Baixe em PDF Baixe em PDF

Relógios de papel são divertidos de fazer. Você pode usá-los para decorar uma sala ou como acessório em uma peça ou teatrinho e até mesmo para ensinar sobre o tempo. Este artigo ensinará você a fazer um relógio simples usando papel, colchetes de metal e um pouco de imaginação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando

Baixe em PDF
  1. Como esse relógio é feito de papel, ele não conseguirá movimentar os ponteiros sozinho. Você pode mover os ponteiros, mas, para isso, precisará de um colchete de metal. Aqui está uma lista do que você vai precisar:
    • Prato de papel;
    • Papel;
    • Colchete de metal (bailarina);
    • Tesouras;
    • Lápis de cor, canetinhas, adesivos, etc.
  2. Um prato com desenhos pode parecer bonito, mas você não conseguirá ver os números. Não se preocupe, você poderá colorir o prato mais tarde.
    • Se não conseguir encontrar um prato de papel, use um prato normal para traçar um círculo em um pedaço de papel. Corte o círculo e use-o no lugar do prato de papel.
  3. Se tiver um aro muito estreito, escreva os números no próprio prato. Tente fazer os espaços entre os números da maneira mais parecida possível. Também é uma boa ideia escrever os números primeiro com um lápis e passar giz de cera ou canetinha por cima mais tarde.
    • Tente escrever os números 12, 3, 6 e 9 primeiro. Isso o ajudará a manter os números alinhados. [1]
    • Você também pode usar números de espuma ou adesivo em vez de desenhá-los.
  4. Um deles deverá ser um pouco maior do que o outro. Certifique-se de que o ponteiro maior possa alcançar os números.
    • O ponteiro grande será para os minutos e o pequeno para as horas.
  5. Se quiser adicionar cor ao seu relógio, essa é a hora. Você pode colorir o objeto com giz de cera, tinta ou canetinhas, bem como colar adesivos e até mesmo purpurina nele. Tente não adicionar muita informação, senão você não conseguirá ver os números.
    • Se usou tinta ou cola colorida, você precisará deixar tudo secar antes de prosseguir.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Montando o relógio

Baixe em PDF
  1. Você pode usar uma caneta esferográfica, um palito ou um espeto de madeira para fazer isso. Se você for criança, peça a um adulto para ajudá-lo nessa etapa.
    • Para encontrar o centro, vire o prato de modo que a parte de trás fique voltada para você. Desenhe um X bem grande na parte de trás do relógio e certifique-se de que as pontas do X estejam tocando as bordas do relógio. O centro do X será o centro do relógio.
  2. Alinhe a parte inferior dos ponteiros primeiro e, em seguida, perfure o buraco através dos dois o mesmo tempo. Isso tornará o furo mais uniforme. Você pode usar um furador para facilitar. [2] Se não tiver um furador, você pode fazer o furo com uma caneta esferográfica.
  3. Alinhe o furo de cada ponteiro ao do relógio.
  4. A extremidade pontuda deverá sair da parte de trás do relógio.
  5. Separe as pontas e dobre-as no prato. Você pode usar uma faca de serrinha para separá-las. Peça ajuda de um adulto se você for criança, pois os colchetes podem ser bem afiados.
  6. Vire o relógio para ver os números novamente. Agora você poderá mover os ponteiros de um lado para o outro. Tente não puxar com muita força, senão o papel irá rasgar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Decorando o relógio

Baixe em PDF
  1. Pegue alguns centímetros de fita e dobre ao meio para dar uma volta. Amarre as duas pontas em um nó para mantê-las juntas e vire o relógio para ver a parte de trás. Pingue uma gota de cola quente perto do topo e pressione a fita. Deixe secar.
    • Pistolas de cola podem ficar muito quentes. Peça a um adulto para ajudá-lo nessa etapa.
    • Você também pode grampear a fita no prato.
  2. Corte um retângulo longo e fino de papel amarelo. Corte um círculo do mesmo papel e cole-o na parte inferior do retângulo. Aguarde a cola secar e, em seguida, faça um buraco perto do topo do retângulo. Vire o relógio de modo que as costas fiquem voltadas para você e abra o colchete de metal. Deslize as pontas através do furo no retângulo e dobre-as novamente. Vire o relógio de volta e balance o pêndulo.
  3. Tenha cuidado para não colocar cola no colchete de metal, senão você não conseguirá mais virar os ponteiros. Corte as extremidades do papel marrom de maneira ondulada e prenda-o na parede. Seu relógio ficará parecido com um relógio de pêndulo!
    • Considere combinar isso com o pêndulo.
  4. Se quiser pintar o relógio depois de ter escrito os números, talvez seja necessário reescrevê-los. Algumas tintas são translúcidas e outras são opacas.
  5. Se não conseguir encontrar cola colorida, use cola comum e salpique purpurina sobre ela. Remova o excesso em uma folha de papel e use esse papel para afunilar a purpurina de volta em seu potinho.
  6. Você pode escrever "horas" no ponteiro pequeno e "minutos" no grande ou fazê-los de cores diferentes para distingui-los mais facilmente.
  7. Isso fará com que o seu relógio pareça ainda mais realista. Cores como preto, marrom, azul ou vermelho funcionam muito bem para isso. Você também pode usar tinta dourada ou prateada.
  8. Você não precisa escrever os números usando canetinha comum. Use adesivos, números de espuma ou canetinhas prateadas e douradas.
    • Use números romanos: I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII. Comece na posição de 1 hora com o "I" e continue ao redor do aro. O XII deve estar no topo do relógio, no lugar do número 12.
    Publicidade

Dicas

  • Corte dois pequenos círculos de tampas de plástico ou papel mais grosso e faça um furo em cada um. Coloque um dos círculos entre os ponteiros e o prato de papel. Coloque o outro círculo na parte de trás do prato e, em seguida, empurre o colchete de metal através dos ponteiros, círculos de plástico e prato de papel. Os círculos de plástico tornarão o relógio mais firme. [3]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Prato de papel;
  • Papel;
  • Colchete de metal (bailarina);
  • Tesouras;
  • Giz de cera, canetinhas, adesivos, etc.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 68 655 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade