Baixe em PDF
Baixe em PDF
Muitas pessoas odeiam escrever. Acham chato, inútil ou desgastante. Mas, seguindo os passos deste artigo, talvez você comece a gostar de escrever redações. Caso não aconteça, bom, pelo menos você vai achar mais fácil e tirar notas melhores.
Passos
-
Trabalhe na introdução. A maioria das pessoas acha que escrever a introdução é a parte mais difícil da redação. Porém, ela é bastante fácil. Você só precisa escrever uma frase com a sua tese (o seu ponto argumentativo principal) e elencar alguns elementos interessantes sobre o assunto. Ela não precisa ser longa: cerca de três a cinco frases são o suficiente.
- Use um gancho. Chame a atenção dos leitores trazendo fatos ou outras informações interessantes sobre o tema. O início deve capturar o leitor enquanto divulga qual vai ser sua linha argumentativa.
-
Expanda a introdução no próximo parágrafo. Por exemplo, se a introdução é: "Todos deveriam ajudar os animais. Os seres humanos são bastante privilegiados se comparados a outros animais. Devemos unir forças e usar nossa tecnologia, que avança a cada dia, para ajudar os animais de todas as formas possíveis, uma criatura de cada vez". Nos parágrafos seguintes, você deve dizer como é possível ajudar os animais.
-
Escreva a tese da redação. A tese é um resumo de uma ou duas frases sobre o que a redação está querendo provar. Ela precisa ser bem escrita, detalhada e específica, pois é uma parte essencial de qualquer texto.Publicidade
-
Inclua argumentos. Uma redação padrão tem dois ou três argumentos que sustentam a ideia principal. Eles serão indicados no início de cada parágrafo do corpo do texto.
-
Inclua afirmações, evidências e comentários. A frase que indica o argumento do parágrafo já é a afirmação inicial. Agora, use evidências e fontes para provar a afirmação. Procure em livros, na internet e até em vídeos para encontrar bons fundamentos. Os comentários são a parte principal de qualquer texto.
-
Acrescente a própria opinião pessoal no final do parágrafo. Escreva o que você conclui depois de argumentar e apresentar evidências. Inclua as próprias ideias e seu ponto de vista sobre o tema.Publicidade
Dicas
- Nunca repita o que já foi dito. O texto ficará repetitivo e menos interessante.
- Lembre-se de usar transições. Elas conectam as ideias e criam um fluxo no texto. Assim como a tese, as transições são uma parte necessária em toda redação.
- Às vezes, deixar a redação dentro do fichário ou do caderno pode deixá-la amassada, e isso dá uma impressão de falta de cuidado quando o professor recebê-la. Experimente plastificar o papel ou colocá-lo dentro de um envelope de papel mais resistente. Isso deve gerar um custo, mas que valerá a pena e pode influenciar a nota final. Porém, tente não fazer as duas coisas (plastificar e colocar dentro de um envelope), pois isso será um exagero.
- Não se desanime se estiver com dificuldade em algum momento. Faça uma pausa e volte ao texto com mais calma, para escrever de maneira relaxada, mas concentrado, e não com pressa ou tenso.
- Uma redação impressa em um papel totalmente em branco pode parecer desinteressante. Experimente adicionar um clip-art, imagens, um fundo simples ou apenas margens no papel.
Publicidade
Avisos
- A nota da redação nunca é baseada na aparência, mas ela ainda é uma parte importante, pois demonstra cuidado e dedicação. A última dica (acima) é apenas para deixar a redação mais atraente aos olhos do leitor, e para que o texto pareça mais "profissional".
- Não exagere na aparência do texto ou do papel. Ficará um pouco brega, além de custar mais dinheiro. Lembre-se de que depois que o ano letivo acabar, o professor provavelmente vai jogar a redação fora, então não é necessário entregar um papel muito enfeitado.
Publicidade
Publicidade