Baixe em PDF Baixe em PDF

Se está em um relacionamento de longa data, é bem possível que de vez em quando se sinta cansado, estressado ou distraído demais para dar o devido valor ao seu parceiro ou à relação. Quando isso acontecer, é bom tirar um tempo para pensar em como reacender a chama da paixão. Tente se lembrar dos motivos pelos quais ama seu cônjuge para recapturar aquela diversão romântica que tinham no começo do relacionamento. Reconectar-se com o outro é importante para vocês dois!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Fazendo pequenos gestos com grandes impactos

Baixe em PDF
  1. O riso é bastante contagiante e pode fazer com que fiquemos relaxados e tranquilos. [1] Ter um bom senso de humor pode aliviar a pressão do relacionamento, ajudando-o a lidar com os altos e baixos da vida em casal. Encontre coisas que você e seu parceiro acharão engraçadas.
    • Lembre-se de coisas que já o fizeram rir no passado e compartilhe-as com seu cônjuge quando chegar em casa do trabalho.
    • Encontre um programa de TV humorístico que agrade aos dois e combinem de assisti-lo juntos semanalmente.
  2. Mesmo que não tenha muito tempo para conversar, é importantíssimo manter o contato com o outro. Lembre a pessoa de como a ama e está presente para o que ela precisar. Enviar mensagens para demonstrar seu nível de interesse no relacionamento também reforça a intimidade. Algumas coisas que você nunca deve parar de dizer: [2]
    • "Eu te amo."
    • "Eu te admiro."
    • "Estou com saudades."
    • "Desculpe se as coisas estão indo mal hoje. Posso ajudar de alguma forma?"
    • "Mal posso esperar para ver você mais tarde."
    • "Não gosto de te ver assim. Posso fazer alguma coisa?"
  3. Em um relacionamento de longa duração, é necessário sair do básico do cinema e jantar para manter a mágica da relação viva. Caso saiam para jantar, experimentem novos restaurantes e se arrumem um pouco mais de vez em quando. Algumas boas ideias: [3]
    • Saiam para dançar.
    • Deem uma festa em casa.
    • Vão para a praia no final de semana.
    • Experimentem a patinação no gelo.
    • Visitem fontes termais.
    • Procurem um restaurante com karaokê.
    • Façam um curso de culinária juntos.
  4. Deixar bilhetes carinhosos, tirar o lixo ou cozinhar para o outro quando ele está cansado são pequenas coisas que demonstram o seu afeto e investimento na relação. Os gestos normalmente dependem muito do relacionamento do casal, pois cada dupla vai gostar de coisas diferentes. O importante é ser sincero! [4]
    • Por exemplo, se vocês dois gostam de assistir filmes, planeje uma noite especial para vocês dois, com um filme interessante e uma pipoquinha.
    • Surpreenda seu parceiro com um presente simples, mas de coração.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Reaproximando-se

Baixe em PDF
  1. No começo do relacionamento, é normal virar a noite com conversas íntimas e longas, mas isso acaba se perdendo com o tempo, principalmente quando as discussões se voltam para os filhos, as finanças e as tarefas domésticas. Ainda assim, é importante ter um tempo para discutir as coisas que movem vocês dois de modo sincero!
    • Uma boa ideia é criar um clube do livro só para vocês dois.
    • Aprendam algo novo um sobre o outro. [5] Faça perguntas abertas para gerar novas conversas, como "Como foi o ensino médio para você?" ou "Como foi se mudar para cá quando era criança?". Ouça bem as respostas e transforme-as em conversas mais profundas.
    • Não critique seu parceiro pela falta de comunicação. Opte por comportamentos positivos, como instigá-lo a conversar sobre o dia quando estiverem comendo ou tomando um café: "Queria saber mais sobre o seu dia. Vamos sair para tomar um café e conversar?" [6]
  2. É muito comum que os casais se esqueçam de fazer e dizer coisas gentis para o outro conforme o tempo passa. Elogiar seu parceiro demonstrará que você ainda se importa com ele e com o relacionamento. [7]
    • Seja bem específico. Em vez de "Você está bonita hoje", diga algo como "Gosto de como seu corpo fica bonito com esse vestido" ou "Essa camiseta valoriza bem você".
    • Em vez de "Você é tão esperta", opte por "Admiro sua intelectualidade e sua vontade de ter discussões profundas".
  3. É muito fácil focar nos pontos negativos do relacionamento, mas destacar os pontos positivos ajudará a relação a seguir com mais força. É ainda mais importante focar nos motivos pelos quais se apaixonaram no começo da relação. [8]
    • Por exemplo, o relacionamento pode ter começado pelo interesse mútuo por corridas ou por um desejo de ajudar o próximo.
    • Monte uma lista de todas as coisas que fizeram com que se apaixonassem e peça que seu parceiro faça o mesmo. Depois, troquem as listas e reconectem-se revivendo o começo do relacionamento.
  4. O toque de pele com pele libera um hormônio chamado oxitocina, que aumenta a sensação de intimidade. [9] O contato não deve ser usado apenas como preliminares para o sexo! É importante se beijar e abraçar em momentos descontraídos e sem segundas intenções. Faça uma massagem no outro após um dia longo e cansativo!
    • Deem as mãos e se abracem por períodos longos, principalmente se um dos dois precisar se desestressar.
  5. Se moram juntos, deem uma geral no quarto, tirando brinquedos de crianças, documentos e roupas da cama e dos móveis. Compre umas velas, lençóis novos e faça o que for necessário para transformar o seu quarto em um ambiente íntimo. [10]
    • É uma boa ideia deixar a televisão, o computador e os celulares fora do quarto. Tentem criar uma sensação de intimidade no ambiente, sem tecnologias.
  6. Fale sobre como está excitado para ver seu parceiro no fim do dia e como ainda se lembra bem da última noite que tiverem juntos. Se estiver a fim, mande uma foto provocante!
    • Obviamente, mande apenas coisas com as quais se sinta confortável. Não se sinta pressionado a enviar nada!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Consertando questões de longo prazo

Baixe em PDF
  1. A baixa autoestima pode se manifestar como uma sensação de invalidez ou de que as coisas só vão piorar. Esses pensamentos acabam sabotando o relacionamento e podem se tornar uma realidade, caso você os dê voz. [11] Opte por reforçar sua confiança em si próprio e no relacionamento.
    • Se foi magoado no passado, recupere-se das feridas. Você é digno de dar e receber amor.
    • Em vez de evitar a intimidade sexual por conta da infelicidade com o próprio corpo, aceite-se como é. Caso opte por fazer mudanças, como perder peso, saiba que estar no peso ideal nem sempre vai resolver sua insegurança. Sentir-se confortável consigo próprio depende apenas de você.
  2. O rancor é a pior coisa para um relacionamento, portanto, se você e seu parceiro tiverem alguma questão não resolvida, é hora de perdoar um ao outro e seguir em frente. Conversem abertamente sobre o problema e tentem colocá-lo no passado. Se já tentaram fazer isso no passado sem sucesso, é uma boa ideia procurar um terapeuta de casais. [12]
    • Não há nada de errado em fazer terapia. Trata-se de uma forma bastante útil de se reconectar novamente no relacionamento.
  3. O fato de estarem comprometidos não significa que é preciso passar cada segundo juntos. Na verdade, o tempo distante melhorará o relacionamento e permitirá que vocês se desestressem, reconectem com amigos e relaxem. Definam um período específico para passarem juntos e separados, como uma noite na semana ou um final de semana por mês. Obviamente, a escolha deve ser feita em acordo mútuo. [13]
    • É sempre bom ter uma noite "das meninas" ou "dos meninos" de vez em quando.
    • Ficar um pouco longe do outro normalmente reacende a chama da paixão, criando ansiedade pelo retorno.
    • Não abandone os seus hobbies por conta do relacionamento. Continue pintando, dançando ou indo para a academia, mesmo que sua parceira não participe das atividades.
  4. Uma viagem costuma aproximar os casais, principalmente quando o foco é no outro e no relacionamento, pois permite que vocês parem de pensar nos estresses do dia a dia. [14] Façam a viagem dos sonhos de vocês ou simplesmente passem um bom final de semana em uma cidade vizinha ou litorânea. Montem uma lista com todos os lugares que gostariam de visitar e escolham uma opção boa para os dois. Caminhem diariamente na direção do seu objetivo final de criar novas memórias juntos. Tirem muitas fotos para relembrar a viagem no futuro!
    • Vocês podem simplesmente acampar no meio do mato ou alugar um quarto em um hotel de luxo. As viagens internacionais são boas opções também, dependendo do caso!
    • Se têm filhos, tentem fazer pelo menos uma viagem por ano sem a presença das crias. [15]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Mantendo o amor

Baixe em PDF
  1. Esforce-se para ouvir seu parceiro com atenção. Participe da conversa fazendo perguntas abertas e refletindo sobre as respostas. Permita que o outro faça o mesmo. [16]
    • Pratique a escuta reflexiva dizendo coisas como "Pelo que entendi, a situação com seus pais está difícil" ou "Parece que você está bem estressado com o trabalho".
  2. O trabalho, a família e os outros problemas acabam tomando nosso tempo e afetando os relacionamentos amorosos. Por mais que o estresse seja parte da vida, quando o problema se torna crônico, ele libera cortisol no nosso sistema, um hormônio que reduz o desejo pela intimidade física. [17] No longo prazo, isso pode acabar com o relacionamento. Se possível, elimine o estresse da sua vida praticando exercícios, fazendo yoga e meditando, além de se livrar de coisas e preocupações desnecessárias. Encoraje seu parceiro a fazer o mesmo.
    • Gerencie bem o seu tempo para evitar o estresse causado pelos prazos apertados. Cuide das tarefas assim que elas surgirem, evitando que as coisas se acumulem. Manter uma agenda costuma ser uma boa opção.
    • Passe mais tempo fazendo coisas que gosta. A vida não pode se resumir ao trabalho, portanto, tente dedicar pelo menos um dia na semana para fazer algo que ama.
  3. Encontre alguma coisa que vá interessar vocês dois e trabalhe na direção dela. Ter um objetivo de longo prazo garante que vocês passarão um tempo juntos durante a semana, aliviando um pouco o cotidiano familiar. Alguns projetos interessantes: [18]
    • Treinar para uma maratona.
    • Aprender um novo idioma e visitar um país no qual ele é falado.
    • Construir alguma coisa, como um jardim ou um móvel.
  4. [19] Escolham uma atividade diferente para os dois. Se possível, procure algo que seja levemente assustador, pois compartilhar uma experiência nova e amedrontadora vai acabar unindo vocês além do imaginado. Além disso, vocês terão muita coisa para contar para seus amigos no futuro.
    • Experimente escalada, paraquedas ou parapente.
    • Façam um mochilão.
    • Faça uma aula de culinária de uma cozinha diferente.
  5. Estar em um relacionamento de longo prazo pode fazer com que você veja apenas a vida de casal como o seu futuro, mas é preciso sair um pouco dessa mentalidade. Tente expandir os seus horizontes e se conectar com seu parceiro através dessas experiências.
    • Tentem praticar alguma atividade espiritual juntos. Caso compartilhem de uma crença espiritual, por que não visitar a igreja ou o templo juntos? Caso contrário, tentem explorar suas crenças juntos para reacender a chama do relacionamento. [20]
    • Experimente o trabalho voluntário. Voluntariar-se com seu parceiro pode ajudar a tirar a cabeça do relacionamento e reforçar a relação de vocês ajudando o próximo. Abrigos de sem-teto e animais são boas opções.
    • Trabalhem juntos em uma arrecadação de fundos para a caridade. É bom mudar um pouco o foco, trabalhando para ajudar instituições de caridade, seja em um teletom ou em uma maratona.
    Publicidade

Dicas

  • Esforçar-se para reviver um relacionamento com uma pessoa que ama de verdade é importante, mas forçar-se a ficar em um relacionamento infrutífero é outra coisa. Caso esteja entediado ou insatisfeito com o relacionamento, avalie se a outra pessoa realmente é a melhor opção para você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 646 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade