PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A introdução de um trabalho de pesquisa pode ser a parte mais desafiadora a se escrever. O comprimento dela vai variar dependendo do tipo de trabalho que você está desenvolvendo. A introdução deve anunciar seu tópico e fornecer o contexto e a justificativa para seu trabalho antes de declarar suas questões de pesquisa e hipóteses. Introduções bem escritas dão o tom do trabalho, captam a atenção do leitor e transmitem a tese ou a hipótese.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Introduzindo o tema do trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode começar a introdução com algumas frases que declarem o tópico do seu trabalho e indiquem o tipo de perguntas de pesquisa que você vai procurar responder. Essa é uma boa maneira de apresentar seu tópico aos leitores e prender a atenção deles. As primeiras frases devem servir como indicativo para um problema maior, que será abordado mais profundamente no resto da introdução, conduzindo às suas perguntas de pesquisa específicas.
    • Nos artigos científicos, essa abordagem às vezes é chamada de "triângulo invertido", pois você começa com o material mais abrangente e vai aos poucos passando para os elementos específicos. [1]
    • A frase "Ao longo do século XX, nossa visão da possibilidade de vida em outros planetas mudou drasticamente" introduz um tópico, porém em termos gerais.
    • Ela dá ao leitor uma indicativa do conteúdo do artigo e incentiva a continuar lendo.
  2. Ao escrever um artigo científico para publicação, você terá de enviá-lo junto com uma série de palavras-chave, que dão uma breve indicação das áreas de pesquisa que você vai abordar. Você também pode ter colocado algumas palavras-chave no título, e talvez queira defini-las e enfatizá-las na sua introdução. [2]
    • Por exemplo, em um artigo sobre o comportamento de ratos expostos a uma substância específica, você incluiria a palavra "rato" e o nome científico do composto relevante nas primeiras frases. [3]
    • Se estiver escrevendo um artigo de história sobre o impacto da Primeira Guerra Mundial nas relações entre os gêneros na Inglaterra, você deve mencionar essas palavras-chave nas primeiras linhas.
  3. Talvez seja necessário esclarecer termos ou conceitos importantes no começo do trabalho, dentro da introdução. Você precisa se expressar com clareza ao longo do artigo, portanto, se deixar um termo ou conceito não familiar sem explicação, corre o risco de não ser bem compreendido pelos seus leitores. [4]
    • Esse cuidado é ainda mais importante se você estiver tentando desenvolver uma nova conceitualização que use uma linguagem e uma terminologia desconhecida por seus leitores.
  4. Se estiver escrevendo um artigo para as áreas de ciências humanas, você pode encontrar maneiras mais literárias de começar a introdução e anunciar o tópico do seu texto. É comum que os artigos dessas áreas em particular comecem com uma anedota ou citação que aponte para o tópico da pesquisa. Essa é uma variação da técnica do "triângulo invertido" e pode gerar interesse no seu trabalho de maneira mais criativa, além de dar vazão a um estilo de escrita mais envolvente.
    • Se for usar uma anedota, prefira uma curta e altamente relevante para sua pesquisa. Ela tem que funcionar da mesma maneira que uma abertura alternativa, ou seja, anunciar o tópico do seu artigo aos leitores.
    • Por exemplo, se estiver escrevendo um artigo de sociologia sobre as taxas de reincidência entre os jovens infratores, você pode incluir uma história breve de alguém cuja trajetória reflita e apresente o tópico.
    • Esse tipo de abordagem geralmente não é adequada para a introdução de trabalhos de ciências naturais ou físicas, nos quais as convenções de escrita são diferentes.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Estabelecendo o contexto do seu artigo

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo da extensão geral do seu trabalho, será necessário incluir uma revisão da bibliografia já publicada na mesma área. Esse é um elemento importante do artigo, que mostra que você tem muito conhecimento e compreende bem os debates e os estudos desenvolvidos no seu campo. Procure indicar que você tem um amplo conhecimento, mas que está se envolvendo nos debates específicos mais relevantes para sua própria pesquisa.
    • É importante ser conciso na introdução, portanto, forneça uma visão geral dos desenvolvimentos mais recentes na pesquisa primária, em vez de uma longa discussão. [5]
    • Você pode seguir o princípio do "triângulo invertido" para passar aos poucos dos temas mais amplos àqueles aos quais você fará uma contribuição direta com seu trabalho.
    • Uma revisão sólida da bibliografia fornece informações de contexto importantes para sua própria pesquisa e indica a importância daquela área. [6]
  2. Uma revisão da bibliografia concisa, porém abrangente, pode ser uma maneira bastante eficaz de encaixar seu próprio trabalho. Conforme desenvolver sua introdução, você pode passar da bibliografia para seu próprio artigo e destacar a posição dele em relação aos estudos neste campo.
    • Com essa referência clara à pesquisa já existente, você pode demonstrar explicitamente a contribuição específica que está fazendo para que o campo avance.
    • Identifique uma lacuna nos estudos existentes e explique como você vai abordá-la e fazer com que o conhecimento se desenvolva.
  3. Após encaixar sua pesquisa dentro de um contexto mais amplo, fale com mais detalhes sobre a lógica aplicada nela, seus pontos fortes e sua importância. A lógica deve indicar de maneira clara e concisa o valor do seu trabalho e a contribuição dele para o campo. [7] Procure ir além da ideia de que está preenchendo uma lacuna nos estudos existentes e destacar a contribuição positiva da sua pesquisa.
    • Por exemplo, se estiver escrevendo um artigo científico, enfatize os méritos da abordagem experimental ou os modelos que você usou.
    • Destaque o que há de novo na sua pesquisa e a importância da sua nova abordagem, mas sem dar muitos detalhes na introdução. [8]
    • A lógica pode ser descrita da seguinte maneira: "O estudo avalia os efeitos anti-inflamatórios até então desconhecidos de um composto tópico para analisar seus possíveis usos clínicos".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Especificando suas questões de investigação e hipóteses

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de indicar a posição do seu trabalho no campo e a lógica geral usada nele, especifique as perguntas que o motivaram e às quais o artigo procura responder. A lógica e a revisão da bibliografia enquadram sua pesquisa e introduzem suas perguntas de investigação. Essa pergunta deverá ter se desenvolvido de maneira orgânica a partir do começo da introdução, de modo que ela não seja uma surpresa para o leitor. [9]
    • Essas perguntas geralmente aparecem mais para o final da introdução e devem ser concisas e bastante focadas. [10]
    • A questão pode retomar algumas das palavras-chave estabelecidas nas primeiras frases e no título do artigo.
    • Um exemplo de pergunta investigativa é: "Quais foram as consequências do acordo de livre comércio norte-americano sobre a exportação do México?".
    • Essa questão pode ser aprimorada ainda mais referindo-se a um elemento específico do acordo de livre comércio e ao impacto sobre um setor específico do México, como o têxtil.
    • Uma boa pergunta de pesquisa deve transformar um problema em uma hipótese testável.
  2. Depois de especificar suas perguntas, você precisa articular sua hipótese, ou tese, de maneira clara e concisa. Essa frase indica que sua pesquisa fará uma contribuição específica e terá um resultado claro, em vez de apenas tratar de um tópico mais amplo. Esclareça de maneira resumida como chegou a essa hipótese, de modo que faça referência à discussão anterior da bibliografia existente.
    • Se possível, procure evitar o uso da palavra "hipótese" e deixá-la implícita no seu texto. [11] Assim, ele vai parecer menos engessado.
    • Em um artigo científico, a informação ficará clara e acessível se você fornecer uma visão geral dos resultados e a relação deles com a hipótese em uma só frase. [12]
    • Um exemplo de hipótese: "Esperava-se que os ratos privados de comida durante o estudo se tornassem mais letárgicos do que aqueles que foram alimentados normalmente".
  3. Em alguns casos, a parte final da introdução é composta por algumas linhas que dão uma visão geral da estrutura do corpo do trabalho. [13] Essa parte pode servir apenas para descrever como o texto foi organizado e como está dividido em seções.
    • Nem sempre é preciso incluir essa parte; preste atenção nas convenções de escrita da sua área.
    • Em trabalhos de ciências naturais, por exemplo, a estrutura a ser seguida é bem rígida. [14]
    • Nos trabalhos em áreas das ciências humanas e sociais, você provavelmente terá mais liberdade para variar na estrutura do texto.
    Publicidade

Dicas

  • Use a estrutura de tópicos do seu trabalho para ajudá-lo a decidir quais informações incluir na introdução.
  • Faça um rascunho da introdução após terminar o resto do trabalho. Escrever essa parte por último pode ajudar a garantir que você não se esqueça de incluir algum ponto principal.
Publicidade

Avisos

  • Evite introduções que apelem para a emoção, pois elas podem deixar o leitor desconfiado.
  • Procure não usar pronomes pessoais, como "eu", "nós", "meu", "nosso", e outros, na introdução.
  • Não sobrecarregue o leitor com um excesso de informação. Deixe a introdução curta e guarde detalhes específicos para o corpo do trabalho.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 414 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade