PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ser bonito é uma exigência cruel até para bebês. [1] Todo mundo se sente feio de vez em quando, mas há pessoas que têm certeza disso 100% do tempo. Sentir-se assim não quer dizer que você tem que ser infeliz; aprenda a melhorar sua autoestima, pratique seu charme e, antes de qualquer coisa, ame a si.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Enxergando a si mesmo

PDF download Baixe em PDF
  1. Por incrível que pareça, o padrão de beleza humano dificilmente retrata a figura humana como ela é de verdade; portanto, o modo como nos vemos não tem quase nenhuma relação com a realidade. Estabelecendo uma forma inalcançável para a maioria das pessoas, esse padrão estético aprofunda ainda mais o abismo social marcado pelo sexismo e racismo e exclui deficientes físicos e idosos. Desafie-se ao se sentir feio; o que o faz se sentir assim, um padrão de beleza que execra a grande maioria dos humanos?
    • A televisão contribui bastante para as pessoas desejarem ser mais bonitas, mais jovens, mais loiras, mais magras, etc. [2]
    • Alguns aspectos muito destacados em peças publicitárias têm pouco ou nada a ver com o que é considerado atraente na vida real.
    • A quantidade de retoques digitais feitos em fotografias de pessoas normais é absurdo. Eles tiram as rugas, olheiras, marcas de nascença, celulites e outras assimetrias e transformam a pessoa no que parece um boneco. Na vida real, uma pessoa sem nenhuma marca na pele seria muito esquisita, assustadora até.
    • Diferentes tipos de beleza servem a diferentes propósitos. As modelos de passarela têm que ser muito magras para o corpo não distrair a atenção das roupas.
  2. Pouquíssimas pessoas são diferentes do resto, por isso são consideradas exóticas. A maioria de nós, reles mortais, somos parecidos em muitas coisas. Procure pessoas que se pareçam com você, é mais difícil se enxergar corretamente se estiver cercado de gente muito diferente. É como a história do patinho feio; ele não era realmente feio, mas estava sendo julgado em um ambiente que não tinha nada a ver com ele quando era filhote.
    • Procure fotos de pessoas que considera bonitas e que tenham algo em comum com você. Procure imagens de pessoas com cabelo parecido, tipo físico similar, pele como a sua, olhos, nariz e boca parecidos.
    • Procure em revistas e na internet.
    • Encontre fotos de pessoas com a mesma origem que seus antepassados.
    • Pesquise imagens de pessoas bonitas em diferentes épocas. Você terá uma boa noção de como o padrão de beleza muda constantemente de acordo com a época e com o lugar.
    • Exponha todas essas fotos em seu quarto.
    • Vista-se como um desses ícones para a próxima festa à fantasia.
  3. Diga “obrigado” e retribua o elogio sempre que alguém disser algo agradável sobre sua aparência. Você não precisa concordar com a pessoa, quem o está achando bonito é ela. Acredite que ela está sendo sincera.
    • Quando alguém disser que está a fim de você, acredite também.
    • Pessoas com baixa autoestima têm muita dificuldade em aceitar convites para sair por motivos óbvios. Não se menospreze, vá ao encontro!
    • Quando for a hora, pergunte para a pessoa que o convidou o que a atrai em você. A resposta pode surpreendê-lo.
    • Diga o que o agrada na pessoa também. Saber fazer elogios é bastante atraente.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Abrindo mão da negatividade

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando os pensamentos negativos começarem, dê nome a eles. Pergunte-se “Por que eu comecei a me sentir assim?” e observe o que desencadeou a linha de pensamento; excesso de propagandas, alguém que foi grosseiro ou maldoso, cansaço, fome, etc. Reconheça os sentimentos de “Eu sou feio”, “Eu preciso perder peso” ou “Por que não posso ser como as pessoas bonitas?” quando eles chegarem. [3]
    • Não precisa se debater com as ideias. Dê um nome para elas e permita que vão embora.
    • Caso elas não desapareçam por conta própria, ordene que vão: " Porque-eu-não-posso-ser-como-as-pessoas-bonitas , vá embora. Você também Eu-sou-feio . Vocês sempre me pentelham quando estou cansado, mas estou prestes a dormir e não vou ficar dando atenção às suas ladainhas".
    • Antes de fazer qualquer mudança, ame-se. Tentar “resolver” o problema sem pensar em seu valor como ser humano não o levará a lugar algum e você não verá muitas mudanças. Aceite seu corpo e seus sentimentos. [4]
    • Pergunte-se: “Eu mereço ser feliz? Eu me importo comigo?”
    • Se conseguir responder as duas perguntas afirmativamente, você está no caminho certo.
  2. Quando alguém insultá-lo ou tentar consertar o que não está errado, ignore ou mande calar a boca. Geralmente pessoas com esse nível de relacionamento interpessoal têm sérios problemas. Uma pessoa feliz, saudável e segura de si jamais perderia tempo insultando os outros. Quando isso acontecer, não ceda à vontade de responder igualmente, ignorar é muito melhor. Se precisar mesmo responder, que seja algo sucinto como “Amadureça” ou “Vá se tratar”.
    • Não se ofenda com o insulto, não o leve a sério e sinta o que tiver que sentir. É importante lembrar que está triste porque alguém foi grosseiro e tentou deixá-lo inseguro. Dê um nome para esses sentimentos também.
    • Não tenha amigos da onça, daqueles que gostam de criticar e fazer os outros se sentirem mal. Cerque-se de pessoas legais e gentis.
    • Não se ofenda quando alguém der uma dica sobre beleza. Alguém que sabe vários truques sobre cabelo, maquiagem, cuidados com a pele e estilo tem tudo para ser uma boa amizade. Com todo esse conhecimento novo em estética, até sua autoestima vai sair ganhando.
  3. Quando receber a visita daqueles amigos mentais indesejados, mande-os embora. Trate-se como a um amigo querido – você chamaria um amigo de feio? Criticaria tudo que ele faz? Você só se importa com a aparência dos seus amigos?
    • Escreva uma carta para si mesmo descrevendo-se como um amigo o faria. Quando perceber que está forçando ou alterando algo, pare. Tente se enxergar como as pessoas que o amam o enxergam e escreva isso.
    • Quantas vezes você já escutou o termo “feio”? Ele é relativamente raro de se ouvir e costuma ser falado por crianças em plena formação mental, adolescentes frustrados e adultos inseguros. As pessoas que o conhecem provavelmente se surpreenderiam e ficariam tristes de saber que você pensa assim de si mesmo.
    • Você descreveria um amigo querido como feio? Essa seria a primeira característica que viria à mente sobre ele?
    • A não ser que você realmente se deteste, dificilmente pensaria isso dos outros.
  4. Procure ajuda profissional se não conseguir gostar de si mesmo de jeito nenhum e se começar a manifestar desejos de automutilação. Observe se está deprimido, fugindo de atividades que costumava gostar, se fica ansioso com a simples ideia de socializar ou ir para um ambiente de trabalho. Procure ajuda se isso estiver acontecendo.
    • Tente se lembrar se as pessoas o descrevem diferente de como você se vê, ou se pensa sobre sua aparência mais do que alguns minutos por dia e procure um médico caso a resposta seja sim. [5]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Sentindo-se ótimo

PDF download Baixe em PDF
  1. Fazer algo que ama pode dar um novo significado à vida. Pense no que realmente gosta de fazer. Escreva seus pensamentos de vez em quando e tente identificar talentos ao lê-los. Algumas atividades de escrita que podem ajudá-lo a descobrir o que ama são:
    • Pensar sobre sonhos de infância . O que você mais amava fazer quando era criança? Você gostava de queimada? Você dançava, desenhava, o que fazia? Escreva sobre as coisas que gostava de fazer.
    • Fazer uma lista de pessoas que admira . Tente fazer um “Top 5” das pessoas que mais admira. Escreva o que mais o fascina nelas e como poderia incorporar isso à sua vida.
    • Refletir sobre o que faria se soubesse que teria sucesso . Pare e imagine: de repente você pode fazer qualquer coisa e terá sucesso. O que faria sabendo disso? Escreva sua resposta.
  2. Agora que já sabe o que o faz feliz, é hora de incluir isso à rotina. Uma paixão pode virar um hobby e você pode até mudar de carreira.
    • Se o seu sonho é algo difícil de conseguir, como ser ator, comece fazendo aulas de atuação para ter mais contato com as artes cênicas e descontrair. O resultado disso só pode ser bom.
    • Observe como se sente quando usa seus talentos. Veja se fica feliz e entretido. Essa sensação é a confirmação de que você está fazendo algo que ama; no entanto, se sentir preguiça ou tédio, essa pode não ser sua praia.
  3. Beleza e atração são coisas diferentes. Embora a beleza contribua muito para uma pessoa ser atraente, existem várias qualidades e aspectos de uma pessoa que influenciam fortemente seu charme.
    • Inteligência, gentileza, aparência saudável e humor são bons exemplos do que é atraente.
    • Ser atraente é ser equilibrado, ter uma autoimagem realista, ser emocionalmente estável e se cuidar com amor. [6]
  4. Existem várias manifestações físicas encantadoras além da aparência. O jeito de andar, a postura, o sorriso e a risada são aspectos muito sensuais de uma pessoa. Ande com graça e relaxe em posições elegantes. Sempre que puder, mantenha-se ereto.
    • Sorrir é uma das características mais marcantes e atraentes que existem. Quando entrar em um ambiente, sorria para as pessoas e faça contato visual. [7]
    • A cor vermelha é considerada atraente. Por qualquer motivo que seja, as pessoas parecem gostar dela. Adicione elementos vermelhos às suas roupas, como os tênis ou um lenço para se destacar. [8]
    • Pegue leve na maquiagem. Embora passar um pouco de rímel não faça mal a ninguém, passar muita maquiagem pode interferir em seus aspectos naturalmente atraentes. As pessoas estão interessadas na aparência real dos outros, portanto use maquiagem para destacar seus pontos positivos e não como uma máscara para se esconder. [9]
  5. Se arrumar faz bem para a autoestima. Tome banho regularmente, vista roupas com um bom caimento para o seu tipo de corpo. Não use roupas muito apertadas ou largas demais, procure peças com cortes e cores que ressaltem seus pontos fortes. Além disso, prefira as que digam algo sobre você; se gosta de rock, use roupas desse gênero, por exemplo. Caso goste de acessórios, use lenços e incorpore chapéus ao seu visual.
    • Nos dias em que se sentir pior, esforce-se para ficar ainda mais arrumado. Vista-se como se fosse a uma festa, isso melhorará seu dia.
    • Roupas não precisam ser caras.
    • Embora destacar os melhores aspectos do corpo seja uma regra, esconder qualquer parte do corpo está fora de cogitação. Este é o seu corpo e ele veio para ficar, destaque o que quiser.
    • Desenvolva uma rotina de cuidados para os cabelos, pele e roupas. Lembre-se de se divertir no processo, isso não é uma obrigação.
  6. Durma bem, alimente-se direito e faça exercícios em seu próprio ritmo. Durma as famosas oito horas de sono se for um adulto ou nove se for um adolescente. A fadiga pode causar aumento de peso e outros problemas de saúde, portanto durma. [10] [11]
    • Tenha uma dieta equilibrada e uma boa rotina de alimentação. Comer alimentos variados o ajudará a ser mais saudável. [12] Coma frutas, legumes, proteínas magras (como ovos, frango e feijão) e carboidratos complexos, como arroz e massas integrais. [13]
    • Mexa-se. Um adulto precisa de 150 minutos de exercícios aeróbicos leves ou 75 minutos de aeróbicos intensos por semana. [14]
  7. Eles são perigosos se não forem devidamente tratados, portanto procure ajuda se estiver lutando contra isso. [15]
    • A anorexia é um distúrbio comum. Alguns sinais incluem diminuir a quantidade de comida sempre, pensar em comida o dia inteiro, sentir culpa quando come e se sentir gordo mesmo que os outros digam que não. Fazer exercícios em excesso também pode ser um sintoma. [16]
    • A bulimia é um distúrbio em que a pessoa come compulsivamente e vomita depois, se exercita demais ou usa laxantes para se livrar das calorias. Obsessão pelo corpo, culpa por comer, sensação de perda de controle sobre a própria comida e comer quantidades absurdas são todos sinais de bulimia. [17]
    • O transtorno da compulsão alimentar periódica (ou TCAP) [18] , que faz com que a pessoa coma compulsivamente, é um distúrbio alimentar bastante sério. Procure um médico, especialmente se você come demais e não vomita depois. [19]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 397 391 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade