Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para aprender como diminuir um arquivo “.zip” o máximo possível, seja em PCs ou Macs. As ferramentas nativas do Windows e macOS oferecem boa compactação, mas não dão a opção de maiores níveis de compressão. Por sorte, existe o 7-Zip, um programa para Windows que dá mais controle sobre o tamanho final desse arquivo ao usuário; no macOS, você deve obter o Keka, que possui recursos semelhantes. Lembre-se de que formatos já compactados, como “mp3”, “avi”, “mpg” e “jpg”, não vão diminuir muito mais ao serem comprimidos em “.zip”. [1]

Método 1
Método 1 de 2:

Obtendo o 7-Zip para Windows

Baixe em PDF
  1. Esse programa gratuito de compressão oferece melhores resultados do que a ferramenta de descompactação do sistema da Microsoft. Para baixá-lo, entre aqui e clique em “Download” de acordo com a versão do sistema (32 ou 64 bits)
    • Após o download, clique duas vezes no instalador e siga as instruções para adicioná-lo ao computador.
  2. Para fazer isso com diversos arquivos, transformando em um só “.zip”, coloque todos em uma mesma pasta e clique com o botão direito nela, ou segure a tecla CTRL e selecione em cada arquivo. Clique com o botão direito na parte destacada.
  3. Algumas opções serão exibidas.
  4. O 7-Zip abrirá na tela “Adicionar ao arquivo”.
  5. Com o “.zip”, a compactação será mais simples e prática, enquanto a “.7z” oferece um arquivo resultante de menor tamanho.
    • Se a intenção é enviar um arquivo 7z para alguém com Mac, a pessoa não precisará instalar mais programas para fazer a descompactação. Se ela tiver Windows, ela deverá ter o 7-Zip, WinZip ou outro app de compactação compatível com a extensão “.7z”.
  6. [2]
  7. O LZMA2 é a versão mais atual do LZMA [3] , mas ambos oferecem uma velocidade de compressão maior do que as outras.
  8. O 7-Zip vai escolher um tamanho padrão de dicionário de acordo com o nível de compressão definido. Se o arquivo a ser compactado for grande, coloque um valor acima de 64 MB para melhores resultados, mas saiba, no entanto, que o processo vai demorar bem mais. O tamanho máximo para ser escolhido, aqui, é 256 MB. [4]
  9. Quando o 7-Zip terminar o processo, ele aparecerá na mesma pasta que os arquivos originais, com a extensão “.7z” ou “.zip”.
    • Para ver o tamanho do item compactado, clique com o botão direito no “.7z” ou “.zip” e escolha “Propriedades”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Utilizando o programa Keka para macOS

Baixe em PDF
  1. Instale o Keka, um utilitário gratuito e de código aberto, que realiza compressão mais eficaz do que a ferramenta nativa do sistema da Apple. [5] Para baixar o aplicativo, abra a App Store do Mac (ícone azul com um “A” branco) e pesquise por keka . Assim que o encontrar, clique em “Obter” para iniciar a instalação.
  2. Ele estará no Launchpad e na pasta “Aplicativos”.
  3. Para melhores resultados, escolha “ZIP”, “7z” ou “GZIP”; o primeiro é o mais comum e pode ser aberto por qualquer plataforma sem a instalação de mais softwares, mas de acordo com testes de benchmark, o segundo diminui mais o tamanho do arquivo com maior velocidade. [6]
    • Não há necessidade de instalar nenhum programa para que o Mac descompacte um arquivo 7z, mas os usuários do Windows precisarão do 7-Zip, que é gratuito.
  4. Nessa posição, a “Lenta”, o utilitário fará a compactação ao menor tamanho possível. [7] Devido à alta compressão, tenha paciência, porque o processo vai demorar um pouco.
    • Não altere as outras opções para que o nível de compressão seja o melhor e mais rápido possível.
  5. Se quiser fazer isso com mais de um item, produzindo apenas um “.zip”, adicione-os a uma pasta e arraste-a para o Keka. Outra opção é segurar a tecla “Command” ao clicar em cada arquivo e levar todos até o Keka, comprimindo-os ao formato “.zip” ou “.7z” de acordo com sua seleção.
    • Para ver o tamanho do arquivo resultante, clique nele uma vez, no Finder, e tecle “Command + I” para ver suas informações.
    Publicidade

Dicas

  • Se for necessário comprimir um arquivo “.zip” que já está compactado, comece a reduzir o tamanho dos itens que serão incluídos. Pode ser, por exemplo cortar o excesso de um áudio ou diminuir a resolução de um “.jpg”.
  • Tanto o 7-Zip quanto o Keka permitem que você divida um arquivo “.zip” ou “7z” em vários menores, ou em um só arquivo grande.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 584 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade