Baixe em PDF Baixe em PDF

O hidromel é uma das bebidas alcoólicas mais antigas que existem. Fácil de fazer, ele pode ser descrito como um vinho feito de mel fermentado. A bebida leva três ingredientes básicos: água, mel e levedura. Para prepará-la em casa, você só precisa do equipamento certo.

Ingredientes

  • 4 l de água sem cloro.
  • 1,5 kg de mel.
  • 1 g levedura para vinho branco.
  • 0,5 kg de frutas frescas (opcional).
  • 1 xícara (aproximadamente 25 g) de ervas frescas (opcional).
  • 2 colheres de sopa (aproximadamente 3 g) de ervas secas (opcional).
  • 2 colheres de sopa (aproximadamente 15 g) de especiarias (opcional).

Rende 4 l de hidromel.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de alguns equipamentos básicos para fazer um bom hidromel. [1] Para comprar um kit caseiro, dê uma olhada na internet ou em lojas de artigos para a produção de bebidas alcoólicas. O kit deve conter:
    • Um balde ou um garrafão para colocar o hidromel durante a fermentação. O recipiente deve vir com um airlock para que os gases liberados pela fermentação consigam escapar sem que você corra o risco de expor a bebida a agentes contaminantes.
    • Um hidrômetro para ajudá-lo a calcular o teor alcoólico da bebida e ver se ela ainda está fermentando.
    • Um sifão para mudar o líquido de recipiente sem perturbar os sedimentos acumulados.
    • Equipamentos para engarrafar a bebida fermentada, como um tampador e um conjunto de garrafas de vidro ou um arrolhador e um conjunto de garrafas de vinho.
  2. O sabor do hidromel depende do tipo de mel usado no preparo da bebida. Logo, escolha um mel do qual você goste. [2] Apesar de ser um pouquinho difícil de encontrar no Brasil, o mel de trevo é bem docinho, o que o torna perfeito para fazer hidromel. Experimente escolher diferentes tipos de mel para transformar o aroma e o gosto da bebida.
    • O mel de laranjeira vai deixar o hidromel com um leve gostinho de laranja.
    • O mel de trigo sarraceno tem um sabor bem forte, parecido com melaço.
    • O mel de flores silvestres é feito com uma mistura de flores locais e tem um sabor completamente imprevisível.
    • Para fazer um garrafão de 4 l de hidromel simples, você precisa de, pelo menos, 1,5 kg de mel. Tome cuidado para não deixar faltar!
  3. O sabor do hidromel pode ser alterado por frutas frescas, como cerejas e mirtilos, especiarias, como noz-moscada e cravo-da-índia, e ervas, como o capim-limão e o manjericão. Os ingredientes extras podem mudar drasticamente o sabor da bebida, deixando-a com um gostinho único. Tome cuidado apenas para não eliminar a doçura natural do hidromel. [3]
    • Experimente adicionar gengibre, raspas de frutas cítricas, baunilha, coentro, canela, noz-moscada ou até mesmo chocolate ao hidromel para alterar o sabor e o aroma da bebida.
    • Dê preferência para frutas frescas em vez de secas ou desidratadas para não impactar o processo de fermentação.
  4. A levedura é um dos três ingredientes principais do hidromel, logo, é muito importante escolher o tipo certo para a bebida. [4] A levedura para vinho branco age rapidamente e acentua o gostinho do mel. Para encontrá-la, dê uma olhada na internet e em lojas de produtos para a produção de bebidas.
    • Você também pode usar outros tipos de levedura, mas lembre-se de que eles vão alterar o sabor e as características gerais da bebida. A levedura para champanhe, por exemplo, vai aumentar o teor alcoólico do hidromel, ao passo que a para vinho tinto é ótima para quebrar os açúcares naturais, o que a torna perfeita para bebidas com frutas frescas.
    • Caso prefira uma alternativa mais simples, use uma levedura para pão comum para produzir um hidromel suave sem nenhuma alteração drástica no sabor.
  5. É essencial que você higienize todos os utensílios necessários para a preparação do hidromel. Uma forma fácil de fazer isso é ferver todo o equipamento por cinco minutos. Outra opção é usar um gel higienizador próprio, vendido junto com diversos kits caseiros. Qualquer bactéria ou outro agente contaminante que entrar em contato com a bebida pode arruiná-la completamente. [5]
    • Higienize todas as colheres, tubos, garrafas, recipientes e outros utensílios necessários para preparar a bebida.
    • Enxágue bem o equipamento para remover os resíduos dos produtos de limpeza. Os agentes químicos podem deixar o hidromel com um gosto ruim.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando o mosto

Baixe em PDF
  1. O processo de fabricação do hidromel começa com o preparo de uma mistura chamada “mosto”. Em uma panela grande, ferva a água. Em seguida, vire-a dentro do recipiente no qual você vai fermentar a bebida e adicione o mel. Mexa bem. Não coloque o mel na panela de água fervente para que ele não fique com um gosto estranho e nem grude no fundo. [6]
    • Veja se mistura está uniforme antes de continuar.
  2. Depois que o mel estiver completamente incorporado à água, adicione as frutas e especiarias desejadas ao mosto. Coloque as frutas frescas na mistura sem batê-las ou amassá-las para não alterar a cor da bebida. Já para adicionar as ervas e as especiarias, use um saquinho de chá e mexa bem a mistura. [7]
    • Use 0,5 kg de frutas frescas para cada 4 l de água.
    • Use duas colheres de sopa (aproximadamente 15 g) de noz-moscada, canela e outras especiarias para cada 4 l de água.
    • Use uma xícara (aproximadamente 25 g) de ervas frescas ou duas colheres de sopa (aproximadamente 3 g) de ervas secas para cada 4 l de água.
  3. Após misturar todos os ingredientes, use um hidrômetro para medir a densidade exata do líquido e ter uma ideia do provável teor alcoólico do hidromel. Tirar a densidade da bebida antes de adicionar a levedura é essencial. Você vai ter bem mais dificuldade para fazer alterações na mistura depois que ela começar a fermentar. [8]
    • O hidrômetro deve indicar uma medida em algum ponto entre 1.060 e 1.120.
  4. Depois que o mosto estiver com o sabor e o teor alcoólico desejado, é hora de colocar a levedura para trabalhar. Um pacote padrão de levedura costuma ser suficiente para 20 l de hidromel. Use aproximadamente 1/5 do pacote (1 g) se for preparar apenas 4 l da bebida. Basta adicionar a levedura ao líquido e mexer bem. [9]
    • Exagerar na levedura não vai estragar e nem alterar o sabor do hidromel. O “erro” só vai acelerar um pouco a fermentação.
  5. Quando as enzimas da levedura começarem a decompor os açúcares do mel, eles vão soltar gases que podem ficar acumulados no recipiente e até mesmo fazer com que ele exploda. Separe uma rolha de borracha do tamanho certo para a boca do recipiente e enfie o cabinho do airlock no buraquinho dela. Em seguida, coloque a rolha e o airlock na boca do recipiente. O airlock é uma parte muito importante do processo. É ele que vai permitir a liberação dos gases sem que o hidromel corra o risco de ser contaminado. [10]
    • Independentemente do recipiente ser de vidro ou de plástico, ele precisa estar bem fechado para que a fermentação tenha início. O airlock é necessário para permitir o escapamento dos gases.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fermentando e engarrafando o hidromel

Baixe em PDF
  1. Para que a bebida comece a fermentar, é necessário que você misture os ingredientes duas vezes por dia nas primeiras 48 horas. Passado esse período, deixe a bebida descansar. [11] Use apenas utensílios higienizados para mexer o hidromel para não correr o risco de adicionar bactérias à mistura. Mexa a bebida por mais ou menos dois minutos e feche bem o recipiente quando terminar.
    • Caso esteja fermentando a bebida em um garrafão ou em um recipiente com uma boca estreita, sacuda-o delicadamente para mexer a mistura.
  2. Durante a fermentação, uma camada sedimentosa vai se formar no fundo do garrafão. Com um sifão com uma mangueira ou um tubo, transfira o hidromel para um recipiente limpo para separá-lo dos sedimentos. Coloque o garrafão em uma superfície mais alta, insira a mangueira do sifão na bebida e mova-a para cima e para baixo para transferir o líquido para um recipiente limpo mais baixo. [12]
    • Coloque o tubo na superfície do líquido para não pegar os sedimentos por acidente.
    • O recipiente limpo deve ser grande o bastante para acomodar todo o hidromel. Caso ele não tenha uma rolha de borracha e um airlock, remova os sedimentos do recipiente original, higienize-o e coloque o hidromel de volta no lugar para que ele continue fermentando.
    • Meça mais uma vez o teor alcoólico da bebida para ter uma ideia de em que pé está a fermentação.
    • Esterilize o novo recipiente antes de usá-lo.
  3. Após passar o hidromel para o novo recipiente, separando a bebida dos sedimentos, tampe-o com o airlock para que ele não acumule gases. Em seguida, guarde a bebida em um local seco e quente por algumas semanas para que ela continue fermentando. Com o tempo, a camada sedimentosa vai se formar novamente no fundo do recipiente. Quando isso acontecer, sifone o líquido para outro recipiente para separá-lo mais uma vez da parte sólida.
    • Pode ser que você precise sifonar o hidromel para separá-lo da camada sedimentosa várias vezes durante a fermentação. Repita o procedimento até a bebida ficar clarinha, sem nenhum sinal de turbidez. [13]
  4. Passadas algumas semanas, é hora de ver se o hidromel está pronto para ser envasado. Antes disso, porém, é preciso pegar o hidrômetro mais uma vez para ver se o teor alcoólico da bebida está no nível desejado. [14] A densidade apontada pelo hidrômetro vai depender do tipo da bebida:
    • Um hidromel mais seco deve ficar entre 990 e 1.006 no hidrômetro.
    • Um hidromel intermediário, nem muito doce, nem muito seco, deve ficar entre 1.006 e 1.015.
    • Um hidromel doce deve ficar entre 1.012 e 1.020.
    • Já se o hidromel estiver muito adocicado, é possível que ele passe de 1.020.
  5. Uma vez pronto para ser envasado, sifone o hidromel para fora do recipiente. Leve um tubo da bebida até o fundo de uma garrafa e mova-o para cima e para baixo para começar a transferência. Encha as garrafas de baixo para cima para minimizar a exposição da bebida ao oxigênio. Para finalizar, feche as garrafas com rolhas ou tampinhas assim que terminar de enchê-las. Você pode saborear o seu hidromel sempre que tiver vontade, mas não se esqueça de que a bebida costuma ficar mais saborosa com o tempo. [15]
    • As garrafas e os equipamentos devem ser higienizados para não sujar nem estragar o hidromel.
    • O hidromel tem validade de dois anos desde que guardado em um local fresco, ao abrigo da luz do sol.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Um kit caseiro para a preparação de bebidas.
  • Um hidrômetro.
  • Um recipiente grande com uma abertura para um airlock.
  • Uma panela grande.
  • Equipamentos para engarrafar bebidas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 473 257 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade