PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pelos de gato saudáveis são lisos, macios e brilhantes, e não ásperos ou quebradiços. [1] Uma nutrição adequada e boa higiene ajudarão a manter os pelos saudáveis, sejam eles longos ou curtos. Depois de aprender os passos básicos para deixar os pelos saudáveis, será fácil incorporá-los na rotina de cuidados do felino.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escovando o gato

PDF download Baixe em PDF
  1. A escovação regular removerá os pelos soltos, a sujeira e os eventuais parasitas. Os óleos naturais produzidos na pele do gatinho também serão espalhados no pelo. [2] Dessa forma, o brilho e maciez da pelagem aumentará.
    • Escovar o animal com frequência também reduzirá a quantidade de pelo engolido quando o gato se lambe, reduzindo assim o número de bolas de pelo produzidas.
    • Comece a escovar o gatinho ainda filhote para que ele se acostume.
    • Também é possível procurar um banho e tosa para realizar um serviço profissional. Os preços podem variar bastante.
  2. As raças de pelo longo precisam ser escovadas com mais frequência do que as de pelo curto. Gatos com pelo longo precisam ser escovados algumas vezes na semana, enquanto para os com pelo curto basta uma vez por semana. Alguns especialistas sugerem escovar os bichinhos com pelo comprido diariamente por pelo menos 15 minutos. [3]
  3. Para escovar bem o bichinho, é necessário uma escova comum de qualidade, uma de cerdas e um pente com dentes de aço. [4] Todos os materiais devem ser feitos especificamente para os felinos.
    • Opcionalmente, um pano de camurça ou uma toalha de rosto podem ser usados para limpar o bichinho depois da escovação. [5] Dessa maneira, os pelos restantes serão removidos e o brilho da pelagem aumentará.
  4. Começando com a escova normal, escove a cabeça do animal de forma suave, depois siga em direção à cauda. [6] Em seguida, use o pente de aço da mesma forma. Assim as sujeiras e detritos serão removidos. Por fim, use uma escova de cerdas para remover os pelos soltos.
    • Caso o pelo do animal esteja embolado, desembarace cuidadosamente antes de escová-lo.
    • Se preferir, limpe o gatinho com um pano de camurça ou uma toalha de rosto depois da escovação para aumentar o brilho do pelo. [7]
    • Seja delicado nas áreas sensíveis do animal, como a barriga.
    • Para escovar a cauda de um gato com pelo comprido, divida a cauda no meio e escove para um dos lados.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Dando banho no gato

PDF download Baixe em PDF
  1. Gatos são conhecidos por se limparem sozinhos e raramente vão precisar de um banho. [8] Porém, se o gato não puder ou não quiser se limpar, pode ser necessário dar banhos com mais frequência. [9]
    • A frequência dos banhos depende da raça e do nível de atividade. Gatos muito ativos ou com pelos longos, por exemplo, podem precisar de banho com mais frequência. Um animal com artrite e que tem dificuldade de se limpar talvez também precise tomar banho com frequência.
  2. Alguns especialistas recomendam colocar algumas gotas de óleo mineral nos olhos do animal antes do banho para proteger contra o sabão. [10] Além disso, coloque bolas de algodão nos ouvidos dele para não entrar água.
    • Escolha um horário em que o animal esteja calmo para o banho. Brincar com o gatinho antes do banho pode ajudá-lo a se acalmar e cansar um pouco para que o momento seja menos estressante. [11]
    • Tente acalmá-lo antes do banho dando um petisco, falando de forma suave ou acariciando o gato.
    • Também é uma boa ideia cortar as unhas do bichinho antes do banho para se proteger de arranhões.
  3. Antes do banho, escove o gatinho completamente. [12] [13] Em seguida, pegue um pano molhado em água morna e limpe cuidadosamente o animal. Também é possível usar o pano para limpar suavemente o rosto do bichinho, caso esteja sujo. [14]
  4. Encha o tanque ou bacia com água morna (não muito quente) em uma quantidade suficiente para molhar o animal, mas não encha muito para não correr o risco do gato afundar. Coloque uma toalha ou tapete antiderrapante no fundo do tanque. [15] O bichinho pode se sentir mais seguro e ficar mais calmo se houver algo para ele se apoiar.
    • Não dê banho em um cômodo frio (no mínimo 21°C); caso contrário, o gato pode ficar resfriado. [16]
  5. Pode ser necessária a ajuda de outra pessoa para colocar o bichinho lá dentro. [17] Gatos geralmente não gostam de água, e essa etapa pode ser um pouco estressante.
    • Proteja suas mãos e braços de arranhões e mordidas usando luvas e camisa de manga longa.
  6. A pele dos gatos tem características diferentes da dos seres humanos, por isso não use xampu ou sabonete comum. [18] [19] Procure em uma pet shop da sua cidade por xampus e condicionadores para gatos, ou peça indicações ao veterinário.
    • O veterinário pode receitar xampus especiais se o animal tiver alergias ou outros problemas. Siga todas as instruções passadas pelo profissional.
  7. Usando um pouco de xampu e água morna (uma parte de xampu para cinco de água), massageie o pelo do animal. Esfregue de forma rápida, mas calma e dê atenção às áreas problemáticas (sujeira, pelo embolado, etc.). Comece da cabeça e continue até a cauda, tomando cuidado para evitar os olhos e ouvidos.
    • Também é possível usar uma mangueira não muito forte ou uma garrafa para molhar o bichinho. [20]
    • Converse com o gato em uma voz suave para tornar o banho menos estressante.
  8. Como gatos gostam de se limpar, e assim que o banho acabar eles vão começar a se lamber. Por isso, enxágue todo o animal para remover completamente o xampu ou condicionador antes de tirá-lo do tanque, assim o gato não vai ingerir tais substâncias por acidente. [21] Caso contrário, o gatinho pode ficar com dor de barriga ou outros problemas.
  9. Depois de enxaguar o gato, tire-o do tanque. Usando um pano ou papel-toalha, seque o gato e remova o excesso de água das pernas e da cauda. [22] Enrole o gatinho em uma toalha para secá-lo e mantenha-o aquecido até o pelo secar. [23]
    • Caso o animal tenha pelo curto e a casa estiver quente, ele pode conseguir se secar sozinho, sem uma toalha.
    • Secadores de cabelo não são uma boa ideia, já que eles podem ressecar a pele dos felinos ou até mesmo causar insolação. Além disso, o barulho pode assustar alguns gatos. Caso realmente queira usar um secador, coloque-o na temperatura mais baixa (ou no "frio"). [24]
  10. O banho pode ser suficiente para deixar o pelo do gato bonito e brilhante. Mas caso o animal tenha pelo longo, embolado ou embaraçado, escovar depois do banho ajuda o pelo a ficar mais bonito. [25]
  11. O banho pode ser estressante para muitos gatos, então dê uma recompensa ao animal. [26] Fazer carinho também pode ajudar a acalmá-lo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Alimentando o gato para ter um pelo saudável

PDF download Baixe em PDF
  1. Para ter pelos bonitos, o gato deve ter uma dieta saudável. Seja comendo ração úmida, seca, alimentos crus ou alguma combinação desses, a alimentação deve ser rica em proteínas e gorduras. [27] Também é importante sempre deixar água limpa e fresca disponível. [28]
    • Converse com um veterinário para pedir conselhos específicos sobre como escolher os alimentos certos para o seu gato em particular.
  2. A qualidade das rações pode variar. Para manter a aparência saudável do pelo do animal, verifique as informações nutricionais dos alimentos (listadas no rótulo) e veja se elas correspondem às necessidades atuais do animal.
    • Leia os rótulos das embalagens de ração para verificar se elas seguem as recomendações estabelecidas pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). [29]
    • Alimentar o animal com carne crua é recomendado por alguns especialistas como uma maneira de facilitar a ingestão dos nutrientes necessários.
  3. A necessidade alimentar do animal varia ao longo da vida. Alimentos voltados para filhotes não são adequados para gatos mais velhos e vice-versa. Os nutrientes de que o bichinho precisa também dependem de fatores individuais, como a saúde e o nível de atividade. [30] [31] Caso o gato não esteja comendo o tipo certo de alimento, o pelo pode parecer áspero e seco.
  4. Caso esteja alimentando e escovando o gato corretamente e ainda assim a pelagem estiver áspera, quebradiça ou sem vida, converse com um veterinário. Problemas de saúde, como complicações digestivas, parasitas, câncer, obesidade ou estresse podem afetar a aparência do pelo do felino. [32] [33] O veterinário pode descobrir se há um problema de saúde causando problemas no pelo do animal.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 245 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade