PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seja em computadores Windows, Mac ou smartphones, é possível saber a quantidade de espaço de armazenamento total e em uso do disco rígido. Desse modo, o usuário terá uma melhor noção de quanto está livre antes de instalar um programa grande ou baixar um arquivo pesado. Medir as dimensões da unidade física, retirando-a do computador, permitirá que você saiba qual o tipo de dispositivo que deverá comprar se for necessário substituir o HD. É muito importante compreender bem como obter as medidas e depois transformá-las em polegadas!

Método 1
Método 1 de 4:

Descobrindo a capacidade de armazenamento no iOS e Android

PDF download Baixe em PDF
  1. Nela, procure pela seção “Armazenamento e uso do iCloud”.
    • No Android, basta encontrar a guia “Armazenamento” e selecioná-la. [1]
  2. Em “Armazenamento”, que indica o espaço do disco rígido interno, e “iCloud”, que representa a quantidade para armazenamento em nuvem, você poderá determinar o total em uso e quanto está disponível.
    • Nos dispositivos Android com cartão SD, também haverá uma seção para eles. Consulte tanto “Armazenamento interno” — que representa o disco rígido do aparelho — quanto “Cartão SD”, para verificar o espaço remanescente.
  3. Basta somar o valor de “memória em uso” com o de “memória restante”; o resultado é a capacidade geral da unidade.
    • Esteja ciente de que uma parte do disco rígido é dedicada ao sistema operacional e outros arquivos vitais e inacessíveis. Portanto, o espaço atual não será correspondente ao valor vendido pela empresa (exemplo: um iPhone de 64 GB deverá ter, efetivamente, cerca de 60 GB disponíveis para o usuário).
    • Consulte o espaço total, de fato, acessando a guia “Sobre”, no menu “Geral”.
  4. A quantidade ocupada por aplicativos, imagens e outros dados e informações será mostrada.
    • Use esse recurso para obter um pouco mais de espaço. Se constatar que cerca de 6 ou 7 GB de espaço preenchido se originam de conversas salvas de aplicativos, apague-as para liberar armazenamento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Descobrindo a capacidade de armazenamento no Windows

PDF download Baixe em PDF
  1. Há duas seções diferentes exibidas, quando ela abrir: a primeira é “Pastas”, e a segunda, “Dispositivos e unidades”.
  2. )”, na segunda seção, a “Dispositivos e unidades”. Esse é o disco rígido padrão do computador, em que a maior parte dos arquivos é guardada.
    • O HD também pode ter o nome “OS (C:)”.
    • Para descobrir o tamanho de outra unidade conectada à máquina, basta procurar pela letra e nome dele, que deve estar próximo ao “C:”.
  3. As especificações dele serão exibidas. [2]
  4. Nela, o usuário conseguirá analisar a memória total, em uso e remanescente, em forma de gráfico. O valor “Capacidade” representa o potencial total de armazenamento do drive.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Descobrindo a capacidade de armazenamento no Mac

PDF download Baixe em PDF
  1. O menu “Apple” abrirá.
  2. Uma pequena janela com os detalhes do sistema, como a versão atual, será aberta.
  3. O ícone "Macintosh HD", que representa o disco principal, deve ser a primeira opção na lista. [3]
  4. Ao lado do ícone “Macintosh HD”, você deverá ver a mensagem “X de espaço livre no total de Y”; “X” representa o valor que pode ser usado, enquanto “Y” é a capacidade geral do disco rígido.
    • Os HDs do Mac exibem um relatório detalhado dos tipos de arquivo que estão tomando mais espaço. Através desse utilitário, é mais fácil encontrar itens grandes para liberar mais gigas de armazenamento.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Determinando o tamanho físico do disco rígido

PDF download Baixe em PDF
  1. Não há razão para fazer as medições do drive, ao menos que deseje instalar outro no lugar, justificando a necessidade de descobrir as dimensões exatas para que o novo modelo caiba.
    • Remover ou comprar um novo disco rígido no Mac não é recomendado sem ajuda de um técnico especializado.
  2. É preciso tomar muito cuidado ao manusear o drive, ou os dados podem ser corrompidos; recomenda-se fazer um backup para que, em caso de problemas, todas as informações possam ser restauradas.
  3. Se for um desktop, desconecte também a CPU (gabinete).
  4. [4]
    • Hoje em dia, a maioria dos laptops apresenta um botão para soltar a bateria, que deve estar na parte inferior da máquina. Poucos modelos ainda exigem que o usuário desparafuse o revestimento.
    • Mais uma razão para não abrir um Mac: é muito difícil desconectá-las.
  5. Em notebooks, você deverá tirar a proteção a partir da parte inferior; já nos de mesa, abra a lateral do gabinete.
    • Pode ser necessário ter uma chave de fenda para desparafusar painéis.
    • Se não estiver muito seguro em abrir a máquina, leve-a a uma loja de informática. O técnico poderá abrir e até fazer a reposição do disco rígido.
  6. Dependendo do modelo e fabricante, pode haver um suporte em volta dele, que precisa ser desparafusado.
  7. Há uma fita que liga a unidade ao computador que deve continuar conectada a ele; não será preciso retirá-la para medir o HD.
  8. Devido à fragilidade dele, coloque uma toalha ou travesseiro para dar suporte.
  9. Somente com ela, você já conseguirá determinar com exatidão as dimensões do disco rígido e sua classificação. Meça o comprimento, a largura e a altura.
    • Para maior precisão, anote os valores em milímetros usando este site .
    • Atenção à altura do HD. Esse valor determina quais modelos servem para o seu computador, se a intenção for trocar o disco rígido atual.
  10. Há dois principais tamanhos: 3,5 polegadas e 2,5 polegadas, que são classificações técnicas, referentes à largura da bandeja — o disco que armazena os dados do computador —, mas não da unidade completa. As dimensões, de fato, determinam a classificação dele.
    • Os modelos de 3,5 polegadas possuem 146 mm de comprimento, 101,6 mm de largura e altura de 19 ou 25,4 mm.
    • Já os de 2,5 polegadas têm 100 mm de comprimento, 69,85 mm de largura e 5, 7, 9,5 (o valor mais comum), 12,5, 15 ou, por fim, 19 mm de altura. [5]
  11. Elas serão úteis se você decidir trocar a unidade de armazenamento; basta comprar um modelo com as mesmas dimensões.
  12. Agora que já possui as dimensões exatas, basta fixá-lo novamente na em seu painel protetor!
    Publicidade

Dicas

  • O modelo pode indicar a capacidade padrão do disco rígido se ainda possuir o número de série do computador ou smartphone.
  • Fotos, vídeos e conversas com uso de várias mídias ocupam bastante espaço. Exclua alguma delas ou faça backups, de vez em quando, para liberar o armazenamento.
  • As unidades de 3,5 polegadas são as mais comuns em máquinas desktop, enquanto os notebooks apresentam as de 2,5 polegadas com maior frequência. As de 1,8 polegadas são reservados para dispositivos portáteis. [6]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 299 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade