Baixe em PDF Baixe em PDF

Eis um problema que afeta milhões de pessoas: precisar passar fita em algo, mas não conseguir achar a ponta do rolo. Pode ser enfurecedor. Após tentar, sem sucesso, usar a técnica clássica de "girar o rolo até achar a ponta", você começa a se sentir frustrado e desanimado. No entanto, não desista! Recorra aos métodos descritos neste artigo para obter sucesso nessa empreitada.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando seus sentidos

Baixe em PDF
  1. Gire-o nas mãos com calma e examine cada centímetro da sua circunferência. A ponta terá um pequeno relevo espesso e quase invisível passando na fita horizontalmente. Ela pode ser um pouco mais escura e bem mais discreta que o restante do objeto. Se não encontrá-la no primeiro "giro", tente outra vez.
    • Se a fita for estampada, encontre uma falha ou sobreposição nos desenhos contínuos. Por exemplo: se o rolo de fita adesiva tiver listras, examine-as de perto até encontrar o ponto em que as cores do material não combinem.
  2. Se o rolo não tiver sido bem usado, sua "ponta" pode estar serrilhada, irregular ou muito longa. Ela pode até estar diminuindo de tamanho gradualmente.
  3. Use-as para aguçar seu tato. Se quiser melhorar ainda mais o efeito, passe as unhas. Sinta os relevos ou as depressões na fita. Sua ponta terá um aspecto diferente em relação ao resto do material. Caso a borda seja grande o bastante, seu dedo pode até pegá-la de leve. Se achar que a identificou com o olhar, passe o dedo no local para fazer um exame mais preciso.
    • Se suas unhas forem muito curtas, tente passar a lâmina de uma faca (ou um palito de dente, clipe de papel, chave etc. — qualquer coisa que o ajude a sentir com precisão a mudança na superfície da fita) pelo aro do rolo. Cuidado para não por muita força no movimento e perfurar o acessório.
    • Se não sentir nada na primeira tentativa, vá na direção oposta.
  4. Escolha um local da fita que consiga segurar entre o polegar e o indicador. Depois disso, use um desses dedos para puxar a ponta diagonalmente a partir do local escolhido. Puxe-a até ter acesso a todo o produto. Os óleos naturais da mão o ajudarão a evitar que o objeto volte a se perder. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando produtos para fazer marcas no rolo

Baixe em PDF
  1. Se a fita for escura, use uma substância clara e contrastante para encontrar a ponta. Com este método, basta esfregar algum produto branco grumoso — farinha, giz e bicarbonato de sódio são bons exemplos — na superfície do rolo até que ele "grude" na ponta. Se estiver usando uma fita mais espessa, como silver tape , este efeito pode ficar ainda mais aparente.
  2. Qualquer material serve, desde que seja grumoso e tenha uma cor contrastante à fita.
  3. Se quiser, umedeça-o de antemão para facilitar o processo.
    • Se não quiser usar o dedo, leve o rolo de fita diretamente à farinha ou ao pó de giz. Deixe-o bem empapado. Com sorte, o produto grudará logo na ponta da fita, cumprindo seu objetivo!
  4. Percorra uma direção com calma e atenção; depois, vá na direção oposta. Assim, seu dedo provavelmente chegará à ponta do rolo. Não deixe de explorar qualquer parte da fita. A ponta ficará aparente em pouco tempo, já que o produto formará uma linha branca na região.
  5. Tente não sujar o lado adesivo da fita com o produto.
  6. Se ela for clara, tente passar o grafite do lápis pelo rolo. Ele terá um efeito semelhante à farinha; o acessório ficará em relevo quando chegar à ponta do rolo, evidenciando-a.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando o problema

Baixe em PDF
  1. Assim, ela será rasgada no mesmo local todas as vezes que for usada — e você terá menos dificuldade para encontrar a ponta no futuro! [2]
  2. Sempre que terminar de usar a fita, ponha um palito sob o adesivo, a cerca de 1,3 cm da extremidade. Assim, quando precisar dela de novo, você poderá identificar o local certo com facilidade. Este método é ainda mais útil com fitas transparentes. [3]
    • Em teoria, qualquer objeto serve para marcar a ponta da fita: um pedaço de papel, um clipe, um galho, um cartão etc. Use qualquer coisa que seja pequena e se sobressaia em relação à fita em si. Improvise uma solução usando os materiais que tiver à disposição em casa ou no trabalho.
  3. Isso criará uma "aba", que o ajudará da próxima vez que precisar do produto. Faça a dobra em um ângulo reto ou a 45 graus (triangular).
  4. Esses equipamentos incluem um carretel (onde os rolos de fita são encaixados) e uma ponta serrilhada (para o corte). Ao puxar a fita a essa ponta, ela é cortada de modo reto e natural. Depois, o adesivo fica imóvel até ser usado novamente.
    • Considere também comprar um aplicador em formato de "pistola" para o caso de precisar empacotar algo. Esse equipamento é uma versão conveniente e manual do dispensador tradicional. Passe-o pela superfície de qualquer caixa para fechá-la sem perder a ponta do adesivo. [4]
    • Lojas de equipamentos para escritórios (físicas e virtuais) vendem dispensadores do tipo. Lembre-se que muitos deles são feitos para rolos de fita "comuns" (com cerca de 5 cm de largura).
  5. É mais fácil e conveniente achar a ponta de rolos do tipo, já que é possível identificar visualmente as mudanças no desenho. [5]
  6. Alguns rolos têm marcas (como linhas pretas) nas laterais, apontando onde o adesivo termina. Isso elimina a necessidade de encontrar a ponta — basta encontrar a marcação! O produto é vendido em lojas de equipamentos para escritório físicas e virtuais. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Não se obrigue a se frustrar dessa maneira novamente. Da próxima vez que encontrar a ponta da fita, previna-se: use um dispensador, um palito de dente, um corte em V etc. para sempre saber onde ela está.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Fita.
  • Farinha, giz ou lápis.
  • Persistência.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 567 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade