Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está procurando por um nome legal para uma banda? Ele pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, por isso, é uma escolha bastante importante. No dia em que o grupo estiver fazendo sucesso por todo o mundo, seu nome pode até ser colocado entre os maiores ícones da música! Portanto, leia este artigo e pense bem antes de escolher!

Método 1
Método 1 de 3:

Aprendendo as regras para criar um bom nome de banda

Baixe em PDF
  1. Pense bem: quantas bandas têm mais que três palavras no nome? Não muitas. É uma regra básica: não crie um nome com mais de três palavras. [1]
    • As pessoas precisam saber como soletrar e pronunciar o nome da banda para lembrar com mais facilidade.
    • Ele pode ser facilmente abreviado? Se sim, é algo que pode ajudar bastante na hora de fazer merchandising e vender produtos. É por essa razão que Trent Reznor escolheu Nine Inch Nails como nome da banda que fundou.
    • Avalie como o nome ficará estampado nos produtos vendidos. Ele aparecerá em tudo se o grupo fizer sucesso, desde as capas de álbuns até camisetas. Leve isso em consideração.
  2. Quando o título da banda é fácil de ser buscado, as técnicas de SEO ( Search Engine Optimization – Otimização de Motores de Busca) facilitam que as buscas realizadas na internet por qualquer pessoa encontrem informações sobre o grupo musical. Nomes comuns demais (como "Girls" ou "Floresta", por exemplo) acabarão perdidos nos resultados da busca, pois eles mostrarão várias entradas relacionadas a "Girls" (Garotas, em inglês) ou "Floresta", que são termos muito utilizados. [2]
    • Por isso, o nome da banda não deve utilizar uma palavra ou frase comuns. Não é o ideal definir uma palavra comum, como "Harmonia" ou "Black" (Preto), já que os resultados, ao pesquisar por eles, serão infinitos. Os grupos com nomes mais comuns (Eagles ou Kansas, por exemplo) foram criados muito antes de alguém pensar em SEO ou sites de busca. [3]
    • Nomes com ortografia alterada podem acabar fazendo com que as pessoas procurem por algo que não queriam. Por isso, não invente muito.
    • Evite usar símbolos especiais, como códigos ou acentos pouco usados (trema, por exemplo). Muitos podem confundir-se na hora da pesquisa ou nem saber como inserir tal código.
    • Utilizar mais que uma palavra facilita bastante a pesquisa pela banda (ao usar uma só palavra, é necessário ser criativo e criar algo bem incomum).
  3. É preciso saber estabelecer um limite, como bem sabe a banda "Viet Cong", que não conseguia sequer fazer shows devido a isso. [4]
    • É sensato que o significado não mostre tolerância em relação a comportamentos inadequados. Apesar de dar um ar de revolta, a banda escocesa "Dogs Die in Hot Cars" (Cães Morrem em Carros Quentes) só manchou a própria imagem devido ao nome.
    • Não se aproveite de tragédias ou do sofrimento humano. Além disso, dar à banda um nome constituído de uma palavra de baixo calão poderá prejudicá-la, já que algumas rádios podem recusar-se a falá-la no ar.
  4. Evite termos e técnicas que já foram "da moda" e que são cliché hoje em dia.
    • Evite colocar um número. "Boys II Men" é bastante "brega".
    • Acrônimos também já estão datados. Ninguém mais se lembra do grupo "NSYNC" ao tentar criar um nome de banda. Colocar um ponto de exclamação no fim do nome também é algo ultrapassado.
    • Adicionar uma letra extra ao final do nome também é cliché e deve ser evitado. "Ratt", por exemplo. [5]
  5. Qual é o gênero da música que tocam? Qual a marca que o grupo representa? Ele defende alguma visão ou ideologia? Qual é o público-alvo? Entender a essência da banda pode ajudar a inventar um bom nome. [6]
    • O nome deve corresponder à marca e o estilo musical. Uma banda de "country rock" nunca vai fazer o sucesso se o nome remeter aos grupos de punk rock. As pessoas vão ficar decepcionadas ao ouvirem um som muito diferente do que o título do conjunto sugere.
    • Caso saiba qual é o público alvo da banda, escolha um nome que seja atrativo a essa categoria. Foi assim que os integrantes do "Green Day" definiram esse nome, pois ele faz referência ao consumo de maconha, ou seja, era uma referência para atingir os jovens rebeldes da época da fundação da banda (fim dos anos 80).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo um nome

Baixe em PDF
  1. Combine-a com outra coisa se quiser. Seu doce favorito? O nome da sua namorada no colegial? A cidade onde nasceu? São todas palavras que podem ser colocadas no nome da banda ou utilizadas sozinhas para designá-lo. [7]
    • Ter um significado por trás do nome da marca pode ser importante em relação à publicidade. Deve haver uma história interessante por trás dele, como é o caso do grupo "Led Zeppelin" (que surgiu após Keith Moon, da banda "The Who", ver um show deles e dizer que eles voariam como um "balão de chumbo" – chamado de Lead Zeppelin no inglês britânico). A banda gostou da ideia, retirando apenas o "a" de "Lead".
    • Faça uma lista com ídolos, lugares e coisas que gostar. Faça isso sem pensar demais e você poderá encontrar um bom nome para a banda na lista (principalmente ao combinar algumas das palavras).
  2. Elas podem ter um bom efeito sobre o público; como exemplo, a banda "Veruca Salt", que tirou o nome de uma personagem do livro "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolates".
    • Mikey Way trabalhava na livraria Barnes & Noble quando viu o livro "Three Tales of Chemical Romance", de Irvine Welsh. A partir disso, criou o nome "My Chemical Romance" para a banda dele. O conjunto "Good Charlotte" também se inspirou no livro de mesmo nome, enquanto Matthew Sanders nomeou a própria banda ao ler o livro do Gênesis na Bíblia ("Avenged Sevenfold", ou "vingado sete vezes", em português).
    • Uma banda chamada "Natalie Portman’s Shaved Head" (A Cabeça Raspada de Natalie Portman) já existiu, mas acabou mudando de nome. Não é uma boa ideia dar o nome de uma celebridade a um grupo musical, principalmente ao referir-se a um acontecimento ocorrido há tempos.
    • Use a letra de uma música. A banda "Panic At The Disco" se inspirou na música "Panic", da "Name Taken", e os integrantes do "All Time Low" encontraram o título na canção "Head On Collision", da New Found Glory.
  3. Flores, alimentos, máquinas de costura, qualquer coisa! Olhe à sua volta e você encontrará muita inspiração para criar nomes bem interessantes.
    • Os irmãos Malcolm e Angus Young, da banda "AC/DC", decidiram por esse nome ao encontrar a sigla "AC/DC" na parte de trás de uma máquina de costura (que significa Alternating Current/Direct Current, ou seja, Corrente Alternada/Corrente Contínua).
    • Alimentos também podem formar bons nomes de bandas. "Black-eyed Peas" (Ervilhas de Olhos Pretos) ou "Red Hot Chili Peppers" (Pimentas Vermelhas Picantes) são alguns exemplos.
  4. Existem diversas maneiras de escolher um título qualquer. Em alguns casos, os músicos pegam um dicionário e definem uma palavra aleatoriamente. É o caso dos grupos "REM", "The Pixies", "Incubus", "The Grateful Dead", "Evanescence" e "Outkast". O mesmo se aplica a "Apoptygma Berzerk", que são duas palavras incomuns escolhidas ao acaso.
    • Use um "gerador de nomes" de bandas. Alguns sites podem criar um nome aleatoriamente para você. [8] A desvantagem dessas ferramentas é que sem o uso da criatividade, o nome não terá muito significado para os integrantes.
    • Ainda assim, palavras aleatórias podem criar nomes interessantes, desde que sejam únicos. Basta pensar na banda "Pearl Jam", que foi criada através de duas palavras aleatórias, que nada têm a ver uma com a outra.
    • Outra opção é pensar em termos que você considera legal para criar um nome composto, ou até juntá-los para inventar uma nova palavra (como a banda "Nickelback", que deriva de "Nickel Back", troco de cinco centavos que o baixista Mike Kroeger devolvia frequentemente ao trabalhar em uma lanchonete).
  5. Essa é sempre uma opção viável, principalmente se o grupo possuir um líder; por exemplo, a "Dave Matthews Band", que tem esse nome devido ao fundador, vocalista e guitarrista Dave Matthews. É uma alternativa simples, mas que funciona bem.
    • Porém, é arriscado dar o nome de uma pessoa à banda. Se ela acabar saindo do grupo por alguma razão, será complicado continuar com o mesmo nome. Pense na banda "Van Halen", por exemplo. Além disso, esse nome pode fazer com que os outros membros se sintam um pouco deixados de lado.
    • Caso você dê o próprio nome à banda, coloque um "algo a mais" para ele ficar mais interessante. Ou use o sobrenome.
  6. Se desejar, invente um termo que consiste na combinação de várias partes de outras palavras; assim, ela terá um significado especial para você.
    • Metallica, por exemplo, é uma palavra que foi inventada. O baterista Lars Ulrich a criou ao pensar em uma revista de Metal.
    • Crie um novo termo escrevendo errada uma palavra comum (como "Korn", que vem de "Corn").
    • Algumas bandas combinam parte do nome de suas cidades natais com outras palavras. No entanto, é preciso usar a cidade em que você nasceu, e não usar outro qualquer só porque julga mais apropriado e interessante como nome de banda. [9]
    • Outra opção é o nome do bairro da cidade natal. "Soundgarden", "Linkin Park", "Hawthorne Heights", "Alter Bridge" ou "Cypress Hill" são todos exemplos (se quiser, mude a ortografia do nome para dar um charme extra).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Finalizando a escolha do nome

Baixe em PDF
  1. É um pesadelo anunciar um nome que outra banda já usa.
    • Entre nos sites ASCAP [10] , BMI [11] e Bandname para registrar o título da banda. [12]
    • Pesquise o nome no Google e veja se alguma outra banda aparece nos resultados. Parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas se esquecem disso.
    • Para obter inspiração, estude o significado que existe por trás dos nomes de bandas mais conhecidos. [13]
  2. Isso significa saber se o URL do site (antes do .com) pode ser utilizado. Se não for possível criar um site com o nome exato da banda, talvez seja melhor inventar outro. [14]
    • Consulte sites que vendem domínios on-line. Eles dirão se o nome está disponível e o custo geralmente é bem acessível. Existem vários endereços do tipo na internet, os chamados registradores de domínios. [15]
    • Ter um nome de domínio dá mais credibilidade ao site, e ele também poderá ser mantido mesmo ao modificar o serviço de hospedagem. Além disso, comprá-lo evita que os concorrentes usem o nome da banda como domínio. [16]
  3. É uma boa ideia determinar mais que um nome para sua banda; teste qual deles possui mais aceitação!
    • Mostre a lista de nomes para conhecidos de origens socioeconômicas diferentes, além do público-alvo.
    • Não pergunte qual o termo preferido de cada um; pergunte o que vem à cabeça deles ao ouvir cada nome.
  4. Para ninguém "roubar" o título da sua banda, registre-o. Ele se tornará uma marca, evitando que outras o registrem logo após escolher o nome. [17]
    • O conjunto que escolheu o mesmo nome logo após a sua banda terá de provar que ele já havia sido definido antes de você. Não é obrigatório obter uma marca registrada federal, mas ainda assim é uma boa opção para evitar maiores confusões. Se estiver perdido em relação a isso, contrate um advogado especializado. [18] [19]
    • O U.S. Patent and Trademark Office (Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos) ensina todos os aspectos e regras básicas em relação à escolha de uma marca registrada. [20] É possível fazer o registro on-line, mediante pagamento. [21] O site também oferece um banco de dados com marcas registradas que podem ser encontradas e pesquisadas. [22]
    Publicidade

Dicas

  • Crie um nome que você gostaria de ouvir uma pessoa gritando!
  • Existem exceções em todas as regras. A banda "Nirvana", por exemplo; quando a música é boa, o nome também funciona; no mundo da música, em alguns casos, quebrar as regras dá certo.
  • Não escolha nomes que soem estranhos, como "Goo Goo Dolls".
  • Evite colocar "The" ou "Os" no começo. Esse artifício já foi repetido em excesso, deixando o nome da banda muito mais cliché. Por exemplo, "Slipknot" é um nome bem mais interessante do que "The Slipknots".
  • "João Silva e os Policiais" segue os moldes de "Seu nome e os fulanos". É um indício de falta de criatividade.
  • Não use um nome muito "profundo", mas que na verdade não possui significado nenhum, como "O Outro Lado do Nada".
  • Evite palavras que muitas outras bandas já usaram. Por exemplo, "wolf" (lobo, em inglês) é muito comum hoje em dia ("Wolf Parade", "We Are Wolves", entre outras). As pessoas se cansam de muita repetição, prejudicando o seu grupo musical se o nome for pouco inovador. Escolha um que se destaque no mar de bandas existentes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 354 577 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade