitar que ele apareça atrás do outro.
- Para fazer uma covinha, segure a parte acima do nó pelas duas pontas e puxe-a para baixo um pouco até que ela fique mais apertada. Uma forma convexa aparecerá perto do nó. Use o polegar e o indicador para pressionar a parte de baixo do nó em um V. A forma ficará mais profunda, formando a covinha.
- Tente fazer uma musiquinha ou outro dispositivo mnemônico para se lembrar desses passos.
Vídeo
Referências
- ↑ https://www.thetiebar.com/how-to-tie/four-in-hand
- ↑ https://www.thetiebar.com/how-to-tie/four-in-hand
- ↑ http://www.tie-a-tie.net/windsor/
- ↑ Thuy Tranthi, Tie a Windsor Knot , in The Expert's Guide to 100 Things Everyone Should Know How to Do , p. 51, (2004), ISBN 1-74114-586-4
- ↑ http://www.ties.com/how-to-tie-a-tie/windsor
- ↑ http://www.tie-a-tie.net/windsor/
- ↑ http://www.wsj.com/articles/SB10001424052702303491404579391701064546672
- ↑ http://www.realmenrealstyle.com/pratt-shelby-milanese-necktie-knot/
- ↑ http://www.ties.com/how-to-tie-a-tie/pratt
- ↑ http://www.ties.com/how-to-tie-a-tie/pratt
- ↑ http://www.tie-a-tie.net/pratt/
- ↑ http://www.tie-a-tie.net/halfwindsor/
- ↑ Chic Simple, Shirt and Tie , p. 37, (1993), ISBN 0-500-01593-7
- ↑ http://www.wsj.com/articles/SB10001424052702303491404579391701064546672
Sobre este guia wikiHow
O melhor nó de gravata para iniciantes é o nó americano, que é elegante, tem um visual moderno e é fácil de fazer e desfazer. Passo 1: abotoe o colarinho e dobre-o para cima. Passo 2: Passe a gravata ao redor do colarinho, de modo que a ponta mais larga fique à direita, aproximadamente 10 cm abaixo da ponta mais estreita. Passo 3: cruze a ponta larga sobre a estreita. Passo 4: passe a ponta larga por trás, puxando-a da esquerda para a direita; segure a ponta mais fina no lugar o tempo todo. Passo 5: cruze a ponta larga pela frente, da direita para a esquerda. Passo 6: puxe a ponta larga pelo laço do pescoço e passe-a pelo laço criado na frente. Passo 7: segure a ponta estreita com uma mão e puxe a gravata pela ponta larga para estreitar o nó até onde for necessário. Passo 8: dê uma olhada para saber se a ponta larga está na altura do cinto (onde deve estar) e passe a ponta estreita por dentro do passador, localizado na parte traseira da gravata. Passo 9: dobre o colarinho para baixo, cobrindo bem a gravata ao longo de todo o colarinho.