Baixe em PDF Baixe em PDF

Mais ou menos metade do calor pode escapar de uma casa quando o isolamento não for adequado. Em vez de aumentar a temperatura do ambiente com um aquecedor ou termostato, o melhor a se fazer é aumentar o isolamento. Nesse guia, você aprenderá a fazer isso para não gastar tanto com a conta de luz (e diminuir bastante as emissões de carbono).

  1. . Coloque veda frestas em todas as portas, tanto na parte de fora quanto na de dentro, se julgar necessário. Fitas para vedação, como de feltro e veda fresta, podem ser encontradas com facilidade e são de simples aplicação: é igual à fita adesiva. Não se esqueça de comprar escova de vedação para vãos maiores e frestas pequenas nas portas. [1]
  2. [2] . Frestas, rachaduras e fendas em volta do batente das janelas acabam permitindo que muito ar quente escape da parte interna da casa. Para verificar se há algum ponto mais frágil na janela, passe a palma da mão nas bordas do batente; ao sentir um leve vento, é sinal de que há um buraco. Conserte esses pontos com massa de vidraceiro ou um vedante.
    • Para facilitar, compre o vedante em tubo; basta apertá-lo e espalhá-lo sobre o local.
  3. . [3] Vale a pena investir em vidro duplo, caso ainda não tenha, já que poderá levar a uma boa economia na conta de energia.
  4. . Fechar ambas ao anoitecer prende o ar quente dentro do ambiente e evita correntes de vento, além de dar um aspecto bem mais aconchegante. Procure por cortinas e persianas com isolamento térmico (como as “blackouts”) para reter melhor o calor em dias frios.
  5. . [4] Muitas casas possuem vãos entre o chão e o rodapé, e se o piso for de tábua, muito provavelmente também haverá uma abertura entre eles. Para resolver isso, a melhor opção é o silicone para vedação. Você pode contratar um serviço para que o isolamento adequado seja feito sob o piso de madeira, por exemplo, mas até mesmo um carpete já ajudará.
  6. . [5] Por incrível que pareça, o isolamento em sótãos, em uma casa comum, diminui a emissão de uma tonelada de dióxido de carbono por ano, além de reduzir bastante a conta de luz. Uma das melhores opções para fazer isso é bem barata e simples, ao alcance de qualquer pessoa que deseje economizar energia. Basta comprar lã de vidro e cobrir a superfície sob o telhado, desde que tenha acesso, e fazer o mesmo com frestas em toda a casa: ela custa entre R$ 10 e R$ 25 pelo m², dependendo do tipo e do local em que for adquirida. Ela é feita de uma mistura de areia natural e vidro reciclado em 1.450 °C; o vidro produzido é convertido em fibra. Também é um material reciclável.
  7. [6] Caso tenha paredes que deixam o calor escapar com maior facilidade, como as de concreto, as finas ou com isolamento fraco ou não existente, construa uma outra parede de drywall sobre ela, com grossura de 10 a 15 cm. É um processo bem simples: basta escolher entre concreto celular ou gesso acartonado. Essa última é bem simples de ser feita, ainda mais por permitir a mistura de lã de vidro, que é ótima para realizar isolamento termoacústico. Os dois tipos de drywall são à prova de fogo.
  8. [7] A perda de calor será reduzida em 75% e você vai recuperar o valor gasto em menos de seis meses.
    Publicidade

Dicas

  • Procure ajuda profissional sobre isolamento da casa quando não souber bem o que fazer. O dinheiro gasto como “sinal” será bem recompensado rapidamente e você perceberá as diferenças positivas no seu ambiente.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Materiais de isolamento.
  • Vedante.
  • Vidro duplo.
  • Carpete.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 268 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade