PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os cães da raça bulldog são famosos pelas dobrinhas que têm no rosto, que na verdade são rugas. Embora elas pareçam fofas, infelizmente geram riscos de infecção. Sendo assim, você precisa entender quando e como fazer a limpeza da região! Siga as técnicas deste artigo para deixar o seu cachorro feliz e saudável e nunca precisar gastar uma fortuna no veterinário. [1]

Parte 1
Parte 1 de 3:

Juntando os materiais

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar um sabonete líquido especializado, soro fisiológico ou até uma mistura de água e xampu para cachorro. O importante é que o produto seja neutro e sem perfume para não irritar a pele do seu bulldog. [2]
    • Se o seu bulldog não estiver tão sujo e nem costuma desenvolver infecções, também dá para usar água pura.
    • Caso você prefira preparar uma solução própria, misture água e um xampu para cachorro neutro e hipoalergênico na mesma proporção.
  2. Dá para usar um pano, chumaços de algodão ou até uma esponja de maquiagem! Você só precisa de uma ferramenta que esteja limpa e absorva a sujeira e os restos da solução de limpeza. [3]
    • Lenços umedecidos com aloe vera são uma mão na roda nessas horas.
  3. Você vai precisar também de uma toalha ou um pano limpo e fino para secar as dobrinhas do rosto do seu bulldog quando terminar. Veja ainda se ela está limpa, pois qualquer material sujo corre o risco de transferir bactérias à pele do cachorro. Por fim, seque as dobras e não deixe nenhum resíduo de produto de limpeza.
    • Não passe nenhum tipo de talco ou pó nas dobras da pele do seu cachorro. Ele pode desenvolver alguma infecção.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Passando pelo processo de limpeza

PDF download Baixe em PDF
  1. O processo vai ser muito mais rápido se o seu bulldog for obediente. Por isso, instrua-o a ficar sentado e parado antes de começar.
    • O bulldog vai ficar mais comportado durante o processo se você criar o hábito de fazer a limpeza quando ele ainda for filhote. Tudo fica mais fácil com essa familiarização.
  2. O pano (ou outro material que você use para aplicar a solução) deve ficar úmido, mas não encharcado com a solução.
  3. Passe o pano por baixo e em volta das dobrinhas no rosto e no pescoço do seu bulldog. Nas áreas mais resistentes, levante a pele com cuidado e tente fazer a limpeza com os dedos. E fique bem longe dos olhos, que são vulneráveis e se irritam fácil. [4]
    • Não esfregue ou faça muita força. Isso pode machucar a pele do seu cachorro, bem como aumentar o risco de infecções.
    • Se o seu bulldog tem dobrinhas perto da cauda, limpe-as também.
  4. A dobra que fica em volta do focinho cobre mais pele e, portanto, tem mais chances de coletar partículas de sujeira e micróbios. Tenha atenção redobrada nessa região durante a limpeza.
  5. Você não deve deixar nenhum resto de água ou produto de limpeza debaixo das dobras do seu bulldog, já que elas causam desconforto e levam a infecções bacterianas. Passe uma toalha ou um pano limpo na pele dele e tire tudo o que sobrar. [5]
    • Você pode ainda ligar um secador de cabelo em temperatura média. Abra as dobrinhas com uma mão e aplique o jato de ar em movimentos de cima para baixo.
  6. Caso as dobrinhas do seu bulldog pareçam secas, vermelhas ou descascadas, aplique um pouco de hidratante nelas após a limpeza. Isso ajuda a equilibrar os nutrientes da região. [6]
    • Você pode passar vaselina, uma pomada neutra ou aloe vera nas dobrinhas do seu bulldog. Seja como for, use só um pouco para não deixar a pele molhada.
  7. Dê petiscos e bastante carinho ao seu bulldog pelo bom comportamento durante a limpeza! Assim, ele vai associar a experiência a algo positivo e se habituar ainda mais ao processo no futuro.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando e tratando infecções

PDF download Baixe em PDF
  1. A frequência da limpeza varia de acordo com o animal e as condições da pele, mas no geral é melhor repetir o processo mais de uma vez por semana.
    • Alguns cachorros precisam de limpezas mais frequentes, chegando a duas por dia . É o caso, por exemplo, de animais que são suscetíveis a infecções ou têm o sistema imunológico comprometido por doenças ou pela idade.
    • Se o seu bulldog faz muita bagunça na hora de comer e tomar água, também vale a pena você repetir a limpeza todos os dias.
  2. Cachorros gordos e obesos têm mais chances de desenvolver infecções na pele, já que as dobras ficam mais profundas. Por isso, regule o peso do seu bulldog e consulte um veterinário para saber se precisa fazer alguma adaptação na alimentação dele. [7]
    • O peso ideal de bulldogs depende de fatores como idade e sexo, mas um adulto costuma ter entre 22 e 25 kg. Ainda assim, consulte um veterinário para saber mais do caso do seu pet em particular. [8]
  3. Quando você for limpar as dobrinhas do seu bulldog, fique de olho em sinais de infecção. Os principais são erupções cutâneas, pontos vermelhos, inchaço, inflamação, secreções e cheiros fortes.
    • Se você notar sinais de infecção enquanto limpa as dobrinhas do seu bulldog, leve-o ao veterinário o quanto antes. Nesses casos, é muito importante que o animal receba o devido tratamento.
  4. Caso você detecte sintomas de infecção nas dobrinhas do seu bulldog, marque uma consulta com o veterinário imediatamente. Ele vai indicar o melhor tratamento possível, como cremes antifúngicos ou antibacterianos, além de mostrar o jeito certo de limpar as áreas afetadas. [9]
  5. Se o seu bulldog estiver com alguma infecção, você vai ter que fazer a limpeza duas vezes por dia , não por semana. Troque a solução comum por um produto que contenha peróxido de benzoíla, seque bem a pele e aplique pomadas e outros tratamentos tópicos que o veterinário tenha recomendado. [10]
    • Também é bom você aparar o pelo perto das dobras infeccionadas. A pele vai ficar mais limpa e acessível.
    • Converse com o veterinário sobre a sua rotina de limpeza antes e veja se ela é eficaz no combate à infecção.
    Publicidade

Dicas

  • Se o seu bulldog não cooperar durante a limpeza, use um petisco ou brinquedo para convencê-lo a ficar quieto.
  • O método e a frequência de limpeza ideais variam de cachorro a cachorro. Preste bastante atenção ao seu pet para ele não ter problemas sérios na pele.
Publicidade

Avisos

  • Não passe nenhum produto de limpeza perto dos olhos ou da boca do seu bulldog. Além disso, guarde tudo em um lugar seguro e fora do alcance do cachorro. Não coloque a segurança dele em risco!
  • Nunca tente limpar o rosto do seu cachorro usando produtos de limpeza que contenham ingredientes tóxicos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 562 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade