Baixe em PDF Baixe em PDF

Fornos solares ou "fogões solares" são cada vez mais usados ao redor do mundo para reduzir a dependência das pessoas a lenha e outros combustíveis. Ainda que você tenha eletricidade, um forno solar pode ser um acréscimo efetivo de economia de energia aos seus aparatos de cozinha. Para fazer tanto um forno solar de baixa como um de alta temperatura, siga essas instruções.

Método 1
Método 1 de 3:

Forno solar de baixa temperatura

Baixe em PDF
  1. Certifique-se de que a caixa menor esteja dentro da caixa maior cheia de tiras de jornal. Elas funcionarão como um isolante.
  2. Depois, corte as abas de folhas de papelão no formato de trapézios. Como você vai prendê-los às paredes da caixa, a largura do lado menor de cada trapézio deve ser igual à largura do lado da caixa em que cada pedaço ficará preso; a largura de cada lado maior deve ser vários centímetros maior que o lado menor.
  3. Certifique-se de que eles se encaixam perfeitamente em volta do refletor e alise retirando qualquer amassado ou dobra. Prenda o material com cola ou fita adesiva em um dos lados de cada refletor.
  4. Você pode colar, pregar ou costurar, como necessário, deixando-os caídos por enquanto.
  5. O jeito mais fácil e seguro de fazer isso é prender os refletores juntos pelas laterais maiores (ex. prenda cantos próximos e amarre-os juntos com linha, depois vá soltando-os para afastá-los). Entretanto, você também pode prender estacas no chão abaixo dos refletores, empilhar algo abaixo de cada refletor ou qualquer outra coisa que os segurará no lugar. Se for um dia com muito vento, certifique-se de que seus refletores não virem.
    • Se estiver usando estacas, cole os refletores às estacas para ter mais estabilidade.
  6. Coloque a comida na caixa menor e cozinhe. É melhor cozinhar a comida em refratários ou em uma pequena assadeira escura. Teste os tempos de cozimento e a melhor forma e lugar de colocar a caixa. Você pode precisar reposicionar a caixa várias vezes durante o cozimento para captar o sol
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Forno solar de alta temperatura

Baixe em PDF
  1. Um tambor de óleo funcionará bem. Certifique-se de usar uma lâmina para cortar metal; quando terminar, o meio-tambor deve parecer um berço. Você só precisa de uma metade do tambor para fazer o forno.
  2. Certifique-se de usar uma escova de limpeza pesada e dê uma atenção extra aos cantos e dobras.
  3. Você vai precisar de um retângulo grande para a parte curva e dois meio-círculos para as pontas.
    • Para fazer o retângulo grande, um lado deve ter o comprimento do que era antes a altura interna do tambor, o outro de ser igual à medida da curva interna, a qual você pode medir usando uma fita métrica flexível (ex. fita de costureira).
    • Para fazer os dois meio-círculos: meça o raio (ou seja, metade do diâmetro) das pontas semicirculares; amarre uma caneta na ponta de um pedaço de cordão e depois corte o cordão no comprimento do raio; segure a ponta do cordão no meio, use a caneta para desenhar um círculo perfeito na chapa metálica; corte o círculo e depois corte-o em dois pra fazer cada meio-círculo.
  4. Para prender as partes com rebites, faça furos na folha de metal e no tambor com uma broca de 1/8-inch (3 mm), depois prenda os rebites de 1/8 (3mm). Você também pode furar a chapa de metal e o tambor e depois prendê-los com parafusos para metal; embora isso vá deixar pontas de parafusos sobrando para fora da parte de trás do seu forno, essas pontas serão cobertas depois com o isolamento.
  5. Isso maximizará a quantidade de calor dentro do forno.
  6. Isso irá segurar no lugar a tampa de vidro (que você irá encaixar através da quarta borda, o lado aberto). A forma mais facil de fazer isso é com seis pedaços de rufos de metal:
    • Meça a borda menor do forno e corte duas peças de rufo nesse comprimento. Depois, meça a borda maior do forno, subtraia a largura da calha dessa medida, e corte as ultimas quatro peças de rufo nesse comprimento; assim você poderá colocar os rufos laterais deixando sobrar espaço para encaixar o último.
    • Coloque um pedaço de rufo sobre a borda assim a dobra do metal vai vir do lado externo e vertido sobre a borda horizontal. Coloque um segundo pedaço de rufo sobre o primeiro de tal forma que os lados verticais fiquem colados mas as dobras horizontais fiquem com um espaço o suficiente para passar a espessura do vidro. Coloque alguma coisa (ex. papelão grosso) entre os dois pedaços de rufo para manter esse espaçamento, fure através dos dois rufos e do tambor e prenda-os juntos usando rebites. Remova o papelão e repita nas outras duas bordas.
      • A o fazer um sanduiche de rufo (em vez de simplesmente colocar uma camada de borda em volta de todo o forno) evitará que o vidro fique raspando nas bordas irregulares do tambor que você cortou manualmente.
  7. Certifique-se de aplicá-lo mais fino do que você pensa ser necessário, já que ele se expande. Veja a lata para mais informações.
  8. Simplesmente fure e aparafuse o tambor à base que seja mais conveniente ao local (ex. pedaço de madeira, um suporte de alumínio com rodinhas, etc...), cerificando-se de que a base seja larga o suficiente para evitar que o forno tombe. Dependendo do local, você pode querer desnivelar o forno para pegar o máximo de luz solar disponível (ex . nos hemisfério norte, você pode querer desnivelá-lo para o sul, enquanto no Equador você deve deixá-lo totalmente virado para cima).
  9. Simplesmente fure uns pequenos furos a alguns centímetros de distancia em uma linha reta em toda a base certificando-se de furar o isolamento, isso permitirá que o suor que escorre pelas laterais possa sair do forno.
  10. Vidro temperado não somente é mais forte que o vidro comum, mas também vem com as bordas arredondadas, o que significa que você pode usá-lo do jeito que vem. Como você vai correr o vidro regularmente, escolha um vidro mais grosso (ex. 5 mm) para mais resistência. Você terá que encomendá-lo em uma loja de suprimentos de acordo com as dimensões do seu forno solar.
  11. Termômetros de forno a lenha, por exemplo, tem uma base magnética e podem suportar temperaturas altas e constantes.
  12. Simplesmente coloque uma ou duas grelhas comuns para permitir uma colocação mais fácil da comida.
  13. Embora você possa esperar em média uma temperatura máxima entre 90 e 175 graus C, o tamanho, o material, o isolamento do seu próprio forno determinará quão quente seu próprio modelo alcançará. Use essa temperatura para cozimento lento de carnes por algumas horas assim como faria em uma panela de cozimento lento. Um bife ou frango assado precisa de 5 horas, por exemplo, enquanto costeletas precisam de 3 horas (mais 5 a 10 minutos grelhando no final). Meça a temperatura interna da carne com um termômetro culinário assim como faria em um forno dentro de casa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Forno a vapor para legumes

Baixe em PDF
  1. Consiga 2 caixas de papelão (uma delas precisa ser 2,5 centímetros maior que a outra em todas as suas dimensões); 5 painéis de papelão, um deles muito maior que o resto; Isopor; papel filme; folhas de alumínio; EVA preto; um pote preto (com tampa; água; seus vegetais prediletos; cola; e 5 bastõezinhos (ou palitos) resistentes.
  2. Coloque a caixa menor dentro da maior e cole. Apare qualquer diferença na altura.
  3. Não cole. Cole 2 ou 3 camadas de EVA preto dentro da caixa pequena. Cole o papel alumínio nos outro 4 painéis de papelão. Evite amassar o alumínio.
  4. Apare os bastões para que eles fiquem simétricos sob os ângulos dos painéis. Cole-os no lugar (eles que sustentarão os painéis com alumínio ao painel de papelão maior).
  5. Cole os últimos bastões ao pote. Insira o pote no buraco.
  6. Cole-o
  7. Encha 2,5 centímetros do pote com água. Coloque os vegetais dentro. Exponha o forno solar ao sol e deixe descansar por uma hora. Verifique se o alimento está pronto. Repita o Passo 7 quando necessário.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode fazer fornos de baixa temperatura usando objetos reciclados para trabalhos de escola.
  • Você deve usar o forno em uma área ensolarada. A energia térmica vem do sol.
  • Em último caso, você pode esquentar comidas pré-cozidas como enlatados com um truque de dois sacos plásticos de forno: coloque a comida em um saco pequeno de assar ao forno e coloque-o dentro de um saco grande para segurar o calor. Se possível, coloque esse conjunto sobre um refletor, como a parte interna de um pacote de salgadinhos ou um para-brisas automotivo refletor.
  • Para fazer seu forno de baixa temperatura mais eficiente e para fazê-lo cozinhar com temperaturas maiores, você precisa aprisionar o calor. (Sem uma cobertura, o ar quente sobe, resultando em uma corrente constante de ar mais frio). Sacos para assar no forno são baratos e fáceis de usar; simplesmente sele a panela com o saco. Uma placa de vidro, preferencialmente vidro duplo, é uma solução alternativa. O vidro deve ser um pouco maior que a caixa menor, mas não tão grande ao ponto de que não encaixe dentro da caixa maior.
  • Posicionar as estacas que seguram os refletores será bem mais fácil se você tiver alguém para segurar o refletor no ângulo correto enquanto você posiciona e colas os suportes.


Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado ao manipular comida ou utensílios dentro do forno ou ao remover a placa de vidro (se houver). Como isso é um forno, essas coisas podem ficar muito quentes. Use pegadores, luvas térmicas, etc., assim como faria ao trabalhar com um forno convencional ou uma fonte de calor.
  • Nunca lave o vidro do forno de alta temperatura com água fria enquanto ele estiver quente, o choque térmico pode quebrar o vidro.
  • Fornos solares de baixa temperatura são eficientes em quase qualquer lugar que possa ter luz solar direta, mas você não pode configurar a temperatura ou determinar o tempo de cozimento como faria em um forno convencional. Certifique-se de que a comida é cozida na temperatura recomendada usando um termômetro de carne.
  • O forno de baixa temperatura não oferece muita proteção contra animais famintos. Certifique-se de colocá-lo em um local seguro.
  • Não coloque a mão no forno quente sem proteção, você pode se queimar.


Publicidade

Materiais Necessários

Forno de baixa temperatura

  • 2 caixas, uma capaz de encaixar na outra com pelo menos 2,5 cm de folga em todos os lados
  • Jornal ou papel picado
  • Cartolina preta
  • 4 pedaços de papelão
  • Canivete
  • Embalagens de alumínio, protetor solar para carro, isolante térmico bolha, balões de alumínio, manta térmica, espelhos ou metal polido.
    • Papel-alumínio pode ser usado temporariamente, mas irá oxidar rapidamente e precisará ser trocado frequentemente.
  • Fita adesiva ou cola
  • 8 estacas (opcional)
  • Cola quente/cola forte(opcional)

Forno de alta temperatura

  • Tambor de metal (ex. tambor de óleo diesel)
  • Serra circular com lâmina para cortar metal
  • Chapa de metal
  • Cortador de metal
  • Fita métrica
  • Cordão
  • Caneta
  • Furadeira e broca de 3 mm
  • Rebite de 3 mm (ou parafusos para metal)
  • Tinta refletiva para churrasqueira
  • Rufos metálicos
  • Isolamento expansível em spray
  • Base à sua escolha (ex. Pedaço de madeira retangular) e parafusos
  • Placa de vidro temperado tamanho padrão (5 mm)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 693 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade