Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando o Windows 10 não funciona corretamente, a melhor estratégia se você quiser fazer uma varredura no sistema, desinstalar algum programa ou acessar o Prompt de Comando é inicializar o computador pelo Modo de Segurança. Não importa se sua intenção é acessar o Prompt nesse Modo ou apenas aprender a fazer a inicialização alternativa usando os comandos CMD, estamos aqui para ajudar! Leia o artigo abaixo para entender o passo a passo e ficar craque no assunto.

Método 1
Método 1 de 4:

Tipos de Modos de Segurança no Windows

Baixe em PDF
  1. O Modo de Segurança é o modo de inicialização para diagnóstico padrão do Windows. Nele, somente os drivers básicos funcionam — ou seja, não há acesso à internet e aplicativos ou drivers de terceiros não abrem. Ações que para executar no Prompt de Comando pelo Modo de Segurança são desinstalar programas, remover arquivos, fazer uma varredura de antivírus ou executar tarefas.
  2. Essa versão do Modo de Segurança é igual à versão comum, mas o Windows consegue acessar os drivers de rede e se conectar à internet. [1] Use-a se você precisar baixar arquivos, instalar atualizações ou fazer qualquer coisa que exija acesso à rede.
  3. Todas as versões do Modo de Segurança têm acesso ao Prompt de Comando, mas esta dá acesso somente a ele. Isto quer dizer que você não vai conseguir abrir o Iniciar ou ver ícones clicáveis, e sim apenas a janela do Prompt em nível de administrador. Por esse motivo, o Modo de Segurança é útil exclusivamente para profissionais de TI e administradores de sistema.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Acesse um Prompt de Comando seguro fora do Windows.

Baixe em PDF
  1. Basicamente, as dicas desse método são uma forma de burlar o sistema e acessar um Prompt de Comando em nível de administrador. Mesmo que sua tela esteja vazia e você não veja as opções de login, ainda dá para acessar o Prompt de Comando no Windows 10 graças ao Ambiente de Recuperação (WinRE).
    • Você ainda precisa da senha do administrador para fazer o login. Sem essa informação, o máximo que dá para fazer com este método é acessar o Modo de Segurança comum.
    • Se você excluiu a partição de recuperação, o WinRE não vai funcionar sem um DVD ou pen drive com o Windows 10 — mas falamos disso em instantes.
    • Reinicie o computador até ele chegar à tela de login.
    • Pressione Shift enquanto clica no ícone de energia e em Reiniciar .
    • Pule para o passo 4.
  2. Mesmo se você não conseguir acessar a tela de login, dá para acessar um Prompt de Comando capaz de resolver os problemas usando o botão de energia do computador para entrar em um modo de diagnóstico especial. [2] Mas atenção: você vai ter que desligar e religar o PC várias vezes.
    • Comece com o computador ligado.
    • Pressione o botão de energia por dez segundos. Ele vai desligar.
    • Pressione o botão de energia outra vez.
    • Assim que o computador religar (você deve ver o logo do fabricante), pressione o botão de energia por dez segundos até ele desligar outra vez.
    • Pressione o botão de energia mais uma vez.
    • Novamente: assim que o computador religar , pressione o botão de energia por dez segundos até ele desligar.
    • Pressione o botão de energia de novo para o computador entrar no WinRE.
    • Se isso não der certo, pode ser que você tenha excluído a partição de recuperação. Nesse caso, acesse o Windows 10 usando um pen drive ou DVD com o sistema. Avance ao próximo passo depois disso.
  3. A tela é azul e tem vários ícones.
  4. Ela fica no rodapé da tela.
  5. Escolha essa opção se você quiser apenas usar o Prompt de Comando. Ela dá acesso a um prompt de administrador seguro — que você pode usar para diagnosticar problemas no computador. No entanto, ela não dá acesso à Área de Trabalho ou ao Iniciar.
    • Se você prefere ligar o computador no Modo de Segurança, também dá para usar os menus e ícones comuns. Clique em Configurações de Inicialização e Reiniciar e pressione 4 ou F4 para iniciar o Modo (sem acesso à rede) ou 5 ou F5 para iniciar o Modo de Segurança com Rede.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Acesse o Prompt de Comando no Modo de Segurança.

Baixe em PDF
  1. É bem fácil acessar o Prompt de Comando através do Modo de Segurança. Faça o seguinte para reiniciar o computador assim a partir da Área de Trabalho do Windows:
    • Abra o Iniciar e clique em Configurações .
    • Clique em Atualização e Segurança .
    • Clique em Recuperação .
    • Clique em Reiniciar agora em Inicialização avançada .
    • Quando o computador reiniciar, clique em Solução de problemas e selecione Opções avançadas .
    • Clique em Configurações de inicialização .
    • Clique em Reiniciar .
    • Quando o menu do Modo de Segurança aparecer, pressione 5 ou F5 para acessar o Modo de Segurança com Rede ou 4 ou F4 para acessar o Modo sem rede.
  2. Você vai abrir uma lista de possíveis resultados.
  3. Se você não precisa fazer nenhuma tarefa enquanto administrador, pode clicar com o botão esquerdo no Prompt de Comando para abrir uma janela comum.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Inicialize o computador no Modo de Segurança usando os comandos do Prompt de Comando.

Baixe em PDF
  1. Acessar o Modo de Segurança pelo Prompt de Comando é muito mais complicado que qualquer outro método. Isto acontece porque você vai ter que executar comandos que editam a configuração de inicialização do computador — e, assim, ele vai inicializar no Modo de Segurança enquanto a configuração estiver em vigor. Se possível, use os passos do método anterior ("Acesse o Prompt de Comando no Modo de Segurança."); se não der certo, continue lendo as dicas abaixo.
  2. Se você quiser reiniciar o Windows no Modo de Segurança usando a linha de comando, é só modificar o registro de inicialização — e reverter tudo depois de terminar de usar o Modo. Faça o seguinte para começar:
    • Pressione a tecla Windows + S para ativar a barra de pesquisa.
    • Digite cmd .
    • Clique com o botão direito em Prompt de Comando e selecione Executar como administrador .
  3. Dá para acessar três tipos de Modo se Segurança através da linha de comando: o Modo de Segurança comum (sem acesso à rede), o Modo de Segurança com Rede e o Modo de Segurança com Prompt de Comando . [3] Digite o comando específico do tipo que você quer usar e pressione Enter . Isso vai forçar o computador a reiniciar nessa versão imediatamente.
    • Modo de Segurança: bcdedit /set {current} safeboot minimal
    • Modo de Segurança com Rede: bcdedit /set {current} safeboot network
    • Modo de Segurança com Prompt de Comando: a maioria das pessoas não precisa usar esse Modo, já que dá para acessar o Prompt de Comando a partir dos outros dois. Se você prefere ver a janela sem nenhum ícone ou menu, insira os seguintes comandos:
      • Digite bcdedit /set {current} safeboot minimal e aperte Enter .
      • Digite bcdedit /set {current} safebootalternateshell yes e aperte Enter .
  4. Se você não conseguir reiniciar o computador normalmente por algum motivo, reinicie-o usando a linha de comando: digite shutdown /r e aperte Enter . Quando o PC reiniciar, ele vai entrar direto no Modo de Segurança.
  5. Agora que você está no Modo de Segurança, pode executar diagnósticos, remover vírus e malware, desinstalar programas e drivers ou fazer outras coisas do tipo.
  6. Antes de sair do Modo de Segurança, você tem que desfazer o comando que inseriu antes — para que o Windows volte a inicializar normalmente. Basta abrir a barra de pesquisa, digitar cmd , clicar com o botão direito em Prompt de Comando e escolher Executar como administrador .
  7. Quando você inserir esse comando e pressionar Enter , vai remover o valor "safeboot" da configuração de inicialização. Assim, o Windows vai inicializar normalmente da próxima vez: bcdedit /deletevalue {current} safeboot .
  8. Pronto: a partir de agora, seu computador Windows vai reiniciar na tela de login ou Área de Trabalho normal.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 24 237 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade