Baixe em PDF Baixe em PDF

Montar seu próprio time de futebol pode ser legal e gratificante, mas antes de poder entrar em campo, é preciso encontrar um grupo de jogadores comprometidos e investir nos equipamentos necessários. Assim que tiver elenco e material esportivo, será possível entrar em uma liga de futebol do seu bairro e começar a treinar para ficar “na ponta dos cascos”.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Encontrando jogadores

Baixe em PDF
  1. Pergunte se eles têm interesse em participar ou conhecem alguém que gostaria de jogar. Sua rede particular de “contatos” é uma ótima maneira de encontrar possíveis candidatos. Peça para que divulguem isso e dê suas informações de contato para que sejam repassadas a outros.
  2. Pergunte aos companheiros de escritório e coloque um panfleto com as informações do time na sala de descanso. Essa é uma boa forma de conhecer as pessoas que estão todos os dias com você, mas fora do ambiente de trabalho, já que poderão ir todos juntos em só carro para treinar, ao saírem do expediente.
  3. Você precisará gastar um pouco mais, mas sempre haverá algum interessado; só não esqueça de incluir as informações de contato, de forma que as pessoas possam falar com você.
    • Escreva no anúncio o seguinte, por exemplo: “Procurando jogadores para um time de futebol feminino amador em Ribeirão Preto. A partir de 18 anos de idade, com treinos duas vezes por semana às 20h, nas terças e na quintas-feiras. Envie um e-mail para [endereço de e-mail] ou ligue para [número de telefone] caso tenha interesse”.
  4. O time pode ter no máximo 11 jogadores de uma só vez, mas sempre haverá a necessidade de fazer substituições ou de ter alguém para entrar no lugar de uma pessoa que não puder comparecer ou estiver doente. Se substituições ilimitadas forem permitidas, rode os jogadores para que todos possam entrar em campo. [1]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Organizando-se

Baixe em PDF
  1. O diretor deve organizar o calendário de treinos e jogos, além de ficar encarregado de juntar o dinheiro para pagar o material esportivo e a taxa de participação no torneio.
    • Se ninguém quiser ter tanta responsabilidade, divida o cargo de diretor em três menores. Uma pessoa deve ser a tesoureira (encarregada do dinheiro), outra ficará com a tarefa de gerente geral (comunicação com os jogadores antes das partidas) e a última, como secretária (encarregada de fazer a programação da equipe). [2]
    • Caso o time tenha um técnico, ele também deverá ser o diretor.
  2. É preciso ter goleiros, zagueiros, laterais, meio-campistas e atacantes para formar uma equipe, portanto, pergunte a cada pessoa em que posição jogam. Os treinos também podem ser úteis para que o técnico saiba melhor os pontos fortes e fracos de cada um, definindo melhor suas posições. As habilidades necessárias para cada posição são diferentes. [3]
    • Os goleiros precisam ter atenção e agilidade com as mãos para evitar que as bolas entrem no gol;
    • Os meio-campistas devem ter capacidade de marcar adversários e criar jogadas;
    • Os atacantes precisam ter velocidade e “faro de gol”, ou seja, conseguirem marcar gols;
    • Para ser um zagueiro, o jogador deverá saber marcar os adversários e sempre ficar atento à bola, afastando-a da área e do gol, enquanto os laterais deverão apoiar o ataque e ajudar na marcação da defesa.
  3. É preciso criar um nome para o time ao competir em ligas, além de sempre ser legal ter algo para que os jogadores defendam. Escolha um nome compatível com a personalidade da equipe. [4]
    • Se houver muitos brincalhões e quiserem apenas se divertir, escolha um engraçado, como “Chama-gol FC” ou “Os Lanternas”;
    • Caso não estejam lá para brincar, dê preferência a um nome sério e que intimide os adversários, como “Os Aniquiladores” ou “Pesadelo FC”.
  4. O ideal é ter uma bola para cada jogador, permitindo que possam treinar até quando sozinhos (não esqueça de levar bombas de ar para enchê-las), cones e até gols “portáteis”, se o local de treino não possui-los. [5]
    • Todos os jogadores devem contribuir para a compra do material esportivo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Jogando como equipe

Baixe em PDF
  1. Tente fazer uma pesquisa na internet para saber se há torneios em sua cidade, buscando “Torneios de futebol Ribeirão Preto” ou “Ribeirão Preto Liga de futebol amador”, por exemplo. Entre no site da organização para se inteirar das regras e das condições para se inscrever e participar, bem como os seguros e todo o apoio médico que os organizadores podem fornecer às equipes em caso de lesões e outros problemas. [6]
    • Assim que entrar em um torneio, será possível disputar jogos contra as outras equipes;
    • Lembre-se de que é preciso pagar uma taxa de inscrição em muitos torneios. Todos os jogadores precisam decidir como cobrirão os custos de participação.
  2. Novamente, todos precisam entrar com uma parte para pagá-lo; geralmente, você poderá colocar o nome do jogador nas costas e o número correspondente. Hoje em dia, é possível customizar e comprar um uniforme na internet.
    • Todos os jogadores da equipe devem escolher um número (que não pode se repetir).
  3. Eles devem acontecer em dias e horários fixos durante a semana, desde que agrade a todos; o ideal é marcar duas sessões por semana, se possível. Alugue um campo ou vá a um parque e treine em um que esteja livre.
  4. Depois de participar de alguns torneios, sua equipe poderá até se tornar integrante regular de ligas ou copas, conseguindo também participar de campeonatos a nível nacional. [7]
    • Faça uma “vaquinha” se o time estiver com dificuldade em pagar as despesas com as taxas para competir e o material esportivo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 194 559 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade