Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quer colocar o som relaxante de água corrente na sua casa ou jardim sem gastar centenas de reais? Este guia ensina os passos básicos para a criação de uma fonte personalizada e original. Você pode seguir os Passos abaixo para criar uma fonte no seu estilo usando suas próprias habilidades e sem sair do orçamento.
Passos
-
Planeje sua fonte. Decida onde você prefere instalar sua fonte, o tamanho que ela deverá ter e como ela deverá ser. Esses fatores vão influenciar nos materiais necessários para construir a fonte. [1] X Fonte de pesquisa
- Sua fonte será composta de três elementos principais: um reservatório de água, uma bomba d’água e a decoração.
- O local escolhido deverá ter acesso fácil a uma tomada ou facilidade para receber um fio de extensão discreto para ligar a bomba.
- O estilo é por sua conta. Escolha algo que combine com a paisagem atual do seu jardim e que seja de seu agrado.
-
Junte os materiais que vai usar. [2] X Fonte de pesquisa
- Reservatório. Pode ser qualquer tipo de reservatório estanque, como uma tina. Se preferir, você pode também forrar com plástico um reservatório cavado direto na terra. Se ele for ficar acima do chão, faça com que ele se torne parte da decoração, como um barril de vinho cortado ao meio. Mas lembre-se de que ele precisa segurar a água.
- Bomba d’água. Você pode comprar bombas d’água nas lojas que vendem produtos pra reforma ou lojas especializadas em produtos para jardim. Você vai precisar de uma bomba com força suficiente (medida em litros por segundo) para bombear a água para a cabeceira da fonte. Como a capacidade da bomba vai depender muito do seu projeto, antes de comprar consulte alguém que tenha conhecimento sobre bombas.
- Tubulação. Os tubos levarão a água do reservatório até a cabeceira da fonte. A maioria das bombas d’água já vem com tubulação. Caso contrário, ou se você precisar de algo específico para o seu projeto (como tubo de cobre, por exemplo), precisará comprar separado. Tubos de borracha são mais fáceis de trabalhar.
- Decoração. Os elementos decorativos, como pedras de rios ou cabeceiras desenhadas, dependerão inteiramente do seu projeto. Se a cabeceira escolhida não possuir um furo, provavelmente será preciso fazer um.
-
Monte as partes da sua fonte. [3] X Fonte de pesquisa
- Se fizer abaixo da terra, cave um buraco em que caiba confortavelmente o reservatório de água inteiro. Deixe 5 cm de cascalho embaixo do reservatório para drenagem. Se preferir esconder o fio elétrico, precisará cavar uma vala separada do buraco onde deixará o reservatório.
- Instale a bomba no reservatório antes de adicionar água. Verifique se toda a tubulação e conectores elétricos são apropriados e estão funcionando perfeitamente.
- Adicione os elementos decorativos. A bomba d’água deve ficar acessível para ajustes, reparos e limpeza. Deixe uma abertura ou algo que desmonte com facilidade para este fim.
- Encha a fonte com água limpa em quantidade suficiente de maneira que a bomba d’água fique totalmente submersa e continue submersa enquanto estiver em operação, fazendo com que a água circule pela cabeceira da fonte.
-
Ajuste o fluxo de água. Ligue a bomba d’água (ajustando a pressão, se necessário) e organize os elementos decorativos da fonte para ter certeza de que a água retornará para o reservatório. O visual e o som da fonte também podem ser ajustados dessa forma, mudando o ângulo da cabeceira e de qualquer obstáculo no caminho da água.
-
Curta a sua fonte. Durante a decoração, esconda com pedras ou plantas qualquer área bruta ou mecanismos que ficarem expostos.Publicidade
Dicas
- Para esconder partes com aparência feia, como as bordas do reservatório, tubulação ou qualquer outra parte estrutural, plante plantas rasteiras que cresçam em terra rasa, vede a área com pedrinhas ou tijolinhos usados em paisagismo e que combinem com a fonte.
- Para deixar a fonte mais interessante, crie uma segunda queda. Por exemplo, se a cabeceira da fonte for um tipo de balde deitado por onde a água passa, tente colocar pedras empilhadas dentro do reservatório pra imitar o som murmurante de um riacho.
- Baldes, alimentadores de borracha, grandes vasos estanques e laguinhos de plástico são todos bons reservatórios, mas você pode usar qualquer coisa que segure água.
- Pode-se fazer, por exemplo, uma fonte muito simples com um recipiente do tipo alimentador de 38 litros com 20 cm de profundidade ou mais (vendido em lojas de produtos agroavícolas), um pedaço de mangueira, uma bomba d’água e uma pilha de pedras. Cave um buraco 2,5 cm mais fundo que o recipiente, adicione 2,5 cm de areia para ajudar a nivelar o recipiente. Coloque a bomba d'água no recipiente e conecte a ela o pedaço de mangueira de aproximadamente 60 cm. Empilhe umas pedras ao redor da tubulação dentro do recipiente, deixando a bomba exposta. Faça um pequeno monte em formato cônico. Use um selante se for difícil manter as pedras no lugar. Corte o tubo nivelado com as pedras de cima. Encha o reservatório com água, ajuste a velocidade da bomba e aprecie sua fonte!
- Coloque o cabo elétrico em um local onde não seja visto e nem fique no caminho de cortadores de grama. Deixe-o protegido para que não seja danificado quando for fazer a manutenção do jardim.
Publicidade
Avisos
- Use somente fontes que sejam próprias para trabalhar embaixo d’água e para uso externo.
- Não deixe que a água do reservatório acabe para não danificar a bomba e nem iniciar um incêndio.
- Ligue sua fonte várias vezes por semana para que ela não se transforme em um berçário de mosquitos.
- Se precisar usar uma extensão, verifique se ela é própria para o uso externo e compatível com a bomba que você está usando.
- Se precisar passar o fio por áreas gramadas por onde o cortador de gramas precisa passar, enterre-o. Se o fio ficar exposto, faça com que fique longe do alcance de qualquer cortador.
Publicidade
Materiais Necessários
- Reservatório estanque para água.
- Bomba d’água.
- Mangueiras ou canos.
- Itens de decoração de acordo com o seu projeto.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 116 314 vezes.
Publicidade