PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pintar o pelo do seu cachorro é um dos jeitos mais criativos de se divertir com ele — ou até de fazer uma espécie de fantasia para ocasiões especiais! No entanto, você não deve usar qualquer tinta ou método: preste atenção para escolher produtos seguros e sem agentes irritantes, ou seu pet pode sofrer alguma crise alérgica ou até perder a pelagem. Pesquise bastante e leia o passo a passo abaixo para não errar!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Escolhendo a tinta ideal

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas tintas feitas para cabelo humano contêm agentes químicos que são nocivos à pele de cachorros, já que ela tem um pH diferente. Por isso, é melhor você não arriscar: evite qualquer produto que não seja destinado especificamente a cães. Além do mais, quanto menos sintética for a composição, melhor vai ser o resultado. [1]
  2. Não pinte o pelo do seu cachorro se ele estiver com qualquer ferida ou ponto irritado na pele. Nesse caso o produto provavelmente pioraria a situação, podendo até causar uma infecção mais séria. Dê uma boa olhada em todo o corpo do seu pet antes de prosseguir.
  3. Qualquer tinta permanente gera o risco de fazer mal aos pelos do cachorro, visto que esses produtos quase sempre contêm agentes químicos nocivos. Para piorar, o animal pode acabar ingerindo parte da tinta quando lamber o próprio corpo por instinto. [2]
    • O mercado está repleto de alternativas mais saudáveis para pintar o pelo de cachorros, desde as temporárias às semipermanentes.
  4. Certos alimentos, muitos dos quais seu cachorro decerto gosta de comer, servem de base para tintas caseiras. Fique à vontade para experimentar receitas diferentes! Só tome cuidado ao usar frutas muito doces, pois elas podem deixar o pelo do seu pet grudento e causar irritações leves. Se possível, opte por frutas e vegetais com pouco ou nenhum açúcar. [3]
    • Experimente vegetais como cenoura, beterraba e espinafre, além de temperos como cúrcuma. [4]
    • Nem todas as tintas feitas à base de frutas são recomendadas, mas elas ainda produzem cores vibrantes. Tente diluir esses produtos para não irritar a pele do seu cachorro.
    • A maioria das tintas feitas com alimentos são temporárias e desbotam em cerca de uma semana.
  5. Praticamente todo supermercado vende corantes alimentares. Escolha produtos naturais, que não contenham agentes químicos capazes de fazer mal em médio e longo prazos. Eles não costumam causar danos à pele de cachorros.
    • Pocure um corante alimentar natural que seja 100% orgânico.
    • Corantes alimentares geram resultados semipermanentes, ou seja, duram algumas semanas (e não poucos dias, como tintas feitas à base de alimentos).
  6. Qualquer pet shop vende tintas que são feitas especificamente para cachorros. Elas podem ter forma de spray, gel, tubinhos de esfregar, e assim por diante. No geral, o resultado da aplicação dura mais tempo e não causa irritação.
    • Vá ao seu pet shop de confiança e converse com algum funcionário sobre marcas de qualidade.
  7. Muitos pet shops e centros de banho e tosa têm profissionais que conseguem não apenas pintar pelos de cachorros, mas também recomendar que produtos e técnicas são mais ideais para cada caso. Converse com alguém que tenha esse tipo de experiência para não correr o risco de irritar a pele do seu pet. Busque todas as informações possíveis: de aplicação, de duração do produto, de remoção, e por aí vai. [5]
    • Tire dúvidas como "Vocês têm tintas para pelo de cachorro?", "As tintas que vocês vendem têm ingredientes que possam fazer mal ao cachorro?" e "Quanto tempo suas tintas duram no pelo?".
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Aplicando a tinta

PDF download Baixe em PDF
  1. Passe xampu no pelo do seu cachorro até formar espuma e enxague em seguida. Na hora de secar, não tire toda a água do corpinho dele: deixe a pelagem levemente úmida. Essa é a condição perfeita para você aplicar a tinta logo em seguida. [6]
    • Use um xampu feito especificamente para cachorro.
  2. Aplique uma pomada oftálmica estéril nos olhos do seu cachorro, principalmente se você pretende passar tinta no rostinho dele. Esse tipo de pomada evita que o produto irrite a região, além de reduzir o risco de infecções caso haja algum contato com as córneas. [7]
    • Passar a pomada é uma boa ideia de qualquer forma, embora não seja essencial caso você não pretenda pintar a região do rosto do cachorro.
    • Cada pomada tem instruções de aplicação diferentes. Leia a bula ou o rótulo da sua.
  3. Se você estiver usando uma tinta caseira, misture-a com água e coloque tudo em um borrifador. O volume do líquido deve corresponder a metade do produto em si. Por exemplo: caso você aplique 1 xícara da tinta, adicione ½ xícara da água. De todo modo, marcas comerciais têm suas próprias instruções.
  4. Depois de lavar e secar o pelo do cachorro, passe um pente ou uma escova nele para prepará-lo para a tinta propriamente dita. Basta você passar o acessório na pelagem do seu pet, tentando deixar todo o corpo dele mais ou menos uniforme. Isso facilita bastante a aplicação seguinte.
  5. Caso você esteja usando uma tinta feita com corante ou algum alimento, misture-a com água e aplique a partir do borrifador. Caso esteja usando um tubinho, esfregue-o no pelo do cachorro. Por fim, se tiver optado por uma tinta em gel mais viscoso, espalhe-a usando luvas. Seja qual for o método, você tem que cobrir todo o corpo do seu pet — lembrando-se de que vai adicionar uma segunda demão na sequência. [8]
    • A maioria das tintas para cachorro comerciais traz instruções específicas de aplicação.
  6. A tinta seca conforme o pelo do cachorro perde umidade. O tempo exato desse processo depende do tipo de produto que você usou. Tintas a seco, como em tubinhos, levam poucos minutos — enquanto tintas em spray podem demorar de 15 a 20. Experimente ligar o secador de cabelo em potência baixa contra o pelo do seu pet.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Tinta.
  • Água.
  • Borrifador.
  • Luvas.
  • Pente ou escova para pelo de cachorro.
  • Toalha.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 321 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade