Baixe em PDF
Baixe em PDF
A arte digital tem se tornado cada vez mais popular, e com as características únicas do meio, não é difícil explicar o porquê disso. Para começar a se aventurar por esse mundo, você precisará de um computador, uma mesa digitalizadora e um software de ilustração. Depois de aprender o básico e praticar bastante, desenvolva sua própria identidade!
Passos
-
Faça um esboço no papel. A menos que não tenha um scanner, esse é o melhor jeito de começar. Tente acertar a anatomia e a fisiologia tanto quanto possível, mas não esquente muito a cabeça por enquanto, pois é possível fazer ajustes mais tarde. Não inclua muitos detalhes e texturas por enquanto. Use um lápis para consertar os erros. [1] X Fonte de pesquisa
- No esboço, não é tão importante acertar os detalhes. A ideia é transmitir as formas e a "sensação" da ilustração. O desenho mudará bastante daqui até o resultado final.
-
Digitalize a peça. Coloque a folha no scanner e comece a digitalizá-la para o computador. Salve o arquivo em PNG ou JPG para melhores resultados.
-
Abra o arquivo no programa desejado. O GIMP é uma boa opção para iniciantes, pois é gratuito. Evite programas como o Microsoft Paint, pois eles são limitados demais. A maioria dos artistas digitais usa o Adobe Photoshop para criar as obras virtuais, entretanto.
-
Como alternativa, faça o esboço direto no computador. Se não tem um scanner ou não gosta de usar lápis e papel, instale uma mesa digitalizadora e comece a desenhar direto no software de sua escolha.
- Abra o programa de ilustração, conecte o tablete ao computador, crie um novo arquivo e comece os esboços.
Publicidade
-
Faça camadas. Por enquanto, o seu esboço é apenas uma camada no arquivo. Clique no botão "Nova Camada" para criar uma camada transparente. Pinte-a de branco e arraste-a para o fim da lista, deixando-a por baixo das outras camadas. Para cada parte do desenho, crie uma nova camada e dê o nome adequado. [2] X Fonte de pesquisa
- Ao trabalhar com mais camadas, você terá mais flexibilidade e não correrá o risco de estragar o desenho inteiro.
-
Contorne o desenho. Abra uma nova camada e comece a contornar o esboço com a ferramenta de pincel. Use um tamanho pequeno de pincel para não fazer linhas muito grossas e corrija os erros de anatomia que cometeu durante o esboço. [3] X Fonte de pesquisa
- Ao terminar, apague ou esconda a camada de esboço para poder colorir o contorno sem distrações.
-
Comece com as cores básicas e chapadas. Agora é hora de escolher as cores que vai utilizar no desenho. Experimente com diferentes tamanhos de pincel, dependendo do tamanho da área que vai preencher, e pinte as partes do desenho. Use uma única cor para cada área. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Adicione os detalhes. Limite-se apenas pela sua criatividade! Use suas habilidades para fazer detalhes de acordo com o estilo de ilustração que deseja fazer. Se acha que o contorno já está bom, pule para o passo de sombreamento. Aproveite para adicionar mais detalhes às partes pequenas do desenho, como os olhos, os bolsos, as marcas nas roupas, entre outras coisas. Quanto mais camadas, mais fácil vai ser consertar coisas pequenas.
-
Sombreie a ilustração. Escolha a ferramenta conta-gotas e selecione a cor da área que deseja sombrear. Agora vá até o seletor de cores e selecione uma cor um pouco mais escura. Pegue o pincel e faça as sombras na área em questão. Repita em toda a ilustração. [5] X Fonte de pesquisa
-
Ao terminar, combine todas as camadas. Salve uma cópia do arquivo para poder editar depois, só por precaução. A ideia é salvar a ilustração em um arquivo PNG ou JPG para postá-la na internet, mas saiba que as camadas virarão uma única imagem..
-
Exporte o arquivo. Clique em "Arquivo" -> "Salvar Como" e selecione a opção PNG ou JPG. Pronto, sua imagem está pronta para ser compartilhada! Se quiser voltar e editar algo na ilustração, abra o arquivo original e pronto.Publicidade
Dicas
- Pratique bastante!
- Procure artistas digitais na internet e confira também tutoriais. Tente sempre aprender mais e se inspirar para melhorar!
- Sites como o deviantArt têm muitos tutoriais de arte digital. Acredite, você encontrará tudo o que procura!
- Lembre-se de que existem milhares de modos de se desenhar digitalmente. Faça alguns testes para encontrar o seu estilo.
Publicidade
Avisos
- Sempre salve o documento de tempos em tempos, para não perder horas de trabalho caso o computador trave ou a energia caia.
Publicidade
Materiais Necessários
- Computador.
- Scanner (opcional).
- Programa de manipulação de imagens, como o GIMP ou o Photoshop.
- Mesa digitalizadora.
Referências
- ↑ http://www.digitalartsonline.co.uk/tutorials/photoshop/digital-colouring-techniques-for-pencil-drawn-art/# 2
- ↑ http://design.tutsplus.com/tutorials/introduction-to-digital-art--psd-13528
- ↑ http://digitalarttutorials.com/portfolio-view/beginning-inking/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=-HQ7yunbaW8
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=-HQ7yunbaW8
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 46 489 vezes.
Publicidade