Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os tazos são uma versão do jogo pogs, muito popular no Havaí. Nele, tampinhas de garrafa de papelão da marca POG eram empilhados e acertados com outras tampinhas de metal. No Brasil, o jogo chegou nos anos 1990, com os salgadinhos da marca Elma Chips. Leia este artigo para saber mais sobre essa brincadeira nostálgica e aprender a jogar e colecionar tazos.
Passos
-
Reúna alguns tazos comuns e um megatazo. Os tazos são disquinhos de plástico mais ou menos do tamanho de uma moeda de um real, com um desenho de um lado. Já os megatazos são discos de metal levemente maiores do que os outros. Nos anos 1990, eles vinham de brinde em produtos alimentícios de diversas marcas. Hoje em dia, os tazos ainda podem ser encontrados em bazares, lojas de brinquedos ou escondidos em um armário de coisas antigas.
- Os tazos foram inspirados pelos pogs, tampinhas de garrafas de suco da marca POG, tradicional do Havaí. O jogo se tornou muito popular no arquipélago bem antes de chegar no resto dos Estados Unidos, de onde ele se espalhou para o mundo, nos anos 1990.
- Para fazer um tazo, desenhe um círculo de 4 cm de diâmetro em uma folha de papel colada em um pedaço de papelão. Corte o círculo e faça um desenho na parte de cima dele com caneta preta. Você também pode pintá-lo, se quiser. Já para fazer o megatazo, basta colar dois pedaços de papelão um no outro. Lembre-se de deixar o disco bem achatado.
-
Case os tazos com os dos seus amigos. A brincadeira consiste principalmente em formar a maior e melhor coleção de tazos possível. O jogo exige diversos disquinhos, logo, os participantes costumam ser amigos que tenham grandes coleções. O objetivo é pegar os tazos da pilha do oponente para aumentar a sua coleção.
- A maioria dos jogos começa com os participantes casando os tazos preferidos em uma pilha. Caso goste de algum em particular, você pode se oferecer para trocá-lo por outro ou tentar consegui-lo no jogo.
-
Decida se o jogo vai ser à vera. Caso goste de um tazo de algum amigo seu, você pode desafiá-lo para uma partida à vera. Porém, o jogo só vale se ambos estiverem de acordo. Deixe bem claro se não quiser correr o risco de perder os seus tazos.
- Antes do jogo, os participantes deve decidir se vão jogar “à vera” ou “à brinca”. Caso a partida seja à vera, o vencedor leva para casa todos os tazos que virar, mesmo que eles sejam de algum oponente.
- No auge dos tazos, nos anos 1990, alguns professores diziam que a brincadeira era um tipo de jogo de azar e ela acabou sendo proibida em várias escolas. Embora o jogo não seja mais tão comum, lembre-se de checar com os seus pais ou professores para saber se você pode jogá-lo.
-
Encontre um bom lugar para jogar. Qualquer superfície dura e reta deve servir. As partidas de tazo podem acontecer sobre qualquer carpete, balcão ou piso de concreto. Só tome cuidado para não amassar a mesa da sua mãe com o megatazo. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso costume jogar em superfícies de concreto, pode ser uma boa ideia guardar os tazos em uma pasta para o megatazo não amassar demais.
-
Cada jogador deve casar um número igual de tazos. Em seguida, basta colocá-los em uma pilha, virados para baixo. O ideal é que ela tenha, no mínimo, 10 ou 15 discos.
- Comece colocando todos os tazos em uma pilha. Em seguida, embaralhe-os e vire-os para baixo para garantir que ninguém vai ficar com todos os tazos no fundo da pilha.
- Caso esteja jogando à vera, lembre-se de que você pode perder de verdade os tazos que colocar na pilha. Pense bem em que tazos você está disposto a arriscar para conseguir os outros em que
-
Empilhe os tazos com os desenhos virados para baixo. Após embaralhar os tazos, coloque-os em uma pilha, tomando bastante cuidado para deixar todos os desenhos virados para baixo para que ninguém possa vê-los. Isso é muito importante, já que, para ganhar os tazos, você precisa virá-los com o megatazo.
-
Jogue o megatazo para ver quem vai começar. Depois que a pilha estiver montada, jogue o megatazo como se fosse uma moeda para ver quem vai ser o primeiro a jogar. Em seguida, o jogo deve continuar em sentido antihorário.
- O primeiro jogador costuma virar o maior número de tazos. Quanto menos discos estiverem na pilha, mais difícil vai ficar o jogo.
-
Segure o megatazo corretamente. Dependendo de com quem você estiver jogando, pode ser que haja uma regra específica sobre como o megatazo deve ser segurado. É possível, por exemplo, que tenha que colocá-lo entre o indicador e o dedo médio e jogá-lo para baixo por cima da parte de trás do pulso. Porém, existem diversas outras formas de segurar o megatazo. Experimente-as e descubra a sua preferida. Aqui vão algumas sugestões:
- Coloque o megatazo deitado sobre os dedos e segure-o com o dedão. Em seguida, jogue-o sobre a pilha.
- Enrole o indicador em volta do tazo e segure-o com o dedão, como se fosse brincar de peixe-rei.
- Segure o megatazo como se ele fosse um dardo, colocando-o de lado entre o indicador e o dedão. Outra opção é virá-lo de forma a deixar a parte plana entre os dois dedos.
-
Jogue o megatazo na pilha. Segure-o da forma que achar melhor e atire-o com força sobre a pilha de tazos. Não se preocupe em ir com calma. Os tazos da pilha vão virar de cabeça para cima se você os acertar de jeito.
- Recolha os tazos que virou. Caso esteja jogando à vera, eles, agora, são seus. Do contrário, fique com eles na sua pilha apenas até o jogo acabar.
- Forme uma nova pilha com os tazos que não viraram. Lembre-se de que eles devem ficar virados para baixo. Passe o megatazo para o próximo jogador.
-
Continue jogando até alguém juntar mais do que a metade dos tazos. O jogo acaba quando mais da metade dos discos estiver com um só jogador. Os tazos restantes são devolvidos aos jogadores que os casaram e o vencedor leva para casa os disquinhos que ganhou.
- Caso não esteja jogando à vera, devolva os tazos aos respectivos donos.
-
Experimente algumas variações da brincadeira. O jogo de tazo básico é bem simples, mas você também pode se divertir criando a sua própria versão com regras específicas ou experimentando essas variações clássicas:
- Jogue uma melhor de 15. Em alguns jogos, a pilha deve ter sempre 15 tazos, mas cada jogador pode apostar a quantidade que quiser. Caso você realmente queira levar para casa o tazo favorito do seu melhor amigo, você pode ser mais ousado e colocar 14 tazos na mesa contra um.
- Deixe os tazos onde eles caírem. Depois que a pilha for derrubada, pegue os tazos que virou, mas não reorganize os outros. Em vez disso, jogue o megatazo nos tazos sem tirá-los do lugar para tornar a brincadeira mais difícil.
- Jogue à distância. Normalmente, você pode ficar bem em cima da pilha para jogar o megatazo. Mas em algumas partidas, você precisa ficar a alguns metros de distância dos tazos, o que os torna muito mais difíceis de acertar, mas deixa o jogo bem mais divertido.
- Não pare de jogar. Perder e recuperar os tazos é parte da diversão. Continue jogando pelos mesmos tazos várias vezes seguidas. Caso você perca um dos seus preferidos, vai ser fácil recuperá-lo na próxima partida.
Publicidade
-
Jogue à vera. A forma mais fácil de conseguir uma grande quantidade de tazos é jogar à vera com frequência. Desafie os amigos e tente ganhar o maior número de partidas possível para aumentar rapidamente a sua coleção.
- A melhor forma de conseguir vários tazos é jogando com bastante gente. Em um grupo grande, todo mundo coloca alguns tazos na pilha. Assim, você não corre o risco de perder muitos, mas pode ganhar vários em pouquíssimo tempo, o que deixa a brincadeira ainda mais divertida.
-
Guarde os tazos mais legais. Conseguiu um tazo do qual gostou muito? Não o aposte se não quiser correr o risco de perdê-lo. A única forma garantida de manter os tazos dos quais você gosta é deixá-los guardadinhos.
- Por outro lado, apostar os tazos mais legais ajuda a deixar o jogo emocionante. A partida vai ser muito mais acirrada se você estiver perto de perder o seu tazo preferido.
-
Troque-os. Algumas pessoas preferem trocar os tazos em vez de apostá-los. Às vezes, o ato de colecioná-los pode ser bem mais agradável do que jogar, e, assim como no caso das figurinhas da Copa, dos cards de Pokémon ou de qualquer outro colecionável, a troca é metade da diversão.
-
Arrume uma caixinha para guardar os tazos. Nos anos 1990, era muito comum as pessoas guardarem os tazos em tubinhos de plástico. Eles eram ótimas para manter os disquinhos sempre com cara de novos, evitando que eles ficassem sujos e amassados. Embora eles possam ser difíceis de encontrar, hoje em um dia, você pode improvisar uma caixinha com um cano de PVC pequeno ou um rolo de papel-toalha, ou até mesmo deixar os tazos soltos dentro de um estojo.
-
Compre-os. Antigamente, para conseguir um tazo, você precisava comprar um salgadinho da Elma Chips ou de alguma outra marca com uma promoção parecida. Com o tempo, algumas lojas de brinquedo começaram a vender saquinhos com tazos avulsos. Hoje em dia, eles são bem difíceis de encontrar, mas você pode tentar procurá-los no Mercado Livre ou na casa de algum parente que tenha guardado a coleção antiga.Publicidade
Dicas
- Caso não tenha um megatazo, você também pode usar um tazo comum. Porém, você vai precisar fazer mais força para virar a pilha.
- Quando for jogar à vera, lembre-se de que os tazos são de quem os virar. Logo, o ideal é jogar com tazos que você não se importe de perder. Nunca aposte os seus preferidos ou aqueles mais raros.
- Alguns megatazos eram de plástico, um pouco mais pesados do que os tazos comuns, mas mais leves do que os de metal, que podem acabar danificando os discos de papelão.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 68 176 vezes.
Publicidade