Baixe em PDF
Baixe em PDF
Vamos ser sinceros, não importa quem você é: em algum momento você já se ofendeu com o que alguém falou para você. Não tem como controlar o que as pessoas dizem, mas você pode controlar como reage. Aprenda a analisar as situações para saber como reagir a ofensas, sem esquecer de ser gentil consigo mesmo em todos os momentos.
Passos
-
Descubra qual é a motivação da pessoa. [1] X Fonte de pesquisa Questione qual é o motivo para ela ter dito o que disse. Será que ela queria ofender com o comentário que fez ou foi só uma alfinetada irônica de brincadeira? O contexto, muitas vezes, ajuda a determinar se foi para ofender ou só rispidez. A motivação lhe ajudará a saber como responder.
- Se estiver em meio à familiares ou amigos, leve em conta como vocês costumam se comunicar. Vocês costumam se provocar de brincadeira ou como forma de demonstrar afeto? O comentário foi feito no meio de uma discussão acalorada ou durante uma conversa tranquila?
- Se estiver em um evento social com estranhos ou conhecidos, leve em conta o tom que a pessoa usou. Talvez ela estava nervosa em vir falar com você e fez um comentário superficial para começar a conversa, sem perceber que ele poderia ofender.
- Se estiver no ambiente de trabalho, pense se esse tipo de comunicação é normalizada na empresa. Algumas instituições costumam abordar os funcionários de forma provocativa. A pessoa em questão faz o mesmo com os outros?
- Se o comentário veio do seu marido, esposa, namorado ou afins, repare no contexto da conversa. Vocês estavam discutindo e ele falou isso para ofender? Ou o contexto era neutro e ele só fez um comentário sobre um comportamento ou característica sua?
-
Resista à tentação de devolver na mesma moeda. Reagir de forma impulsiva quando se sentir ofendido é deixar suas emoções dominarem você. Devolver a ofensa também impede o trabalho de conseguir descobrir o motivo do comentário (talvez a pessoa estava brincando, e responder de qualquer jeito só piorará a situação). E o pior: se você se exalta depois de ser ofendido, dá ao outro o poder de controlar a sua reação. Ainda é capaz da pessoa sair como a vítima da história ao olhar dos outros.
-
Determine se há um fundo de verdade no que foi dito. Em alguns casos, nós nos ofendemos com os comentários alheios porque é verdade. Se você sentiu uma alfinetada no comentário do colega, em vez de levar para o pessoal, tente entender como uma crítica construtiva. Se você quer melhorar na coisa que foi apontada, chame a pessoa de canto e peça sugestões para melhorar.
- Se não for alguém para quem você gostaria de pedir ajuda, procure outra pessoa de confiança para ouvir conselhos sobre como melhorar na questão.
Publicidade
-
Use o humor. [2] X Fonte de pesquisa [3] X Fonte de pesquisa O humor dá três armas fundamentais para responder às ofensas: frustra quem queria ofender, diminui o clima ruim e faz as pessoas ao redor ficarem do seu lado.
- Digamos que você esteja fazendo uma festa em casa e seu colega de quarto solta a frase “Podem guardar as bolsas no meu quarto: o dele está sempre uma zona”. Dê uma resposta engraçadinha, como “Melhor mesmo, vocês podem pisar no lugar errado e incomodar minha cobra de estimação”.
-
Ignore. [4] X Fonte de pesquisa Se você não é de fazer piadas (ou só pensa em alguma coisa legal para dizer horas depois), deixe passar em branco. Na verdade, escolher ignorar uma ofensa, seja inocente ou maldosa, mostra que você está no controle da situação. É como dizer “Seu comentário não merece meu tempo e, tampouco, uma reação”.
- Nota: as pessoas tendem a ignorar ofensas leves. Comentários grosseiros, maldosos ou escrachados não devem ser tolerados. Se alguém fizer isso mais de uma vez, você deve responder sim.
-
Entenda a ofensa como apenas a opinião da pessoa. Os outros têm suas opiniões. Se todo mundo amasse o amarelo, o que seria do vermelho, não é? As diferenças tornam o mundo mais interessante. Se a pessoa soltou um comentário um tanto ofensivo porque vocês têm opiniões distintas, tente não levar para o pessoal. [5] X Fonte de pesquisa Entretanto, respeitar a opinião alheia não quer dizer que você não deve ser fiel à sua. Só significa que é necessário entender que os outros enxergam o mundo de uma forma diferente.
- Um exemplo de técnica para ressignificar o comentário como apenas uma opinião é pensar em pessoas que disseram o exato contrário sobre você. Se o seu colega de trabalho o chamou de preguiçoso, mas a sua esposa e sua mãe elogiam o quanto você sempre está disposto a ajudar, é só a opinião dele. Ter um exemplo do contrário confirma que a ofensa é só a forma como uma pessoa isolada vê as coisas.
-
Responda. Se optar por responder à ofensa, pergunte, imediatamente ou depois de um tempo, se a pessoa pode conversar com você em particular. Chamá-la de canto mostra consideração (em comparação com a expor na frente de todos). Diga, com calma, que achou o comentário ofensivo e que gostaria que ela parasse com isso dali em diante. Se for o caso, explique que está disposto a relatar o que aconteceu para a autoridade em questão se o comportamento dela não mudar. [6] X Fonte de pesquisa
- Você pode dizer: "Eu sei que não foi sua intenção, mas eu fiquei chateado com o seu comentário. Quero pedir para você não falar mais deste jeito daqui para frente."
-
Envolva uma autoridade. Se a pessoa continuar a ofender você mesmo após pedir para parar, leve sua reclamação para quem resolve. Procure um professor, supervisor, mãe, pai ou outra pessoa que esteja na posição de autoridade e relate as ofensas que está ouvindo.
- Não se sinta mal por fazer a reclamação. Você deu à pessoa a chance de parar. Se ela optou por continuar, então assumiu o risco de sofrer as consequências.
Publicidade
-
Respire fundo. As ofensas fazem a gente achar que todo mundo está olhando para você ou o atacando. Faça um esforço para lidar melhor com as ofensas tirando um momento para se recompor. Isso garante que você não ofenderá a pessoa de volta, o que prejudicaria a sua reputação. Além disso, a atitude permite tempo para você pensar no que foi dito e descobrir o motivo por trás da ofensa.
- Respirar fundo é ótimo para melhorar estresse e ansiedade.
- Para respirar fundo pelo diafragma, respire devagar pelo nariz contanto até quatro. Sua barriga vai se erguer. Segure a respiração por dois segundos. Depois, exale por quatro segundos. A barriga deve se retrair ao exalar. Repita a respiração completa seis a oito vezes para se acalmar e conseguir pensar melhor em situações de estresse. [7] X Fonte de pesquisa
-
Sinta a emoção. É normal se chatear, ficar sem graça ou até com vergonha quando alguém diz algo ofensivo. Tudo bem tirar um tempo para sentir que o que for que você está sentindo. Mesmo que o ideal seja não deixar as emoções tomarem conta de nós, reprimi-las também não é saudável. Use a sigla CEDES para fazer o processo.
- C onte o que aconteceu para si mesmo. Apenas os fatos.
- E ntenda o que está sentindo. Defina quais sentimentos descrevem o que está sentindo.
- D escubra onde está a autocrítica. Repare nas coisas ruins que está dizendo para si mesmo sobre a situação ou sobre seus sentimentos. Por exemplo: “Eu não deveria deixar que ele me irritasse” ou “Por que estou sendo covarde?”
- E ntenda você mesmo. Pense no motivo pelo qual está se sentindo deste jeito. Há justificativa?
- S inta. Permita-se sentir o que for. Chore. Dê um soco no travesseiro. De um grito para librar a frustração.
-
Demonstre compaixão por si mesmo. [8] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte Você é humano e sujeito a erros. Não dá para ser perfeito o tempo todo. Há dois sentidos para isso: 1) você não é de ferro e, portanto, não é imune a ofensas e 2) todo mundo tem manias que podem virar alvo de comentários. Em vez de ficar se julgando ou julgando a sua reação às ofensas, pratique o amor e compaixão por si mesmo.
- O jeito mais fácil de saber se você está tendo compaixão consigo mesmo é pensar como você trataria um amigo em uma situação parecida. Você culparia seu amigo por ficar chateado com alguma coisa? Ou você daria um abraço e diria que está tudo bem? Trate-se como trataria a um amigo próximo.
Publicidade
Dicas
- Não permita que ninguém diga como você deve se comportar.
- Viva a sua vida e esqueça dos outros. As palavras só nos ofendem se nós permitirmos.
- Não ofenda a pessoa de volta. Você quer mesmo se igualar a ela?
Publicidade
Avisos
- Não hesite em buscar a ajuda de uma autoridade se alguém vive ofendendo você. Lembre-se: é seu direito ir à escola, faculdade ou trabalho sem ter que lidar com bullying.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.elsevier.com/connect/5-pitfalls-to-understanding-peoples-motives
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/hide-and-seek/201302/how-deal-insults-and-put-downs
- ↑ http://www.forbes.com/sites/jacquelynsmith/2013/05/03/10-reasons-why-humor-is-a-key-to-success-at-work/
- ↑ http://classroom.synonym.com/handle-being-insulted-22042.html
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2014/08/30/dealing-with-insults-dont-take-anything-personally/
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/diane-gottsman/how-to-handle-an-offensive-remark_b_3763847.html
- ↑ http://www.anxietybc.com/sites/default/files/CalmBreathing.pdf
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/article/item/try_selfcompassion
Publicidade