PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você é tímido ou ansioso? Se sim, também deve achar que não é bom de papo. Para que nosso interlocutor – seja ele um amigo ou apenas um colega de trabalho ou conhecido – se sinta valorizado, é importante que saibamos conversar. Quando for puxar papo com alguém, mantenha a calma e procure fazer observações que façam o assunto fluir. Assim que as coisas começarem a caminhar, faça perguntas, seja um bom ouvinte e faça comentários pertinentes. A conversa vai fluir bem. Evite a todo custo interromper o falante e não fale muito de si para não o deixar desconfortável.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Iniciando uma conversa

PDF download Baixe em PDF
  1. Se estiver indo a algum evento social, não há problema em praticar em casa. Tem gente que se sente mais tranquila se puder se preparar para puxar papo antes de chegar ao encontro. [1]
    • Faça uma lista de coisas que pode dizer para puxar assunto. Caso queira travar uma conversa na sala de aula, que tal falar sobre aquele seminário que está por vir?
    • Praticar em frente ao espelho sempre é uma opção. Pode até parecer coisa de gente boba, mas fazer isso ajuda os mais ansiosos.
  2. Quando quiser conversar descompromissadamente, dê uma boa olhada no ambiente e veja se há alguém que não esteja conversando com ninguém. Com um sorriso no rosto, tente fazer um breve contato visual. Em seguida, aborde a pessoa para conversar com ela. [2] [3]
    • Ao chegar nela, cumprimente-a normalmente. Diga algo como "Oi" ou "Olá, tudo bem?"
  3. Pode parecer não ser fácil puxar assunto com estranhos. Todavia, há várias maneiras de se fazê-lo. Diga algo que dará o pontapé inicial. [4]
    • O ideal é que o pontapé inicial seja pessoal e carregado de interesse legítimo. Em vez de falar do calor ou do frio, mencione alguma coisa com que a pessoa tenha a ver. Outra opção é falar sobre algo em que você realmente se interessa. É difícil fingir estar interessado, e as pessoas querem conversar com quem esteja no mínimo investindo tempo nelas.
    • Suponhamos que esteja em uma festa na casa de um amigo. De repente, avista alguém que você já sabe que ia fazer a prova da OAB. Como seu irmão é advogado, você tem interesse no assunto. Nesse caso, diga algo como "Olá. Como foi a prova da OAB?". Essa é uma excelente maneira de se travar uma conversa.
    • Caso esteja nervoso, olhe ao redor em busca de algo que sirva para preencher o silêncio. Mesmo que não seja pessoal, esse método pode funcionar também. Comente, por exemplo, alguma pintura pendurada na parede.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mantendo a conversa fluindo

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas gostam quando os outros se interessam nelas. Faça algumas perguntas sobre seu interlocutor para manter o assunto fluindo. [5]
    • Faça perguntas sobre o que ele está falando. A regra número um é: antes de começar a falar de si e de suas experiências, faça no mínimo uma pergunta sobre o assunto.
    • Por exemplo, suponhamos que ambos se interessem por rock. Pergunte à pessoa, por exemplo, se ela já teve uma banda na adolescência. Só então fale quais são suas bandas favoritas.
  2. Não raro, nos pegamos planejando o que dizer em vez de ouvir o que o interlocutor está dizendo. Evite fazer isso. Demonstre interesse legítimo no que a pessoa está dizendo e escute-a. [6]
    • Lembre-se: uma coisa de cada vez. Quando ela estiver falando, preste atenção. Foque no momento em vez de ficar pensando no que dirá a seguir.
    • Você inevitavelmente pensará em algo que tenha a ver com o que está sendo dito. Tudo bem. É até bom saber o que dirá, mas não fique planejando cada uma das palavras. Espere a pessoa terminar de falar para elaborar a resposta.
  3. É importante que a outra pessoa tenha oportunidades de fazer comentários enquanto você explica algo. Mesmo que tenha algo mais a dizer, dê a ele essa chance. [7]
    • A cada coisa que disser, faça uma pequena pausa. Se o interlocutor não disser nada, continue falando.
    • Contudo, pode ser que ele tenha algo a dizer sobre o assunto. Nesse caso, ele vai querer compartilhá-lo. Ademais, se a pessoa quiser terminar a conversa, a pausa dará a ela a oportunidade de fazê-lo de maneira tranquila.
  4. Para se manter presente nas conversas, preste atenção. Procure lembrar-se ativamente do que a pessoa disser sobre determinado assunto, para poder mencioná-lo mais tarde quando for conveniente. Ela perceberá que você está engajado e realmente interessado nela. [8]
    • O que encanta a pessoa? Quais são os hobbies dela? Tenha tudo isso guardado na mente. Quando as mencionar no futuro, você mostrará que estava ouvindo.
    • Suponhamos que um amigo seu contou uma história de quando estava pescando com o pai. Minutos depois, você tem a oportunidade de compartilhar uma história sobre o seu pai. Diga algo como, "Então, sabe aquela vez que você e seu pai foram pescar? Meu pai me levou uma vez também, mas foi uma péssima ideia..." Então, prossiga com sua crônica.
  5. Conforme ela compartilha os próprios hobbies, interesses e paixões, tente se identificar com alguma coisa para travar uma conexão com ela. Isso facilitará o entendimento mútuo entre vocês. [9]
    • Quando tentar se identificar com algo, o faça de maneira legítima. Se você exagerar, a pessoa vai perceber. Não force nada. Espere pelo momento certo e se identifique de verdade.
    • Por exemplo, suponha que alguém esteja falando sobre algum filme que você nunca viu e mencione que ele lembra algum seriado de que você gosta. Essa é a hora em que você pode dizer algo como, "Ah, legal. Esse seriado aí eu já vi. Eu também gosto de filmes e séries com enredos confusos assim".
  6. Na maior parte das vezes, isso ocorrerá espontaneamente. Ambos vão se cansar do assunto hora ou outra. Você notará algumas pausas naturais entre as falas e verá que a empolgação de ambos minguará aos poucos. Nesse caso, termine a conversa antes que ela fique entediante. [10]
    • Dê um motivo para sair fora. Se estiver em um evento, diga que precisa encontrar os amigos ou ir ao banheiro. Caso esteja no ambiente de trabalho, diga que precisa terminar um relatório. Diga, por exemplo, "Bem, agora preciso ir lá com meus amigos".
    • Em seguida demonstre gratidão pela conversa que vocês tiveram. Por exemplo, diga, "Foi ótimo falar com você".
    • Antes de partir, relembre algumas coisas que conversaram. A pessoa verá que você estava presente a cada momento e prestou atenção. Por exemplo, diga "Eu com certeza vou dar uma olhada naquele livro que você recomendou".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando comportamentos negativos

PDF download Baixe em PDF
  1. Tem gente que começa a falar para dentro quando fica nervosa, o que torna as coisas difíceis pois o interlocutor pode não entender muita coisa. Lembre-se: fale com calma, enunciando cada palavra.
    • Uma maneira de lembrar a si mesmo de enunciar cada palavra é repetir consigo, “Enunciar, Articular, Exagerar.” Diga essas palavra em voz alta, falando cada uma das sílabas de maneira clara e audível. [11]
    • Caso queira, você pode praticar esse exercício antes de conversar com alguém. Diga em voz alta e clara seja lá o que queira dizer à pessoa.
  2. Tem gente que começa a se abrir demais quando fica nervosa. Quando isso ocorre ela deixa passar despercebidos alguns sinais de que está compartilhando demais. Evite fazer isso. Quando estiver interagindo com alguém, mantenha a calma, respire e não conte coisas demais tudo de uma vez. [12] [13]
    • Lembre-se: é provável que a pessoa conheça alguém que você também conhece. Não fale mal de amigos, familiares ou colegas de trabalho.
    • Evite compartilhar informações muito particulares, principalmente com pessoas que não conhece bem. Não fale sobre quanto a pessoa ganha, problemas de saúde e na família, habilidades, diferenças e o quanto ela come.
    • Se estiver socializando em um evento em que todos estão consumindo álcool, você até pode se soltar um pouco mais, mas evite se abrir demais. Por exemplo, não comece a reclamar de uma ex-namorada e nem comece a contar a história da sua vida.
  3. A maioria das pessoas acha isso uma tremenda falta de educação. É muito irritante conversar com alguém que sempre tem uma história melhor, um problema pior ou uma vida mais divertida do que a nossa. Não faz mal compartilhar pequenas crônicas que tenham a ver com assunto, mas evite ficar focando em si sempre que alguém contar uma história. Não faça esse papel de chatonildo. [14]
    • Foque na outra pessoa para evitar ser inconveniente. Faça perguntas sobre as coisas que ela disser e comente a respeito do que ela compartilhar com você. Por exemplo, se ela começar a contar sobre como foram as férias, diga, “Que sensacional! Que lugares você conheceu lá por perto?”
  4. Caso esteja interagindo com alguém em um evento cheio de gente, pode ser que você tenha dificuldades em ouvir o que ele está dizendo. Peça para ele esclarecer o que está dizendo, mas com bom senso. [15]
    • Ficar dizendo "Ahn?" e "O quê?" pode soar um pouco mal educado e deixar a pessoa constrangida.
    • Caso não tenha entendido uma frase, diga algo como, "Calma aí, não entendi" ou "Me desculpe, mas não estou conseguindo ouvir direito. Como é que é?" É muito mais educado fazer assim.
    Publicidade

Dicas

  • Permita que a conversa vá fluindo naturalmente. Às vezes você terá algo a acrescentar e a conversa irá para outra direção. Agora já foi. Espere o momento certo para compartilhar o pensamento, mesmo que em outra conversa que tenham no futuro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 452 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade