PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem várias circunstâncias onde você pode precisar descrever uma garota. Talvez ela seja uma personagem em uma história que você está escrevendo ou você pode querer contar para um amigo que conheceu alguém. Independentemente do motivo, o mais óbvio é começar descrevendo a aparência física dela . Se quiser expressar melhor quem ela é, você também pode descrever a personalidade e os trejeitos dela. Se estiver descrevendo uma garota em um contexto de escrita criativa , escolha palavras que vão cativar o leitor, mas sem exagerar nos detalhes.

Método 1
Método 1 de 3:

Falando da aparência física

PDF download Baixe em PDF
  1. Leve em conta a primeira coisa que você costuma notar em uma pessoa quando a olha. Quando você olha para uma garota, a sua impressão inicial provavelmente inclui coisas como idade aproximada, etnia, altura e o formato do corpo. [1]
    • Pense na descrição mais generalizada que você usaria se tivesse que descrever um suspeito para a polícia ou o tipo de informação sobre a aparência que você encontraria em uma documentação.
    • Por exemplo, a sua primeira impressão pode ser que a garota é branca, adolescente, alta e rouca.
  2. Pense na cor, textura e comprimento do cabelo da garota. [2] Ele é loiro e liso ou cacheado e escuro? Ele tem camadas compridas ou está curto ou raspado? Os fios estão brilhantes ou opacos? Você também pode descrever o penteado dela, como um rabo de cavalo, trança ou se o cabelo estava apenas solto.
    • Por exemplo, você pode dizer: “O cabelo dela é naturalmente cacheado e volumoso e vai um pouco além dos ombros. Ele é castanho-escuro e tem algumas luzes em tom de caramelo.”
    • Se ela estiver com um penteado ou cor chamativos, inclua isso na sua descrição. Por exemplo: “O cabelo dela é curto e está com um penteado arrepiado. As pontas estão pintadas de azul-bebê.”
  3. Faça uma descrição geral do formato do rosto e alguns detalhes sobre traços em especial. Procure características que se destaquem e a tornem inconfundível e fácil de identificar.
    • Os olhos são uma das características que as pessoas mais notam nos rostos, então não esqueça de descrevê-los. Foque em coisas como a cor e o formato. Por exemplo: “Os olhos dela têm formato de amêndoas e são castanhos escuros.”
    • Quando for descrever o rosto como um todo, você pode dizer algo como “Ela tem um rosto largo e redondo com queixo pontudo. Os olhos dela são grandes e verde acinzentados, com cílios escuros. O nariz dela é pequeno e empinado na ponta.”
  4. Repare no tom de pele dela . A cor da pele é outra característica fácil de notar. Você pode usar termos em escala, como escura, média ou clara, ou dizer o nome da cor, como marrom, bege, bronzeada ou avermelhada.
    • Você também pode citar outras características fáceis de notar na pele dela, como sardas ou bochechas rosadas.
    • Por exemplo, você pode falar “Ela tem a pele clara e algumas sardas no nariz” ou “A pele dela é bronzeada e as bochechas são levemente avermelhadas”.
  5. Ela é alta, baixa ou tem uma altura mediana para a idade dela? Ela é magra, gorda ou está entre os dois? Se ela for atlética, pode ser definida e magra ou musculosa. Algumas garotas são curvilíneas, já outras são mais esguias ou têm o corpo reto.
    • Você também pode falar da postura dela, por exemplo, ela enverga a coluna ou fica bem ereta? [3]
    • Por exemplo, você pode falar “Ela é alta e esguia, mas têm má postura, o que faz com que ela pareça mais baixa do que é”.
  6. Você pode falar de peças de roupa específicas ou do estilo dela no geral. Por exemplo, se você for descrever como está a aparência dela em um momento em particular, pode dizer “Ela estava usando um vestido vermelho-claro que batia na altura dos joelhos e um tênis de lona azul”. Se for falar mais no geral, pode dizer algo como “Ela tem um estilo boêmio e usa cores chamativas”. [4]
    • Você também pode mencionar coisas como joias, acessórios e óculos. Por exemplo, “Ela sempre usa um par de brincos de argola dourados e simples”.
  7. Isso pode incluir feições naturais, como marcas de nascença ou cicatrizes, ou modificações intencionais, como tatuagens e piercings. Procure qualquer coisa que a destoe das outras pessoas e facilite a identificação dela. [5]
    • Por exemplo, você pode dizer: “Ela tem uma lasca no dente da frente e uma pinta à direita do nariz.”
  8. Se quiser, você pode dizer em poucas palavras o que você achou da aparência dela. Por exemplo, diga que a achou “linda”, “impressionante”, “normal” ou “bonita”. Você pode dizer que “Ela é estilosa e anda bem-arrumada” ou “Ela tem um visual mais ousado”. [6]
    • Dependendo do contexto, pode não ser apropriado usar descrições baseadas na sua opinião. Se estiver descrevendo uma pessoa real, pense em como ela se sentiria se ouvisse ou lesse a sua descrição.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Falando da personalidade e dos trejeitos

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense na primeira coisa que você diria sobre ela se alguém perguntasse como ela é como pessoa. Ela é extrovertida ou tímida? Mais séria ou mais brincalhona? Ela é cheia de ambição ou mais desencanada? Como é o senso de humor dela? Você também pode pensar na personalidade dela em termos de como ela interage com as outras pessoas. [7]
    • Por exemplo, você pode dizer “A Sarah é um pouco tímida no começo, mas fica muito mais falante quando cria intimidade com as pessoas. Ela é bem inteligente e tem um senso de humor nada ortodoxo”.
  2. Para realmente entender quem uma pessoa é , é importante saber um pouco das coisas que a interessam. Descreva o que sabe dos maiores interesses da garota em questão. Isso pode incluir objetivos profissionais, os hobbies dela, que tipo de comida ela gosta, o estilo musical preferido ou os filmes que ela mais gosta. Você também pode falar das crenças e valores dela.
    • Por exemplo: “A Flávia adora escrever e quer publicar um livro um dia. Ela também se importa bastante com causas de justiça social.”
  3. Leve em conta coisas como velocidade da fala e volume, assim como a escolha de palavras e padrões de fala. Talvez a garota que você está descrevendo fale rápido e atropele as palavras ou prefira falar mais devagar e calmamente. Ela pode ser do tipo de fala baixo ou uma pessoa que pode-se ouvir a 1 km de distância. Ela costuma falar as coisas diretamente ou prefere fazer rodeios?
    • Você também pode falar do som da voz dela. Ela é aguda e infantil ou mais grave e madura? Mais suave ou mais áspera?
    • Por exemplo, você pode dizer “Ela tem voz baixa e fala de forma nivelada. Ela fala devagar e cautelosamente, sempre pensando no que quer dizer antes de falar”.
  4. Repare na linguagem corporal dela . Uma boa parcela da comunicação humana é não verbal. [8] Conseguir descrever a linguagem corporal de uma garota pode ajudar bastante o ouvinte ou leitor a ter uma boa ideia de como ela é. Por exemplo:
    • Descreva como ela usa as mãos ao falar. Ela gesticula bastante ou costuma deixar as mãos paradas no colo?
    • Fale se a postura dela costuma ser aberta e confiante (braços nas laterais do corpo e cabeça erguida) ou mais fechada e defensiva (braços cruzados e olhar baixo ou virado para algum canto).
    • Fale das expressões faciais dela. Ela sorri bastante e faz contato visual? É mais provável que ela franza a testa ou fique com uma expressão neutra?
    • Você pode falar algo como “Ela é bem animada e está sempre mexendo as mãos quando fala”.
  5. Assim como fazemos com as características físicas, as pessoas têm comportamentos ou trejeitos que as tornam diferentes dos outros. Pense em coisas como palavras específicas que ela usa o tempo todo ou gestos em especial que ela costuma fazer.
    • Por exemplo, ela pode ter a mania de morder os dedos ou de ficar enrolando o cabelo nos dedos enquanto conversa com alguém.
    • Talvez ela tenha o costume de limpar a garganta com frequência ou usa uma frase o tempo todo (como sempre começar a frase com “É, então...”).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Descrevendo uma garota na escrita criativa

PDF download Baixe em PDF
  1. O leitor provavelmente vai perder o interesse se você parar para escrever uma lista de características físicas ou detalhes superficiais. Prefira usar apenas algumas características que você acha que são importantes para passar uma ideia de como é a aparência dela. [9]
    • Por exemplo, “Ela era nova, não passava dos 15. Tinha o rosto singelo e olhos escuros e impactantes. Seu corpo magro criava uma silhueta reta. A única exceção era o seu volumoso cabelo castanho caindo por seus ombros”.
    • Não fique se demorando em detalhes como o penteado, as roupas ou dimensões físicas a menos que eles sejam diretamente relevantes para o que está acontecendo no momento da descrição. Esboce apenas o básico.
  2. Quando for escolher palavras para a descrição, procure por formas de criar um grande impacto sem ter que usar um monte de adjetivos vagos. Escolha palavras que criem uma imagem clara e bem definida na cabeça do leitor. [10]
    • Por exemplo, em vez de dizer “Ela tinha olhos azuis bem claros”, experimente algo como “Os olhos dela eram da cor da espuma do mar”.
    • Em vez de dizer “O cabelo dela era comprido e castanho claro”, diga “O cabelo dela formava uma cascata cor de mel abaixo de seus ombros”.
  3. Quando estiver tentando passar uma ideia de como uma garota é como pessoa para o leitor, use exemplos concretos para ilustrar as características predominantes dela. Apenas dizer como ela é em vez de mostrar isso ao leitor deixará a personagem sem graça e pouco convincente. [11]
    • Por exemplo, em vez de dizer “Lilian achava tudo engraçado”, experimente algo como: “Lilian estava rindo à toa de novo. Não era preciso muito para fazê-la gargalhar. Uma vez ela riu quase a aula inteira depois que o professor de álgebra espirrou enquanto explicava como encontrar a inclinação de uma linha.”
  4. As suas descrições não precisam sempre ser literais. Dê vida à sua personagem na cabeça do leitor usando analogias, metáforas e descrições que criem sensações ou impressões sem necessariamente incluir detalhes específicos. [12]
    • Por exemplo, “A voz dela era como mel despejado sobre um bolo fofo”.
  5. Em vez de parar a narrativa para descrever a aparência ou os trejeitos da personagem, procure incluir as informações descritivas no fluxo da história. Por exemplo, você pode mencionar algo sobre a aparência dela enquanto descreve algo que ela está fazendo. [13]
    • Em vez de dizer “Ela tinha cabelos pretos longos presos em um rabo de cavalo”, experimente algo como: “'Vamos', ela disse, amarrando o cabelo preto comprido em um rabo de cavalo e deixando as escápulas à mostra enquanto os fios balançavam em suas costas.”
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 015 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade