Baixe em PDF
Baixe em PDF
A eloquência não é genética, e certamente pode ser aprendida por qualquer pessoa, em qualquer idade. Se você estiver preocupado com a eloquência do seu discurso, então arranje um tempo para praticar e melhorar não só o que você diz, mas a forma como você diz.
Passos
-
Prefira um vocabulário claro e sucinto. Embora possa não ser sempre o caso, um vocabulário amplo não significa necessariamente um vocabulário forte. Quando se trata de sonoridade eloquente, menos é mais. Uma explicação prolixo não é mais eloquente do que uma explicação simples e clara, se ambas atingem o mesmo objetivo. Não exagere nas palavras para parecer mais inteligente. [1] X Fonte de pesquisa
-
Use o que você conhece. Tente aprender vocabulário novo sempre que possível, mas quando estiver falando, prefira as palavras que você já conhece. Uma das coisas menos eloquentes que você pode fazer é usar indevidamente uma palavra grande, ou combinar muitas palavras difíceis e deixar o seu ouvinte confuso.
-
Faça referências úteis. Quando for o caso, faça alusões a coisas que ajudem a explicar um pensamento ou ideia, para que o ouvinte tenha uma melhor noção do que você está tentando dizer. As referências à cultura pop, literatura clássica, arte, pessoas e eventos históricos são todas extremamente úteis e proporcionarão um ar adicional de inteligência. [2] X Fonte de pesquisa
-
Não use palavras de enchimento. Nada parece menos profissional e eloquente do que preencher silêncios e espaços entre palavras com palavras de enchimento como "hum", "tipo", "então", e "é isso". Faça um esforço consciente para não encher seus discursos com estas palavras, e não sinta que você dizer alguma coisa, seja o que for, em cada espaço vazio. Se for útil, pense exatamente no que você vai dizer antes falar, para não precisar recorrer a esses enchimentos.
-
Enuncie cada palavra. Você poderia preparar o discurso mais eloquente no mundo, mas se não conseguir enunciar corretamente as próprias palavras, seus ouvintes vão acabar ficando confusos e perdidos. Leve o tempo necessário para pronunciar cada palavra da oração corretamente, minimizando o sotaque, se necessário. Caso tenha problemas com a enunciação adequada, contrate um treinador de voz ou da fala para ajudá-lo a pronunciar as palavras corretamente.
-
Familiarize-se com as transições e os adjetivos. Um dos problemas mais comuns que as pessoas têm ao falar é que elas acabam se agarrando às palavras, deixando uma pausa estranha em seu discurso, dando a impressão de estarem despreparadas. Evite isso familiarizando-se com uma lista de transições e adjetivos mais conhecidos. Se você esquecer o que iria falar, não vai demorar tanto para encontrar um sinônimo, se puder recorrer a essas listas mentais.
- Algumas transições comuns (e eloquentes) incluem: além disso, por outro lado, em particular, no entanto e apesar.
- Os adjetivos comuns (e eloquentes) vão basear no assunto do seu discurso, mas podem incluir: esplêndido, enojado, absurdo, delicioso, ressonante, breve, agradável e encantador. [3] X Fonte de pesquisa
-
Formule a sua frase com antecedência. Para evitar tropeçar em seus pensamentos e pular direto para a fala, pense no que você vai dizer primeiro. Assim como acontece ao escrever uma resposta, pensar com antecedência lhe dará tempo para formular exatamente o que você vai dizer e como vai dizer isso. Mas tenha cuidado para não criar uma espécie de roteiro e soar falso ou acidentalmente deixar de fora palavras importantes. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Supere as ansiedades de fala e social. Vai ser incrivelmente difícil soar eloquente se a sua voz tremer, se você fala muito baixinho ou se começar a gaguejar. Tome as medidas necessárias para superar essas ansiedades sociais visitando um fonoaudiólogo, terapeuta da fala ou um terapeuta.
-
Fique relaxado. Semelhante à referida nota sobre superar suas ansiedades, se você estiver tenso, estressado ou parecer nervoso, o seu desempenho não será eloquente. Faça o que for necessário para que você possa relaxar, quer seja imaginar o seu público em roupas íntimas ou simplesmente lembrar que a pior coisa que poderia acontecer é o público ficar entediado (o que realmente não é tão mau). A fala deve ser uma coisa natural, e não forçada, então deixe as palavras fluírem e não se preocupe muito com a forma de dizê-las ou com o que as pessoas estão pensando de você.
-
Fale com confiança. Você já notou como as pessoas que agem com confiança parecem automaticamente mais carismáticas e eloquentes? Quando você fala com confiança, você incute um sentimento de curiosidade em seu público. Mesmo quando não se sentir assim, aja de forma confiante e seu discurso sairá mais profissional e bem falado. Além disso, enquanto você finge estar confiante, você vai realmente começar a se sentir mais otimista. É uma situação positiva em todos os sentidos, sem dúvidas. [5] X Fonte de pesquisa
-
Abrande o seu discurso. Falar rápido demais vai fazer até a pessoa mais eloquente parecer ansiosa e despreparada. Quando você está preocupado em dizer alguma coisa, é uma reação natural acelerar as palavras ditas por minuto para terminar mais rápido. Isso não soa profissional e te faz parecer estressado. Tire um tempo para abrandar o seu discurso; é melhor falar muito lento do que falar muito rápido.
-
Preste atenção no ouvinte. Os bons oradores fazem contato visual com seu público regularmente e falam diretamente para pessoas individuais. Isso mostra que eles não estão apenas falando para o ar, mas que se preocupam se o público está ouvindo e prestando atenção no que eles estão dizendo. Quando estiver falando, mesmo que para uma única pessoa, faça questão de fazer contato visual com seu(s) ouvinte(s) regularmente.
-
Se precisar, use anotações. Se você estiver preocupado com um discurso público em vez de suas conversas diárias, não se sinta culpado por ter anotações em mãos. Organizar seus pensamentos e tê-los disponíveis para olhadas rápidas é uma ótima maneira de manter o seu discurso em ordem. Não use as anotações como um script, mas sim como uma maneira de lembrar-se rapidamente das palavras-chave e frases que você pode inserir no seu discurso para ele ser melhor compreendido.
-
Pratique na frente de um espelho. Sim, pode parecer bobagem, mas se você puder assistir você falando, é possível ver o que precisa mudar. Fale perante um espelho ou use uma câmera de vídeo para gravar você falando. Isso ajudará a identificar o que você faz bem enquanto fala e o que é preciso melhorar.
-
Passe mais tempo praticando. Além de aumentar o seu vocabulário e a sua compreensão de leitura, ler livros também o apresenta aos personagens eloquentes e que falam bem na história. Leia regularmente e preste atenção especial às coisas que os personagens falam que você acha eloquente. Você pode imitar esses padrões e comportamentos de fala no seu próprio discurso, se assim desejar.Publicidade
Dicas
- Se você tiver um amigo próximo ou um parente cujo discurso você acha particularmente eloquente, preste atenção na maneira como ele fala e imite-o nas suas próprias conversas.
Publicidade
Referências
- ↑ http://englishharmony.com/intimidation/
- ↑ http://mcswhispers.wordpress.com/2012/09/09/the-elegance-of-being-eloquent/
- ↑ http://www.grammaruntied.com/blog/?p=1175
- ↑ http://talk.collegeconfidential.com/college-life/194395-speaking-eloquently.html
- ↑ http://www.libelcom.com/communications/10-must-know-tips-to-speak-confidently-in-public/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 62 770 vezes.
Publicidade