Ah, aquela pergunta que atormenta todo ser humano há séculos: qual é melhor aplicativo de relacionamentos, o Bumble ou o Tinder? Ambos funcionam da mesma maneira: são voltados a relacionamentos, com perfis que podem ser deslizados para esquerda ou direita, recursos gratuitos e pagos, permitem que a conta seja fácil e prática de se montar e oferecem diversos meios para conversar com os matches. No entanto, há algumas diferenças fundamentais entre os apps: o Bumble é mais conhecido por exigir que uma mensagem seja enviada 24 horas após o match, enquanto o Tinder promove várias formas para que o match seja feito: através das “top picks”, das “Swipe Nights”, do recurso de descoberta, e muito mais. Leia este artigo para saber as diferenças entre esses aplicativos de relacionamento!
O que você precisa saber
- É possível enviar mensagens de voz no Bumble, enquanto o Tinder possui recursos diferentes de conversa, como compartilhar músicas e informações de contato.
- O Tinder possui um plano gratuito e três “níveis” pagos, cada um com benefícios diferentes. O Bumble possui apenas um plano pago junto ao gratuito.
- O Bumble é conhecido por dar mais controle das conversas para as mulheres, que precisam enviar a primeira mensagem após o match com um homem. Se o match ocorrer com alguém do mesmo gênero ou que seja não binário, qualquer usuário pode iniciar a conversa.
- No geral, o Bumble proporciona uma interação mais “lenta”, já que possui muitas informações de perfil e restrições de mensagens. O Tinder costuma ser mais prático e casual.
- O Bumble oferece diversos modos, como o Bumble BFF, para encontrar amigos, ou o Bizz, para networking e conexão de profissionais, portanto, ele não é apenas para relacionamentos amorosos.
Passos
-
O Bumble possui alguns recursos únicos para ajudar as pessoas a encontrarem conexões e iniciarem conversas.
- No Bumble, é possível dar ”rematch” se o tempo para iniciar a conversa terminar. No entanto, é uma ferramenta paga.
- Há algumas restrições intencionais na troca de mensagens pelo Bumble. As mulheres devem ter a iniciativa se derem match com um homem; quando a conexão ocorre entre indivíduos do mesmo sexo ou que sejam não binários, qualquer um pode iniciar a conversa.
- Outra restrição do Bumble é que há um limite de tempo para envio da primeira mensagem (24 horas) ou o match é desfeito. Depois desse período, não haverá mais como entrar em contato com o usuário. Além disso, é preciso responder à primeira mensagem também dentro de 24 horas para que a conexão não seja removida.
-
O Tinder se concentra mais nas diferentes maneiras de encontrar dates.
- Há uma página denominada “Explorar”, no Tinder, em que usuários podem navegar por diversas atividades e interesses. Ao clicar em um deles, serão exibidos perfis de indivíduos que também gostam daquilo. Por exemplo: selecionar “Tomar um café” vai mostrar possíveis matches que também querem tomar um cafezinho e conhecer alguém.
- A página de “top picks” do Tinder mostra uma seleção limitada de perfis que o app considera que seriam compatíveis com você.
- O Tinder também oferece diversos “níveis” de planos pagos, com a capacidade de “desfazer” curtidas e acessar informações mais detalhadas dos perfis, o que pode ajudar em algumas situações.
Publicidade
-
Os dois apps possuem um sistema de troca de mensagem. Os seguintes aspectos estão presentes em ambos:
- Envio de mensagens de texto.
- Chamada de vídeo.
- Envio de GIFs.
-
O Bumble apresenta alguns recursos únicos para a conversa de seus usuários.
- Perguntas Pessoais ilimitadas: elas podem ser enviadas a qualquer momento enquanto conversa com um match.
- Mensagens de voz: envio de uma rápida mensagem de áudio para o match.
- Preferências COVID: clique nesse botão, no menu “Mais opções”, para ver os cuidados que a pessoa toma em relação à COVID.
-
O Tinder também oferece algumas opções de conversa diferentes.
- Pergunta de abertura: você pode navegar pelas opções, mas elas podem ser enviadas apenas no início das conversas.
- Enviar músicas: você pode procurar e compartilhar uma canção ao match pelo Spotify.
- Enviar informações de contato: permite que você forneça seu número de celular e outros dados de redes sociais aos matches.
Publicidade
-
Os recursos de segurança do Bumble vão de aspectos pessoais aos de bem-estar emocionais. Há artigos informativos, guias e recursos na seção “Segurança e bem-estar”, disponível em seu perfil.
- Dentre as categorias, há “Exaustão mental”, “Sentimento de rejeição”, “Comportamento nocivo” e “Do Bumble para a vida real”.
- Há recursos de apoio, como os números da polícia, do CVV (Centro de Valorização da Vida), Apoio LGBTQ+ e um site de conselhos de segurança on-line (SaferNet).
- Embaixo das categorias, toque em “Obter ajuda do Bumble” para relatar um problema de segurança diretamente ao aplicativo.
-
O Tinder também implementou diversos recursos de segurança em seu aplicativo.
- Há guias sobre assédio, segurança, encontros fora do ambiente virtual, consentimento e viagens.
- O Tinder possui alguns “quiz” para ajudar o usuário a aprender práticas para se relacionar on-line de forma segura e com as diretrizes da comunidade.
- Também são oferecidos expedientes de segurança ao tocar no ícone de um escudo, no aplicativo. Na aba “Recursos”, há telefones de contato e o link para sites, como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e o Barong, que fornece informações sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
- O botão “Denunciar”, no perfil de um usuário, permite que você descreva a experiência que teve com ele no Tinder. Depois, a equipe de Confiança e Segurança do app investigará a situação. Ao denunciar uma pessoa, ela será removida de sua lista de matches e não aparecerá mais entre os “candidatos”.
-
O Tinder também já firmou parcerias com empresas para fornecer recursos adicionais de segurança:
- A Garbo é uma plataforma sem fins lucrativos que permite a verificação dos antecedentes de um usuário. Eles oferecem, apenas nos Estados Unidos, duas verificações grátis a cada membro do Tinder. [1] X Fonte de pesquisa
- Através do contato do Instituto Vita Alere, é possível obter suporte de saúde mental a qualquer momento.
- Também nos EUA, os usuários podem se aproveitar da plataforma Noonlight para aumentar a segurança de seus encontros. Com ela, é possível chamar ajuda silenciosamente à sua localização, salvar detalhes de um futuro date e adicionar amigos à sua rede. A Noonlight é vinculada à sua conta do Tinder e um símbolo será adicionado as suas conversas, indicando que você possui o recurso.
Publicidade
-
O Bumble disponibiliza um app de encontros completamente funcional, mesmo em seu “nível” gratuito.
- Os aspectos básicos estão todos incluídos deslizar perfis, dar match e conversar.
- O Bumble BFF é um modo totalmente separado da versão para relacionamentos. O usuário pode criar um perfil diferente (na mesma conta do Bumble) e ver gente que também procura amizade. É prático e simples alternar entre os modos “Date” e “BFF”.
- O Bumble Bizz é outro modo com usuários diferentes. É voltado à conexão de pessoas que compartilham interesses semelhantes relacionados à carreira e ao âmbito profissional.
-
O Tinder gratuito também é um app de relacionamentos completo.
- Os recursos básicos são os mesmos do Bumble: deslizar perfis, dar match e conversar.
- No Tinder, é possível subir um vídeo de dois segundos, chamado de Loop , semelhante ao “Boomerang”, do Instagram. Ele ocupará um lugar das fotos e é reproduzido repetidamente quando outros usuários visualizam seu perfil. É uma maneira divertida de dar um toque de sua personalidade a ele.
- O Swipe Night é um jogo interativo em que você pode “escolher sua aventura”. Sem dar spoilers, nele você responderá o que faria se o mundo estivesse acabando; após completá-lo, você poderá encontrar usuários que fizeram as mesmas escolhas que as suas.
Publicidade
-
O Tinder possui um plano gratuito e três “níveis” diferentes para assinatura. Você começará no gratuito por padrão; cada plano pago possui três níveis de recursos e o mais alto engloba todos as funcionalidades que os anteriores oferecem [2] X Fonte de pesquisa :
- Tinder Plus : permite que o usuário tenha curtidas e possa usar o “Voltar”, bem como a capacidade de ver perfis em qualquer localização e não ser incomodado por propagandas.
- Tinder Gold : dá ao usuário a chance de ver quem o curtiu, fornece mais “top picks”, dá cinco Super Likes por semana, um “Boost” gratuito por mês e tudo que o Tinder Plus oferece.
- Tinder Platinum : você poderá enviar mensagens antes de dar match, terá seus likes priorizados, poderá ver as curtidas que enviou nos últimos sete dias, e terá acesso a todos os recursos do Tinder Gold.
-
O Bumble possui apenas um nível pago além do gratuito (padrão). Ele permite que o usuário:
- Veja quem o curtiu.
- Possa aplicar quantos filtros avançados quiser para dar match.
- Alterar a localização com o modo Viagem para conferir perfis de outros lugares.
- Habilitar o modo Invisível, de forma que você apareça apenas para pessoas que você der like.
- Todos os recursos do Bumble Boost (SuperSwipe, Spotlight, Voltar, prorrogar o tempo para receber respostas e mais).
Publicidade
Dicas
- Você pode utilizar os dois aplicativos! Caso goste de alguns recursos do Tinder e do Bumble, experimente ambos.
- Leia este artigo para saber como manter a conversa “viva” no Bumble.
- Este artigo , escrito por um especialista no Tinder, poderá fornecer excelentes dicas.