Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso tenha substituído um arquivo ou pasta acidentalmente por uma nova versão, ainda será possível recuperar a antiga. Existem softwares gratuitos disponíveis para todos os sistemas operacionais que podem ser usados para procurar e recuperar arquivos apagados de um disco rígido. Se houver backups previamente configurados no sistema operacional, o arquivo sobrescrito também poderá existir neles.

Método 1
Método 1 de 3:

PhotoRec (Windows, Mac e Linux)

Baixe em PDF
  1. Ao perceber que excluiu ou sobrescreveu um arquivo acidentalmente, não salve mais nada no disco rígido. Além disso, evite executar programas. Sempre que novos dados são gravados na unidade, há uma chance de que ela seja ajustada para substituir os dados do arquivo antigo. Não salvar nada aumenta a probabilidade de você conseguir recuperar o arquivo em questão.
  2. Trata-se de um poderoso programa de recuperação de arquivos. A interface não é muito bonita, mas ele pode realizar muitas das tarefas que os programas de recuperação de arquivos pagos fazem. É possível baixá-lo gratuitamente em www.cgsecurity.org como parte do programa TestDisk.
    • O PhotoRec está disponível para Windows, OS X e Linux.
    • Não se esqueça de baixá-lo em outro computador para evitar sobrescrever o arquivo que deseja recuperar. Você também poderá baixar o PhotoRec em outra unidade de disco do computador, mas é mais seguro fazê-lo em outra máquina.
  3. De preferência, use um pen drive grande o suficiente para armazenar tanto o PhotoRec quanto todos os arquivos que deseja recuperar. A explicação para essa exigência é que, ao recuperar o arquivo para a unidade de origem, aumentam-se as chances de gravar o recuperado sobre o original, corrompendo-o no processo.
    • O instalador do PhotoRec ocupa apenas 5 MB, portanto, qualquer pen drive vazio será capaz de armazená-lo.
  4. O TestDisk vem compactado em um arquivo ZIP (Windows) ou BZ2 (Mac). Extraia a pasta do TestDisk.
  5. Fazê-lo permitirá que você execute o PhotoRec a partir do pen drive.
  6. Abra a pasta do TestDisk no pen drive.
  7. Essa ação abrirá o Prompt de Comando ou Terminal.
    • Você poderá usar as teclas direcionais para navegar e o Enter (ou Return) para confirmar seleções.
  8. Os discos estarão apenas numerados, portanto, você terá de usar o tamanho de cada unidade como base para selecionar a correta.
    • Se o disco tiver múltiplas partições, como unidades C: e D: em um único HD, elas não serão listadas até você selecionar o disco em que estiverem.
  9. Por padrão, o PhotoRec tentará recuperar qualquer arquivo que ele suporte. É possível acelerar a pesquisa especificando em quais extensões de arquivo você deseja focar.
    • Você poderá alterar as opções de extensões de arquivo no menu File Opt .
    • No menu File Opt , é possível desmarcar tudo na lista pressionando S. Em seguida, você poderá verificar a lista e selecionar cada extensão de arquivo pela qual deseja procurar.
  10. Você terá de descobrir qual delas é a certa com base no tamanho. Algumas partições poderão estar rotuladas.
  11. Se estiver usando o Linux, selecione ext2/ext3 . Já se estiver usando Windows ou OS X, selecione Other .
  12. Essa escolha dependerá de como o arquivo foi perdido:
    • Free – selecione esta opção se excluiu ou sobrescreveu o arquivo manualmente.
    • Whole – selecione esta opção se uma falha no disco fez com que perdesse acesso ao arquivo.
  13. Tome cuidado para não escolher a mesma partição dos arquivos perdidos.
    • Use o símbolo .. no topo da lista de locais para navegar de volta aos discos instalados. Isso permitirá que você encontre um local em outra partição ou pen drive para salvar os arquivos.
    • Pressione C ao encontrar o local em que deseja salvar os arquivos.
  14. O PhotoRec começará a tentar recuperar arquivos excluídos da partição escolhida. O tempo restante e o número de arquivos recuperados serão exibidos na tela.
    • A recuperação de arquivos pode estender-se por bastante tempo, especialmente se a partição for grande e você estiver procurando por uma ampla variedade de extensões.
  15. Quando a verificação estiver concluída, você poderá conferir o local de recuperação para ver os arquivos recuperados. Os nomes dos arquivos provavelmente estarão bagunçados, portanto, será necessário verificar cada um para ver se o arquivo que você precisa foi recuperado com sucesso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Recuva (Windows)

Baixe em PDF
  1. Ao perceber que excluiu ou sobrescreveu um arquivo acidentalmente, não salve mais nada no disco rígido. Além disso, evite executar programas. Sempre que novos dados são gravados na unidade, há uma chance de que ela seja ajustada para substituir os dados do arquivo antigo. Não salvar nada aumenta a probabilidade de você conseguir recuperar o arquivo em questão.
  2. Baixe o instalador em outro disco rígido do computador ou em um computador diferente. O Recuva está disponível gratuitamente em www.piriform.com .
  3. Essa é a unidade em que você instalará o Recuva. Fazê-lo permitirá executar o programa sem sobrescrever acidentalmente quaisquer arquivos na unidade a partir da qual deseja recuperar arquivos.
  4. Clique em Next para avançar.
  5. Advanced para alterar o local da instalação. Escolha uma opção para avançar.
  6. Você precisará criar uma pasta chamada "Recuva".
  7. Install .
  8. portable.dat . Confirme que deseja alterar a extensão do arquivo.
  9. Abra a pasta Recuva no pen drive.
  10. Fazê-lo iniciará o assistente de recuperação.
  11. ) pelos quais deseja procurar. É possível procurar por todos os arquivos ou por alguns tipos específicos.
  12. É possível procurar em todo o computador ou especificar determinados locais.
  13. O Recuva começará a varrer o local especificado em busca dos arquivos que correspondam aos tipos selecionados.
  14. Quando a varredura for concluída, você verá uma lista de resultados. Marque as caixas correspondentes a cada arquivo que deseja recuperar e clique em Recover... .
  15. Tome cuidado para não escolher a mesma partição em que os arquivos originais estavam, pois isso poderá causará erros nos arquivos recuperados.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Recuperando versões antigas de um arquivo

Baixe em PDF
  1. Tanto o Windows 7 quanto o Windows 8 apresentam utilitários de backup de arquivos. Eles precisam estar habilitados para que sejam usados na recuperação de versões antigas de arquivos.
    • Clique aqui para aprender a usar o Histórico de Arquivos no Windows 8.
  2. Será necessário configurar a Time Machine para armazenar os backups em um HD externo com antecedência, mas assim você terá acesso a todas as versões do arquivo ao longo do tempo.
    • Clique aqui para aprender a usar o recurso Time Machine.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 104 196 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade