Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você deseja esconder os veios de uma madeira, a meia-esquadria é um acabamento para se utilizar. Molduras de esquadrias são articulações decorativas utilizadas como molduras de portas e janelas ou de suas guarnições. As meias-esquadrias são articulações frágeis, mas muito úteis quando se quer algo para um acabamento de boa aparência, sem que este necessite suportar muito peso. Basta iniciar com o 1° Passo logo abaixo e fazer sua própria meia-esquadria.

Método 1
Método 1 de 3:

Posicionando com sucesso

Baixe em PDF
  1. Há duas ferramentas diferentes que você pode utilizar para fazer meias-esquadrias para cantoneiras, e a que usará vai depender de que material está cortando e de como ele precisa ser cortado. Cortes padrões básicos podem ser feitos em materiais simples, utilizando uma moldura de esquadria e um serrote. Cortes mais complexos precisarão de uma serra circular ou de uma serra de mesa. Estes materiais podem ser alugados em uma loja de ferragem ou loja de camping; lá poderão aconselhá-lho sobre exatamente que tipo de máquina atenderá suas necessidades.
    • Para muitos tipos de moldes para interiores, tais como rodapés, sancas etc, você não deve usar fazer meias-esquadrias para cantos internos. Elas não caberão direito e esquadrias tendem a se separar nestas situações. Para os cantos internos, é preciso aprender a técnica chamada de "enfrentamento". Isso não é difícil (faça uma pesquisa para obter instruções).
  2. Meça as alterações de ângulo. Divida esse valor pelo número de peças que vão compor a quina. O número resultante é o ângulo em que você terá de cortar a sua esquadria. O ângulo de corte mais comum é de 45 graus.
  3. Uma vez que os cortes forem angulados, poderá haver um lado da madeira mais longo do que o outro. Você vai precisar decidir qual lado será o que e fazer suas medições corretamente. Por exemplo, numa peça de canto interior, a medida da parede necessita ser igual à parte de trás da madeira. Para uma peça de canto exterior, o lado interno terá de ser igual à parede, mas terá uma distância mais curta.
  4. Se você quiser usar toda madeira, terá que ser capaz de usar sobras sempre que puder. Já que a peça tem de ser mais longa de um lado do que possa parecer (como em cantos internos), você terá que calcular o tanto de material extra que usará no final. Se a cantoneira em que porá a meia-esquadria tiver o ângulo padrão de 45 graus, você precisará de uma lacuna no final da peça igual à profundidade do outro pedaço de madeira.
    • Se não estiver usando um ângulo de 45º, você precisará fazer alguns cálculos matemáticos. Não se preocupe: é mais fácil do que parece. Use uma calculadora ou o círculo interativo desta página para encontrar o seno e cosseno para o ângulo do corte que fará. Em seguida, pegue a sua calculadora e divida o seno pelo cosseno. Pegue o número resultante e multiplique-o pela profundidade da peça de madeira. O número resultante é a quantidade de espaço extra que você vai ter que deixar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cortando o material

Baixe em PDF
  1. Ajuste a serra da esquadria ao ângulo que terá de cortar. Use as instruções fornecidas em sua máquina, pois cada uma tem um funcionamento diferente.
  2. Coloque a madeira na serra virada para baixo, se possível. Você deve saber o tamanho que as laterais curtas e longas de sua madeira precisam ter. Utilize o guia a laser se a sua máquina tiver um (a maioria das máquinas modernas possuem). Se não souber como alinhar o pedaço de madeira, utilize alguns pedaços extras de madeira para testar o corte. O teste é importante.
    • Ao cortar uma moldura no estilo de um quadro, coloque o lado plano contra a superfície de corte.
    • Ao cortar uma moldura no estilo de uma caixa, coloque o lado plano contra a parede (ou na parte de trás da superfície de corte).
  3. Se não estiver usando uma peça longa o suficiente para segurar e manter as mãos fora do alcance da serra, use grampos para segurar a madeira no lugar. Isto é muito sério, muitas pessoas prederam dedos desta maneira. Seja cauteloso.
  4. Normalmente, há uma série de botões e ações que você terá que fazer para começar a serrar. Siga as instruções que acompanham a sua máquina. Quando abaixar a serra, mantenha suas mãos longe e não pressione com muita força. Simplesmente guie a serra para onde precisa ir e deixe-a fazer o corte.
  5. Quando estiver pronto, pode remover os grampos e retirar a peça.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Encaixando o material

Baixe em PDF
  1. Não importa o método que usar, manter as esquadrias no lugar é muito importante. Existem muitos estilos diferentes de ferramentas para prender madeiras, dependendo do projeto em que está trabalhando. Consulte uma loja de ferragem para ajudá-lo na escolha do que é melhor para você.
  2. O modo mais básico de unir peças é colando os ângulos num encaixe justo e os pregando no local com a ajuda de um pregador pneumático. Isto funciona melhor se as peças puderem ser pregadas em outra superfície, como uma moldura da porta, porque as extremidades não vão ficar bem unidas. Arrume os pregos se eles não entrarem o suficiente. Em seguida, preencha os buracos com massa de madeira e pinte a massa para combinar com a madeira.
  3. Faça buracos para pinos nas extremidades unidas da madeira se ela for grossa o suficiente. Isso pode dar mais apoio, tornando a esquadria muito mais forte. Basta fazer o buraco, cobrir os pinos com cola de madeira e juntar os pedaços. Use um pino de tamanho adequado para a espessura da madeira.
  4. Quando as extremidades estiverem unidas, você também pode tentar usar uma peça triangular. Usando uma serra circular grossa, faça um corte em V no canto da esquadria. Em seguida, encha este corte com cola e encaixe uma peça em forma de triângulo, de tamanho e forma corretas. Este é um método mais avançado e pode ficar bonito se for feito corretamente.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 81 222 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade