Baixe em PDF Baixe em PDF

Imagine só: um dia, você começa a ver uma das suas amigas com outros olhos, como se pudessem ficar mais íntimos e até namorar. Situações assim sempre são delicadas, já que é preciso descobrir se ela sente o mesmo sem prejudicar a amizade. Porém, se souber como agir, você pode conseguir transformar essa amiga em sua namorada em pouco tempo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Interpretando a situação

Baixe em PDF
  1. O sentimento que surgiu no seu coração pode ser muito diferente do sentimento da própria garota. Afinal, ontem vocês eram amigos; hoje, alguém já quer mais que amizade. Ela deu algum sinal de que está interessada em algo mais sério que uma amizade platônica? Já notou algum indício de que a garota está dando em cima de você ou de que gosta de ficar ao seu lado o tempo todo? Será que ela está agindo como sempre — educada, atenciosa e carinhosa —, sem nenhuma mudança? Preste atenção a tudo isso para ter uma noção melhor da situação.
    • Observe como a garota se comporta quando fala com você. Está tudo igual ou ela está diferente, mais tímida? Se for o caso, é porque fica nervosa e talvez queira algo a mais.
    • Porém, se ela não mudar, pode ser que não esteja sentindo nada por você. Ainda assim, é bom determinar o que ela quer antes de fazer qualquer coisa.
    • De repente, ela parou de falar de outros rapazes para você? Pode ser que esteja interessada em algo a mais.
  2. Talvez você esteja tão cismado com a ideia de namorar essa amiga que não esteja interpretando as situações com clareza. Se tiver outras pessoas de confiança que também conheçam a garota e possam ajudar, peça que eles fiquem de olho em vocês dois para saber quais as suas chances. Se forem sinceros, vão dar opiniões honestas e dizer se o sentimento é ou não recíproco.
    • É claro que também há amigos que só falam o que nós queremos ouvir. Porém, se você buscar alguém que seja honesto, pode ter sorte e conseguir o que quer.
    • Isso não quer dizer que seus amigos vão entender a situação melhor que você, e sim que vai ficar mais fácil confirmar as suas suspeitas — ou finalmente descobrir que ela gosta de outra pessoa.
  3. Seja objetivo. Muitas pessoas confundem amizade com algo a mais, já que, nesse tipo de relação, é normal haver gentileza e cumplicidade. Ser educado é uma qualidade admirável em qualquer amizade, mas não ajuda a determinar se duas pessoas estão apaixonadas. Se tratar a garota com carinho, mas não for galanteador, ela vai pensar que não existe nada além de companheirismo entre vocês. Nesses casos, você vai ficar preso na friend zone (termo popular que indica que uma pessoa só enxerga outra como amiga). [1] A solução? Dê mais em cima! Se não for bom nesse tipo de coisa, não se preocupe; o importante é se divertir e não levar tudo a sério.
    • Não faça coisas "de amigo" com a garota: não a deixe tratar você como um amigo qualquer e nem falar sobre os garotos de quem gosta. Ela deve vê-lo com outros olhos.
  4. Antes de convidar a garota para sair, pense se está pronto para assumir o risco. Se ela for uma das suas melhores amigas (ou até a melhor), reflita se o que está sentindo é de verdade e se está pronto para o que vem pela frente. No fim, a amizade pode ser mais importante que qualquer outra coisa.
    • Infelizmente, a maioria dos relacionamentos não termina em casamento, e vocês podem não conseguir voltar a ser amigos quando terminarem. Porém, se gostar mesmo dela e enxergar um futuro em comum, vá em frente.
Parte 2
Parte 2 de 4:

Mostrando à garota que você seria um ótimo namorado

Baixe em PDF
  1. Priorize o seu físico. Se não tiver esse hábito, esta é a melhor hora de adquirir. Sentir-se atraente é bom, até quando se está solteiro, já que deixa qualquer um mais autoconfiante. Só não exagere: não lambuze o cabelo de gel e use terno toda vez que for encontrar a garota. Basta escolher bem as roupas que veste para que ela preste cada vez mais atenção em você (além da amizade).
    • Arrume-se quando for encontrá-la: tome banho, apare a barba e faça tudo o que for necessário para ficar bonito. Só não apareça vestindo um smoking ou exalando loção pós-barba — o que pode ter o efeito contrário ao esperado. Quando se trata de perfume, menos é mais. Se estiver belo, você vai se sentir bem. [2] Esse tipo de cuidado indica que você se deu ao trabalho de se aprontar e que se importa com o próprio corpo.
  2. Por mais que a sua amizade já seja bem divertida, você pode chegar mais perto do objetivo de conquistá-la se for mais cômico. Brinque quando estiverem juntos; fale coisas engraçadas para mostrar que é o tipo de homem certo para a vida dela; lance olhares sugestivos e ria quando ela ficar séria (sem parecer maníaco, claro).
    • Compare a sua relação com a garota ao relacionamento de outras pessoas engraçadas (de verdade ou personagens), principalmente se elas forem comprometidas. Inspire-se em exemplos como Marcelo Adnet e Dani Calabresa, Ross e Rachel (de Friends ) etc.
    • De vez em quando, faça cócegas na garota — mas tenha cuidado, ou o tiro pode sair pela culatra. Nem toda mulher gosta disso. Fique de olho nos sinais e nunca exagere. Por fim, prepare-se para também receber cócegas.
    • Elogiar a garota é uma ótima forma de ser divertido e galanteador ao mesmo tempo. Só não a ofenda por acidente.
  3. Pode ser que você e sua amiga já sejam muito carinhosos um com o outro. Porém, é hora de intensificar esses contatos — para algo mais romântico, mas sem exagerar. Por exemplo: tente tocá-la pelo menos três vezes a cada encontro. Só não fique encostando por mais de dois ou três segundos (tempo suficiente para o cérebro registrar o ocorrido), e só o faça em locais adequados, como a mão, o ombro ou o pescoço. [3]
    • Divida comida com ela. O ato de dividir comida durante o almoço, o jantar ou até o lanche é íntimo e estreita os laços.
    • Dê abraços na garota. Esses gestos expressam amizade, mas também deixam vocês mais próximos (até mesmo mais próximos que meros amigos).
  4. Sempre que possível, faça favores à garota — desde gestos simples, como ajudá-la a arrumar a casa e a fazer trabalhos, a coisas mais complicadas, como prepará-la para uma entrevista de emprego. Essa disponibilidade é sinal de afeição, o que é muito sexy. Sua amiga vai ver que você gosta de agradar. Só não se mate por ela, ou vai parecer um cachorrinho apaixonado. Tudo isso deve ser recíproco.
    • Ser prestativo e útil é diferente de ser superior ou mandão. Se ela conseguir fazer determinada coisa por conta própria, admira essa competência, em vez de insinuar que consegue fazer melhor. Nada é mais feio do que uma pessoa arrogante ou que se acha.
  5. Não fique balançando a cabeça, só fingindo que está escutando. [4] Toda mulher gosta de ser ouvida e compreendida. Além disso, se você prestar atenção, vai estreitar os laços de amizade e aumentar as chances de conseguir o que quer. Seja um cavalheiro e mostre que seria um bom namorado.
    • Quando a garota falar com você, guarde o celular ou qualquer outra fonte de distração e olhe-a nos olhos. Mostre que dá ouvidos a todas as palavras que ela diz.
    • Não a interrompa. Só abra a boca quando ela terminar de falar.
  6. Memorize a data de aniversário, o nome dos irmãos, o número de telefone, a comida favorita, as cores de que mais gosta, o que ela curte fazer, quais são os seus planos para o futuro e tudo o que for possível. Anote esses detalhes se não for muito bom de cabeça; ter essa "cola" pode ser útil quando vocês forem ter conversas sérias, já que a garota vai ver que você gosta mesmo dela.
Parte 3
Parte 3 de 4:

Enviando sinais de que gosta da garota

Baixe em PDF
  1. Se ambos gostarem de dançar e ouvir música, disponha-se a acompanhá-la a determinados eventos. Ela pode ficar mais tranquila se estiver com alguém que conhece — e pode ser que o ritmo do evento e a própria noite favoreçam o seu romance. Passar esse tempo juntos pode dar uma nova perspectiva a vocês.
  2. Quando notar sinais mais claros de que ela está interessada, use a sua linguagem corporal para se aproximar. Aproxime os ombros dos dela, apoie-se com cuidado, encare-a quando possível e toque-a nas oportunidades certas. Lembre-se também de que é sempre bom abraçar! Veja como ela reage. Se for receptiva e ficar à vontade, você pode ir em frente.
    • Tome cuidado para não cair em cima dela, tocá-la em lugares impróprios ou colocar muita força no contato.
    • Brinque com os pés dela quando estiverem sentados em uma mesa. Só faça isso quando souber que ela entendeu o recado e está começando a agir com reciprocidade. Se feito no momento certo, esse gesto é divertido e interessante.
  3. Não passe tempo demais com ela. Em vez disso, faça companhia de vez em quando — sempre brincando e dando em cima. Quando não estiverem juntos, ela provavelmente vai sentir a sua falta, o que pode ser muito útil. Por outro lado, se você sempre estiver disponível, a garota não vai ficar tão interessada. [5]
    • Passe mais tempo com a garota quando ela estiver feliz do que quando estiver triste. Assim, ela vai associar a felicidade à sua presença. Se começarem a namorar, aí sim a sua companhia vai ser essencial.
  4. Se notar que a garota está retornando os seus sinais de afeição, flerte com ela ainda mais. Deixe tudo acontecer naturalmente. Provoque-a um pouco; seja brincalhão; toque-a de vez em quando; trate-a de modo diferente em relação a outras meninas. Mostre que não está flertando à toa, e sim que gosta dela. [6]
  5. Conforme se aproximam, tente determinar se a garota sente algo a seu respeito. Veja se ela, por exemplo:
    • Usa uma cor de esmalte num dia e, no outro, pinta as unhas com outro tom só para sair com você. É porque quer chamar a sua atenção com os pequenos detalhes.
    • Começa a usar saias mais curtas e blusinhas mais decotadas. É porque está vendo você com novos olhos — e também quer ser vista assim, sexy.
    • Pisca bastante e olha para você o tempo todo.
    • Passa a fazer movimentos mais suaves.
    • Muda o tom de voz e começa a falar mais devagar.
    • Começa a flertar com você de leve.
Parte 4
Parte 4 de 4:

Convidando a garota para sair

Baixe em PDF
  1. Chame-a para ir ao cinema ou ao shopping a sós. Se possível, convide-a para algo à noite. Quando encontrá-la (esteja sozinho para evitar qualquer desconforto), diga algo como "Nossa, você está linda" e sorria.
  2. Caso queira chamá-la para sair, escolha um lugar onde possam ficar tranquilos e um momento em que estejam livres. Não enrole demais para fazer o convite, mas deixe para um momento em que estejam sozinhos e bem-humorados. Por exemplo: não a puxe para um canto logo antes de uma prova de matemática, pois ela vai estar distraída e estressada demais.
    • Quando escolher a hora certa, fale com ela a sós, tentando ser bem casual. Se os outros amigos dela estiverem a poucos metros de distância, espere — pois não vão poder conversar bem.
  3. Não faça tempestade em copo d'água; basta elogiá-la e dizer o quanto gosta da companhia dela. Mostre por que ela é especial e que você presta bastante atenção a tudo o que a torna tão única. Entretanto, seja sucinto, ou vai parecer muito pedante ou piegas.
    • Preste atenção às reações da garota enquanto você fala. Se ela parecer desconfortável ou impaciente, pare. Porém, se parecer interessada e quiser ouvir mais, pode ser o seu dia de sorte.
  4. Não enrole demais. Só fale que sempre gostou muito dela como amiga, mas que gostaria de algo a mais. Mostre que refletiu bastante sobre o assunto e que, mesmo que goste muito da amizade, você está disposto a arriscar tudo para tentar dar um passo adiante. A moça vai ficar lisonjeada com a sua dedicação e o seu interesse.
    • Diga "Você quer namorar comigo?" ou "Você quer sair comigo?". Não enrole por horas a fio até criar coragem. Quando convidá-la para um encontro, olhe nos olhos dela e mostre que está sendo sincero.
    • Quando tiver certeza de que ela também está interessada e que gosta de você, chegue perto e diga algo como "Eu tenho que te contar uma coisa. Acho você linda, engraçada, amorosa e honesta. Não quero estragar a nossa amizade, mas queria saber se você sente o mesmo por mim". Prepare-se para a resposta, seja qual for, e torça para ela sorrir e dizer que sim.
    • Lembre-se de que, se for agressivo demais na sua investida, você pode estragar a amizade. Vá com calma; é essencial ter paciência e não ser apressado demais.
  5. Se a garota topar ser mais que sua amiga, ótimo! Abrace-a, comemore e chame-a para sair. Porém, se não quiser, tente não ficar decepcionado. Lembre-se de que isso pode até ser bom, e que talvez vocês devam mesmo continuar desenvolvendo a amizade — o que seria melhor que um namoro curto, que cortaria quaisquer laços quando chegasse ao fim. Você vai precisar de um tempo para se recuperar, mas a amizade vai voltar ao normal depois de algumas semanas.

Dicas

  • É essencial respeitar e confiar na garota! Sem isso, você não vai ter chances com ela, além de estragar a amizade.
  • Defenda-a quando ela estiver certa em discussões com outras pessoas. Assim, vai deixar uma boa impressão.
  • Seja amigável e ajude-a de vez em quando.
  • Deixe-a tomar iniciativa depois de paquerar para equilibrar a sua relação.
  • Seja educado e ligue para ela de vez em quando (duas ou três vezes por semana). Depois, afaste-se por um ou dois dias antes de retomar o contato. Cedo ou tarde, ela vai sentir falta da sua atenção e tomar atitude. Seja carinhoso.
  • Toque-a, mas não em lugares impróprios, como a região lombar e os seios. Vela como ela reage. Se estiverem lado a lado, segure na mão dela.
  • Se for beijá-la, seja gentil e não exagere! Vá com calma e cuidado.
  • Não seja agressivo demais, ou ela vai se sentir sozinha ou rejeitada.
  • Leia textos e acesse blogs na internet em busca de dicas para saber se ela sente o mesmo que você. Dessa forma, vai evitar ficar vulnerável demais.
  • Diga que gosta dela em um idioma que ela não fale — e traduza a frase logo em seguida.

Avisos

  • É muito difícil transformar uma amizade com uma mulher em um relacionamento amoroso. Em partes, isso acontece porque mulheres gostam de ter relações platônicas com homens, já que podem falar sobre assuntos atípicos sem serem julgadas ou passadas para trás. Além disso, muitas ficam em choque quando algum amigo diz que quer estreitar os laços meses ou até anos depois do início da amizade. Tenha bastante cuidado e pense bem se é mesmo o que quer.
  • Tenha cuidado para não exagerar quando tocá-la. Não encoste em lugares impróprios e seja sucinto ao fazer carinho. Se não parar (mesmo depois que ela pedir) ou não receber consentimento, você vai estar se enquadrando na definição legal de assédio sexual.
  • Sempre existe o risco de a amizade acabar porque você está tentando transformá-la em namoro. Leve isso em consideração, além de pensar nos sinais que está recebendo da garota, no tempo de amizade que têm e nas chances de conseguir o que quer. Siga seu instinto e preste atenção a ela.
  • Não seja afobado. Seu desespero vai ficar óbvio a quilômetros de distância, e a amizade pode pagar o preço.
  • Se a garota for tímida, tenha ainda mais cuidado. Não interprete essa timidez como sinal para ignorar as preferências dela. Caso ela não esteja interessada, respeite a decisão.
  • Se você sentir que ela não está interessada, dê um tempo. Com sorte, vai até desistir de conquistá-la. Esteja sempre preparado para discutir as suas intenções de forma franca e honesta.
  • Não seja incômodo. Por exemplo: não ligue para a garota no meio da noite. Respeite a privacidade dela. Se quiser, envie mensagens perguntando como ela está ou diga "Desculpe, eu só queria conversar com você" (o que é até charmoso), mas não faça ligações impróprias.
  • Não paquere outras garotas e nem fale sobre relacionamentos do passado com ela. Você vai parecer imaturo e inconveniente.
  • Tenha cuidado. Às vezes, é impossível transformar uma amizade em namoro. Porém, vocês podem até desenvolver uma "amizade colorida" — na qual possam ter relações sexuais, mas sem sentimentos. Só se lembre de que isso não funciona para todos, já que algumas pessoas acabam criando expectativas amorosas. Por fim, você também pode transformar a relação de afeição em algo somente prazeroso fisicamente.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 148 991 vezes.

Este artigo foi útil?