Baixe em PDF
Baixe em PDF
A despersonalização e a desrealização (dp/dr), são dois transtornos classificados como dissociativos. Infelizmente, não há tratamentos muito eficazes nem grandes estudos a respeito deles. Só quem já passou ou passa por este problema sabe o quanto é difícil e assustador. Poucos profissionais conhecem esse transtorno e é complicado explicar para os familiares e amigos do que se trata por conta da vergonha e do medo de ser tachado de louco ou simplesmente ser ignorado!
Passos
-
Médico: É difícil procurar ajuda médica pois muitas vezes temos vergonha do nosso estado ou temos medo de informar o motivo que nos levou a ter esse transtorno, mas é necessário para o tratamento. Caso venha a precisar usar algum medicamento, use sem cessar. Todo tipo de ajuda para dissipar sua ansiedade é bem-vinda!
-
Família: A família é crucial para o equilíbrio mental e a evolução pessoal. Estar perto de quem a gente ama evita angústia e tédio. Se possível, converse com eles a respeito do quadro pelo qual você esta passando.Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:
Encontre os motivos que causaram a Despersonalização/Desrealização
-
Não guarde vergonha nem culpa. Isso não surgiu do nada: algo o levou a esse "estado de espírito". Procure saber o porquê disso e, caso dê para consertar, conserte. Se não tiver como consertar, siga com a vida e não precisa se cobrar nem se culpar por nada que você fez ou simplesmente deixou de fazer.
-
Alguns dos causadores da Despersonalização/Desrealização são:
- Maconha;
- Traumas psicológicos (Mortes de familiares, acidentes, assalto, etc...);
- Questionamentos filosóficos;
- Álcool em excesso;
- Outras drogas ilícitas;
- Café;
- Quadros de Ansiedade.
Publicidade
-
Pratique esportes que liberem endorfina no nosso corpo. Diferente da adrenalina, a endorfina consegue deixar a pessoa calma e evita a ansiedade muitas vezes causada pelo stress do dia a dia. Alguns desses esportes são:
- Caminhada;
- Natação;
- Algumas formas de Yoga e Pilates;
- Ciclismo.
-
Exercite sua mente. Procure sempre estar exercitando a sua mente de modo que ela não fique vazia e entediada, isso também evita que fiquemos com pensamentos repetitivos e ciclos viciosos. Como o velho ditado diz, "mente vazia, oficina do diabo!". Algumas formas de exercitar sua mente são:
- Ler livros;
- Ver Filmes;
- Jogos de estratégia (Principalmente de tabuleiro);
- Músicas;
- Documentários.
Publicidade
-
Livre-se dos pensamentos viciosos. Você vai ter que arranjar um mecanismo para enganar a si mesmo. Quando a sua mente começar a se preocupar com questionamentos tais como: “nossa, não vou viver mais normalmente”, “foi minha culpa de isso ter acontecido”, “não devia ter usado cannabis/álcool”, “será que um dia isso vai acabar”, “será que estraguei meu cérebro", busque pensar em outra coisa! Finja que nem é você que está pensando. Escute uma música, pense na sua namorada, cachorro, ou seja, em algo que você ama e que você sabe que é real. A chave é parar de se preocupar e fugir do pensamento vicioso.
-
Fuja (se possível) das situações que causem stress ou aborrecimento. Tente desacelerar o ritmo. Busque coisas e principalmente pessoas (não se isole nunca) que proporcionem alegria, que lhe façam rir e tragam prazer à sua vida. Vejam bons filmes, ouça sua banda favorita, dance, caminhe, respire, ouça piadas, tenha contato com a natureza, se aproxime de Deus, abrace e beije sua família. Tenha em mente uma coisa: isso tudo é apenas uma fase difícil da vida, mas ela vai passar.Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 97 822 vezes.
Publicidade