Baixe em PDF Baixe em PDF

Não consegue colocar o seu cãozinho ou cão adulto para dormir? Ele geme a noite toda? Se você e seu cachorro quiserem dormir bem, estabeleça uma rotina e um ambiente favorável para ele. A seguir, leve em conta qualquer adaptação ou problemas de saúde que seu cão possa estar passando. Com tudo isso em mente, vocês vão estar prontos para ter uma boa noite de sono!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Mudando o ambiente e os hábitos do cão

Baixe em PDF
  1. Você pode deixar um cobertor quentinho para um filhote que não dorme. Coloque um relógio que faça um som compassado nas proximidades, como o tique-taque. É possível também deixar o rádio baixinho ou usar alguma máquina de ruído branco para ajudar no sono do cachorrinho. Use uma almofada térmica sob um dos lados da caixa para que haja um canto quente para ele se aconchegar.
    • Como a almofada é colocada por fora e sob a caixa, não há nenhum perigo do bichinho mastigar o cabo ou a própria almofada.
  2. Se desejar que ele faça isso, mas se ele ainda não estiver treinado, pode levar algum tempo até que se acostume. [1] Faça uma pesquisa e prepare-se para ensiná-lo que a caixa é um bom lugar. Coloque biscoitos no fundo, para incentivá-lo a entrar lá. Sempre que disser as palavras "casa de cachorro" ou "caixa", use um tom de voz positivo. Assim, o indica que ir dormir lá não é um castigo.
    • Se você usar a caixa como castigo, vai descobrir que o cão nunca vai se acostumar a identificá-la como um local relaxante e tranquilo.
  3. Ele pode ficar agitado à noite caso não esteja se exercitando direito durante o dia. Dependendo da raça, idade e disposição física, pode levar de 30 minutos a 3 horas (ou mais) para cansá-lo. [2] É possível exercitá-lo a qualquer momento do dia que não atrapalhe a sua agenda. No entanto, é melhor evitar atividades intensas uma ou duas antes de dormir, para que ele se acalme.
    • Considere um novo esporte ou atividade, como farejar e buscar, circuito para cães, obstáculos, ou Flyball. [3] [4] Novas atividades ensinam novas habilidades pra ambos. Ao fazer isso, os estímulos mentais e físicos aumentam, o que ajuda no exercício, afastando o tédio e criando um vínculo entre vocês.
  4. Veja se o animal de estimação urinou e defecou direito antes de ir para a cama. Alimente-o algumas horas antes de deitar. Isto lhe dará mais tempo para digerir e eliminar a comida. Torne a hora antes de deitar agradável e calma. Isso é que define a qualidade do sono na noite que está por vir.
    • Se seu cão for muito ansioso, experimente dar um Feromônio Apaziguador de Cães. Este é um produto que imita os hormônios da cadela mãe e pode ajudar a reduzir a ansiedade dele. [5]
  5. Pode demorar um pouco até que ele se acostume com qualquer mudança nos hábitos do sono. Faça com que o cachorrinho se exercite bastante a ponto de se cansar, e assim irá garantir uma boa noite de sono para vocês dois. Converse com o veterinário sobre o uso de um anti-histamínico para ajudar a tranquilizar seu cão por algumas noites no período de adaptação.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Levando em conta os problemas de sono de seu cão

Baixe em PDF
  1. Talvez haja outros problemas que estão causando alguma agitação nele. Você está se preparando para uma viagem ou está de mudança? Há hóspedes em sua casa? Um novo vizinho? Barulhos altos? Lembre-se de que cães gostam de rotina. Uma pequena mudança para você (como mudar a mobília do quarto de lugar) pode ser demais para ele.
    • Alguns cães são mais ansiosos do que outros, por isso seja paciente e pense sob a perspectiva dele. Assim, é possível fazer alterações apropriadas.
  2. Caso seja um cão mais velho que costumava ser tranquilo e quieto antes, tente saber se há alguma doença. Converse com um veterinário sobre alterações inexplicáveis no comportamento dele, incluindo o apetite, nível de energia e capacidade de se movimentar.
    • A dor ou a necessidade de urinar ou defecar no meio da madrugada podem ser a causa da agitação e do choro.
  3. Pode levar alguns dias (e noites) para que ele se acostume com o novo lar e rotina. Estabeleça regras básicas no início para criar uma boa rotina. Deste modo, o cãozinho vai entender que há rituais que precedem a hora de dormir. Alimente-o sempre no mesmo horário à noite, levando-o depois para dar uma volta de 15 a 20 minutos, para que ele possa fazer suas necessidades. [6]
    • Coloque o filhote na caixa, que deve ficar em seu quarto para que esteja por perto. Dessa maneira, ele pode se comunicar quando precisar sair para evacuar durante a noite.
    Publicidade

Dicas

  • Se você souber que o cão não está precisando fazer as necessidades, mas mesmo assim está chorando, não saia com ele. Não é bom recompensar um choro. Mas, se ele estiver quieto e mais tarde começar a chorar, leve-o com uma coleira para que ele urine (ou defeque). É provável que este tenha sido o motivo de acordar. Ele precisava sair para não fazer sujeira na caixa. [7]
  • Quando o colocar de volta na caixa, ele pode começar a chorar um pouco, mas não dê atenção, pois ele irá se acalmar em poucos minutos.
  • O quarto deve ser silencioso e escuro.
  • Se estiver treinando para fazê-lo dormir na caixa, é uma boa ideia alimentá-lo quando estiver lá dentro, para criar uma associação positiva. Brinquedos de borracha são ótimos para alimentá-lo e estimular o seu cérebro ao mesmo tempo. Encha os brinquedos de ração para fazer que as refeições durem mais.
  • Deixe-o mastigar. Esta é uma atividade relaxante para o cachorrinho. Use um osso não comestível de brinquedo.
  • Você deve deixar o seu cão no quintal de manhã, de tarde e à noite, a não ser que haja animais ou outros perigos do lado de fora.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 192 665 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade