Baixe em PDF Baixe em PDF

A aderência estática surge devido ao acúmulo de cargas elétricas nas roupas quando elas estão secas e entram em fricção (umas com as outras ou com demais objetos). Há algumas técnicas práticas que ajudam a reduzir o problema, mas você pode ter que mudar a sua forma de lavar e secar as roupas se a situação estiver tensa. Por exemplo: esfregue um item de metal nas peças para remover a carga elétrica, passe creme hidratante na pele, borrife laquê e outras misturas nos tecidos e assim por diante. Por fim, se você precisa de uma solução mais duradoura, mude a forma de fazer a lavagem: adicione vinagre e bicarbonato de sódio ao ciclo e estenda tudo no varal. Leia este artigo para descobrir mais!

O que você precisa saber

  • Para remover estática facilmente, passe um pano molhado ou um detergente em folha sobre a roupa. Use hidratantes na pele para evitar estática também.
  • Você pode passar objetos de metal, como cabides ou alfinetes, sobre o tecido para desfazer a estática.
  • Se a estática causar problemas diariamente, mude a forma como você lava as roupas. Adicione um pouco de condicionador de tecidos ou bicarbonato à lavagem. Você também pode colocar um pano úmido na máquina nos últimos dez minutos do ciclo de secagem.
Método 1
Método 1 de 5:

Soluções rápidas

Baixe em PDF
  1. Preencha um borrifador com água morna da torneira. Depois, borrife-a quatro ou cinco vezes nas peças a uma distância de 30 a 60 centímetros. Aplique um volume baixo, que sequer deixe as roupas úmidas. A água vai neutralizar as cargas estáticas que causam a aderência. [1]
    • Use a técnica logo antes de vestir as peças para ter bons resultados.
  2. Compre uma lata de laquê e borrife-o de uma distância de 30 a 60 cm da peça por três ou quatro segundos — sem deixá-la encharcada. O laquê é feito para combater a estática nos fios de cabelo, mas os mesmos agentes químicos evitam o acúmulo de carga em peças de roupa. [2]
    • Faça esse tratamento logo antes de vestir as peças para o laquê não se dissipar.
    • O laquê não vai manchar a peça, mas pode deixar resíduos. Se você prefere não arriscar a integridade do tecido, vire-o do avesso antes de fazer a aplicação.

    Dica: borrife o laquê de uma distância de 30 a 60 cm para ele não deixar manchas visíveis nas peças. Concentre-se nas áreas das roupas que estão mais aderentes.

  3. Misture um amaciante de tecido líquido com água na proporção de 1:30 em um borrifador. Chacoalhe-o bem e aplique por quatro ou cinco segundos de uma distância de 30 a 60 centímetros. Isso minimiza o efeito da aderência estática nas peças. Use a técnica logo antes de se vestir para ter um bom resultado. [3]
    • A maioria dos amaciantes não deixa manchas, ainda mais quando é diluída em água. Se você prefere não arriscar, vire as peças do avesso antes da aplicação.
    • Você também pode usar removedores de manchas e produtos do tipo.
  4. Essa é uma ótima opção quando há pressa ou quando você já estiver usando as roupas. O tecido dos amaciantes em folhas tem carga positiva, ajudando a equilibrar o acúmulo de elétrons negativos que causam estática. Panos úmidos também ajudam a eliminar estática porque a água é um bom condutor, ajudando a conduzir elétrons para fora.
    • Você pode usar o amaciante em folhas várias vezes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando objetos de metal para remover a aderência estática

Baixe em PDF
  1. Depois de lavar e secar as roupas, passe um cabide de metal nelas para descarregar eletricidade e remover a estática. Na hora de estender tudo no varal, use esses acessórios para evitar o problema. [4]
    • Você também pode passar um cabide de metal entre a pele e as roupas depois de vestir.
    • Essa estratégia é ainda melhor com tecidos delicados, como seda. No entanto, o cabide de metal pode distorcer certas peças, como blusas pesadas. Em caso de dúvida, passe o cabide na superfície do tecido uma vez antes de guardar a peça de outra forma (sem ser pendurada).
  2. Vire as peças de roupa do avesso, abra o alfinete e passe-o pela barra — para ele ficar escondido quando elas estiverem do lado certo. Depois, é só virar tudo de novo e vestir. [5]
    • Você pode usar essa estratégia depois de tirar as roupas da secadora, do armário ou da cômoda. O alfinete sempre vai remover a aderência estática.
    • Não coloque o alfinete na frente ou perto de uma parte exposta da bainha, ou ele vai ficar visível.
  3. Você pode usar um objeto de metal nas roupas para descarregar a estática. Passe um dedal ou uma escova nas peças com o problema. Só tenha cuidado, pois as cerdas da escova podem ficar presas no tecido e danificar as fibras. [6]
    • Assim como com as outras técnicas envolvendo metal, o segredo é que o dedal e a escova descarregam a carga elétrica e evitam o acúmulo de estática. Toque qualquer coisa de metal se você não tem acesso a esses acessórios.

    Dica: se você não quer andar por aí com um dedal, guarde-o no bolso da calça e só o use quando necessário. Isso também ajuda a reduzir a estática.

    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Ajustando o ciclo de lavagem

Baixe em PDF
  1. O bicarbonato de sódio funciona da mesma forma que o amaciante de tecidos: absorve as cargas elétricas das roupas durante a lavagem. Antes de começar o ciclo, acrescente ½ xícara (120 ml) do produto ao tambor a máquina antes do detergente e das peças em si. [7]
    • Se você pretende lavar as roupas na máquina, parte da carga elétrica pode acabar voltando depois que o bicarbonato de sódio sair do tambor. Portanto, se possível, use este método junto de outro dos que estão listados aqui — ainda mais se pretende estender tudo no varal.
    • Se você for lavar entre 1½ e 2 kg de roupa, diminua o volume do bicarbonato de sódio para ¼ xícara (60 mililitros).
    • O bicarbonato de sódio cria uma barreira em volta de cada peça, evitando o acúmulo de cargas negativas e positivas e, portanto, a aderência.
    • O bicarbonato de sódio também neutraliza cheiros.
  2. Depois do primeiro ciclo de lavagem da máquina, abra a tampa dela e acrescente ½ xícara (120 m) de vinagre branco destilado às roupas. Em seguida, retome o ciclo de enxague. O vinagre amacia os tecidos e evita que eles fiquem duros e secos, o que também reduz o acúmulo de estática. [8]
    • Não misture vinagre e alvejante. Esses ingredientes produzem um gás nocivo. Além disso, não use este método junto ao do bicarbonato de sódio — mas você pode misturá-lo com o da bolinha de papel-alumínio e o do amaciante.
    • Mergulhe uma toalha de rosto no vinagre branco em vez de colocar o líquido na máquina durante o ciclo de enxague para que as peças não fiquem com o cheiro dele. No entanto, esse cheiro não é muito forte de qualquer maneira.
    • Se a sua máquina tem um dispenser de amaciante, coloque o vinagre nele no início do ciclo. O vinagre também deixa as roupas mais claras e as brancas mais limpas.
    • O vinagre branco é ideal, mas você também pode optar por um vinagre de maçã (exceto em peças de roupas brancas ou claras).
  3. Amasse uma folha de papel-alumínio para formar uma bolinha bem compacta. Depois, coloque-a na máquina e ative-a para um ciclo normal. A bolinha descarrega as cargas positivas e negativas geradas durante a lavagem. [9]
    • Você pode usar o papel-alumínio com qualquer outro método, mas não misture bicarbonato de sódio e vinagre na máquina de lavar.

    Aviso: só coloque a bolinha de papel-alumínio na máquina de lavar , não na de secar. Ela pode causar um incêndio. Além disso, tire-a do tambor quando for recolher as roupas.

  4. O amaciante líquido ajuda a evitar o acúmulo de estática durante o ciclo de lavagem. Adicione 2 ou 3 colheres de chá (10 a 15 ml) do produto ao ciclo — seguindo as instruções do rótulo. Durante o processo, as roupas acabam acumulando uma carga elétrica conforme são reviradas no tambor. O amaciante, por sua vez, tem ingredientes químicos que evitam que elas grudem umas nas outras. [10]
    • Você também pode usar lenços amaciantes, ainda mais se não quiser mexer com muitos líquidos. Contudo, geralmente eles são usadas na máquina de secar , não na de lavar.
    • Você pode usar o amaciante com qualquer outro método desta seção.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Secando as roupas

Baixe em PDF
  1. As bolas de lavar roupa funcionam do mesmo jeito que os lenços amaciantes: amaciam os tecidos sem o uso de produtos químicos. Adicione uma ou duas delas à máquina quando você for transferir as peças molhadas e ative o ciclo de secagem normalmente. [11]
    • As bolas de lavar roupa também minimizam o contato entre os tecidos na máquina, o que reduz o acúmulo de cargas elétricas e de estática.
  2. Pare o ciclo de secagem quando faltarem dez minutos para ele acabar. Coloque a secadora na menor temperatura e ponha uma toalha de rosto úmida no tambor. Em seguida, retome o ciclo. A água vai absorver parte das cargas elétricas da máquina e deixar os tecidos macios e soltos. [12]
    • É mais ou menos o mesmo princípio de borrifar um pouco d'água nas roupas depois que elas secam.
  3. Chacoalhe cada peça duas ou três vezes na hora de tirar da secadora para evitar que a estática acumule.
    • Isso só dá certo se você tirar as roupas da secadora imediatamente após o ciclo.
  4. Você também pode ser tradicional e estender as roupas no varal depois de tirar tudo da máquina de lavar. Se preferir, ligue a secadora por meio ciclo para secar as roupas um pouco e, depois, ponha tudo no varal para terminar. [13]
    • Muitas vezes, o que causa o acúmulo de carga elétricas e a aderência estática é o fato de que a pessoa tenta secar roupas molhadas com calor. Ao estender as peças no varal, você vai evitar que elas fiquem muito secas e, assim, reduzir bastante o problema.
    • Estenda as roupas com cabides de metal no varal para melhorar ainda mais os resultados.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Fazendo alguns ajustes simples no dia a dia

Baixe em PDF
  1. Todo tipo de creme hidratante ajuda a remover a aderência estática. Portanto, passe algo do tipo nas pernas, no tronco e nos braços antes de se vestir — sem deixar acumular em certos pontos. [14]
    • Hidrate a pele para acabar com aquela sensação seca que faz os tecidos com cargas elétricas grudarem.
    • Você pode passar o creme nas mãos antes de tirar as roupas da secadora e de dobrar para não transferir o excesso de carga elétrica ao tecido.

    Dica: se você não gosta tanto de passar creme na pele, pelo menos passe um pouco nas mãos e no corpo para ter um mínimo de hidratação.

  2. Se o seu cabelo fica "em choque" com a aderência estática das roupas, passe um condicionador hidratante no banho. Caso prefira um produto seco, deixe para fazer o tratamento depois do banho, na hora que for se pentear. [15]
    • Você pode usar um condicionador à base de silicone para proteger o cabelo da estática, mas ainda não há um consenso em relação à eficácia desse produto.
    • Hidrate o cabelo para evitar que ele resseque e atraia mais eletricidade estática.
  3. A maioria dos calçados tem sola de borracha, material que acumula eletricidade estática. Se você notar que as suas roupas desenvolvem aderência estática ao longo do dia, pode ser que o motivo esteja nos seus pés. [16]
    • Você pode usar calçados de couro para aterrar o seu corpo, já que o material não acumula cargas elétrica que nem borracha.
    Publicidade

Dicas

  • Se você vive tendo problemas com aderência estática, coloque um umidificador na lavanderia da sua casa. A umidade ajuda a resolver a situação, já que reduz a carga elétrica no ar seco. [17]
  • Tecidos sintéticos desenvolvem mais aderência estática do que fibras naturais, como algodão e lã. [18]
Publicidade

Materiais Necessários

Usando objetos de metal para remover a aderência estática

  • Cabide de metal.
  • Dedal ou escova de metal.
  • Alfinete.

Borrifando laquê e outros materiais nas roupas

  • Borrifador.
  • Amaciante de tecido.
  • Água.
  • Laquê.

Ajustando o ciclo de lavagem

  • Amaciante de tecido.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Vinagre branco.

Secando as roupas

  • Papel-alumínio.
  • Bolas de lavar roupa.

Fazendo alguns ajustes simples no dia a dia

  • Calçados de couro.
  • Hidratante para o cabelo.
  • Condicionador.
  • Creme hidratar.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 128 325 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade