PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quem nunca conheceu um cara que parece gente boa, mas que depois começa a enviar mensagens constantemente ou pior: conteúdo indesejado, como “nudes”? Já aconteceu com quase todo mundo, infelizmente. É difícil saber o que fazer, já que o estranho tem o seu número e a todo instante bombardeia o celular com notificações. Como forçá-lo a parar, mas se possível sem magoá-lo? Leia este artigo para saber como fazê-lo “se tocar”, com a maior delicadeza possível, e perceber que você não está interessado. Se isso também não der certo, talvez seja necessário recorrer aos métodos para denunciar o comportamento inadequado do indivíduo.

1

Ignore as mensagens.

PDF download Baixe em PDF
  1. A grande maioria dos homens entenderá que isso indica que você não está interessado. O ideal é que, ao não responder mais, ele perceba que você não quer conversar. Não retorne mesmo se ele enviar dois ou três Zaps seguidos, já que isso só o incentivará a continuar conversando. [1]
    • Como dito acima, ignorar geralmente é o suficiente para que sujeitos repulsivos parem de interagir. No entanto, aqueles mais “estranhos” podem insistir, exigindo que você tente outra tática.
    Publicidade
2

Conversem sobre a pessoa que está saindo com você.

PDF download Baixe em PDF
  1. Encontrar uma maneira sutil (ou não) de falar que você está “ficando” com alguém, por exemplo, pode fazer com que ele “se toque”, pare de mandar mensagens e não fique tão magoado. Mesmo que não tenha nada sério com ninguém, invente uma situação, dizendo: [2]
    • “Na verdade, não posso sair nesse fim de semana. Meu namorado vai voltar de viagem e vamos jantar com a família dele.”
    • “Não sei se meu comportamento denunciou, mas já assisti esse filme semana passada, quando saí com minha namorada.”
3

Diga que você vai fazer um “detox” do mundo virtual.

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso esteja preocupado com a chance de ferir os sentimentos do cara, invente que você vai parar de entrar no Whats ou nas redes sociais por um tempo; se ele já estiver irritando você, talvez seja melhor fazer esse “detox” digital, mesmo. Fale, por exemplo: [3]
    • “Neste fim de semana prolongado, eu vou viajar para um retiro e vou desligar o celular um tempinho para não me comunicar com ninguém. Quatro dias de um “detox” do mundo virtual para recarregar minhas energias!”
    • “Desculpe se eu não responder, vou desativar as notificações de todo o meu celular por alguns dias. É uma técnica que eu tenho para lidar com momentos de estresse.”
    Publicidade
4

Diga algo nojento ou estranho para assustá-lo.

PDF download Baixe em PDF
  1. Para cessar o envio de mensagens, diga algo asqueroso; o objetivo é fazer que ele “perca o tesão” de interagir com você. É possível, por exemplo, citar frases de filmes de terror ou falar sobre alguma “curiosidade” em seus hábitos de higiene. Veja os exemplos: [4]
    • “Desculpe pela demora em responder, mas exagerei nos tacos ontem à noite e passei a manhã inteira no banheiro 💩.”
    • “Eu sou como o Slenderman... se você sentir que está sendo observado... provavelmente sou eu.”
5

Diga com todas as letras que não está interessado nele.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se perceber que ele não está entendendo qual é a sua intenção — ou simplesmente ignorando-a —, talvez seja melhor dizer logo ao rapaz que não busca um envolvimento mais sério. Bole uma desculpa, como a de que não está pronto para um relacionamento ou que acha que vocês não vão dar certo. Veja os exemplos: [5]
    • “Suas mensagens me deixam feliz, mas eu não quero um compromisso mais sério, por enquanto.”
    • “Você parece ser legal, mas por agora eu só estou procurando por amizades.”
    Publicidade
6

Fale de uma vez para ele não mandar mais nada.

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso já tenha experimentado as mais diversas técnicas para fazer com que ele pare e o sujeito insista, diga de uma vez por todas que é um comportamento indesejado e que poderá denunciá-lo às autoridades. Talvez você tenha que ser um pouco dura e o indivíduo fique ressentido, mas é melhor que ele perceba logo que você está falando sério. Você pode falar:
    • “Por gentileza, eu gostaria que você parasse de mandar DMs a todo momento.”
    • “Você envia muitas mensagens. Peço, por favor, que pare.”
7

Bloqueie o número do homem.

PDF download Baixe em PDF
  1. Seja qual for o smartphone, aplicativo ou rede social, deve haver uma maneira de bloquear um contato para não receber mais nenhuma ligação ou recado. Imponha a restrição para que, de uma vez por todas, ele desista e esqueça de você.
    • Não se esqueça de bloquear os perfis dele nas redes sociais. Essas pessoas fazem “stalking” e podem achar sua conta no Facebook, Twitter e Instagram, mesmo que não tenham muitos dados seus.
    Publicidade
8

Mude o número do celular em situações mais graves.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o assédio continuar mesmo após bloqueá-lo — o cara pode até usar outras linhas telefônicas ou descartáveis para entrar em contato —, a única saída pode ser mudar o número do seu celular. Entre em contato com a sua operadora e explique o que está acontecendo; na maioria dos casos, você conseguirá manter o celular e apenas trocar a linha. [6]
    • É muito irritante ter que fazer tudo isso por causa de um chato, mas é uma maneira quase infalível de parar com ligações e mensagens de assédio.
    • Passe o novo número apenas para amigos próximos e parentes. Divulgá-lo na internet ou dá-lo a qualquer um em sites de relacionamento pode fazer com que outro indivíduo comece a assediá-lo ou até o mesmo cara repulsivo de antes encontre você novamente!
9

Ameace denunciá-lo se nada mudar.

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando ele continuar encontrando meios para falar com você, diga que vai chamar a polícia, ressaltando que já pediu incontáveis vezes para não o assediar mais e que esse é o último aviso ou levará o caso às autoridades.
    • Diga “Se você continuar enviando SMS, eu vou fazer um boletim de ocorrência”.
    Publicidade
10

Vá à polícia se ele não parar.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você for ameaçado ou continuar recebendo contatos inconvenientes, junte provas, como capturas de tela das conversas, e leve à polícia para fazer um boletim de ocorrência. Isto também vale se tiver evidências de que está sofrendo “stalking”, seja on-line ou não. Desde 2021, o comportamento é considerado crime e prevê pena de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa. As autoridades vão coletar suas informações de contato e todas as suas provas, como as mensagens indesejadas, para abrir uma investigação se julgarem que sua alegação é procedente. [7]
    • No Brasil, já é possível pedir medida protetiva contra alguém que pratica “stalking”, seja virtual ou não e conhecendo ou não o agressor.
11

Contrate um advogado para cuidar da comunicação com o infrator, se necessário.

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo do caso, as autoridades ficam de “mãos atadas” e nada podem fazer, mas ainda há outros meios legais para recorrer. Contrate um advogado e informe-se sobre o que poderá ser feito para afastar o esquisitão de uma vez por todas. Insira, no Google, os termos “advogado cyberstalking” para encontrar especialistas em tal crime. Às vezes, uma carta requisitando que o homem pare de persegui-la, independentemente do meio utilizado para o assédio, pode assustá-lo devido à possibilidade de processo, forçando-o a cessar o contato de uma vez por todas.
    • Será preciso combinar os honorários com o advogado e exibir as provas de assédio para que ele aceite cuidar de seu caso. Devido a isso, é sempre uma boa ideia guardar tudo que o homem enviar a você, por mais indesejado que todo esse conteúdo seja.
    Publicidade

Dicas

  • Caso você se sinta ameaçado ou assediado, dirija-se imediatamente para a delegacia mais próxima. [8]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 319 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade