Baixe em PDF Baixe em PDF

Depois que o relacionamento termina, qual a melhor forma de reagir? É difícil ter forças, porque levar um fora ou terminar uma relação pode fragilizá-la e dar a sensação de que você de alguma maneira errou. Ainda assim, é importante respeitar-se e seguir em frente. [1] Vamos supor que você é uma mulher nova cujo namorado acabou de dizer que gostaria de terminar para sair com outras pessoas. É tendo alguém assim em mente que escrevemos este artigo, mas ele pode servir para pessoas de todos os gêneros e orientações sexuais.

  1. Ele terminou com você. Ele já se decidiu. Não importa o quão chocada e em pânico você está, nem a dor que está sentindo, não implore por outra chance. Esta parte é muito difícil, mas tente não chorar muito. Chorar faz parte, mas tente pensar em algo como: "Estou triste mas, se essa é a sua decisão, não vejo outra escolha que não seja aceitá-la". É melhor e mais digno pensar isso do que gritar "Não, não me deixe! Eu faço qualquer coisa que você quiser!". Se for para ter um momento de histeria, reserve-o para quando estiver sozinha.
  2. Agora é o momento em que você precisa de seus amigos e familiares mais do que nunca. Ligue para eles e diga que terminou com seu namorado. Eles virão correndo para confortar e fazer companhia enquanto você está fragilizada. Não tente passar por isso sozinha.
  3. Ele pode continuar ligando, dizendo que se preocupa com você, entre outras coisas, o que só vai piorar a situação. Ele vai dizer que não quer se comprometer e que não quer mais namorar com você, etc. Saia dessa! Não vale a pena. As tentativas dele de se comunicar com você depois de terminar não são por causa de um sentimento ainda guardado — é tudo por causa "dele". Ele não quer ser visto como um cara mau, mas a verdade é que ele já acabou com você e está seguindo em frente. É hora de tentar fazer o mesmo. [2]
  4. Ele já disse dos seus planos de namorar outras garotas e pode até ter falado que vai "se lembrar de você no futuro". Apesar de ainda amá-lo, esta é uma proposta ruim para você. Ele quer deixá-la como um prêmio de consolação para o caso de não encontrar uma garota por aí. Você é o plano de reserva! Que canalha! Não importa o quanto o ame, diga que não funcionará assim e que realmente está acabado. Ponto.
  5. Depois que acontecer o término, não deixe que ele vá atrás de você. Mesmo que não queira, se arrume e saia com suas amigas. Não precisa ficar bêbada nem ficar com vários caras, mas sair com suas amigas é algo bom. Evite ir a lugares onde você pode encontrá-lo. Se der de cara com ele, apenas sorria e acene. Caso sinta vontade de chorar, vá para o banheiro. Chore lá dentro e não saia até que esteja forte novamente (mesmo que estremecida por dentro, faça de tudo para parecer bem).
  6. Agora que ele se foi, você provavelmente conseguirá perceber que esse cara não era um bom namorado. Pensar na relação e reconhecer onde os problemas começaram pode ser valioso para os relacionamentos seguintes — assim, você saberá reconhecer sinais de alerta em homens, ou terá uma chance de consertar seu comportamento, se realmente acredita que teve culpa.
  7. Músicas como "Infiel" e "O que me importa" podem traduzir seus sentimentos. Também ajuda ouvir as histórias de fim de relacionamento de seus amigos. Você se reconfortará ao saber que outras pessoas passaram por algo similar. Ligue seu som e sinta o momento! Também é bom saber que alguém escreveu uma música que se encaixa na sua situação [3] .
  8. Muitos rapazes acabam querendo voltar depois do término. Esta pode ou não ser uma boa ideia. Se decidir tentar mais "uma" vez, não dê oportunidade para um terceiro retorno. Acabar e voltar várias vezes é uma má ideia por várias razões:
    • Ele saberá que você aceita ser maltratada e que sempre estará disponível para o retorno. Dessa maneira, ele provavelmente fará o mesmo novamente.
    • Ele pode vê-la como uma garota fraca. Isso não é bom se ele for controlador ou dominante, ou se sua autoconfiança e autoestima estiverem baixas.
    • A relação ganha um tom de "inevitabilidade". Em outras palavras, você pode começar a se sentir como se esse fosse o seu destino e seu carma, pois não importa quantas vezes o relacionamento termina, você sempre acaba com o ex novamente, especialmente nos momentos de baixa autoestima.
    • Se ele a desrespeitou de alguma forma, isso vai dessensibilizá-lo com relação a você.
  9. Se não se respeitar , estará dando sinal verde para que outras pessoas a tratem mal. Não se atreva a fazer isso! Levante-se e exija ser tratada com a dignidade que todos merecem. Permitir que um cara pise em você é um dos piores tipos de desrespeito.
  10. Isso a deixa um passo mais perto do cara certo. Você vai superar!
    Publicidade

Dicas

  • É melhor estar sozinha pela razão certa do que com qualquer pessoa pelo motivo errado.
  • Abrace e sinta a sua mágoa. Ame-se e que tudo o que você fizer a partir de agora seja para você!
  • Não espere ficar melhor depois de horas ou dias. Isso leva tempo. Mas se for honesta consigo, cada dia ficará um pouco mais fácil, até o momento em que conseguir voltar a ser uma pessoa solteira novamente.
  • Faça muitas atividades — elas vão distraí-la. Faça exercícios, pratique esportes, assista a filmes, viaje para a praia, passeie com amigas e parentes; tudo isso fará com que o tempo passe mais rápido e mostrará a você que é possível divertir-se sem ele.
  • A vida continua! Mantenha sua cabeça erguida, sorria e continue sua jornada! Lembre-se, há peixes maiores no oceano!
  • Faça uma lista de dez coisas pelas quais você é grata em sua vida. Por exemplo, seu trabalho, seus amigos, suas habilidades de dança/cozinha. Veja essa lista toda semana. Mantenha-se com uma atitude positiva.
  • Não deixe que ele pense que o problema é com você, porque ele fará com que você se sinta dessa maneira para ter o poder. Nunca mostre suas emoções para ele. Seja forte. Você não precisa dele.
  • Quando se sentir pronta, volte a paquerar! Mas só quando você realmente sentir que está pronta; não precisa ter pressa.
  • Não tente passar por tudo isso sozinha. Peça ajuda para suas amigas.
Publicidade

Avisos

  • Não faça nada perigoso ou nocivo para si mesma. A dor, angústia e raiva que você sente são passageiras. Dê a si mesma um tempo para se sentir melhor. Lembre-se de que a separação é como fraturar um osso: dói muito no começo, mas depois de um tempo ele começa a se curar e a dor diminui cada vez mais. [4]
  • Não descarregue seus sentimentos ruins em seu ex. Esse tipo de ação precipitada pode ter consequências graves e persistentes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 171 558 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade