Baixe em PDF
Baixe em PDF
Em termos de costura, um ponto cadeia é exatamente o que parece: uma série de pontos conectados em um padrão de correntes em cadeia. Embora seja uma técnica bem antiga, ainda é um dos pontos mais usados no mundo da costura. [1] X Fonte de pesquisa Esse ponto é tão útil para preencher formas quanto para contorná-las, pois sua estrutura em cadeia o torna flexível o suficiente para seguir curvas e espirais. O melhor de tudo é que há muitas formas de fazer ponto cadeia, então pegue uma agulha e linha e comece a aprender hoje!
Passos
-
Comece com um ponto pequeno. O comecinho de um ponto cadeia básico é fácil, você só precisa fazer um ponto reto pequeno no tecido. O tamanho exato não importa, mas não deve ser maior que 0,5 cm. Esse ponto vai "ancorar" o resto da cadeia. [2] X Fonte de pesquisa
- Para fazer um ponto simples, passe a agulha por trás do tecido e insira para frente dele perto do primeiro furo.
- Pratique pontos cadeia em um par de calças velho primeiro.
- Sempre comece na costura lateral, não no meio da peça. Dessa forma, os erros não ficarão tão visíveis.
- Marque a roupa com giz para tecido ao praticar. Depois, é só seguir a linha enquanto costura!
-
Insira a agulha perto do ponto. Leve-a uma distância curta abaixo do primeiro ponto por trás do tecido. Esse novo furo deve ficar alinhado com os dois primeiros, e não para o lado.
-
Passe a linha por dentro do primeiro ponto. Mova a agulha por baixo do ponto inicial; pode ter que usar a ponta da agulha para abrir um pouco o ponto. Puxe a linha para que o ponto fique relativamente apertado, mas não o suficiente para franzir o tecido.
-
Passe a agulha pelo segundo furo. Depois, insira a agulha no mesmo furo pelo qual saiu no primeiro passo. O ponto deve ficar parecido com uma forma oval. Você acabou de fazer o primeiro "elo" da sua cadeia!
-
Volte pelo tecido abaixo do ponto novamente. Agora, é só repetir os passos acima para continuar a cadeia. Passe a agulha por trás do tecido em um ponto com a mesma distância que usou no primeiro elo.
-
Enrole a linha no elo anterior. Dessa vez, passe a linha por baixo de ambas as linhas no "elo" da cadeia. Então, insira a agulha no mesmo furo pelo qual entrou. Sua cadeia deve ficar com dois elos.
-
Repita se for preciso. Siga esse padrão para continuar adicionando elos à sua cadeia.Publicidade
-
Comece fazendo um "elo" individual do ponto cadeia básico. Esta variação do ponto cadeia tem uma aparência mais grossa e definida, o que a torna uma ótima opção para costurar bordas e contornos que você quer destacar. Para começar, crie um ponto cadeia básico com um elo de acordo com o método acima. [3] X Fonte de pesquisa Em outras palavras: [4] X Fonte de pesquisa
- Comece com um ponto pequeno individual;
- Volte pelo tecido até um ponto alinhado com o ponto feito (a menos de 2,5 cm de distância);
- Passe a linha por dentro do primeiro ponto;
- Insira a agulha no furo pelo qual ela saiu.
-
Faça um segundo "elo" através do ponto original. Nessa altura, o ponto cadeia pesado começa a ficar diferente do básico. Volte pelo tecido um pouco longe do primeiro elo como faria normalmente, mas faça uma argola que passa pelo ponto "âncora" original , e não o elo que acabou de fazer.
- Depois disso, puxe a linha e insira a agulha novamente no furo pelo qual ela saiu.
-
Faça um terceiro elo através dos dois primeiros. Volte pelo tecido abaixo do segundo elo, e passe a agulha por baixo de ambos os elos anteriores. Isso é crucial; a linha deve passar por baixo não só do segundo elo, mas do segundo e primeiro elos juntos. Quando tiver feito isso, passe a agulha através do furo pelo qual ela saiu como antes.
- Ignore o ponto "âncora" original, você não precisa mais dele.
-
Repita se for preciso. Continue esse padrão para aumentar sua cadeia. Cada vez que você volta para a frente do tecido, enrole a linha por baixo dos últimos dois elos feitos. Se fizer isso corretamente, começará a formar um ponto cadeia grosso e "apertado".
- Você precisa prestar muita atenção para acertar o padrão, mas, depois que pegar o jeito, o ponto não é difícil. Até ficar confortável com ele, tenha cuidado para não errar e passar o novo elo só pelo primeiro elo anterior ao invés dos dois últimos; se não perceber esse erro, o resultado final ficará irregular.
Publicidade
-
Comece inserindo a agulha de baixo para cima do tecido. Esta variante do ponto cadeia básico parece uma cadeia de correntes . Diferentemente do método acima, este não começa com um ponto básico. Ao invés disso, passe a agulha pelo tecido de trás para frente.
-
Enrole a linha ao redor da agulha. Depois, leve a agulha para frente da linha (a folga do comprimento que você ainda não usou). Enrole a linha em uma volta completa para formar uma argola apertada ao redor da agulha.
-
Pegue um pequeno comprimento de tecido. Insira a agulha pela frente do tecido a uma distância curta de onde ela saiu. Então, sem puxar demais a linha , passe a ponta da agulha novamente pelo tecido um pouco mais à frente.
- Uma forma fácil de fazer isso é passar a agulha pelo tecido em um ângulo baixo ao invés de um de 90°. Assim, você pode inserir a agulha no tecido e voltar usando somente o comprimento da agulha, então não terá que puxar a linha.
-
Puxe a agulha por cima da linha. Comece a puxar a agulha para apertar a linha. Passe a agulha por cima da linha ao invés de por baixo. Depois, puxe a linha.
- Caso tenha feito tudo corretamente, deve ter ficado um ponto que parece uma forma oval ou o número 0.
-
Repita se for preciso. Embora possa não parecer no começo, tudo que você precisa fazer para continuar esse ponto é repetir os passos acima. Ao aumentar o ponto, eventualmente você terá uma fileira de "0s" conectadas por "-" curtos que se parecem com uma corrente de verdade. Para relembrar, no resto do ponto você deverá: [5] X Fonte de pesquisa
- Enrolar a linha ao redor da agulha;
- Pegar um pouco do tecido inserindo a agulha através da linha e voltando sem apertar a linha;
- Puxar a agulha de volta por cima da linha;
- E puxar para apertar.
Publicidade
Dicas
- Embora o ponto cadeia básico seja o ponto "padrão" das primeiras máquinas de costura, ele tem sido substituído pelo ponto travado. No entanto, algumas máquinas modernas ainda têm essa opção.
- Sua cadeia pode ser feita inserindo a agulha um pouco para o lado ao invés de no furo pelo qual a última linha saiu.
- O ponto cadeia de bordado cria uma "corrente" parecida com as mostradas acima, embora seja feito de uma forma bem diferente. Esse outro tipo é costurado em um bastidor com uma agulha de crochê ao invés de uma comum, o que normalmente torna o processo mais rápido, mas o resultado final tende a ficar um pouco mais uniforme ou "feito à máquina", então nem sempre é recomendado.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado para não puxar demais a linha em qualquer ponto, pois isso pode fazer com que o material fique franzido, especialmente ao trabalhar com linhas curvadas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Agulha;
- Linha;
- Molde que requer ponto cadeia.
Referências
- ↑ http://books.google.com/books?id=lEiGeSLKLjMC&pg=PA41#v=onepage&q&f=false
- ↑ http://sublimestitching.com/pages/how-to-chain-stitch
- ↑ http://www.needlenthread.com/2006/11/heavy-chain-stitch-video-tutorial.html
- ↑ http://sublimestitching.com/pages/how-to-chain-stitch
- ↑ http://www.needlenthread.com/2007/07/embroidery-video-tutorial-cable-chain.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 6 155 vezes.
Publicidade