Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ficar ao lado de uma pessoa que não consegue fechar a matraca pode dar nos nervos. Em algum momento, talvez o mais apropriado seja interferir e pedir, educadamente, para a pessoa ficar quieta. Veja o que você pode fazer!
Passos
Isso vale para aqueles amigos, parentes e colegas lentos.
-
Interrompa gentilmente. Diga como a conversa foi ótima, mas mencione que você tem algo a dizer ou que precisa ir embora.
- Por exemplo: “É ótimo aprender sobre todas essas coisas que você compartilha, Sabrina, mas estou com o tempo apertado. Preciso falar uma coisa e ir embora. Você se importa se eu explicar rapidamente? Outro dia colocamos a conversa em dia”.
-
Identifique a situação. Em alguns casos não tem problema algum em simplesmente se despedir e ir embora. Você precisa ir ao supermercado, fazer as unhas, passear com o cachorro ou receber a visita de alguém? Se estiver fazendo ou precisar fazer alguma dessas coisas, não tem problema em se levantar e sair, ou sinalizar que está ouvindo para a pessoa, mas que precisa ir embora.
-
Pare de ouvir. Se a pessoa continuar falando sem dar uma pausa ou sem deixar você falar, pare de dar importância à conversa. Se ela deseja estar no centro das atenções, você tem todo o direito de não ouvir.
-
Faça gestos. Através de gestos, mostre que está na hora de colocar um ponto final na conversa.
- Comece a dar leves batidas no relógio. Talvez a pessoa entenda que você está mostrando que o tempo acabou.
- No meio da conversa, comece a bocejar e olhar para o lado. Faça isso a cada cinco minutos para fazer a pessoa entender que você está cansado e precisa descansar.
-
Junte-se a outro grupo de pessoas conhecidas para conversar. Não deixe que o tagarela vá atrás de você. Se isso acontecer, você acaba de ganhar um grude!
-
Invente uma desculpa. Essa é a parte mais divertida, basta ser criativo. Fale algo como “Estou super atrasado para a aula de salsa”, “Esqueci de arrumar minha cama”, “Preciso espremer uvas para o suco”.
-
Se nada disso funcionar, diga com firmeza “Por favor, fique quieto por um minuto!”. Você já aguentou muito, a pessoa merece ser chamada atenção de forma abrupta. Quando o choque passar e ela se der conta, você tanto pode se desculpar pela maneira brusca de falar ou pode se levantar e fazer menção de ir embora. De qualquer modo, da próxima vez ela vai pensar duas vezes antes de alugar seu ouvido sabendo o quanto isso o incomoda.
- Uma forma menos grosseira de dar a entender que a pessoa está falando muito é dizer coisas como “O bom comunicador não é aquele que fala mais, é aquele que sabe ouvir” ou “Psiu! Está escutando isso? É o som do silêncio”.
- Se a pessoa começar a fazer fofoca, diga “Se não tem nada de bom para dizer, é melhor não dizer nada”, “Ainda esse mesmo assunto?! Talvez você não seja tão desprovido de culpa como insiste em dizer”, ou ainda “Se a história não é sobre você, então não conte”.
- Se estiver de saco cheio, diga “O segredo de ser entediante é falar muito”. Tenha consciência de que a outra pessoa pode ficar chocada ao ouvir isso.
Publicidade
Esse é para quem fala alto em lugares onde deve fazer silêncio.
-
Peça a pessoa para parar de conversar ou de fazer barulho. Pergunte se ela se importa em continuar a conversa em um lugar onde seja permitido falar alto ou diminuir o tom de voz.
-
Diga que a conversa está afetando o seu trabalho e você não consegue se concentrar. Só faça isso se for alguém que o respeita. Pessoas que se acham superiores ou as que cometem bullying vão achar engraçado.
-
Peça a outra pessoa para pedir à tagarela para calar a boca. Se ela se recusar, solicite ao responsável pelo ambiente para interferir. Ele vai saber aplicar as regras do lugar.
-
Mantenha a calma e seja gentil ao pedir a alguém para fechar a matraca. Muita gente fala alto sem querer, e outras pessoas não se dão conta do volume da própria voz.Publicidade
Dicas
- Cuidado para não elevar seu tom de voz ao se dirigir a alguém.
- Se a pessoa for violenta quando você disser para ela ficar quieta, vá embora. Você e nem ninguém merece isso.
- Não seja tagarela. Não faça com os outros o que não quer que façam com você.
Publicidade
Publicidade