Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os narizes existem em diversos tipos e formatos, e desenhá-los pode ser difícil, afinal, eles não têm muitas linhas — eles são compostos normalmente por curvas e sombras suaves. Continue lendo para encontrar algumas dicas boas para se preparar e desenhar um nariz com facilidade.
Passos
-
Faça um círculo grande no centro da folha. Ele funcionará como guia para todo o restante, portanto o tamanho dele determinará o tamanho do nariz final. Por hora, desenhe-o com o tamanho que quiser; você aprenderá a desenhar outros tamanhos mais tarde.
-
Adicione duas linhas verticais acima do círculo. Elas devem começar nas bordas, de modo que o desenho atual pareça um microfone de ponta cabeça.
-
Desenhe duas linhas curvas nas laterais para dar forma às narinas. A primeira linha, a parte superior da narina, se estende do terço inferior do círculo em uma curva para baixo. A segunda, a borda externa da narina, deve ser em forma de L, contornando a narina.
- Repita o processo no lado oposto.
-
Sombreie a parte externa do nariz. Conecte a parte inferior das narinas à ponta inferior do círculo com uma sombra leve. Desenhe uma linha através do terço inferior do círculo conectando as duas narinas (deixe para sombreá-la depois).
-
Crie guias no centro do círculo com sombras. Desenhe duas linhas verticais a partir do topo do círculo (onde ele se encontra com a ponte) e conecte-as à linha horizontal. Ao alcançar a divisória, incline as linhas verticais para dentro, de modo que "sigam" a curva do círculo.
- As linhas servem apenas como guias, portanto, não se preocupe em dar uma forma perfeita ao nariz. Você fará isso com as sombras.
-
Sombreie seguindo as guias. As linhas que desenhou funcionam como uma base para o sombreamento; basta começar a sombrear ao redor delas, utilizando marcas mais escuras para narizes maiores. Após terminar o sombreamento leve, utilize um lápis mais escuro para reforçar as sombras próximo das linhas. Agora é a hora de dar forma ao nariz e não é preciso seguir as guias à risca. Agora, você pode:
- Continuar sombreando e preenchendo pontos escuros, como a parte interna das narinas.
- Adicionar um pouco de branco às partes mais claras do nariz, como a ponta e a ponte.
- Utilize uma foto de referência para sombrear no começo caso esteja inseguro. Isto não é essencial, pois as guias devem ser mais do que úteis.
-
Determine o formato do nariz com o sombreamento. Contornos arredondados e sombras suaves são ideais para narizes femininos; contornos rígidos e sombras mais escuras costumam criar um nariz mais masculino. Pratique bem para criar narizes perfeitos.Publicidade
-
Comece com um círculo grande no centro da página. Este será, novamente, o guia para a formação do nariz.
- Praticamente todos os Passos abaixo são idênticos aos do Método anterior, mas a ideia é guiar o nariz para um dos lados.
-
Desenhe duas linhas verticais sobre o nariz. Uma delas deve ficar no centro, a outra, no lado direito. Caso queira desenhar o nariz virado para a esquerda, basta inverter a posição. As linhas devem continuar até dentro do círculo.
-
Desenhe uma linha horizontal no terço inferior do círculo, levemente para a esquerda. Ela deve ter o comprimento do círculo, mas ficar inclinada de modo que não caiba dentro dele. O lado esquerdo da linha deve atravessar o círculo; o lado direito não deve tocar a borda dele.
-
Desenhe uma narina curvada no lado esquerdo e uma menor no lado direito. A linha côncava deve partir da ponta esquerda da linha horizontal desenhada no Passo anterior. Como o nariz está virado, não deve ser possível ver muito bem a outra narina; desenhe-a como um "J" no lado oposto do círculo.
-
Adicione uma linha diagonal na junção das linhas horizontal e vertical. Ela representará o lado inferior da narina exposta e se estenderá diagonalmente a partir da linha horizontal no lado esquerdo do nariz, criando um pequeno triângulo dentro do círculo.
-
Comece sombreando a partir das guias. Lembre-se de que as sombras são mais fortes próximas das linhas. Comece com sombras leves seguindo os contornos gerais do nariz. Utilize então um lápis mais escuro para reforçar as sombras, concentrando-se nas narinas e nas linhas verticais da ponte do nariz.
- Mantenha em branco o espaço entre as linhas verticais e a região acima da guia horizontal.
Publicidade
-
Comece com um círculo grande. Em seguida, desenhe um círculo menor sobrepondo a borda direita do primeiro. O círculo grande forma o perfil do nariz; o menor, o perfil da narina. A altura do segundo círculo definirá a forma final do nariz.
-
Desenhe um "gancho" partindo do círculo menor e chegando ao maior para criar a narina. Ele deve sair naturalmente da borda do círculo, com uma curva interna, para dar forma à abertura da narina.
-
Faça algumas linhas para formar a ponte do nariz e o topo dos lábios. A primeira linha deve ser diagonal, saindo da borda do círculo maior. A segunda, curva, deve sair da base do círculo maior. A ideia é que elas "juntem" o nariz ao restante do rosto — olhe-se no espelho caso não saiba a quais partes elas se correspondem.
-
Apague a parte superior dos círculos. Observe um nariz real de perfil — os semicírculos ao redor das narinas terminam onde elas se encontram com a ponte do nariz. Você sombreará seguindo as linhas, mas a ideia é que elas não fiquem visíveis.
-
Use as guias para sombrear. Concentre-se no posicionamento dos círculos para iniciar o sombreamento. Foque-se nas bordas externas ao redor das narinas, preenchendo-as com preto para criar uma forma dramática.
-
6Preencha as partes claras com branco. Existem três pontos principais que precisam ser clareados em um nariz de perfil: a ponta, o topo da ponte e o pequeno círculo no centro da narina (a parte da narina mais próxima da "câmera" que "fotografou" o desenho).Publicidade
Dicas
- Utilize imagens de referência para praticar a aprender melhor a sombrear.
Publicidade
Materiais Necessários
- Papel
- Lápis (2B, 4B, 6B)
- Apontador
- Borracha
- Lápis de cor, giz de cera, canetinhas ou aquarela
Referências
Publicidade