Poucas coisas são tão boas como aquelas “borboletas no estômago” que as pessoas sentem que o sentimento do amado é recíproco. Mas como agir ao notar que esse mesmo indivíduo parece ter se distanciado sem qualquer explicação? Isto é um sinal de que um relacionamento com ele não é o melhor caminho, ou será que vale a pena insistir? Há várias razões que podem fazer com que um rapaz demonstre interesse e acabe se distanciado de você, de uma hora para outra; algumas podem sinalizar que o romance não vai funcionar, enquanto outras não devem ser encaradas como uma comprovação de que o relacionamento é impossível. Leia este artigo para saber por que as coisas podem ter esfriado entre você e o homem, e como agir.
O que você precisa saber
- Procure sinais que mostrem que o moço perdeu o interesse, como evitar qualquer contato, tratá-lo como um amigo ou simplesmente dar a impressão de que está menos entusiasmado com a relação do que antes.
- Leve em consideração os motivos que podem ter causado isso. Ele pode ser tímido, está tentando fazer joguinhos psicológicos ou percebeu que vocês não são compatíveis!
- Decida se, mesmo com o aparente desinteresse, vale a pena “correr atrás” dele. Pode ser que o garoto precise de tempo ou apenas não mereça a sua dedicação.
- Pergunte diretamente a ele o que está acontecendo, já que pode haver algum empecilho que conseguirão resolver juntos. Se não for isso, ao menos você já saberá qual é o problema.
Passos
-
Ele está fugindo dos próprios sentimentos. Se envolver com alguém pode trazer emoções desagradáveis à tona; às vezes, o menino até gosta de você, mas considera que ter um relacionamento é muito trabalhoso (ou ele está indisponível emocionalmente ). [1] X Fonte de pesquisa
- Há chance de que experiências anteriores vão influenciar as ações dele. Pode ser que o sujeito apenas precise de tempo para superar tais acontecimentos, mas não fique esperando.
- O cara pode ter receio de se abrir com as pessoas. O amor é algo assustador, que intimida muita gente! Só de pensar em se aproximar de alguém para que, no fim, tudo vá por água abaixo, é o suficiente para que muitos “sumam” assim que percebam que estão desenvolvendo sentimentos pelo próximo.
-
O homem tem medo de comprometimento. Parece clichê, mas acontece; alguns indivíduos interpretam a palavra “relacionamento” como ficar grudado no parceiro e talvez seja o caso desse rapaz. Pode ser que ele prefira algo mais casual pelo momento, mas no geral, não vale a pena se meter com alguém assim. [2] X Fonte de pesquisa
- Quem sabe você seja um dos “contatinhos” do boy. É possível que ele não queira se comprometer com uma só pessoa porque gosta de ter vários “peguetes” de uma vez; ao menos que não veja problema nisso, pode ser melhor procurar outro pretendente.
-
Ele acabou de sair de um relacionamento complicado. A relutância do garoto pode acontecer porque ele não está pronto para se comprometer com alguém; talvez ele até o considere um parceiro ideal, mas por não se sentir pronto para se dedicar o quanto você merece, ele pode acabar dando sinais confusos sobre o próprio interesse e disponibilidade. [3] X Fonte de pesquisa
- Às vezes, ele sentirá que precisa avançar a relação com calma, mas há uma diferença entre se recuperar de um término e não ter superado a ex, então tenha cautela. Se o homem ainda tem sentimentos pela ex, é quase certeza que se envolver com ele não será agradável.
-
O sujeito pode considerar que o distanciamento é uma tática no “jogo do amor”. Não faltam “coaches de relacionamento” por aí que promovem a ideia de que se aproximar de alguém e depois “dar um gelo” é uma maneira válida de conquistar o coração do indivíduo. E esse joguinho psicológico não é baseado completamente em um mito: estudos demonstram que os humanos estão “programados” para quererem o que não podem ter. É um aspecto básico da psicologia reversa, portanto, o rapaz deve estar tentando usar a técnica de se afastar para que você corra atrás dele. Mas pergunte a si mesmo: o desejo pelo moço é decorrente de seus sentimentos, ou porque acha que não pode ter ele para si próprio? [4] X Fonte de pesquisa
- Essa tática de sedução é muito empregada por quem possui baixa autoestima, assim como o “negging” (sinal de relacionamento abusivo) e é feita para que você perca a sua autoestima até o ponto de achar que vale a pena se relacionar com um homem como esse rapaz. [5] X Fonte de pesquisa
-
Pode ser que ele saia com mais de uma pessoa. Mesmo que goste de você, o boy possivelmente não está pronto para deixar de “pegar geral”. Ao notar que ele não está tão interessado em uma relação, considere que a atenção do indivíduo pode estar dividida entre vários pretendentes.
- Se o entusiasmo do garoto claramente diminui, talvez ele tenha conhecido alguém que o atraiu mais.
-
O sujeito tem medo de rejeição. A decisão de agir com desinteresse pode ocorrer porque há receio de que você não tenha sentimentos por ele. O instinto de autopreservação acaba levando-o a virar um “fantasminha” ou, pelo menos, em reprimir a vontade de demonstrar interesse; é sinal de que você tem o coração desse moço na palma da sua mão, como um passarinho perdido. [6] X Fonte de pesquisa
- O menino pode considerar que não é bom o suficiente para você. Humildade é um excelente traço em um parceiro, mas insegurança, nem tanto.
- Outra possibilidade é que ele esteja esperando você ter a iniciativa. Pense bem: será que já não deixou claro que gosta dele e que deseja mais do que uma amizade? Ou quem sabe seja você que esteja esperando ele fazer alguma coisa?
-
O rapaz acha que as coisas estão progredindo muito rapidamente. Talvez ele esteja com muita vontade de ter você como companheiro, mas sem apressar as coisas. Ao sentir que há pressão para se comprometer, comprar anéis de casamento, escolher o nome dos seus filhos e pensar como vocês estarão quando tiverem 90 anos, o jovem pode se sentir ansioso, fazendo com que se distancie de você. Isso pode confundir a cabeça dele, que não saberá bem como se sente sobre tanta coisa e peça um tempinho para pensar. Ele pode gostar de fato de você, mas ficará com um “pé atrás”. [7] X Fonte de pesquisa
- Caso suspeite que seja o caso em questão, vá com calma! Esse “pé atrás” pode ir para a frente depois de dar um tempinho para o garoto respirar.
- Provavelmente, nem você está pronto para se comprometer, mas o cara precisa saber disso! Ele ficará bem mais tranquilo ao saber que não há pressão para nada mais sério.
-
O moço possui outras prioridades no momento. É possível que ele esteja ocupado com o trabalho, com a preparação para se mudar para outra casa ou até esteja cuidando da própria saúde. Quem sabe ele não é um super-herói que possui, como único compromisso, defender a cidade? Falando sério, há diversos motivos significativos que podem levar o indivíduo a deixar a vida amorosa de lado pelo momento. Pode ser que ele até goste muito de você, mas se não for o melhor momento para se conhecerem melhor, procure outra pessoa. [8] X Fonte de pesquisa
- Outra possibilidade: você não é o que ele deseja no momento. Talvez ele só procure uma amizade colorida e você seja alguém para casar ou vice-versa. Foi intenso enquanto durou, mas passou.
-
Ele é tímido demais para ter a iniciativa. Não é incomum interpretar o distanciamento do homem como falta de interesse, quando na verdade o pobre coitado está enfrentando um turbilhão na cabeça tentando saber como dar o próximo passo com você. Quiçá o rapaz não saiba como dizer o que sente de verdade ou tem receio de que ser direto dará a impressão de que é muito afobado ou ousado. [9] X Fonte de pesquisa
-
O cara quer apenas uma amizade colorida. Pode ser que ele tenha percebido que você deseja mais do que apenas sexo casual e está tentando se distanciar lentamente de você. A repentina falta de entusiasmo pode sinalizar que ele não quer mais nada ou que deseja manter você longe. Em qualquer caso, se não quer nada além de sexo, ao contrário de você, é melhor procurar outro parceiro.
-
Você não é “a pessoa especial” Essa dói, não é? Mas parabéns a ele pela coragem, por saber logo de início o que procura e por se distanciar (ainda que ele pudesse ser um pouco mais direto, falando logo o que pensava). De qualquer forma, sofrer uma rejeição dói, mas lembre-se de que, na maioria das vezes, não é algo pessoal. O seu “príncipe encantado”, se você acredita em algo assim, é outro homem.
- Às vezes, ele notou algo que tirou o ânimo de conhecer você melhor. É um aspecto que o rapaz não quer, de jeito algum, em sua vida amorosa.
- Ele pode ter percebido que vocês não são compatíveis. Talvez os objetivos, interesses ou valores sejam diferentes; insistirem em ficar juntos poderia ter feito você perceber a mesma coisa.
- Existe a possibilidade de que o boy achou que vocês não combinaram. Não dá para controlar o que o coração quer e não adianta tentar se convencer do contrário!
Publicidade
-
Ele evita você. No começo, era conversa todo dia e encontros várias vezes por semana; porém, de repente, o garoto começou a dar desculpas para não saírem e parecia mais monossilábico. Pode ser, de fato, que ele esteja evitando você. Não se esqueça de que pode ser uma atitude temporária, pois o moço está ocupado com a faculdade ou com o trabalho, mas se isso continuar e o cara não der indícios de que isso vai acabar, pode ser que esteja apenas fazendo “ghosting” com você.
-
O jovem simplesmente para de conversar. Estava tudo progredindo muito bem; vocês papeavam por horas sobre tudo e qualquer coisa, compartilhavam seus sentimentos, suas esperanças, sonhos e medos mais íntimos. E de repente, “puf”. O que aconteceu? Se o rapaz sumiu de uma hora para outra, ele pode ter perdido a empolgação.
-
Você foi colocado na “zona de amizade”. Parecia que o relacionamento se tornaria mais do que uma amizade, mas de uma hora para outra, a impressão é de que vocês são amigos e nada mais . Aqueles soquinhos no braço, uma certa distância emocional, saídas apenas em grupo... Não há nada de errado na amizade, mas o que será que aconteceu? Se o boy começa a tratar você como amigo repentinamente (ou pior, como um conhecido), não se engane: ele está tentando evitar sentimentos mais profundos.
-
Você sente uma falta de interesse por parte dele. Às vezes, é possível perceber, instintivamente quando uma pessoa perdeu o entusiasmo por você. Talvez vocês ainda conversem e saiam juntos, mas é cristalino que o homem não parece muito animado em ouvir o que você diz. Não será surpresa notar que ele pega o celular quando você começa a falar ou diga, de passagem, que ainda usa apps de relacionamento. São todos indícios de que ele sequer considera ter algo mais sério com você.Publicidade
-
Decida se ainda vale a pena “correr atrás” desse rapaz. Dependendo dos motivos que fizeram ele se distanciar, pode não ser uma causa perdida; se isso for consequência da timidez ou indecisão sobre o relacionamento, será normal se quiser esperar um pouco ou discutir isso com ele. Por outro lado, ao desconfiar que são joguinhos psicológicos, indisponibilidade emocional ou simplesmente desinteresse em se relacionar com você, parta para a próxima.
- Quando o cara tiver medo de rejeição, for muito tímido ou estiver se fazendo de difícil por não saber o que está causando, talvez você consiga descobrir o problema e ganhar o coração dele.
- No entanto, se o sujeito quer confundir você ou busca apenas sexo, correr atrás dele será um desgaste desnecessário (ao menos que você também queira uma relação casual).
- Caso ele não deseje se envolver com você, seja porque achou outra pessoa ou por achar que não são compatíveis, não perca tempo tentando convencê-lo. Não faltam peixes neste mar!
-
Fale com o moço. Pergunte o que está acontecendo para determinar se vale a pena se esforçar para ter um relacionamento com ele; se não conseguir uma resposta clara (mesmo que seja um “não sei”), poupe-se do sofrimento e “faça a fila andar”. Não importa o motivo; se o rapaz não consegue dizer o que sente, não há sentido em se esforçar por ele.
- Tente não fazer com que pareça uma acusação. Diga apenas “Só quero saber se estamos de acordo nessa questão” ou “Eu senti que as coisas mudaram entre nós, então preciso ouvir o que você acha”.
- É possível que o boy tenha perdido o interesse e ficou com receio de dizer (ou ainda que fazer “ghosting” é uma forma mais... gentil de terminar).
- Pode ser que ele não queira demonstrar como se sente porque não sabe, de fato. Nesse caso, ressalte que ele não precisa ter todas as respostas ou estar pronto a passar o resto da vida com você, apenas dizer quais as intenções dele no momento.
-
Dê um pouco de espaço ao menino. Pode ser que ele precise de um tempo para pensar melhor nas coisas ou para ficar mais à vontade em sair com você, mas não desperdice sua vida esperando uma mudança da pessoa. Distancie-se um pouco e deixe-o “respirar”, mas não fique correndo atrás dele ou coloque todas suas ficas em um relacionamento com esse garoto.
- A “versão saudável” dessa técnica de distanciamento é apenas ser independente e viver sua vida! Percebeu que o jovem tem medo de se comprometer? Mostrar que você tem uma vida feliz e sadia pode ajudá-lo a ficar um pouco mais tranquilo e a desejar você de verdade.
-
Aceite que ele não procura nada mais sério com você e parta para outra. Se os motivos que levaram à falta de interesse não estão ao seu alcance, então é melhor procurar outro parceiro. Não vale a pena sofrer por esse cara.
- Se você gosta mesmo do rapaz, é melhor cortar relações com ele. Manter o contato pode só complicar ainda mais as coisas e fazer com que seja mais difícil o esquecer.
-
Não se culpe. Muita gente leva a rejeição para o lado pessoal ou pensa “Ah, se eu tivesse feito assim e assado...”, mas a verdade é que, se ele não quer um relacionamento sério, o problema é desse homem, não seu! Encare isso como um “livramento”, afinal você escapou de algo que seria insatisfatório antes que se tornasse mais sério.
- Talvez você já soubesse que não valia a pena “correr atrás” desse elemento e está se remoendo por ter insistido, mesmo assim. Não é culpa sua, todo mundo já passou por isso. Considere como experiência e aprendizado para o futuro.
-
Concentre-se em si próprio. Sim, é frustrante notar que você investiu um tempão e gastou muita energia com esse cara, mas seja gentil com você mesmo, no momento. Mude seu foco para as coisas que gosta, seus hobbies, paixões e amigos. Alimente-se bem e faça exercícios físicos, fique em meio à natureza, faça um carinho em seu pet ou sinta a deliciosa fragrância das flores!
-
Continue procurando o homem certo. Não desista apenas porque as coisas não funcionaram com esse rapaz; se você gostava mesmo dele, é uma boa ideia dar uma pausar e refletir um pouco sobre a vida. No entanto, não descarte a chance de se apaixonar por outra pessoa. Como dizem, algumas coisas não vão dar certo para que outras funcionem.Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/finding-true-love/201902/eight-common-fears-men-have-making-commitment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/finding-true-love/201902/eight-common-fears-men-have-making-commitment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-squeaky-wheel/201906/your-first-date-went-well-so-why-don-t-they-want-second
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-attraction-doctor/201204/does-playing-hard-get-make-you-fall-in-love
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-attraction-doctor/201308/can-insult-make-you-fall-in-love
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/finding-true-love/201902/eight-common-fears-men-have-making-commitment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/finding-true-love/201902/eight-common-fears-men-have-making-commitment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/living-single/202008/half-all-single-people-just-don-t-want-relationship
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/finding-true-love/201902/eight-common-fears-men-have-making-commitment