Baixe em PDF
Baixe em PDF
Neste artigo, você aprenderá a instalar o FFmpeg em um computador com o sistema operacional Windows 10. Esse programa, de linha de comando, permite a conversão de vídeos e áudio para diversos formatos, além de possibilitar a captura em tempo real de conteúdo em transmissão.
Passos
-
Acesse o site do FFmpeg . Nessa página, você verá os pacotes de instalação mais recentes do programa, além de arquivos binários.
- Caso não tenha um aplicativo que faça descompactação de arquivos com a extensão “.7z”, como o WinRAR ou o 7-Zip, baixe e instale um primeiro.
-
Selecione o logo do Windows (quadrado azul com uma janela branca dentro).
-
Clique em Windows builds from gyan.dev (builds para Windows do gyan.dev) para acessar outra página. As versões exibidas nela são voltadas ao Windows, com todas as bibliotecas de hardware que precisa.
- Se quiser, escolha “Windows builds by BtbN” (builds para Windows do BtBN), outra versão do aplicativo para o FFmpeg. Existem diversas “builds” disponíveis em diversos sites, e o oficial poderá adicionar mais à medida que são lançadas.
-
Desça a tela até o meio da página, na seção “There are 4 Windows build variants available” (há quatro variantes de “builds” para Windows).
-
Clique no link “git full” do FFmpeg. Com ele, a versão mais atual do aplicativo será transferida ao seu computador, no formato compactado “7z”.
-
Extraia o arquivo baixado da seguinte maneira:
- Clique com o botão direito no menu “Iniciar” (canto esquerdo inferior da tela) e opte por “Explorador de Arquivos”.
- Acesse a pasta “Downloads”, no painel à esquerda (talvez seja preciso clicar em “Meu Computador”, antes).
- Encontre o arquivo “ffmpeg-*-git-*full_build.7z” (o nome exato varia de acordo com a versão atual) e clique nele com o botão direito.
- Opte por “Extrair Aqui” e aguarde a extração. Uma nova pasta, com o mesmo nome do arquivo, será criada.
-
Renomeie a pasta extraída para FFmpeg . Basta clicar nela com o botão direito, digitar FFmpeg e teclar “Enter”.
-
Clique uma vez na pasta do FFmpeg e use o atalho Ctrl + X para recortar a pasta. Ela poderá ser colada na raiz do seu disco rígido.
-
Escolha Meu Computador , no Explorador de Arquivos. Procure pelo ícone de um computador no painel à esquerda.
-
Clique duas vezes no disco rígido. Pode ser o “Disco Local (C:)” ou o “Windows (C:)”, desde que nem o nome ou a letra tenham sido alterados no passado.
-
Em qualquer ponto vazio do painel à direita, clique com o botão direito e escolha Colar . A pasta do FFmpeg será movida à raiz do disco rígido.
-
Abra o Painel de Controle das Variáveis do Ambiente do Sistema seguindo os passos abaixo:
- Aperte as teclas “Windows” e “S” ao mesmo tempo para abrir a barra de pesquisa.
- Insira, no campo de pesquisa, variáveis do sistema .
- Clique em “Editar as variáveis de ambiente do sistema”, nos resultados.
- Selecione o botão “Variáveis de ambiente”, no canto direito inferior da tela.
-
Selecione a variável Path , no primeiro painel (“Variáveis de usuário para [seu nome]”) e clique em Editar . Uma lista de caminhos será exibida.
-
Adicione o diretório binário do FFmpeg ao caminho. Com isso, você poderá executar com facilidade os comandos do FFmpeg no Prompt de Comando sem ter que digitar todo o caminho para o programa. Veja abaixo:
- Clique no botão “Novo” para ir à próxima linha, depois do último caminho.
- Insira C:\ffmpeg\bin ; se o programa foi instalado em um disco (ou pasta) diferente, basta substituir esse caminho com a localização certa. Lembre-se de manter o “\bin” (sem aspas) no fim.
- Clique em “OK” e o caminho do FFmpeg aparecerá no fim da variável “Caminho”, no topo da tela.
-
Selecione OK para salvar as mudanças. Pronto, o FFmpeg foi instalado e as variáveis de ambiente corretas foram definidas! Para confirmar que ele está funcionando, abra o Prompt de Comando e execute o comando a seguir para ver o número da versão: ffmpeg -versionPublicidade
Avisos
- O FFmpeg é considerado um programa exclusivo de linha de comando, ou seja, pode ser utilizado apenas no Prompt de Comando. Usuários que não têm muita prática com ele poderão encontrar dificuldades.
- É preciso usar uma conta de administrador para instalar o FFmpeg.
Publicidade
Publicidade