Baixe em PDF Baixe em PDF

Se arrependeu de não comprar um notebook com touchscreen? Você não está sozinho; a tela sensível ao toque propicia novos e interessantes recursos aos laptops, como tomar notas e desenhar com muito mais facilidade, além de permitir uma navegação bem mais prática. Há formas de satisfazer a sua necessidade por uma tela touchscreen no computador, mas saiba que não é tão simples quanto comprar uma nova tela e instalar. Leia este artigo para aprender como trazer essa funcionalidade ao Windows ou macOS sem a instalação de uma AirBar.

  1. Será possível trocar a tela atual por uma touchscreen apenas se a placa-mãe for compatível e houver uma tela correspondente ao tamanho e modelo para o laptop. Entre em contato com o fabricante do computador para saber se há alguma variação que possui touchscreen e como seria possível realizar a troca em seu notebook.
    • A instalação da tela não é fácil para quem não possui experiência em desmontar micros. Se for o seu caso, é melhor levar o seu a um técnico em informática.
    • Caso tenha comprado um notebook customizável, com a opção de colocar uma tela sensível ao toque antes de adquiri-lo, você pode comprar o digitalizador de touchscreen e instalá-lo por conta própria. Dependendo do modelo, a fabricante pode até realizar a tarefa.
    • No entanto, não existem peças para esse tipo de tela para Macs, logo, não será possível fazer a troca.
    • Você pode procurar revendedores de telas touch na internet, como no Mercado Livre e outros sites de informática para saber se há uma correspondente ao seu modelo. Lembre-se, apenas, de que uma tela touch de 15" de um modelo Dell não deverá funcionar no seu Dell de 17".
  2. Calma, você não vai precisar necessariamente carregar um trambolho gigante com você; há monitores pequenos e portáteis, que podem ser conectados nas entradas HDMI, DisplayPort ou Thunderbolt 3, transformando o notebook em uma estação de trabalho com tela touch! Os modelos pequenos, parecidos com Tablets, custam cerca de R$ 2.000 e podem até ser afixados à lateral ou acima da tela “normal”.
    • A ZenScreen , da Asus, e o monitor portátil da Dell são alguns dos mais vendidos. Se quiser, pesquise por “monitor touch portátil” e insira também o amanho da tela do seu notebook para saber quais modelos são compatíveis.
    • Na hora de adquirir um monitor externo, confirme que ele possui um conector compatível ao do seu laptop, como HDMI, USB-C ou DisplayPort. Do contrário, será preciso comprar um adaptador.
  3. Quem possui um iPad ou tablet Android poderá se aproveitar de aplicativos, como o Air Display, o Duet Display ou o Splashtop, para converter o dispositivo em um monitor auxiliar. [1] O tablet poderá espelhar o monitor principal ou agir como uma extensão dele.
    • Caso tenha um Macbook e um iPad, use o recurso Sidecar para converter o tablet da Apple em um segundo monitor através do AirPlay. Não será nem preciso instalar software de terceiros. [2]
  4. Ele possui uma camada fina, transparente e sensível ao toque que deve ser colocada sobre a tela — geralmente utilizada em TVs grandes e painéis de publicidade. Procure se há um do tamanho do seu notebook, como para um monitor que não é touchscreen, que na maioria das vezes são maiores do que as telas de laptops.
    • Independentemente de instalar em um notebook ou em um monitor externo sem tela sensível ao toque, é importante que o painel corresponda com exatidão ao tamanho da tela, ou o controle por toque não será preciso.
    • Talvez essa não seja a opção mais barata e nem mais fácil de se instalar. Você perderá mais tempo e gastará menos comprando um notebook com touchscreen ou uma AirBar.
  5. Quando não há tela sensível ao toque e você não conseguir usar bem o teclado e o mouse, recorra aos softwares nativos disponibilizados tanto no Windows quanto no Mac e controle o sistema operacional através de sua voz. Primeiro, será necessário configurar o “Reconhecimento de Fala” (PC) ou o “Controle de Voz” (Mac); depois, basta dizer em voz alta o que deseja abrir ou clicar sem sequer mexer suas mãos!
    • Digite reconhecimento , no campo de pesquisa da barra de tarefas, e clique em “Reconhecimento de Fala do Windows” para configurar o recurso em um PC. [3]
    • Já o “Controle de Voz” no Mac pode ser habilitado através de Preferências do Sistema > Acessibilidade > Controle de Voz. [4]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 910 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade