Este artigo foi coescrito por John Keegan
. John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
Este artigo foi visualizado 11 596 vezes.
Relacionamentos à distância não são tão diferentes assim de relacionamentos "comuns": no começo, tudo causa aquele friozinho na barriga — afinal, apaixonar-se é uma experiência incrível! No entanto, depois de um tempo, as coisas caem na rotina e podem começar a esfriar. É normal ter medo de isso afetar a relação, mas não se preocupe mais! Pedimos ajuda a especialistas em namoro e casamento e criamos este artigo, que traz dicas infalíveis para preservar o sentimento entre você e sua parceira ou parceiro.
Passos
-
É importante encontrar um pouco de equilíbrio para você e sua parceira. Se você ficar com aquele medo de a relação esfriar, pode ser que sua primeira reação seja demonstrar o que sente com mais frequência. Contudo, isso gera o risco de criar o efeito oposto — caso sua parceira se sinta sufocada por esse afeto constante. Lembre-se de que cada um tem necessidades próprias, então o melhor a fazer é falar abertamente sobre o assunto e pensar em uma solução que funcione para os dois. [1] X Fonte de pesquisa Dá para começar a conversa com o seguinte:
- "Sinto que você tá se afastando de mim de uns tempos pra cá. Você acha que eu mando mensagens demais durante o dia?"
- "Sei que vivemos em fusos diferentes e somos bastante ocupados, mas parece que a gente tá se afastando. Você acha que nos sentiríamos mais próximos se trocássemos mais mensagens?"
- "Quero ter certeza que estou te apoiando, não te sufocando. Você não precisa ter medo de me dizer com que frequência quer conversar e qual é seu estilo de comunicação preferido, tá? A gente tá junto nessa!"
Publicidade
-
Qualquer relacionamento fica estagnado quando as pessoas se comunicam do mesmo jeito o tempo todo. É melhor você e sua parceira "combinarem" boa parte das suas interações para não haver nenhum desencontro, mas não quer dizer que têm que seguir uma rotina fixa todos os dias! Pense em alternativas interessantes de vez em quando, como: [2] X Fonte de pesquisa
- Compartilhar com ela uma música no Spotify por WhatsApp com a mensagem "Lembrei de vc."
- Enviar uma mensagem de áudio a ela só para dizer "Te amo."
- Pegá-la de surpresa com uma cesta de café da manhã.
- Enviar uma carta escrita à mão a ela.
- Preparar o prato favorito dela ou mandar entregar um doce extravagante em casa. [3] X Fonte de pesquisa
-
Compartilhar detalhes "triviais" do dia a dia pode fortalecer seus vínculos com sua parceira. Como vocês não se veem ou conversam com a frequência que queriam, é normal que acabem tentando pensar demais no que dizer. Isto até cria uma pressão para que seus papos sejam profundos o tempo todo, mas ninguém consegue ser assim. Além de tudo, falar de detalhes "triviais" deixa os dois mais envolvidos na vida um do outro. [4] X Fonte de pesquisa Na dúvida, comece com uma das seguintes perguntas:
- "Onde você costuma almoçar?"
- "Que podcasts você tem ouvido?"
- "Com quem você vai pra casa depois do trabalho?"
- "Como são seus dias na faculdade?"
- "O que você pretende comer no jantar hoje?"
- "Que séries você tá assistindo?"
Publicidade
-
Estar longe da sua parceira é difícil, mas deixar essa frustração transparecer a ela só vai esfriar ainda mais o relacionamento. É claro que você não precisa fingir que nada está errado... Mesmo assim, no dia a dia, tente falar de assuntos mais animados e positivos. O ideal é que ela saia do papo energizada e ansiosa para sua próxima conversa, não esgotada e desanimada. E mais: vez ou outra, é direito seu falar apenas de coisas leves! [5] X Fonte de pesquisa Se você não souber por onde começar:
- Mande uma foto sua sorrindo à sua parceira algumas vezes na semana.
- Compartilhe figurinhas, vídeos e músicas com ela no WhatsApp.
- Pense em apelidos engraçados e fofos para usar com ela.
- Comece a enxergar a distância entre vocês como algo que fortalece seu amor, não o esfria.
-
É importante que você e sua parceira se vejam de vez em quando. Ligar e conversar pelo WhatsApp é uma ótima estratégia, mas nada se compara a poder ver o rosto dela em uma chamada de vídeo! E, ainda que não dê para vocês se encontrarem com tanta frequência, pelo menos dá para combinar algumas atividades juntos — como um encontro em um dia fixo da semana. Também é bom incluir um pouco de variedade nesses dates, como:
- Cozinhem alguma coisa, cada um na sua casa, para vocês comerem ao mesmo tempo depois.
- Vejam sua série favorita simultaneamente.
- Joguem algum game on-line (como Fortnite ).
- Lavem a roupa ou vão ao mercado "juntos". [6] X Fonte de pesquisa
- Passeiem "juntos" pela cidade.
Publicidade
-
Use e abuse da sua criatividade no relacionamento! Mesmo estando a muitos quilômetros de distância, dá para você e sua parceira fazerem um monte de coisas "juntos". Que tal lerem o mesmo livro e comentarem o que acharam depois? Ou montarem uma playlist para ouvir todos os dias? [7] X Fonte de pesquisa E veja mais ideias diferentes:
- Praticar exercícios juntos: vocês podem seguir o mesmo tutorial de yoga no YouTube. [8] X Fonte de pesquisa
- Fazer jardinagem: dá para vocês cultivarem a mesma planta e trocarem fotos do progresso dos seus espécimes.
- Aprender algo juntos: vocês podem se matricular em cursos on-line e fazer as atividades em dupla.
- Escrever um diário a dois: existem várias plataformas na internet feitas para essa atividade em particular.
- Trocar de hobbies um com o outro: experimente fazer as coisas preferidas da sua parceira por um mês (enquanto ela faz as suas).
-
Ter algo físico que é (ou melhor, era ) da sua parceira é um gesto mais profundo do que você imagina! Você e ela podem trocar o que quiserem, mas vale a pena pensar em variedade: algo sexy, algo sentimental, algo escrito à mão etc. Veja algumas ideias específicas para começar: [9] X Fonte de pesquisa
- Troquem peças de roupa (camisetas, roupa íntima... Vocês que sabem!).
- Troquem perfumes (e borrife o dela no seu lençol).
- Troquem cartas escritas à mão.
- Troquem fotos tiradas com uma Polaroid.
- Troquem seus livros favoritos.
Publicidade
-
Você e sua parceira não podem deixar sua vida sexual de lado! Muitos casais em relacionamentos à distância se concentram tanto no lado emocional que acabam ignorando a parte sexual — o que também esfria qualquer dinâmica. Que tal você e sua parceira trocarem mensagens calientes , se masturbarem juntos, fazerem strip-tease por chamada de vídeo, verem pornografia, tomarem banho ao mesmo tempo ou trocarem selfies ousadas? Existem inúmeras possibilidades! O importante é não deixar o prazer físico de lado.
- Você e sua parceria podem abrir a mente e explorar algumas aventuras sexuais um com o outro.
- Converse com sua parceira sobre as necessidades dela e a frequência com que ela precisa ter esse contato "físico" para ficar feliz.
- Faça o que estiver ao seu alcance para satisfazer as vontades e necessidades da sua parceria em termos de fantasias sexuais!
-
Todo mundo fica com aquele friozinho na barriga quando sabe que algo bom está para acontecer! Converse com sua parceira para vocês decidirem, juntos, qual é o melhor intervalo para visitarem um ao outro: uma vez por mês, a cada três meses, a cada semestre etc. É importante que os dois respeitem essa periodicidade para nada dar errado. Além disso, tente se programar ao máximo com ela!
- Vocês podem alternar quem fica a cargo de escolher suas atividades durante as visitas! É só acharem opções agradáveis para os dois.
- É claro que vocês não precisam programar cada segundo das suas visitas. Também é saudável abrir espaço para a espontaneidade! [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.joinonelove.org/learn/4-tips-for-maintaining-a-healthy-long-distance-relationship/
- ↑ https://www.npr.org/2020/08/26/906236738/long-distance-relationships-are-tough-heres-advice-for-making-them-work
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/friendship-20/201806/10-tips-make-long-distance-relationship-work
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/friendship-20/201806/10-tips-make-long-distance-relationship-work
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/friendship-20/201806/10-tips-make-long-distance-relationship-work
- ↑ https://www.joinonelove.org/learn/4-tips-for-maintaining-a-healthy-long-distance-relationship/
- ↑ https://www.militaryonesource.mil/family-relationships/relationships/keeping-your-relationship-strong/long-distance-relationship-tips/
- ↑ https://www.joinonelove.org/learn/4-tips-for-maintaining-a-healthy-long-distance-relationship/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/friendship-20/201806/10-tips-make-long-distance-relationship-work
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!