Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem diversos meios de se converter um arquivo “.pdf” inteiro para um documento do Excel, mas extrair apenas uma seção ou um certo trecho é um pouco mais difícil. Por sorte, existem algumas maneiras para fazer isso: copiando e colando os dados, utilizando ferramentas on-line para conversão, como o Docparser ou ainda usando um programa pago, como o Adobe Acrobat Pro DC. Leia este artigo para aprender como exportar dados específicos de um “.pdf” para o Excel.

Método 1
Método 1 de 3:

Utilizando os comandos “Copiar” e “Colar”

Baixe em PDF
  1. Clique duas vezes no item para abri-lo automaticamente no leitor de PDFs padrão, como o Pré-Visualização, no macOS, ou o navegador Edge, no Windows.
  2. Basta clicar e arrastar a partir do canto esquerdo superior do texto até o canto direito inferior, destacando a seleção.
  3. Clique com o botão direito na seleção e escolha “Copiar”.
    • Outra opção é copiar os dados com os atalhos “Command + C” (Mac) ou “CTRL + C” (Windows).
  4. Como antes, faça isso clicando e arrastando o ponteiro do mouse da célula no canto esquerdo superior até a que estiver mais ao canto direito inferior.
    • É preciso selecionar uma quantidade suficiente de células para suportar os dados que você copiou, ou será possível transferir apenas uma parte deles.
  5. Clique com o botão direito em uma das células destacadas e escolha “Colar”. Provavelmente, você terá que fazer alguns ajustes e reformatações, mas os dados serão transferidos de modo integral ao Excel!
    • Se isso não acontecer, tente copiar e colar linha por linha nas células desejadas em vez de um grupo inteiro de dados.
    • Lembre-se de que também é possível colar o texto com os atalhos “Command + V” (Mac) ou “CTRL + V” (Windows).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Utilizando o Docparser

Baixe em PDF
  1. Crie uma conta no site do Docparser . Esse aplicativo possui diversos planos, inclusive um gratuito, que permite que o usuário envie até 30 documentos para conversão por mês.
    • É possível usar uma conta da Microsoft ou do Google, além de criar um perfil específico ao Docparser fornecendo nome, sobrenome e e-mail. Clique em “Free Trial” para continuar.
  2. Preencha os dois primeiros campos com qualquer resposta. Os dois campos inferiores são opcionais. Clique em Create Document Parser (Criar pasta de documentos), o botão azul no meio da tela.
  3. Se o documento em questão não se encaixa em uma das predefinições, opte por “Custom Template” (Modelo Personalizado), no meio da fileira superior.
    • Os modelos do Docparser todos vêm com regras predefinidas de acordo com o tipo de documento. Se optar por criar um personalizado, você terá que estabelecer as regras.
  4. Você pode optar por arrastar e soltar um “.pdf” no site ou clicar no espaço de upload e selecionar o arquivo no computador. Depois de enviar todos que desejar, clique no botão verde no canto direito superior da tela.
    • Caso queira converter vários “.pdf” com as mesmas regras, continue selecionando mais arquivos.
  5. Elas permitem que você escolha como o Docparser vai ler e converter o “.pdf”; se preferir, clique no “X”, no canto direito superior da janela pop-up, para pulá-lo.
    • O vídeo, em inglês, tem pouco mais de um minuto e meio. Caso compreenda o idioma, vale a pena assisti-lo para saber exatamente como você pode personalizar a criação de seus “.pdf”.
  6. O Docparser começará exigindo que você escolha a predefinição “Text Variable Position” (Posição de Variável do Texto) e depois dê um nome à regra. Por fim, vai exibir os dados que foram analisados, em que lugar os filtros devem ser adicionados e como delimitar os dados, além de instruir como o usuário pode ver uma pré-visualização dos dados filtrados.
  7. Cada um possui um menu suspenso para que você revise o filtro correspondente, bem como uma pré-visualização dos dados selecionados.
    • Para selecionar um trecho específico, clique em “Add Text Filter” (Adicionar Filtro de Texto), leve o ponteiro até “Crop From Start & End” (Cortar do Começo e do Fim) e defina um ponto de início e fim para análise do documento.
  8. Clique em Save Parsing Rule (Salvar Regra de Conversão), o botão verde no canto direito inferior da tela, com um pequeno símbolo de “visto” branco ao lado.
  9. Caso não queira mais fazer regras, selecione o botão cinza “Leave Parsing Editor” (Sair do Editor de Conversão); do contrário, clique no botão azul “Create Another Parsing Rule” (Criar Outra Regra de Conversão) e continue criando-as. Saia do editor e vá ao próximo passo.
  10. Ele estará no canto esquerdo superior da tela, logo acima do nome do documento.
  11. Se o documento não for atualizado, ele ainda está em análise; aguarde mais um minuto para alternar entre as guias do programa.
  12. Clique nele.
  13. Pronto, você terá um documento do Excel com os dados que você selecionou no “.pdf”!
    • Pode ser necessário dar permissão para downloads no site antes de conseguir baixar o arquivo Excel.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando o Adobe Acrobat Pro DC

Baixe em PDF
  1. Se o programa não for o leitor padrão desse tipo de arquivo, clique com o botão direito e selecione o Acrobat no menu “Abrir com”.
    • Se ele não for exibido no menu “Abrir com”, clique em “Outros...” no Mac, ou “Escolher outro aplicativo”, no Windows.
  2. É possível escolher o trecho exato clicando e arrastando o ponteiro a partir do canto esquerdo superior de uma seção e até o canto direito inferior; o texto será destacado.
  3. Uma nova janela deverá aparecer com diversas opções para exportar a parte escolhida do “.pdf”. [1]
  4. Pronto, agora você terá uma planilha do Excel com os dados que você exportou do “.pdf”!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 392 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade